Cidadeverde.com

Prefeitura leva energia elétrica para famílias da zona rural de Oeiras

Moradores da comunidade Avelinos, região do povoado Contentamento, na zona rural de Oeiras, que até bem pouco tempo viviam às escuras, agora contam com luz elétrica em suas casas. Na manhã deste sábado, 16, o prefeito José Raimundo inaugurou um sistema de eletrificação que beneficia 05 famílias da localidade.

Cerca de 20 famílias residem na localidade, mas apenas as cinco famílias contempladas hoje conviviam com a falta de energia – um problema que persistiu durante 15 anos. “Sensibilizada com a necessidade de contemplar esta comunidade com a luz elétrica, a gestão fez um esforço para chegar energia a todos eles. Com pouca coisa, realizamos os sonhos destas famílias. É uma ação importante, que leva cidadania e conforto aos moradores desta comunidade”, comenta o prefeito.

Ele destaca que, a partir de hoje, os moradores da localidade Avelinos podem usufruir dos benefícios da energia elétrica, como a conservação de alimentos, o bombeamento de água para consumo próprio e irrigação agrícola de subsistência, a utilização de aparelhos elétricos para inserção cultural por meio do acesso à TV, dentre outras atividades.

Lucineide da Cruz Queiroz, que vive na comunidade há quatro anos, com o marido e os três filhos, comemorou a chegada da energia elétrica. “Esse projeto foi bom demais. Foi a coisa melhor que o prefeito fez foi ter botado energia aqui para nós. Estou há 04 anos morando aqui e nunca teve energia”, celebra a moradora da localidade Avelinos.

Ascom

Entidades e empresários do setor turístico se mobilizam para Semana Santa

Foto: Google Maps

Representantes de entidades ligadas ao turismo e empresários do setor na cidade de Oeiras participaram na noite desta quinta-feira, 14, no auditório da CDL/ASCOM, de uma reunião organizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O objetivo, segundo secretário Stefano Ferreira, é fortalecer a gestão compartilhada, entre o público e privado, envolvendo entidades e empresários numa mobilização do setor para Semana Santa 2019.

“É uma forma que o poder público tem de estimular os empreendedores na área de bares, lanchonetes, restaurantes, hotéis a se prepararem para bem receber os turistas que vão chegar a Oeiras durante a Semana Santa. Oeiras é o principal destino de turismo do Estado do Piauí, neste período”, explica o secretário, lembrando que a cidade é importante destino para o Turismo Religioso.

Durante o encontro, o secretário e os representantes das entidades que fazem parte do setor turístico discutiram os avanços obtidos nos últimos anos, além de levantar novas demandas para o crescimento da atividade no município. 

"Como o poder público, investe na infraestrutura da cidade, com a limpeza, iluminação pública, valorização do patrimônio e promoção do destino, através de propaganda e publicidade, e valorização destas manifestações culturais, é importante também que o segmento privado possa estar atento a fazer investimentos e se preparar para que possamos receber da melhor forma os turistas que vão estar aqui na cidade de Oeiras”, reforça Stefano Ferreira.

Maior manifestação religiosa do Piauí, a Semana Santa de Oeiras atrai, todos os anos, milhares de turistas e visitantes a Oeiras. “Temos informações que a rede hoteleira está praticamente lotada, a maior parte das casas da cidade recebem visitante e ainda existe um fluxo volante dessas cidades circunvizinhas, que vêm para as celebrações e retornam, vêm para eventos de entretenimento que acontecem nesse período e retornam. Então, existe um grande fluxo de turistas na cidade, isso é geração de renda, há uma circulação de dinheiro aqui no município e a Prefeitura faz essa mobilização, buscando o apoio do segmento, o incremento de melhorias para que nesse período o turista possa desfrutar das belezas, do acervo cultural da cidade de Oeiras e que possa voltar”, argumenta o secretário municipal de Cultura e Turismo.

 

[email protected]

Campanha arrecada livros para Biblioteca Municipal de Oeiras

Iniciada no final de fevereiro, a campanha ‘Doe livros – compartilhe histórias e conhecimentos’, está arrecadando obras para atualizar e ampliar o acervo da Biblioteca Municipal de Oeiras e incentivar o acesso à leitura na cidade. A iniciativa é da Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A biblioteca pública será inaugurada em maio e funcionará no prédio do antigo Fórum Desembargador Cândido Martins.

