Cidadeverde.com

Homem é preso em Oeiras com arma, pedras de crack e lança perfume

Um homem identificado como Francisco das Chagas, popular Ceará, foi preso na cidade de Oeiras, a 313 quilômetros de Teresina, foi preso com 40 pedras de crack, um revolver calibre 22 e 80 vidros de lança perfume.

A ocorrência foi atendida pelo grupo tático do 4º Batalhão da Polícia Militar. O suspeito tem 21 anos e foi abordado nas imediações do Mercado Central da cidade. Francisco das Chagas foi autuado em flagrante acusado de tráfico de drogas. 

Em depoimento, o rapaz detido teria dito que não possui parentes na cidade. Ceará afirma que estava de passagem, gostou de Oeiras, e resolveu estabelecer moradia. Atualmente, ele residia no bairro conhecido como “Soizão”.

A suspeita da polícia é que Ceará estivesse comercializado drogas em diversos bairros da primeira capital do Piauí. Ele teria confessado que a arma que portava era utilizada para cobrar aqueles que o deviam.

Com informações de Mural da Vila
Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Oeirense morre eletrocutado na zona rural de Jaicós

Após sofrer uma descarga elétrica, o oeirense Atanael Carvalho, de 23 anos, morreu eletrocutado na manhã desta quarta feira (18) na localidade Tanque dos Batistas, zona rural do município de Jaicós. A vítima era funcionário da Control, empresa terceirizada que presta serviços à Eletrobras.


Ataneal Carvalho religava a energia de um posto de saúde quando sofreu a descarga.

Segundo relatos de testemunhas, o rapaz usava todos os equipamentos de segurança e foi atingido por uma rede de alta tensão que passa a menos de um metro do poste em que estava sendo executado o serviço.

Ao tocar acidentalmente o fio, Ataneal  Carvalho sofreu uma violenta descarga, que causou lesões no ombro direito e amputou o pé esquerdo. A vítima teve morte imediata. 

O fato aconteceu por volta das 10h40. Equipes da Eleltrobras e Control se deslocaram para o local  para realizar a perícia. Somente por volta do meio dia o corpo foi retirado do poste. 

A assessoria de imprensa da Eletrobrás- PI  informou ao cidadeverde.com que  as informações estão sendo apuradas e que uma nota de esclarecimento será emitida nesta sexta-feira (20). 

Com informações Folhadeoeiras
cidades@cidadeverde.com

Fornecimento de energia é suspenso em prédio públicos

Prédios e logradouros públicos de Oeiras estão com o fornecimento de energia suspenso há vários dias. Nesta terça-feira (17), o campeonato Interbairros, que aconteceria no estádio Gérson Campos,  foi interrompido devido ao problema.

O  Terminal Rodoviário, o Cine Teatro, a sede da prefeitura e secretarias municipais estão sem o serviço de energia. 

O prefeito Portela Sobrinho afirma que o débito acumulado é de administrações anteriores e que está buscando uma negociação junto a Eletrobrás para que este problema seja solucionado.

Para mais esclarecimentos sobre a suspensão do fornecimento da energia, o cidadeverde.com entrou em contato com chefe de gabinete, Ronaldo Sá, que confirmou a suspensão mas não soube precisar mais detalhes sobre o caso. O chefe de gabinete informou que o prefeito se encontra em viagem pelo interior do município. 

Com informações Muraldavila
cidades@cidadeverde.com

Estudante de Oeiras recebe medalha em Olimpíada de Física

O estudante do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Desembargador Pedro Sá, Marcos Paulo, foi agraciado com a medalha de bronze na II edição da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas públicas (OBFEP).


Apenas estudantes do Piauí, Bahia, Goiás, São Paulo, Mato Grosso e Maranhão participaram da segunda edição da Olimpíada Brasileira de Física.

A etapa nacional acontecerá em duas fases com provas teóricas e objetivas:  a primeira será realizada no dia 28 de agosto;  a segunda fase ocorrerá em 10 de novembro. 

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas visa a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular.

Destinado ao ensino médio e ao último ano do ensino fundamental a OBFEP conta com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) e o apoio do Ministério de Educação (MEC).

