Cidadeverde.com

Oeiras realiza 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Um encontro para discutir ações e políticas públicas dirigidas às pessoas da terceira idade. Foi assim a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada nesta quinta-feira, 04, no Clube da Melhor Idade. Com o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das Políticas Públicas”, a Conferência é uma iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, em conjunto com a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O objetivo é propiciar a reflexão e a discussão sobre o protagonismo da pessoa idosa e o impacto nas transformações como estratégias na garantia dos direitos, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado. 

A Conferência Municipal é um espaço amplo e democrático de reflexão, discussão e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes para as várias políticas setoriais envolvidas, como a da Assistência Social, da Educação, da Saúde, do Esporte e Lazer, da Cultura, do Transporte e Acessibilidade.

Na oportunidade, foram formados os grupos de trabalho para apresentarem ideias, sugestões e apontamentos para construção e fortalecimento de ações e políticas púbicas destinadas aos idosos oeirenses, garantindo-lhes o cumprimento efetivo das diretrizes da Política Nacional do Estatuto do Idoso.

O evento contou com um grande número de participantes, dentre eles, o prefeito de Oeiras, José Raimundo; secretária municipal de Assistência Social, Vanessa Reinaldo; secretária municipal de Educação, Tiana Tapety; secretário municipal de Obras, Luiz Fernando; advogado Adriano Dantas, presidente da OAB/Oeiras; servidores do município, idosos usuários do Clube da Melhor Idade e convidados.

Fonte: ascom

Monitoramento pedagógico auxilia e orienta escolas da rede municipal em Oeiras

Pensando no desenvolvimento dos alunos e no êxito do processo de ensino e aprendizagem, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) está realizando o monitoramento pedagógico e de aprendizagem nas escolas da rede municipal de ensino de Oeiras. O trabalho acontece através de visitas que a coordenação de rede, juntamente com a equipe de supervisão, fazem em todas as escolas da zona rural e da zona urbana.

O monitoramento é realizado para verificar o andamento das atividades, dando suporte à parte metodológica e de aprendizagem dos alunos, além de prestar auxílio no funcionamento estrutural das escolas.

De acordo com a supervisora pedagógica, Marinalva Rodrigues, os professores são assessorados para facilitar e melhorar o trabalho dentro da sala de aula. “A ação é realizada individualmente em cada escola, tendo em vista que cada ambiente escolar tem sua realidade. Com isso, estamos fornecendo o encaminhamento devido para sanar a situação de cada escola”, explica.

“Vistamos a escola e conversamos com a coordenação, dialogamos com o professor quando ele tem dificuldade. Com isso, damos os encaminhamentos necessários para resolver qualquer dificuldade que possa estar acontecendo. Essa parceria entre as escolas e a Secretaria Municipal de Educação é essencial para que se possa desenvolver com eficiência o ensino e a aprendizagem dos nossos alunos”, acrescenta a supervisora pedagógica.

Fonte: Ascom

Experiência Educacional de Oeiras é destaque em encontro da SBPC

‘Gestão Educacional: Uma visão prospectiva e propositiva da educação pública em Oeiras’. Foi através dessa temática que a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, expôs a bem sucedida experiência educacional da rede municipal de ensino de Oeiras, durante a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em Sobral (CE), entre 27 e 30 de março.

O evento visa popularizar e valorizar o conhecimento educacional e científico produzido no país e é o ponto de partida de um movimento articulado para fomentar educação pública de qualidade em todo o Brasil. Dentro dessa perspectiva, o município de Oeiras foi convidado a participar e expor os avanços de seu sistema educacional, durante uma mesa redonda que abordava as “Experiências exitosas na Educação Básica”. Do Piauí, apenas as cidades de Oeiras e Cocal dos Alves foram convidadas para participar do encontro.

“Conseguimos mudar a realidade educacional de Oeiras”, destacou a Secretária Municipal de Educação de Oeiras, no início da sua explanação. “Hoje nós temos 100% das nossas crianças, em idade escolar, lendo. Focamos e executamos com muito esforço nosso trabalho pautado naquilo que é mais sagrado, a aprendizagem”, frisou.

