Cidadeverde.com

SAAE revitaliza estação de tratamento de esgoto em Oeiras

Comprometido em promover a saúde e qualidade de vida dos oeirenses, por meio do saneamento básico, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) assumiu, há pouco mais de um ano, a responsabilidade de tratar a água, o esgoto, as pessoas e a cidade de Oeiras. Nesse período, a autarquia realizou investimentos e conseguiu obter avanços significativos, como a revitalização da estação de tratamento de esgoto da cidade.

O município utiliza o sistema de aeração para o tratamento do esgoto. Ao assumir a função, o SAAE detectou que o sistema se encontrava ineficiente, pois apenas um aerador da estação de tratamento estava em funcionamento. Os aeradores são responsáveis pelo fornecimento do oxigênio necessário ao desenvolvimento das reações biológicas do tratamento dos resíduos provenientes dos esgotos, chamados de efluentes. 

Desde então, o SAAE trabalhou para melhorar as condições da estação de tratamento, incorporando novos aeradores ao sistema. “Assim que assumimos, nós fizemos análise no laboratório, e os resultados demonstraram uma taxa alta da Demanda Bioquímica Oxigênio (DBO), fator indicativo do consumo de gás oxigênio por microrganismos durante a oxidação de compostos orgânicos”, informa o engenheiro, Assuéro Rêgo, diretor do SAAE.

“Abrimos processo licitatório duas vezes para aquisição de novos aeradores, porém em ambas se mostrou deserta. Após isso, nos dedicamos e conseguimos nós mesmos revitalizar alguns aeradores, por meio de equipamentos e profissionais qualificados. Hoje, nós já estamos com quatro aeradores funcionando”, acrescenta o diretor.

Após implementar o segundo aerador no tratamento, o SAAE realizou nova análise no seu laboratório e conseguiu reduzir a taxa DBO. “Conseguimos reduzir o resultado que antes estava elevado para moderado. Já estamos com quatro aeradores, e faremos uma nova análise nesse mês. Acredito que vamos conseguir reduzir esses níveis ainda mais, para que possamos minimizar ao máximo qualquer dano que possa vir ao meio ambiente. O sistema é de suma importância para a nossa cidade. É saúde pública! Tratando o esgoto nós estamos tratando diversas doenças transmitidas via hídrica, evitando que seja contaminado o solo a água e o meio como um todo, melhorando a vida das pessoas”, finaliza o engenheiro. 

Além da revitalização da estação de tratamento de esgoto, o SAAE investe na coleta e o tratamento do esgoto; na manutenção, ampliação e substituição de redes coletoras; execução de novas ligações de esgoto; modernização do parque de hidrômetros e constante análise da água fornecida no município, realizadas no laboratório da instituição.

 

Oeiras apresenta resultados do Programa de Combate ao Tabagismo

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na manhã desta quarta-feira, 19, mais uma ação do Programa de Combate ao Tabagismo, em Oeiras. A atividade ocorreu no Mercado Municipal Dona Lili e contou com a participação de servidores da Semusa, agentes comunitários de saúde das zonas urbana e rural, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da população em geral.

Auridene Freitas, secretária municipal de Saúde, comenta que o Programa Nacional de Controle do Tabagismo foi implantado no município de Oeiras em maio de 2017, e, atualmente, é desenvolvido em seis equipes da Estratégia Saúde da Família. Agora, a proposta da Semusa é expandir o programa para todas as equipes de saúde do município.

“Em 2018, iniciamos com os grupos de adesão, onde os agentes de saúde detectam as pessoas fumantes da sua área de atuação. Elas são direcionadas para a Unidade Básica de Saúde e, lá, esses grupos são formados, com acompanhamento de psicólogos e de todos os profissionais que compõem a equipe. Este programa já se expandiu para seis equipes de saúde da família. A proposta é que ele possa estar se estendendo para as demais localidades”, pontua a secretária.

Implantado há dois anos, o Programa de Combate ao Tabagismo contabiliza bons resultados em Oeiras. “Temos um impacto muito positivo, uma média de mais de 40 pessoas, que já pararam de fumar no nosso município. O simples ato de fumar acarreta uma série de doenças que podem ser evitadas com esse processo de orientação. Quando a pessoa para de fumar envolve todos os familiares do domicílio. Temos depoimentos do resgate na qualidade de vida das pessoas que realmente pararam de fumar”, afirma Auridene Freitas.