Os interessados em doar devem entregar os exemplares diretamente na biblioteca, que funciona no Centro Histórico, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. De acordo o secretário Turismo e Cultura do município, Stefano Ferreira, a comunidade pode doar livros de literatura nacional, romances, livros de ficção, poesias, biografias, livros infantis e juvenis e gibis que estejam em bom estado de conservação.

As doações também podem ser feitas pelos Correios, para o endereço Biblioteca Municipal de Oeiras, antigo Fórum Desembargador Cândido Martins – Praça de Eventos, S/N, Centro, – CEP 64500-000. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico: [email protected].

O regulamento da campanha ‘Doe Livros’ está disponível no link: https://bit.ly/2TTUDXn

Fonte: Ascom

Prefeito Zé Raimundo assina contrato para obras de pavimentação em Oeiras

Com o objetivo de proporcionar melhorias na mobilidade urbana do município de Oeiras, o prefeito José Raimundo assinou na manhã desta terça-feira, 12, na Superintendência da Caixa Econômica, em Teresina, mais um contrato para pavimentação de vias públicas na cidade.

Desta vez, serão investidos mais de R$ 920 mil na pavimentação de ruas em diversas áreas do município. Os recursos são oriundos de repasses da União, com contrapartida da Prefeitura de Oeiras.

Segundo Zé Raimundo, os investimentos vão possibilitar melhores condições de mobilidade, infraestrutura e saneamento básico para a população oeirense. 

Fonte: ascom

Em audiência pública, Oeiras apresenta Plano de Atendimento Socioeducativo

A Prefeitura Municipal de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, realizou na manhã desta segunda-feira, 11, uma audiência pública para apresentação do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo. Através do Plano, o município assume a responsabilidade de seguir as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), buscando o aprimoramento e efetivação de ações e políticas intersetoriais que contribuam com a diminuição da entrada de adolescentes no sistema, com o cumprimento efetivo da medida socioeducativa aplicada e reinserção social positiva.

Realizada na Câmara Municipal, a audiência pública foi conduzida pela assistente social, Eline de Carvalho, e pela coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Eliana Lustosa. O evento contou com a presença do presidente da Câmara, vereador José Alberto; vereador Beron Morais; da secretária municipal de Assistência Social, Vanessa Reinaldo; de profissionais das secretarias municipais de Educação, Saúde, Assistência Social e Juventude; além de representantes do Conselho Tutelar, Polícia Militar, 8ª Gerência Regional de Educação e Instituto Federal do Piauí (IFPI).

O Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo foi elaborado em cumprimento de determinação legal e é resultado de uma construção coletiva. Por isso, foi criada uma Comissão Intersetorial, com representantes das diversas áreas da gestão local, profissionais da área de atuação e entidades do sistema de garantias de direitos.

A intenção é promover a articulação dos três entes federados e da corresponsabilidade da família, comunidade e poder público na construção de uma política pública de atendimento socioeducativo efetiva. A implantação do Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo tem como requisito, estabelecer as competências e responsabilidades dos Serviços Públicos ofertados pelo município e dos integrantes do Sistema de Garantais de Direitos tais como, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS e Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente - CMDCA.

O Plano prevê ações para os próximos 10 anos e traçou um perfil do adolescente autor de ato infracional no município de Oeiras, através de pesquisas de campo realizadas no CREAS, Conselho Tutelar, Delegacia Regional e 1ª Vara da Comarca de Oeiras. A expectativa é que o documento contribua efetivamente para a execução da política de atendimento socioeducativo em meio aberto no município, respeitando a realidade cotidiana na qual se manifesta a problemática. 

Fonte: Ascom

SAAE alerta oeirenses sobre os riscos do despejo de resíduos em vias públicas

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Oeiras (SAAE) está registrando casos de moradores que despejam deliberadamente resíduos nas vias públicas da cidade e informa que aplicará multas aos clientes que forem flagrados realizando tal ação.

“Nós comunicamos a população pelas mídias sociais, portais de notícias e através das rádios, para que os beneficiados com o serviço de coleta de esgoto sanitário providenciassem a ligação do esgoto domiciliar ao sistema de coleta SAAE. Concedemos um prazo de um mês para os moradores que ainda não tinham feito a ligação. Esse prazo encerra hoje, 07 de março, e o usuário que foi flagrado despejando resíduos em via pública, a partir desta data, será multado.”, ressalta Assuéro Rêgo, diretor do SAAE.