Tiana Tapety explicou que a evolução do sistema educacional em Oeiras se deu a partir dos eixos: aprendizagem, qualidade, permanência, tempo escola e ações. “Nossa educação sempre esteve preocupada se o que está sendo ensinado, realmente está sendo aprendido. Temos a preocupação do que está sendo trabalhado e fomentado em sala de aula para os alunos. Possuímos um monitoramento junto as famílias para garantir a sua frequência e permanência no ambiente escolar. Trabalhamos muito em cima do eixo Tempo em Escola. Focamos nos trabalhos para que o aluno tenha 100% de aproveitamento quando estiver em sala de aula, ou fora dela, no ambiente escolar. Por fim, temos as ações executadas pela nossa equipe que são pautadas em planejamento, investimento financeiro, formação, projeto pedagógico e monitoramento”, pontuou.

A secretária finalizou sua exposição evidenciando a educação como um meio de garantir o desenvolvimento de Oeiras. “Precisamos colocar essa esperança na educação. Essa experiência no ensino dos nossos alunos pode ser representada em uma palavra: Responsabilidade Politica. O nosso desenvolvimento, o nosso crescimento, se deve a essa responsabilidade”, argumentou.

Troca de experiências

Para Tiana, o encontro foi uma oportunidade para intercâmbio e troca de experiências com escritores e educadores renomados, como Mario Sérgio Cortella, Jamil Cury, Daniel Cara; o secretário de Educação de Sobral, Heberth Lima, coordenador da SBPC no Ceará; e com o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ildeu de Castro Moreira, presidente nacional da SBPC.

Segundo a secretária, a interação proporciona uma maior visão das práticas pedagógicas adotadas nas outras regiões do país, possibilitando mais visão e entendimento para melhorar ainda mais o ensino em Oeiras.

 Fonte: ascom

Oeiras participa de encontro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

A bem sucedida experiência educacional da rede municipal de ensino de Oeiras foi destaque na Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em Sobral (CE), nesta quinta-feira, 28. O evento tem como tema “Educação Básica de Qualidade: currículo, carreira e gestão escolar” e reúne cerca de 500 participantes de todos os estados do Nordeste.

Convidada para participar do encontro, a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, falou sobre os avanços no sistema educacional do nosso município, na mesa redonda “Experiências exitosas na Educação Básica”.

A Reunião Regional da SBPC tem como objetivo principal popularizar e valorizar o conhecimento educacional e científico produzido no país e é o ponto de partida de um movimento articulado para fomentar educação pública de qualidade em todo o Brasil.

Iniciado na última quarta-feira, 27, o encontro da SBPC em Sobral continua até sábado, 30 de março, com debates sobre experiências exitosas no Ensino Fundamental. Também está sendo discutida a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a formação de professores, as avaliações e iniciativas como feiras e olimpíadas de ciências, entre outros temas relacionados ao universo educacional. 

Fonte: Ascom

Sebrae e Semic oferecem consultoria a 40 empreendedores em Oeiras

A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio – Semic/Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae, levou neste mês de março consultoria empresarial para 40 pequenos empreendedores do município de Oeiras. A consultoria faz parte do programa ‘Negócio a Negócio’, do Sebrae, que se propõe a fazer um diagnóstico da gestão empresarial e oferecer soluções que contribuam para o sucesso das empresas.

“O programa ‘Negócio a Negócio’ foi uma forma que o Sebrae encontrou de ir até o empresário conhecer o seu empreendimento e, através de um diagnóstico, encontrar possíveis problemas que esses empresários tenham. São duas visitas – a primeira é um cadastro e aplicação de diagnóstico e a segunda, em no máximo 15 dias, é para entregar o resultado dessa conversa, onde trazemos possíveis soluções, indicadas pelo Sebrae e ofertadas em parceria com a Semic”, destaca Aurélio Freitas, agente de orientação empresarial do Sebrae.

O programa atende de forma continuada empreendedores individuais e empresários de pequenos negócios da economia popular. “O benefício para o microempreendedor individual é transmitir o conhecimento para que ele possa administrar corretamente sua empresa, fazendo o controle de caixa diário corretamente, separando sua vida pessoal da empresarial, estipulando pró-labore, controle de estoque, que muitos deixam a desejar por não saber como funciona. O Sebrae está aqui para orientar o pequeno a fazer corretamente a administração do seu empreendimento”, acrescenta o consultor.