“Vamos estender o programa para os profissionais da Administração Municipal como um todo, envolvendo todas as pastas que fazem parte da Prefeitura, através do programa Saúde do Trabalhador. Estamos casando as duas propostas. A ideia é que possamos trabalhar a nossa estrutura, os nossos profissionais, para que, a partir daí, a gente possa ser multiplicador dentro desse processo de convencimento de toda a sociedade. Com tudo isso, eliminar cada vez mais o fumante e reduzindo vários tipos de problemas e doenças futuras, que podem estar sendo evitadas, através da prevenção do tabagismo”, acrescenta.

Na ocasião, foi feita a entrega de certificado a uma parte dos ex-fumantes que participaram do Programa de Combate ao Tabagismo, da Semusa. “O objetivo do programa é reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco, seguindo um modelo lógico utilizando ações educativas, de comunicação e de atenção à saúde”, explica o psicólogo Jorge Fernando, coordenador do programa.

Após a exposição dos resultados do programa e entrega de certificados, a Semusa disponibilizou testes de glicemias e aferição de pressão arterial aos participantes da atividade no Mercado, e realizou a avaliação de fumantes, que manifestaram o desejo de parar de fumar. A partir das avaliações feitas, serão formados novos grupo para ingresso no programa e tratamento. 

Combate ao Tabagismo faz parte da rotina do município

O tabagismo é, hoje, a principal causa de mortes evitáveis no país. A dependência à nicotina é fator causal de aproximadamente 50 doenças, como vários tipos de câncer e doenças do aparelho respiratório e cardiovasculares, uma vez que o fumante se expõe a aproximadamente 4.720 substâncias, muitas delas tóxicas, contidas no cigarro. Além de prejudicar também a saúde daqueles que inalam involuntariamente a fumaça do cigarro, os chamados fumantes passivos.

“O tema tabagismo foi inserido na rotina de trabalho das equipes de Atenção Básica do município. Foram desenvolvidas ações de educação em saúde em diversos momentos, dentre entre eles, nos grupos já existentes nas unidades como: Hiperdia, Gestantes, Idosos, entre outros. Também foi trabalhado a prevenção em datas mobilizadoras como: 29 de Agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo, Outubro Rosa, Novembro Azul, Dezembro Vermelho. Após o tema tabagismo ser bem trabalhado com a população, iniciou-se a segunda fase do programa, na qual é ofertado o tratamento para quem deseja parar de fumar”, amplia o coordenador.

Ao ingressar no programa, o fumante passa por uma avaliação clínica inicial, onde o profissional de saúde realiza o diagnóstico do tabagismo a partir da história tabagística do paciente, do seu o grau de dependência, do estágio motivacional para parar de fumar, da presença de comorbidades e a da indicação de apoio medicamentoso. Na metodologia da Abordagem Intensiva é realizado um teste mais detalhado para avaliação do grau de dependência à nicotina.

O paciente é, então, encaminhado para 4 sessões iniciais de grupo de fumantes, semanais, com 1 hora a 1 hora e 30 minutos de duração; seguidas de 2 sessões quinzenais de manutenção, realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Na continuidade é agendada uma reunião mensal de prevenção da recaída até completar um ano. Em casos de dependência severa, para a Abordagem e Tratamento Intensivo do Tabagismo, o apoio medicamentoso utilizado é a Terapia de Reposição de Nicotina – TRN.

Ascom

Praça de Eventos em Oeiras reúne festas juninas de várias escolas

O município de Oeiras disponibilizou um espaço público para as escolas da cidade realizarem seus arraiás juninos. A programação vai até o início de julho e abrange escolas municipais, estaduais e privadas.

"É tradicional nós termos esse espaço chamado Praça de Eventos no qual nós ornamentamos e disponibilizamos para toda a rede de ensino que gosta de mostar sua quadrilha. Tanto na rede municipal, estadual e privada. O espaço é democrático para todas as escolas", disse o prefeito José Raimundo.

E por falar em escolas, o gestor ressaltou o bom desempenho do município no Ideb.

"A gente tem praticado uma política educacional e hoje estamos colhendo os frutos. Modificamos vários pilares. Tiramos o vieis político da educação. Já nucleamos 32 escolas da rede municipal. O nosso docente hoje é preparado para dar aula na zona Rural e urbana. Os dividendos são acima do piso. O Ideb de Oeiras é o maior do Piaui em cidades acima de 20 mil habitantes", comemora.

