Cidadeverde.com

Governador entrega máquina e kits de irrigação durante Expoeiras

O governador Wilson Martins acompanhado do secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Rubem Martins, e do prefeito de Oeiras, Lukano Sá, entregou um trator para associação de pequenos agricultores e kits de irrigação para 45 famílias, neste fim de semana, na Feira de Exposição Agropecuária de Oeiras (Expoeiras). 

                              Fotos: Francisco Leal

Os kits são oriundos de parceria do Governo, por meio da SDR, a Codevasf e a prefeitura, e beneficiam famílias das comunidades rurais Alagoinha e Carnaubinha. O governador e o prefeito de Oeiras assinaram ainda a licitação para estruturação e reforma da escola agrícola de Oeiras onde funcionará um centro de treinamento para capacitação de agricultores. O valor da obra está orçado em R$ 1.700 milhão.

"A Expoeiras é mais que uma feira agropecuária tradicional, é a exposição dos resultados das políticas agrícolas de sucesso do governo. Fico feliz em ver em exposição os resultados dos kits de irrigação, parte do programa de agricultura familiar de nosso governo. São coentro, melancia, milho, feijão produzidos por pequenos agricultores que receberam treinamento e tecnologia de ponta para irrigação”, destacou o governador.

O secretário Rubem Martins destacou que o governo tem dado apoio logístico, técnico e financeiro a todos os eventos agropecuários no estado. “Feiras agropecuárias, como a Expoeiras, são importantes eventos para trocas de experiências. Oeiras tem demonstrado com muita força a retomada da pecuária e estamos trabalhando na capacitação de pequenos agricultores da região com vários cursos e treinamento”, comenta.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Wilson Martins visita obras do Memorial 24 de Janeiro

O governador Wilson Martins visitou nas obras do Memorial 24 de Janeiro que irá reunir documentos relacionados à história da Independência do Piauí. Além de monumento ao visconde da Parnaíba, haverá uma praça e um obelisco de 22 metros. A obra está orçada em R$ 1,184 milhão e deve ser inaugurada em  2014. 

Em 24 de janeiro de 1823, em Oeiras, capital da província, Manuel de Sousa Martins, mais tarde o visconde da Parnaíba, declarou a adesão do Piauí à Independência do Brasil e assumiu a presidência da junta de governo do Piauí.

                           Foto:Francisco Leal
Governador em visita a construção do Memorial 24 de Janeiro, em Oeiras

“Nesse contexto da cidade histórica de Oeiras, por ter sido a primeira capital do Piauí, estamos erguendo um memorial ao 24 de janeiro de 1823. No espaço haverá um monumento a Manuel de Sousa Martins, figura central no processo da proclamação da Independência do Piauí de Portugal, mas sobretudo homenagem a homens e mulheres que construíram a independência do estado”, comentou Wilson Martins.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Vereador cobra implantação de lombadas eletrônicas em trecho da BR-230

O vereador Adalberon Mores (PMDB) cobrou, em sessão da Câmara de Oeiras, medidas para redução do número de acidentes de trânsito na avenida Transamazônica, BR- 230, em Oeiras. 

                           Foto: Folhadeoeiras

Segundo o vereador, há necessidade da instalação de lombadas eletrônicas no trecho da avenida Transamazônica entre o Fomento e o Barrocão. O local compreende a maioria dos  acidentes com vitimas fatais no município.

"É necessária a união de forças entre o município de Oeiras e o Governo do Estado do Piauí para cobrar junto ao DNIT a instalação dos aparelhos eletrônicos. Este tipo de trabalho já foi realizado com sucesso em alguns municípios do Piauí como é o caso da cidade de Ipiranga", destaca o vereador.


Com informações Folhadeoeiras
cidades@cidadeverde.com

Expoeiras começa nesta quinta-feira; confira programação completa

A Expoeiras em sua primeira edição fará parte das festividades do Dia do Vaqueiro em Oeiras. A exposição Agropecuária vai oferecer mini-cursos, workshop, oportunidade de negócios e atrações musicais. O evento é realizado pela Prefeitura de Oeiras em parceria com o Governo do Estado, através da SDR-PI e conta ainda com Governo Federal, através da CODEVASF e da Caixa Econômica Federal, ACRIMEC (Associação dos Criadores do Médio Canindé), além de diversos patrocinadores privados de todo estado e região. 


