Cidadeverde.com

Sistema prisional de Oeiras recebe vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da Coordenação Municipal de Imunização, junto à equipe de Enfermagem da Penitenciária de Oeiras, realizou na manha desta quinta-feira, 09, a vacinação contra gripe para os funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade, ambos, grupos prioritários para a campanha. Na ação, 57 detentos e 12 funcionários foram imunizados.

A enfermeira Katharine Dantas, coordenadora de Imunização da Semusa, explica que a vacinação contra a Influenza para este público é preconizada pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), que oferece ações de promoção da saúde e prevenção de agravos no sistema prisional, em todo o itinerário carcerário para toda a população privada de liberdade, e também para os profissionais destes serviços.

 “Todos os tipos de agravos em saúde que acometem a população geral também são encontrados no sistema prisional, mas podem ser potencializados devido às condições de confinamento. A estrutura das celas geram impacto direto nas demandas de saúde, pois propiciam o surgimento de agravos ou os potencializam, facilitando a transmissão de doenças”, argumenta a coordenadora.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.

Ascom

Prefeitura de Oeiras inicia troca de ingressos para 7ª Expoeiras

Uma rápida solenidade, realizada na manhã desta quinta-feira, 09, no Paço Municipal, oficializou o início da troca de ingressos para a 7ª Expoeiras, evento que acontece de 24 a 26 de maio, no Parque de Exposições. As entradas para as apresentações musicais do evento estão sendo disponibilizadas mediante troca de alimentos não perecíveis, que foram divididos em dois lotes. A iniciativa é da Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

O primeiro lote será arrecadado até 14/05. Já a arrecadação do segundo lote acontece de 15/05 a 23/05. O ponto de troca de ingressos está situado na Avenida Zacarias de Góis, em frente à Praça Costa Alvarenga. Os alimentos arrecadados serão revertidos para famílias em situação de vulnerabilidade social do município. O propósito da Prefeitura de Oeiras é agregar responsabilidade social ao evento, que oferece diversão e entretenimento à população.

Ano passado, foram arrecadadas 24 toneladas de alimentos, que foram divididos em 1.800 cestas básicas e distribuídos para famílias carentes na zona urbana e rural do município. “Acreditamos que iremos fazer uma grande arrecadação este ano também”, comenta Vanessa Reinaldo, secretária municipal de Assistência Social.

A 7ª Expoeiras tem como atrações musicais: Zé Cantor, Leo Cachorrão, Jonas Esticado, Thales Lessa e Gonzaga Lu, além das bandas locais David Ostentação, Garotos do Forró, Vinícius Vaqueiro e Alan dos Teclados. O evento atrai uma grande quantidade de agricultores familiares, produtores rurais e empreendedores do agronegócio e está firmado como oportunidade para compartilhamento de ideias, troca de informações, experiências e conhecimento para aplicação em iniciativas agrícolas.

O prefeito José Raimundo ressalta o que objetivo principal da Expoeiras é promover e fortalecer ações voltadas para o homem do campo. “O entretenimento é necessário, mas o intuito verdadeiro do evento é valorizar a agricultura do nosso município, atividade que gera emprego, renda e desenvolvimento na zona rural. A essência da Expoeiras é a valorização do homem do campo”, pontua a prefeito.

ascom

Oeiras promove ‘Caminhada Pedagógica’ e leva professores ao Museu da Natureza

Foto: ascom

Seguindo a proposta de trabalhar a educação em contextos, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), promoveu uma “Caminhada Pedagógica” e levou cerca de 100 professores da rede municipal de ensino ao Museu da Natureza. Localizado no Parque Nacional Serra da Capivara, município de Coronel José Dias, no Sul do Piauí, o complexo cultural reúne conteúdo histórico que remete da criação do universo até o surgimento da raça humana e seus impactos no meio ambiente.

A atividade pedagógica ocorreu nesta segunda-feira, 06, envolveu professores das turmas de 5° e 9° das escolas municipais e agregou conhecimento multidisciplinar aos docentes. No Museu, eles vivenciaram experiências que proporcionam uma visão mais ampla do papel educacional. “Visitar o Museu da Natureza foi uma experiência que vou levar para resto da minha vida. Acredito que todos os professores sintam o mesmo que eu. É um aprendizado que podemos colocar em sala de aula de todas as formas, ele é multidisciplinar”, comenta a professora de História, Elaine Sá.