Foto: Letícia Santos

Da Redação
[email protected]

Inaugurada UBS no Morro Redondo, zona rural de Oeiras

A Prefeitura de Oeiras segue realizando investimentos em serviços de saúde de qualidade para os oeirenses. No último sábado, 15, o prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, inauguraram a Unidade Básica de Saúde (UBS) do povoado Morro Redondo, na zona rural do município. A UBS leva o nome do vice-prefeito de Oeiras, Martinho Meneses, falecido em fevereiro deste ano.

Segundo o prefeito, a unidade vem somar à série de investimentos na Atenção Básica em saúde, realizados em Oeiras desde o início de sua gestão. O prédio está dentro dos padrões de qualidade e acessibilidade, estabelecidos pelo Ministério da Saúde, e representa mais um avanço dentro da política de descentralização dos serviços de saúde no município de Oeiras.

As UBSs são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), e, portanto, precisam ser estruturadas e qualificadas para atender a população. Auridene Freitas afirma que o espaço qualifica ainda mais a Atenção Básica e permite um tratamento de qualidade para usuários e profissionais, resultando num atendimento mais humanizado para a população do Morro Redondo e comunidades vizinhas. “É uma obra que faz parte do projeto Requalifica Saúde UBS, do Ministério da Saúde. O município desde o ano de 2010 fez uma adesão e sempre que é feita essa abertura o município prontamente se organiza para estar pleiteando essas unidades. Com esta obra do Morro Redondo, é a quinta Unidade Básica de Saúde entregue no modelo padrão”, comenta a secretária.

Atualmente, a equipe da Estratégia Saúde da Família da região atende usuários do Morro Redondo, Curral Velho, Buriti do Canto, Assentamento Nova Terra, Exu e Bocaina. “Quando nós entregamos uma obra para a comunidade, automaticamente, aquela região vai passar a contar com mais serviços de saúde. Todas as ações que são contempladas nas unidades básicas de saúde da zona urbana também serão contempladas na região. O município de Oeiras vem trabalhando um processo de expansão de equipe e nessa expansão a região do Morro Redondo será contemplada. Vamos dividir aquela região em duas equipes, para que possamos melhor assistir a comunidade”, informa Auridene Freitas.

“Estávamos com uma dificuldade de fixar o profissional médico nesta região, mas a partir do mês de julho já temos uma profissional que irá assumir a região. Ela irá fazer atendimento médico em todas essas localidades”, acrescenta.

Para a conclusão da UBS do Morro Redondo, a Prefeitura de Oeiras investiu, com recursos próprios do município, cerca de R$ 104 mil. Além do prefeito e da secretária de saúde, a solenidade de inauguração da obra contou com a presença do coordenador estadual de Fomento à Irrigação, B.Sá; do deputado estadual, Bessah; vereadores; familiares do homenageado; profissionais de saúde que atuam na região e de moradores do povoado.

Mais serviços de saúde na zona rural

No mês de julho, a Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), irá inaugurar o Ponto de Atendimento em Saúde do Assentamento Nova Terra. A obra contribuirá para a ampliação do atendimento e descentralização dos serviços de saúde, sobretudo, na zona rural do município.

“Com a inauguração do Ponto de Atendimento, a região passará a contar com  quatro gabinetes odontológicos. Passemos a oferecer a odontologia no Morro Redondo, Curral Velho, Buriti do Canto e passaremos a ofertar atendimento odontológico também no Assentamento Nova Terra”, adianta a secretária. 

Ascom

Zona rural de Oeiras recebe incentivo a prática de esporte

A Prefeitura de Oeiras segue investindo em melhorias infraestruturais em todas as regiões do município. Na noite desta quinta, 13, o prefeito José Raimundo entregou a cobertura e o serviço de iluminação com lâmpadas de LED da quadra poliesportiva do povoado Briona, na zona rural de Oeiras.

A obra foi realizada com recursos municipais e, além de agregar práticas educacionais, esportivas e culturais, fortalece vínculos entre a comunidade escolar e a população local. Dotada de alambrado e arquibancada, a quadra poliesportiva do povoado Briona foi inaugurada em novembro de 2013. Agora, o espaço ganhou novos investimentos.

A inauguração contou com a presença de secretários municipais, vereadores, moradores da Briona e localidades vizinhas e foi marcada por jogos amistosos envolvendo equipes de futebol amador da região. 

Ascom

Oeiras beneficia produtores de caprinos com melhoramento genético

Para incentivar a ovinocaprinocultura, a Prefeitura de Oeiras adquiriu um reprodutor caprino da raça Savana, com o objetivo de promover a melhoramento genético e ampliar os rebanhos dos produtores do município.