O pet shop Estilo Animal, situado no Bairro Rodagem de Picos, foi uma das empresas que receberam a consultoria. A proprietária do empreendimento, Auriane de Sá Soares, faz uma avaliação positiva do trabalho desenvolvido. “Se for para dar uma nota, dou dez. Como sou nova no ramo, a visita do consultor me tirou muitas dúvidas, me orientou sobre como organizar melhor o fluxo de caixa, o que entra e o que sai, e me ensinou a fazer um plano de como gerenciar melhor minha empresa”, pontua Auriane, comentando que abriu o pet shop em 2017.

Eduardo Sousa, agente de desenvolvimento da Semic/Sala do Empreendedor, observa que o programa ‘Negócio a Negócio’ é desenvolvido em Oeiras há mais de quatro anos, contribuindo para o fortalecimento do comércio local. “Nós da Semic, como agentes públicos de capacitação, em parceria com o Sebrae, temos essa missão de ir até o empresário, conhecer o dia a dia de atuação dessas pessoas, ver como elas estão trabalhando, quais são suas dificuldades, pontos fracos, pontos fortes para poder apresentarmos soluções e ver como essas pessoas podem trabalhar de forma mais eficaz, podendo obter uma lucratividade maior, podendo gerar emprego e renda e fortalecer, mais ainda, a economia do município”, argumenta.

Após passarem pelas consultorias, os microempreendedores devem participar, em breve, de oficinas ofertadas através da parceria entre a Semic e o Sebrae.

Ascom
 

Com recolhimento de material reciclável no centro comercial, Prefeitura amplia coleta seletiva em Oeiras

A população oeirense está mudando de hábitos e se preocupado mais com o meio ambiente e com a destinação correta dos resíduos que produz. Atenta a isso, a Prefeitura de Oeiras, através da Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA), está adotando medidas para incentivar ainda mais o comportamento sustentável e responsável com relação à gestão dos resíduos.

Nesta terça-feira, 26, foi iniciado, de modo experimental, o recolhimento de papelão em lojas, supermercados e outros estabelecimentos no centro comercial de Oeiras. O papel é um dos materiais de maior volume da coleta seletiva e necessita de uma atenção especial na hora do descarte.

Os resíduos coletados foram levados para a Central de Reciclagem, onde passam por uma prensagem e, em seguida, são destinados para uma associação de catadores de lixo, que garantem renda através da comercialização do material. A ação foi acompanhada pelo secretário municipal de Administração e Planejamento, Luiz Nunes, e pelo gerente municipal de Meio Ambiente, Adriano Ferreira.

Nas próximas semanas, a Prefeitura ampliará a coleta de materiais reaproveitáveis para outras áreas da cidade. Segundo o prefeito José Raimundo, o projeto vai promover a geração de renda e a inclusão social dos agentes que atuam no mercado de reciclagem em Oeiras. O resultado da iniciativa vai produzir melhorias urbanas e impulsionar a sustentabilidade social, econômica e ambiental do município.

Central de Reciclagem

A Prefeitura de Oeiras também investiu na construção de uma Central de Reciclagem, onde é feito o armazenamento, a triagem e a prensagem de todo o material oriundo da coleta seletiva. O espaço, localizado no Bairro Uberaba, será inaugurado oficialmente nos próximos dias e dará melhor condição de trabalho aos catadores, gerando renda para as famílias.

Na semana passada, a Prefeitura iniciou recolhimento de pneus em diversos estabelecimentos da cidade, como postos de combustíveis, lojas de pneus e borracharias. Os pneus foram armazenados no Centro de Reciclagem e serão recolhidos por uma associação responsável pela logística reversa desse tipo de material, que o encaminhará para destinação ambientalmente correta.

PEV

Outra medida da Prefeitura de Oeiras para incentivar a coleta seletiva, a foi a instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de material reciclável em três espaços da cidade – Mercado Municipal Dona Lili, Terminal Rodoviário e Praça Zé de Helena. A população pode colaborar separando o papel, plástico, metal e vidro para levá-los em um dos três Postos de Entrega Voluntária disponíveis na cidade.

A coleta de lixo regular, realizada em toda a cidade, continua sem alteração, com o recolhimento dos detritos diariamente.

Fonte: Ascom

Referência na região, CTA/SAE de Oeiras realiza 300 atendimentos mês

Completando três anos de atuação, o Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada em IST/AIDS e Hepatites Virais (CTA/SAE) de Oeiras atende, mensalmente, cerca 300 pessoas e desponta como referência em atendimento especializado no Território Vale do Canindé.