O principal objetivo da EXPOEIRAS é criar oportunidades de negócios entre empresas e pequenos produtores, fazendo a economia do Município crescer, gerando emprego e renda para o homem do campo oeirense.

A EXPOEIRAS aguarda mais de 40 mil visitantes e funcionará como uma enorme feira de exposição, com grandes espaços reservados para a exposição de espécimes de raças bovinas, caprinas e animais de grande porte. A estrutura do evento contará com estandes para os Bancos, que atenderão quem busca qualquer tipo de financiamento no setor; pequenos auditórios montados para a realização de palestras e workshops da área; arena para exposição de kits de irrigação, feno, demonstração de silagem, exposição de piscicultura e ovinocaprinocultura e demais atividades das Secretarias dos municípios que estarão expondo as potencialidades do município em cada área.

Confira a programação completa da EXPOEIRAS em: www.facebook.com/lukanosaoeiras

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Escola Técnica do SUS capacita instrutores para atuar no Sul do Estado

A Escola Técnica do SUS (Etsus) realiza, nesta segunda-feira (27), nos turnos da manhã e tarde, na sua sede, localizada no Centro Estadual de Ensino Profissional em Saúde (Premen Sul), Capacitação Técnico-Pedagógica para 40 instrutores que serão responsáveis por ministrar Curso Técnico de Vigilância em Saúde destinado a servidores da rede pública de saúde, lotados nos territórios do Vale do Canindé, em Oeiras; Vale do Rio Guaribas, em Bom Jesus, e Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, todos no Sul do Estado.


De acordo com a coordenadora da Etsus, Maria Alzenir da Silva Gomes Araújo, os instrutores que participam da capacitação passaram por teste seletivo de provas e títulos em abril. Entre os selecionados estão enfermeiros, nutricionistas, biomédicos, biólogos, psicólogos e muitos outros profissionais em saúde. “O objetivo da capacitação desta segunda é orientar os instrutores sobre as técnicas pedagógicas que serão necessárias junto ao público-alvo do Curso de Vigilância Sanitária que são servidores da rede pública de saúde que estão há muito tempo trabalhando e precisam de aperfeiçoamento”, explica a coordenadora.

Os 40 instrutores serão responsáveis por ir até o município-sede de cada território onde as aulas ocorrerão aos fins de semana (sexta e sábado). O Curso de Vigilância Sanitária terá duração de 24 meses.

Segundo Maria Alzenir, os cursos oferecidos pela Etsus acontecem de acordo com a demanda de cada região do Estado, despertando uma resposta imediata da população atendida. “O que ouvimos, após o início dos cursos, é uma resposta positiva da população. Eles chegam aos postos e afirmam que o atendimento está melhor e é isso que queremos”, afirma.

A Etsus vem capacitando, anualmente, cerca de 2.300 servidores da rede municipal e estadual de todo o Piauí. A escola é resultado da parceria entre as secretarias estaduais da Educação (Seduc) e Saúde (Sesapi) e conta com apoio do Ministério da Saúde.

Da Editoria de Cidades
cidades@Cidadeverde.com

Animais morrem eletrocutados após queda de fio de alta tensão

Cães morreram eletrocutados após um fio de alta tensão cair no bairro Rosário, município de Oeiras, neste fim de semana. O acidente aconteceu após um forte temporal que deixou moradores assustados com a queda do fio energizado e risco de morte de pessoas que transitavam pela via.


                             Fotos: Portalfolhadeoeiras

Populares interditaram a rua com cadeiras e pedaços de madeira para evitar o trânsito no local. Equipes da Eletrobras foram acionadas para resolver o problema que, horas após ser corrigido, voltou a reincidir culminando novamente com a queda do fio. 