Foto: ascom

“A viagem foi maravilhosa. O Museu da Natureza pega tanto a questão tradicional quanto a tecnologia. Então foi muito importante conhecer para a gente valorizar e levar esse conhecimento para nossos alunos. Essa iniciativa da SEMED foi maravilhosa”, elogia Ana Maria Valentim, professora da Escola Municipal Alzira Tapety, localizada no povoado Briona, zona rural do município. Coordenadores e supervisores também participaram do encontro.

A professora Carlane Leal, supervisora de Ciências da SEMED, reforça a importância da caminhada pedagógica. Para ela, o museu reflete sobre a importância da preservação do meio ambiente. “A Educação Ambiental é pauta mundial. Essa visita fomentou ainda mais o nosso conhecimento nesse aspecto. Essa formação é importante para levar e despertar junto aos nossos alunos todo o conhecimento que adquirimos durante a visita”, pontua. 

A secretária municipal de Educação, professora Tiana Tapety, destaca que a Caminhada Pedagógica tem o propósito de ampliar a capacidade dos profissionais da rede municipal de ensino para o desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos. “A visita ao Museu da Natureza nos modifica enquanto pessoas e profissionais. Modifica a nossa natureza de ser humano, de entender o espaço natural, o espaço ecológico e de conhecimento, pois o museu mostra a evolução do Homem. Nós precisamos evoluir e caminhar cada vez mais com passos largos e firmes, para que ampliemos nosso conhecimento cientifico, e que possamos agregar aos nossos saberes uma nova forma de ensinar. Só vamos ensinar se primeiro aprendermos. Ampliamos a nossa forma de ver e entender o mundo, além de servir como uma forma de motivação para os nossos professores”, pontua.

Fortalecer para Crescer

Durante a Caminhada Pedagógica, a SEMED lançou para os professores o projeto Fortalecer para Crescer, que tem o intuito de estimular a vivência coletiva e motivar os profissionais de educação para a busca de novos avanços no IDEB 2019. O projeto sistematiza ações estratégicas relacionadas ao programa de ensino do município, investe em formação, avaliação e monitoramento, além de aprimorar as práticas e qualificar os processos pedagógicos, visando sempre a elevação dos níveis de aprendizado dos alunos.

O ‘Fortalecer para Crescer’ tem como símbolo a carnaúba, árvore sinônimo de resistência, criatividade e produtividade. Na ocasião, os professores assinaram um banner, selando o compromisso com o desenvolvimento e promoção de uma educação de qualidade no município de Oeiras.

Foto: ascom

Fonte: ascom


  

Oeiras desenvolve combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Oeiras, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), iniciou esta semana as ações do projeto “18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, em Oeiras. O objetivo principal do projeto é conscientizar, sensibilizar e informar a população sobre a gravidade da violência sexual infantil.

Nesta segunda e terça-feira, 06 e 07, as equipes do CREAS e Conselho Tutelar levaram para escolas da cidade o debate sobre o tema, através da exibição de sessões do curta-metragem “O Silêncio de Lara”, que aborda a temática e pode ajudar crianças e adolescentes a se prevenirem de abusos e até mesmo denunciarem os agressores.

O filme foi exibido para estudantes do Instituto Federal do Piauí – IFPI Campus Oeiras e Escola Municipal Visconde da Parnaíba, na segunda; e para alunos da Escola Municipal Juarez Tapety, nesta terça. Na quinta-feira, 09, o curta será apresentado para os adolescentes matriculados no CETI Pedro Sá.

Finalizando a programação do projeto, o CREAS promove na sexta-feira, dia 17, na Praça de Eventos, um encontro com apresentações artísticas e entrega de premiação para os estudantes que obtiverem o melhor desempenho na elaboração de uma redação sobre a temática do 18 de maio.


Fonte: ascom

Projeto debate autismo, inclusão e a importância familiar em Oeiras

Pais, educadores e profissionais da área de Saúde e Educação de Oeiras estiveram presentes neste sábado, 04, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) para debater e compartilhar experiências no Projeto Autismo e a Importância Familiar, desenvolvido pelo Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual – Alina Nunes (CER II) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Na oportunidade, a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, falou da relevância da discussão do tema e ressaltou a importância da atualização sobre o autismo para qualificar a atenção ofertada à pessoa com deficiência no município e combater o preconceito.