Na semana passada, o animal foi levado ao povoado Buriti do Rei, na zona rural, contribuindo para o incremento da produtividade e da renda de pequenos produtores, que trabalham pela Associação de Moradores e Desenvolvimento Comunitário Boqueirão.

A Prefeitura informa que o reprodutor, que foi adquirido durante a 7ª Expoeiras, está à disposição dos criadores do município. Os interessados no melhoramento do rebanho devem se cadastrar na Secretaria Municipal da Agricultura.

Ascom

Oeiras participa de oficina de combate à hanseníase, realizada na Bahia

 

O município de Oeiras participou entre os dias 05 e 07 de junho da Oficina de Planejamento das ações estratégicas de enfrentamento da hanseníase da Macrorregional Nordeste, realizada em Salvador - BA. No encontro, o município esteve representado pelas enfermeiras Raimunda Vieira, coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, e Jéssica Cavalcante, coordenadora de Doenças em Eliminação.

 A oficina teve como objetivo apoiar estados e municípios sobre o planejamento de ações estratégicas de enfrentamento à hanseníase, considerando as especificidades dos grupos epidemiológicos e operacionais definidas no Plano “Estratégia Nacional para Enfrentamento da Hanseníase 2019-2022”.

 Todo o processo de construção das propostas foi baseado na problemática evidenciada pelos grupos e orientado por meio de oficina (dividido por estados) para subsidiar a elaboração de planos operativos de acordo com as necessidades dos municípios, a qual foi apresentado um instrumento de monitoramento e avaliação (que está em fase de testagem) que auxilia na construção do Plano Operativo.

 Segundo as enfermeiras, este instrumento facilita a sistematização do planejamento a partir do pilar (de acordo com o indicador), quais serão seus objetivos, ações, atividades e metas para aprimorar o indicador à luz da estratégia de enfrentamento da Hanseníase.

Fonte: ascom

Mais seis toneladas de lixo reciclável são recolhidas em Oeiras

Mais seis toneladas de lixo reciclável foram recolhidas em Oeiras. Esse número é resultado das ações da Prefeitura, através da Gerencia Municipal de Meio Ambiente (GEMA), durante o mês de maio. Na última sexta-feira, 07, um novo lote de material foi encaminhado para reciclagem – 05 toneladas de papelão, 476 kg de sacolas plásticas, 277 kg de garrafas pet e 11 kg de alumínio. Em abril, o município recolheu 10 toneladas de resíduos recicláveis na zona urbana da cidade.

O trabalho de coleta seletiva começou no final de março, com o recolhimento de resíduos em lojas, supermercados e outros estabelecimentos do centro comercial de Oeiras. Os materiais coletados são levados para a Central de Reciclagem, onde são prensados, pesados e, em seguida, encaminhados para uma associação de catadores de lixo, que garantem renda através da comercialização do material. Após isso, o material é recolhido por uma empresa de reciclagem conveniada com o município.

Agora, a Prefeitura está ampliando a coleta de materiais reaproveitáveis para outras áreas da cidade e engajando diversos setores da sociedade neste processo. Após articulação com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), as escolas municipais foram incluídas no processo de coleta seletiva.

Segundo a Prefeitura de Oeiras, o projeto de coleta seletiva promove a geração de renda e a inclusão social dos agentes que atuam no mercado de reciclagem em Oeiras. Além disso, o resultado da iniciativa produz melhorias urbanas e impulsiona a sustentabilidade social, econômica e ambiental do município.

Fonte: ascom

Assaltante é preso após roubar celulares de mulheres em Oeiras

 

Foto:muraldavila

Uma ação da Força Tática da Polícia Militar e da Delegacia Regional de Oeiras prendeu nesta segunda-feira, 10, Flávio da Conceição Brandão Cortez, acusado de roubos a celulares na cidade.

Flávio foi preso em flagrante no conjunto Verde Teto, após roubar uma senhora no bairro Rodagem de Picos e outra no bairro Oeiras Nova.

À polícia, a senhora que foi roubada no bairro Rodagem de Picos contou que seguia pela rua de sua residência, em companhia de sua filha de 07 anos, quando foi abordada por Flávio, que a segurou pelo pescoço, exigindo que lhe entregasse o celular. Imediatamente a senhora jogo o celular no chão, e o acusado exigiu que a criança o pegasse e o entregasse. De posse do aparelho, Flávio fez ameaças a mulher e sua filha, dizendo que não gritassem e que não acionassem a polícia, pois as conhecia e sabia onde elas moravam. Disse ainda, que não fazia mal às pessoas e que só vivia de roubos. Após o assalto, o acusado fugiu em uma moto, sentido avenida Transamazônica.