“Os atendimentos incorporam todos aqueles pacientes que vêm em busca de informações, testes rápidos e aqueles que, sabidamente, já são portadores de alguma enfermidade e são acompanhamos por nós. Então, a movimentação mensal aqui chega em torno de 300 pessoas, que passam por aqui para fazer uso do serviço do CTA”, afirma o médico infectologista, Luciano Mourão.

O Centro presta serviços na área da saúde, com ações de promoção e prevenção do diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). “Nesses serviços, é possível realizar testes para HIV, sífilis e hepatites B e C, gratuitamente, assim como diagnóstico de outras ISTs. “Nosso trabalho tem como objetivo prestar um serviço de excelência para as pessoas que apresentam doenças infectocontagiosas. Realizamos consultas e fazemos acompanhamentos dessas pessoas portadoras dessas enfermidades. Priorizamos a parte de pessoas com retroviroses, que são os portadores do vírus HIV, pessoas com Hepatite e algumas doenças que estão associadas à transmissão sexual, como é o caso, por exemplo, da Sífilis, e outras doenças viróticas, bacterianas que têm essa via de transmissão”, informa o médico.

Vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o CTA/SAE de Oeiras oferece acompanhamento médico, farmacêutico, psicológico, serviço social e de enfermagem para os usuários do serviço. Para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce das ISTs, o Centro promove campanhas e realiza ações direcionadas durante todo o ano. As informações são propagadas por meio de palestras, distribuição de material informativo e preservativos masculinos e femininos, e realização de testes rápidos.

Atualmente, o órgão realiza o atendimento permanente de 86 usuários em tratamento para HIV, sendo 56 do município de Oeiras e 32 usuários pertencentes a outros municípios do Território Vale do Canindé. Em quase três anos, o serviço já detectou 31 novos casos da síndrome em Oeiras – 14 em 2017, 14 em 2018 e 05 casos em 2019 (registrados até fevereiro/2019).

Em 2018, o CTA/SAE realizou 1.289 testes-rápidos para HIV, 777 Testes-Rápidos para Hepatite B, 777 Testes-Rápidos para Hepatite C e 1.289 para Sífilis. “Nós prestamos esse serviço à comunidade de Oeiras e às cidades vizinhas. Então, Oeiras passa a ser hoje uma referência no atendimento de serviço de saúde especializado, sendo a segunda grande área de abrangência para acompanhamentos desses profissionais”, amplia o infectologista.

“O serviço do CTA é de grande importância para Oeiras, torna a cidade uma referência, e dá à população um serviço que é extremamente especializado, que não é encontrado em qualquer cidade. Antigamente, nossos pacientes tinham que se deslocar para Teresina e isso gerava muitos problemas, principalmente, para as famílias, na questão do deslocamento. Hoje, eles podem ter o mesmo tipo de atendimento aqui em Oeiras e para população isso é uma grande conquista, grande passo dado pela gestão municipal para fortalecer a saúde na cidade”, conclui Luciano Mourão.

O Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado – CTA/SAE de Oeiras funciona de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, das 07:30h às 17:30h.

Fonte: Ascom

SAAE inicia nova etapa de expansão da rede de esgotamento sanitário em Oeiras

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) está focado na ampliação da cobertura de esgoto em Oeiras. Na manhã desta segunda-feira, 25, a equipe de engenheiros e técnicos do órgão iniciou os trabalhos de expansão da rede de esgotamento sanitário na avenida Duque de Caxias, no Bairro Rodagem de Picos.

O início dos trabalhos foi acompanhado de perto pelo prefeito José Raimundo. Segundo ele, a ação contempla mais de 50 famílias com rede coletora de esgoto e está diretamente ligada ao desenvolvimento de nossa cidade, com impacto direto na saúde e qualidade de vida das pessoas.

“Esta ação vai atender a extensão da Duque de Caxias até o Anel Viário, e também a comunidade do Conjunto Aleksandra I, perfazendo um total de mais de 50 famílias, contempladas com toda a rede de esgoto”, reforça o prefeito, informando que a obra está sendo executada com recursos próprios do SAAE.

Em menos de um ano de atuação, o SAAE já implantou quase 6 mil metros de rede de abastecimento de água e 745 metros de rede coletora de esgoto em diversos bairros e localidades de Oeiras.