A solenidade de entrega de medalhas aconteceu na última sexta feira (13) em Teresina. Marcos Paulo é estudante do terceiro ano ensino médio do CEMTI Pedro Sá. O aluno teve como orientadora a professora de física, Joanilze Leal.


Com informações Mural da Vila
cidades@cidadeverde.com

Sem acordo entre MPE e Governo, Museu reformado segue fechado

O Ministério Público vai tentar até o início de maio um acordo para que o Governo do Piauí assuma a gestão do Museu de Arte Sacra de Oeiras, reinaugurado pelo próprio governador no final de janeiro e ainda fechado por falta de funcionários e seguranças que garantam a visitação ao público. Em audiência na semana passada, em Teresina, um parecer jurídico da Procuradoria Geral do Estado alegou impossibilidade por conta da lei de responsabilidade fiscal. 




O promotor Carlos Rubem Campos Reis já solicitou uma audiência com o procurador geral para o dia 7 de maio. Na conversa, ele tentará convencer juridicamente Kildere Ronne de que o convênio com a Diocese de Oeiras, dona do imóvel, já foi firmado com o Estado e precisa ser cumprido. O representante do Ministério Público estranha ainda que o Estado alegue tal impossibilidade três meses após o governador inaugurar a reforma feita através do programa Monumenta. 

Outra expectativa do promotor diz respeito ao empenho prometido pelo secretário estadual de Turismo, Sílvio Leite, e pelo presidente do Conselho Estadual de Cultura, Manoel Paulo Nunes. De acordo com Carlos Rubem, os dois demonstraram preocupação na reunião e se comprometeram a buscar alternativas. 

Hoje, o Museu só possui um vigia e um recepcionista. Preocupada com o acervo de valor inestimável guardado no local, a Diocese de Oeiras tem interesse em reformular o acordo com o Estado, mas não possui condições de, sozinha, bancar a reabertura do espaço. "A sociedade é que não aceita o fechamento, principalmente a perda cultural que isso representa", acrescenta o promotor. 

Caso não exista alternativa, o Ministério Público deve emitir recomendação ao Estado para cumprimento do antigo acordo. Do contrário, o mesmo será sucedido por uma ação civil pública para forçar o governo a cumprir a decisão.

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

TCE realiza em Oeiras Seminário de Controladores Sociais da Região

Teve início nesta segunda-feira, às 16h, o Seminário de Controladores Sociais da Região de Oeiras, que acontece no Campus Professor Possidônio Queiroz, da UESPI. O evento aconteceria no Cine Teatro Oeiras, mas teve seu local alterado devido o prédio do Teatro estar com a energia cortada.

O Seminário é aberto a população e as inscrições foram feitas no site do TCE.

Confira a programação:

Dia 16/04/12 - Segunda-feira:

16h - Abertura
17h - Conhecendo o Tribunal de Contas
17:40h - Principais falhas em Prestação de Contas (prazos de balancetes documentais e eletrônicos; Licitações Web e RH-WEB e Sistemas Eletrônicos)
19h - intervalo
19:30h - O Controle Social e o Ministério Público
20:30h - Infrações contra a Administração Pública e a Lei da FICHA LIMPA
21:30h - Debates
22:30h – Encerramento

Dia 17/04/12 - Terça-feira:

8:00h - Contas de Governo e Contas de Gestão ( competência do TCE e das Câmaras de Vereadores).
9:00h - Transparência Pública e a Controladoria Interna
10:00h - Controladores Sociais - ajudando os órgãos de fiscalização
10:30h - Intervalo
11:00h - Debatendo com Controladores Institucionais
13:00h – Encerramento

Mini-cursos 

• Aposentadoria do servidor público - 16/04 - 19:00 às 22:00h (noite)
• Licitações: uma visão geral - 17/04 - 8:00 às 11h (manhã)

Obs.: Os minicursos exigem conhecimentos gerais de administração pública

Fonte: Appm

Portela Sobrinho é destituído do diretório do PPS em Oeiras

Mesmo com direito a reeleição, o prefeito de Oeiras, Antônio Portela Sobrinho (PPS), não disputará o pleito municipal. Contrário à orientação do PPS, o atual gestor apoiará como pré-candidato, Lucano Sá (PSB). Com a decisão, Portela Sobrinho foi destituído do diretório do PPS no município.