Já o outro roubo aconteceu no bairro Oeiras Nova, atrás do Estádio Gerson Campos, tendo como vítima uma senhora que passava no local, que foi abordada por Flávio, que seguia de moto e exigiu que a mesma lhe entregasse o aparelho celular. A senhora disse à polícia, que o acusado colocou a mão por baixo da camisa, demonstrando estar armado, não havendo resistência por parte da mesma

Com os Boletins de ocorrência registrados e de posse das informações sobre as características físicas do acusado, a polícia iniciou as investigações, localizando Flávio no Conjunto Verde Teto e o prendendo em flagrante e recuperando cinco aparelhos celulares e apreendendo a moto usada para a prática dos crimes, além de três punhais.

Flávio da Conceição Brandão Cortez tem várias passagens pela polícia e já foi condenado por furto de motocicleta. Ele está preso à disposição da justiça.

Foto:muraldavila

Fonte:muraldavila

Representantes da UNESCO visitam escolas municipais de Oeiras

Representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) visitaram, essa semana, escolas da rede municipal de ensino de Oeiras. A Representação da UNESCO no Brasil está realizando um estudo sobre boas práticas de gestão escolar em escolas públicas brasileiras, no âmbito da Educação Básica, e a rede municipal de educação de Oeiras foi identificada pela instituição por implementar projetos inovadores, que contribuem para a evolução na qualidade da educação ofertada.

Durante três dias, a equipe da UNESCO, composta pelos técnicos Wagner Santana, consultor de projetos; Luciana Rodrigues, consultora de análise de dados; e Lorena Carvalho, oficial de projetos, visitou escolas, conversou com alunos, professores e demais profissionais da educação sobre as vivências da rede de ensino do município.

Em sua passagem por Oeiras, os técnicos também acompanharam o desenvolvimento de diversos projetos, como os Núcleos de Cultura, Escola da Família, Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente e Mostra Educanvisa. “O que trouxe a gente a Oeiras foi um pedido da coordenação de Educação do nosso escritório para vir conhecer uma cidade que está fazendo algo diferente, algo que a gente não vê por aí. Ver isso numa cidade de interior, do Piauí, é muito emocionante, é bonito, é gratificante”, disse oficial de projetos da UNESCO, Lorena Carvalho, em participação na Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada na última quarta-feira, 06.

“Ontem, a gente ouviu de um dos conselheiros municipais [de educação] que a cidade se tornou envaidecida pela educação. Isso é uma coisa que realmente vocês têm que se tornar envaidecidos e não deixar morrer, porque o que vi aqui em Oeiras é encantador. As ações de educação orientam para o conhecimento para a vida, para que vocês ganhem independência, para que sejam cidadãos dignos, para que vocês sejam pessoas que se preocupem com o outro, que entendam que nós somos responsáveis por tudo. Isso gera cidadãos mais saudáveis e conscientes e uma comunidade mais unida”, acrescentou.

A partir da análise das informações obtidas nas escolas, a UNESCO produzirá uma publicação que detalhará as práticas de gestão estudadas, o que possibilitará a replicação das experiências de Oeiras para outras escolas do Brasil.

UNESCO

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) é uma agência especializada das Nações Unidas (ONU), que atua nas seguintes áreas de mandato: Educação, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Sociais, Cultura e Comunicação e Informação. Para isso, desenvolve projetos de cooperação técnica em parceria com o governo – União, estados e municípios –, a sociedade civil e a iniciativa privada, além de auxiliar na formulação de políticas públicas que estejam em sintonia com as metas acordadas entre os Estados Membros da Organização.

A Representação da UNESCO no Brasil está estabelecida em Brasília há mais de 50 anos, tendo como prioridades a defesa de uma educação de qualidade para todos e a promoção do desenvolvimento humano e social. Com esse propósito, a Organização desenvolve ações direcionadas ao fortalecimento das capacidades nacionais, além de prover acompanhamento técnico e apoio à implementação de políticas nacionais de educação, tendo sempre como foco a relevância da educação como valor estratégico para o desenvolvimento social e econômico dos países.

Fonte: ascom

Posts anteriores