A equipe de campo do SAAE realizará um relatório de ocorrências, identificando os imóveis que estão despejando os resíduos de forma inadequada em vias públicas. “A própria população pode denunciar através dos canais de comunicação do SAAE, que estaremos realizando a vistoria e constatar realmente o que está acontecendo. Após confirmação desse tipo de ação, vamos mais uma vez entregar uma notificação para o cliente, que terá mais 10 dias de prazo.  Após isso, se o cliente não atender a notificação, ele será multado”, enfatiza o diretor.

Ele explica, ainda, que o valor da multa varia de acordo com o tamanho do imóvel. “Até 50 metros quadrados, o valor da multa é de 15 vezes a taxa de menos consumo. De 50 até 100 metros quadrados, o valor chega até 25 vezes a taxa de menor consumo. De 100 a 200, chega no valor de 50 vezes a taxa de menor consumo e acima de 200 metros quadrados, pode chegar até 100 vezes a taxa se menor consumo”, informa Assuéro Rêgo.

Através da fiscalização, o SAAE quer levar mais saúde proporcionar mais bem-estar a população oeirense. “O esgoto tem que ter um tratamento adequado, pois ele pode estar contaminado com diversas doenças. Esse esgoto, jogado em via pública, sem o tratamento certo, pode contaminar a fonte de abastecimento da cidade, umas vez que 100% da água consumida pelos oeirenses é através de poços”, finaliza. 

Fonte: Ascom

Prefeitura divulga os vencedores do Corso de Oeiras 2019

A Prefeitura de Oeiras divulgou nesta quinta-feira, 07, as fantasias vencedoras do Corso 2019. Realizado na última sexta-feira, 01, o evento contou com a participação de centenas de foliões oeirenses, que percorreram as principais ruas da cidade, desfilando alegria e criatividade.

Este ano, o evento foi realizado através de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Juventude, e o Bloquinho Corso Indoor, que promoveu uma festa privada, logo após o fim do percurso.

O Corso de Oeiras premiou as duas melhores fantasias que participaram do percurso – 1° lugar receberá um prêmio de R$ 400 e o 2° colocado uma premiação de R$ 300. As premiações serão depositadas nas contas bancárias dos vencedores.

As fantasias escolhidas pelos jurados como as melhores do Corso 2019 foram:

Primeiro lugar

Darth Vader e Darth Maul, personagens do filme Star Wars – Leonel Moura Soares e Ingryd Hariel da Silva Siqueira Barbosa

Segundo lugar

Raiden – personagem do game Mortal Kombat – Lucas Benjamim de Freitas Moura

Fonte: Ascom

Oeiras mobiliza população para o combate à violência sexual no Carnaval

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), por meio do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), e em parceria com o Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente estão realizando a ação pré- carnaval, intitulada “Ações que fazem a diferença”.

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Programa Criança Feliz e Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti) também são parceiros da iniciativa, que tem como objetivo mobilizar e sensibilizar a população oeirense sobre a prevenção e identificação das situações caracterizadas como violação aos direitos humanos e sociais, priorizando o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, vendas de bebidas alcoólicas para essa faixa etária e o trabalho infantil, que são algumas das situações que se intensificam nesse período.

A equipe do CREAS e Conselho Tutelar realizou divulgação da ação nas rádios da cidade, e as equipes do CREAS, Conselho Tutelar, Aepeti, CRAS I e II e do Programa Criança Feliz realizam uma panfletagem no cruzamento da Avenida Rui Barbosa com Santos Dumont, com o intuito de divulgar, orientar e distribuir materiais informativos e preservativos para a população.

Ascom

Prefeitura lança campanha de doação de livros para Biblioteca Municipal de Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, iniciou na manhã desta terça-feira, 26, a campanha ‘Doe livros - compartilhe histórias e conhecimentos’, para arrecadação de obras, com o objetivo de atualizar e ampliar o acervo da Biblioteca Municipal de Oeiras, que será inaugurada em maio.

A biblioteca pública funcionará no prédio do antigo Fórum Desembargador Cândido Martins, no Centro Histórico da cidade, e é uma iniciativa da Prefeitura de Oeiras para incentivar a democratização do acesso à leitura, resgatando a importância do contato com o livro e formação de novos leitores.