Ao garantir acesso à água tratada e à rede de coleta de esgoto, o SAAE contribui com a melhoria da saúde da população, reduzindo o risco de doenças relacionadas à falta de saneamento básico. Os benefícios compreendem ainda a preservação hídrica e ambiental, além do desenvolvimento de setores importantes da economia, como a valorização imobiliária.

Fonte: Ascom

Ruas e praças de Oeiras recebem mudas de plantas nativas

Oeiras mais verde. Dando sequência ao programa de arborização, a Prefeitura de Oeiras, através da Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA), realizou essa semana o plantio de dezenas de mudas de árvores nativas em ruas, avenidas, parques e praças, visando a preservação do meio ambiente e o aumento das áreas verdes na cidade.

As mudas utilizadas no projeto de arborização são produzidas nos viveiros de mudas, mantidos pela GEMA. A arborização dos espaços públicos acontece desde o início da gestão do prefeito José Raimundo para garantir um clima mais agradável e ameno à cidade e, com isso, proporcionar mais qualidade de vida aos oeirenses.

Zé Raimundo comenta que a Prefeitura realiza várias ações para deixar a cidade mais arborizada e a comunidade é parte indispensável nesse trabalho. “Contamos com a colaboração e comprometimento de toda a população para a preservação e manutenção das áreas verdes de Oeiras”, conclama o prefeito. 

Fonte: Ascom

Oeiras investe no desenvolvimento da piscicultura para geração de renda na zona rural

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal da Agricultura, e em parceria com o Sebrae, promoveu entre os dias 15 e 17 de março, o curso de Técnicas para Criação de Peixe em Viveiros Escavados. Com o objetivo de fomentar e incentivar a piscicultura para geração de renda no campo, a capacitação foi oferecida a produtores de diversas comunidades rurais do município.

Ao todo, 40 famílias de agricultores foram beneficiadas com a possibilidade de ingresso na atividade. Desenvolvido em aulas teóricas e práticas, o curso foi ministrado pelo agrônomo Luís Segundo, instrutor do Sebrae, que abordou habilidades básicas, específicas e gerenciais, voltadas para a criação de peixes em tanque escavado.

“Abordamos desde a aquisição dos alevinos até a comercialização, focando todo o manejo da piscicultura. Encerramos com uma parte prática, em que abordamos alguns parâmetros que são principais para o desenvolvimento da piscicultura, dentre eles, a qualidade da água. Analisamos os principais parâmetros – PH, amônia, nitrito, temperatura, transparência – e na sequência fazemos a biometria, onde vamos analisar a condição sanitária do peixe e verificamos o ganho de peso dele em um determinado intervalo de tempo”, explica Luís Segundo, instrutor do Sebrae.

O secretário municipal de Agricultura, Juvenal Souza, comenta que esta é a segunda turma de agricultores familiares que passa pela capacitação – a primeira recebeu o treinamento em abril de 2018. “Estamos concluindo a ação de formação de agricultores familiares na piscicultura. Já tivemos a primeira turma com 40 participantes e estamos concluindo com mais 40 agricultores. É uma ação integrada e sustentável que o município está promovendo para todos os agricultores de Oeiras, que têm o potencial para produção de peixe”, destaca o secretário.

Ele reforça o propósito da Prefeitura de Oeiras de investir no desenvolvimento na piscicultura para a geração de renda na zona rural. “Nosso objetivo é tornar essa atividade uma geradora de emprego e renda no nosso município. E isso faz parte do cronograma do quadriênio do prefeito Zé Raimundo e este ano queremos concluir”, acrescenta.

O secretário informa que os produtores rurais que passaram pela capacitação serão beneficiados com a escavação de tanques em suas propriedades. “Posteriormente, estas famílias serão beneficiadas com tanques escavados para a criação de alevinos em cativeiro, onde eles, conforme a realidade, irão receber um tanque ou dois. Nossa preocupação é primeiro levar o conhecimento para depois estrutura-lo, no sentido de estarmos promovendo essa ação com mais conhecimento nas unidades familiares e, além disso, a equipe da Secretaria estará disponível no acompanhamento da atividade da piscicultura em todas as famílias que serão contempladas com este projeto”, finaliza Juvenal Souza.

Fonte: Ascom

Posts anteriores