Com a desistência das eleições municipais para prefeito, Portela Sobrinho perdeu a direção de seu partido em Oeiras. A executiva estadual da sigla alega que a mudança foi motivada por razões políticas e disciplinares.


No diretório do partido, assume Manoel Júnior, presidente do PPS em Oeiras. Segundo o prefeito uma mudança motivada por questões pessoais. “O deputado petista Assis Carvalho influenciou a direção estadual do partido a nomear o irmão, Manoel Júnior”, disse.


De acordo com Portela Sobrinho, sem o controle do PPS, o partido perde a consistência política no município. “Poderíamos eleger até dois vereadores, mas agora duvido que um seja eleito”, desabafa o prefeito.


Com informações de Elivaldo Barbosa

cidades@cidadeverde.com

Justiça determina desocupação do mercado público

A Justiça Federal no Piauí determinou nesta quinta -feira (12) a desocupação do prédio do Mercado Público de Oeiras (Mercado Velho) no prazo de trinta dias, sob pena de incidência de multa diária fixada em R$ 5 mil. 

                    Fotos: Mural da Vila

A imposição da multa foi estabelecida após descumprimento de acordo firmado em novembro de 2011. 

De acordo com a decisão do juiz federal, José Gutemberg de Barros Filho, os ocupantes deveriam ser transferidos do Mercado Velho para o Mercado de Frutas e Verduras, até trinta dias,  após a autorização do Governo do Estado para as obras de restauração, que devem ser concluídas no prazo de 180 dias.


De acordo com o prefeito Portela Sobrinho a desocupação do mercado está sendo viabilizada. “ Não transferimos ainda porque precisamos de um lugar adequado para transferir os feirantes que trabalham na parte interna. Os ocupantes não foram transferidos para o mercado de frutas e verduras pois este já se encontra ocupado. Não podemos colocar as pessoas na rua”, disse. 


Sobre a construção de um novo mercado, o prefeito ainda ressaltou que as obras estão em andamento e que a previsão de entrega é para julho ou agosto deste ano. “Estão sendo investidos cerca de R$ 6 milhões na obra que está sendo construída bem estruturada para um melhor funcionamento, com divisão nos mais diversos setores como frutas, verduras, cereais e outros”, finalizou o prefeito.


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Prefeito nomeia secretário da Juventude

O prefeito Portela Sobrinho, nomeou nesta quinta-feira (12), o secretário da Juventude de Oeiras. Nestor Júnior comandará a nova secretaria que tem como objetivo trabalhar políticas públicas voltadas para a juventude.

                     Foto: Mural da Vila

“Sou o primeiro secretário da Juventude da cidade de Oeiras, e tenho o propósito de fazer um bom trabalho, com ações sérias voltadas para nossos jovens", disse o secretário. 

Desde o mês de janeiro, quando o prefeito Portela Sobrinho exonerou todos os secretários, algumas pastas ainda permanecem sem seus titulares. Os próximos secretários a serem nomeados deverão ser o de esporte e o de cultura.


Fonte: Mural da Vila

Oeiras seleciona professores para Projovem Urbano 2012

Começaram na última terça-feira (10), na sede da 8ªGRE em Oeiras, as entrevistas do processo seletivo dos professores do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano 2012. As entrevistas estão sendo feitas pelas representantes da Secretaria da Educação e Cultura do Piauí (SEDUC), Maria Aparecida F. da Silva Rocha e Cira Guedes Rodrigues Costa, e também contam com a participação da coordenadora pedagógica Edna de Sousa Guedes.


O Projovem 2012 está selecionando 50 professores em processo seletivo simplificado. A gerente  regional Marineide Soares, explica que até o final do processo será formada a equipe que vai receber um curso de capacitação e orientação de como devem fazer o monitoramento das aulas, além do material pedagógico para elas. “Essas pessoas vão participar de um projeto completo, e vão ajudar a preparar os jovens de 18 a 29 anos para o mercado de trabalho”, destaca a gerente. 

Fonte: Mural da Vila

Posts anteriores