“Na parte superior do prédio funcionará a parte administrativa e o piso inferior será destinado para uma grande biblioteca e centro de leitura público, com cabines individuais para leitura, salas para trabalhos e leituras em grupos, sala para leitura infantil e uma grande área de acervo. Então, para que possamos ter um grande e diversificado acervo, estamos lançando esta campanha. A Prefeitura vai doar uma parte dos livros, já existe um acervo dessa biblioteca, mas precisamos avançar e aumentar o número de livros e queremos a participação pública. É uma campanha colaborativa, para que as pessoas possam se envolver com esse espaço, que é de todos”, explica Stefano Ferreira, secretário municipal de Cultura e Turismo.

As doações podem ser feitas na sede da biblioteca, no antigo Fórum Desembargador Cândido Martins, situado na Praça de Eventos, S/N, ou pelos Correios. Os interessados em colaborar poderão doar livros de literatura infantil, juvenil e adulta, além de revistas e gibis. Não serão aceitos livros didáticos. As obras devem estar em bom estado de conservação e farão parte do acervo da biblioteca. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico: [email protected].

O lançamento da campanha contou com a participação de representantes de instituições educacionais e culturais de Oeiras. “Em maio, faremos uma grande inauguração da Biblioteca, que será um espaço para promoção da leitura e da pesquisa”, finaliza Stefano Ferreira.

Ascom

Prefeitura de Oeiras lança Carnaval 2019 e anuncia apoio cultural a 15 blocos alternativos

Oeiras entrou oficialmente em clima de Carnaval. Contribuindo com a brincadeira do folião, a Prefeitura Municipal lançou nesta terça-feira, 26, o Carnaval e Corso 2019, anunciando apoio cultural a 15 blocos alternativos. O objetivo é incentivar a diversão carnavalesca em polos festivos, espalhados por vários bairros da cidade.

O lançamento aconteceu pela manhã no auditório da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e contou com a presença dos secretários municipais de Juventude, Heloísa Helena; Cultura e Turismo, Stefano Ferreira; Administração e Planejamento, Luiz Nunes; do gerente municipal de Meio Ambiente, Adriano Ferreira; de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Tutelar, Polícia Civil e dirigentes dos blocos de Carnaval.

Os blocos foram cadastrados pela Secretaria Municipal de Cultura e receberão da Prefeitura o apoio cultural de R$ 500, cada. O Carnaval tem início nesta sexta-feira, 1° de março, com o Corso, que este ano vai premiar as duas melhores fantasias – 1° lugar receberá um prêmio de R$ 400 e o 2° colocado uma premiação de R$ 300. A organização informa que a equipe escolhida para avaliar as fantasias ficará espalhada em três pontos estratégicos durante o percurso.

A concentração para o desfile começa às 18h, na Praça do Estádio. Às 20h30min, tem início o percurso pelas principais ruas da cidade. Este ano, o evento ocorre através de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Juventude, e o Bloquinho Corso Indoor, que realiza uma festa privada logo após o fim do percurso.

Além da folia dos blocos, a Prefeitura de Oeiras também apoia o circuito tradicional, com apresentações da Banda Frevo Oeirense e do grupo Sambamigos, no Passeio Leônidas Melo, nos dias 02, 03, 04 e 05 de março, a partir das 20h. No domingo e terça-feira de Carnaval, a folia também acontece no Mirante do Morro da Cruz, com apresentação do grupo Sambamigos a partir das 17h30min.

“A Prefeitura de Oeiras investe no patrocínio a todos os blocos, com projetos de incentivo que são trazidos aqui para a Secretaria Municipal de Cultura. Então, esse ano, são 15 blocos que vão receber o apoio cultural. Também teremos uma inovação: como forma de dinamizar essa nova estrutura turística da cidade, estaremos realizando a Tardinha do Mirante, no domingo e na terça-feira de Carnaval”, comenta Stefano Ferreira.

Blocos Carnavalescos com incentivo cultural da Prefeitura de Oeiras

Bloco Chega Junto

Escola de Samba – Os Foliões do Samba

Bloco Aki Gera

Bloco Recantão

Bloco Botequeando

Block’n’ Roll

Bloco A Gente Agita

Bloco Sónois

Bloco Turma do Funil

Blocos dos Amigos

Bloco do Beco da Bikanka

Amigos do Garçom

Bloquinho Corso de Oeiras – Corso Indoor

Joga o Barro na Parede

Bloco Gaiola das Loucas

Ascom

 

Posts anteriores