Tiana Tapety, secretária municipal de Educação, destacou os desafios e a necessidade de inclusão dos alunos autistas na escola, cujo processo de ensino-aprendizagem requer o conhecimento de suas peculiaridades. “O que nos importa é a inclusão e o convencimento das famílias é um grande desafio”, diz a secretária, informando que a rede municipal de ensino possui, atualmente, 10 salas multifuncionais de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para desenvolver as competências e habilidades dos alunos com autismo e outras deficiências.

O autismo é um distúrbio neurológico que afeta a capacidade de relacionamento, dificuldade no domínio da linguagem e padrão de comportamento restritivo e repetitivo. Para aprofundar a discussão sobre o tema, foram convidados três especialistas – Sílvio Alves, fisioterapeuta e diretor do CER II de Oeiras, que falou sobre como reconhecer e intervir no Transtorno do Espectro Autista (TEA); Jayra Sousa, enfermeira e coordenadora da Associação de Pais de Autista de Floriano (APAF), que proferiu palestra sobre Família Terapêutica e o médico neuropediatra, Ítalo Martins, que tratou sobre a dificuldade escolar e o que afeta o aprendizado da criança.

Prefeito inaugura campo de futebol na Várzea da Cruz, zona rural de Oeiras

O prefeito José Raimundo inaugurou na tarde de sábado, 04, o campo de futebol da comunidade Várzea da Cruz, na zona rural de Oeiras. O espaço é dotado de alambrado, arquibancada, rampas de acessibilidade e toda a infraestrutura necessária para a prática esportiva.

Construída com investimentos do município e recursos do Ministério do Esporte, a obra é uma opção de lazer, esporte e cultura para a população e um ganho em termos de qualidade de vida para a comunidade e localidades vizinhas.

Partidas de equipes de futebol amador da região marcaram a inauguração do estádio, que recebeu o nome do senhor Pedro Gonzaga, militar do Exército Brasileiro, que prestou importantes contribuições sociais à região.

Os secretários municipais de Esportes e Lazer, Antônio Portela; de Administração e Planejamento, Luiz Nunes; e de Juventude, Heloísa Helena, participaram da inauguração. Além da Várzea da Cruz, as comunidades Curral Velho, Buriti do Rei e Ipueiras também serão contempladas com a construção de campos de futebol.

Finais da Copa Oeiras de Futebol acontecem nesta sexta-feira (03)

Acontece nesta sexta-feira, 03, no Estádio Municipal Gérson Campos, as finais da Copa Oeiras de Futebol. Na categoria Sub 17, a final é entre Rodagem de Floriano e Canela; na categoria Adulto, a decisão é entre Rosário e Jureminha. Os jogos começam a partir das 18h40.

Organizada pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a competição contou com a participação de 12 times na categoria Adulto e 09 equipes na categoria Sub 17.

A Copa Oeiras nasceu com o objetivo de integrar e disciplinar os jovens, descobrir talentos e dinamizar o futebol no município de Oeiras.

Prefeitura recolhe e destina para reciclagem 24 toneladas de pneus em Oeiras

Vinte e quatro toneladas de pneus velhos recolhidos em Oeiras foram destinadas para reciclagem nesta segunda-feira, 29. O trabalho de recolhimento dos pneus foi iniciado em meados de março pela Prefeitura de Oeiras, através da Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA) e Secretaria Municipal de Obras.

Os pneus foram coletados em diversos estabelecimentos da cidade, como postos de combustíveis, lojas de pneus e borracharias. Após a coleta, o material foi armazenado na Central de Reciclagem, no Bairro Uberaba, e na tarde desta segunda-feira, recolhido pela Reciclanip, associação responsável pela logística reversa dos pneus, que colhe e encaminha o material para destinação ambientalmente correta.

A ação é uma medida de responsabilidade ambiental e de saúde pública da Administração Municipal. Os pneus transformaram-se em um grande desafio na gestão de resíduos sólidos. Eles demoram anos para se decompor e hospedam vetores de doenças como mosquitos, ratos e baratas.

Para a Prefeitura de Oeiras, além de contribuir para a preservação do meio ambiente e da saúde pública, a reciclagem de pneus possibilita um novo arranjo econômico no município, com a geração de trabalho e renda.

Parceria leva ações de educação no trânsito para escolas municipais em Oeiras

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e o Ministério Público firmaram uma parceria para implantação de ações educativas, fiscalizatórias e repressivas, relacionadas ao trânsito na cidade de Oeiras. O acordo foi firmado na última quinta-feira, 25, durante uma reunião do promotor Vando Marques com a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, e diretores de todas as escolas da zona urbana e rural do município de Oeiras.

Na ocasião, ficou acordado que todos os gestores da rede municipal de ensino irão colaborar com o Ministério Público no combate às irregularidades de trânsito que possam acontecer por parte de alunos ou responsáveis pelos mesmos, no perímetro que corresponde às unidades escolares.

Além disso, as escolas municipais vão promover diálogos sobre educação no trânsito. “As escolas realizarão quinzenalmente palestras sobre educação no trânsito. Também firmamos nessa parceria a necessidade de trazer policias rodoviários capacitados a Oeiras para ministrarem um curso, dentro do eixo Escola de Trânsito. São inúmeras ações que descrevemos no termo que foi assinado pela secretária, visando dar comprimento à legislação de trânsito na escola, com foco nos alunos, pais e responsáveis”, explica promotor Vando Marques, representante do Ministério Público em Oeiras.

“Assinamos um termo de cooperação para desenvolver ações sugeridas pelo Ministério Público. Dentre elas, uma que já realizávamos, a Consciência no Trânsito, e que vamos intensificar, para ensinar as crianças sobre a preservação da vida no trânsito, o uso de capacete, não estacionar nas calçadas. Celebramos esse termo de cooperação nesses princípios, visando o bem-estar dos alunos, pais e responsáveis”,  explica a professora Tiana Tapety, secretária municipal de Educação.

Ainda durante a reunião, a secretária Tiana Tapety e os demais diretores, entregaram uma camisa do projeto ‘Fora da Escola Não Pode!’ ao promotor Vando Marques, firmando assim o apoio do Ministério Público no combate à evasão escolar na Rede Municipal de Ensino em Oeiras. 

 Fonte: Ascom

Oeiras recolhe 10 toneladas de lixo reciclável na coleta seletiva

Implantada há um mês pela Prefeitura de Oeiras, através da Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA), a coleta seletiva já recolheu mais de 10 toneladas de lixo reciclável na zona urbana da cidade. Nesta sexta-feira, 26, o prefeito José Raimundo esteve na Central de Reciclagem, acompanhando mais uma etapa da comercialização do material recolhido.

Desta vez, foram comercializadas 4,8 toneladas de material – 4.450 Kg de papelão e 350 kg de plástico. Na semana passada, foram vendidas 5,3 toneladas, sendo 4.855 kg de papelão e 385 kg de plástico. No primeiro mês de coleta seletiva, o município de Oeiras arrecadou um total de 10.040 quilos de lixo reciclável. O material foi adquirido pela empresa Novo Mundo Ambiental, do município de Picos (PI).

Segundo a Prefeitura de Oeiras, o projeto de coleta seletiva promove a geração de renda e a inclusão social dos agentes que atuam no mercado de reciclagem em Oeiras. Além disso, o resultado da iniciativa produz melhorias urbanas e impulsiona a sustentabilidade social, econômica e ambiental do município.

O trabalho de coleta do lixo reciclável começou no final de março, com o recolhimento de papelão e plástico em lojas, supermercados e outros estabelecimentos do centro comercial de Oeiras. Os resíduos coletados são levados para a Central de Reciclagem, onde passam por um processo de prensagem e pesagem e, em seguida, são encaminhados para uma associação de catadores de lixo, que garantem renda através da comercialização do material.

Pontos de Entrega Voluntária (PEVs)

Como forma de inserir a população no processo de coleta seletiva, a Prefeitura de Oeiras instalou, Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de material reciclável em espaços estratégicos da cidade – Mercado Municipal Dona Lili, Terminal Rodoviário e Praça Zé de Helena (Bairro Jureminha).

A ação visa não somente incentivar a separação correta dos resíduos, mas também promover uma transformação cultural na cidade, levando a população a se engajar ainda mais nas ações de interesse público.

Fonte: Ascom

Posts anteriores