"Na mesma noite, já por volta das 22h, ficamos assustados com barulho e com o fogo provocado pelo fio elétrico que voltou a cair e ficou novamente exposto na rua", relatam moradores. 

A área foi isolada pela Polícia Militar até a chegada, novamente, de técnicos da Eletrobras. A normalização do fornecimento de energia e recuperação da rede elétrica da rua sete de setembro só foi concluído na madrugada deste domingo (26).


Com informações Folhadeoeiras
cidades@cidadeverde.com

Galeria cede e caminhão carregado de cerâmica tomba

Uma carreta carregada de cerâmica tombou na noite desta quarta feira (22) no centro de Oeiras. O condutor fazia uma manobra quando caiu em um buraco que se abriu na galeria por não resistir ao peso do veículo.

                           Fotos: Folhadeoeiras


Com o incidente, o carro ficou preso no buraco e parte da via ficou interditada por algumas horas. O motorista identificado como Paulo Roberto não teve ferimentos.  



Com informações Folhadeoeiras
cidades@cidadeverde.com

Evento de Hip Hop movimenta Oeiras neste fim de semana

Neste sábado (18), a cidade de Oeiras foi palco da 1ª Batalha do Mocha. O evento teve início  às 8h da manhã, na Praça do Estádio Municipal Gerson Campos, onde logo em seguida os participantes se deslocaram para o Centro de Convenções de Oeiras, onde participaram de oficinas e workshops com o grafiteiro Ted Hep da cidade de Picos, com a participação do grupo Hip Hop Zumbi Kings  e  Crews.


Organizado pela Coordenadoria Estadual da Juventude, em parceria com a Prefeitura Municipal de Oeiras, através da Secretária Municipal de Juventude, o evento contou com cerca de 500 inscritos. “Fico muito feliz pela grande representatividade do seguimento hip hop na cidade de Oeiras, e que também como jovem pretendo contribuir para o protagonismo juvenil nos diversos seguimentos”, assegura Lukano Sá, prefeito de Oeiras.

A Batalha do Mocha distribuiu 4 mil reais em prêmios, divididos em cinco colocações, onde o primeiro ganhou R$ 2.000,00, o segundo R$ 1.000,00, o terceiro 500,00, o quarto R$ 300,00 e o último colocado R$ 200,00. Tinham competidores de todas as regiões vizinhas, inclusive dos estados do Maranhão e Bahia - os primeiros e segundos colocados eram representantes do Estado do Maranhão.

Santiago Francisco, apresentador do evento, representante do movimento Hip Hop no município de Oeiras, fez a entrega das premiações dos primeiros colocados. "Fico muito honrado pela oportunidade de fazer essa grande premiação e agradeço pelo incentivo e espaço, e já nos colocamos a disposição para o próximo ano na segunda edição da Batalha do Mocha", comenta.

O objetivo da programação foi de fomentar ações culturais e políticas públicas destinadas ao seguimento hip hop, no município de Oeiras, visando disseminar ações  como essas entre os jovens.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Justiça eleitoral convoca eleitores de Oeiras para fazer recadastramento biométrico

Os eleitores de Oeiras, devem comparecer ao Cartório Eleitoral da 5ª Zona para fazer o recadastramento biométrico. O recadastramento, que acontece desde o dia 03/03/13 segue até o dia 08/03/2014.

Para fazer o recadastramento o eleitor deve comparecer no mês de seu aniversário, no Cartório situado na Avenida Antônio de Alencar Freitas, nº 856, bairro Oeiras Nova, com o documento original e cópia do título de eleitor, comprovante de endereço e documento de identidade com foto. O atendimento acontece de 08h às 18h em dias úteis e de 08h às 12h, aos sábados.

O recadastramento Biométrico é um processo que procura cadastrar todos os eleitores brasileiros fazendo uso das suas impressões digitais, a fim de conferir mais segurança aos pleitos eleitorais, impedindo que uma pessoa tente se passar por outra no momento da votação, além de reduzir consideravelmente o tempo da votação.

Quem não comparecer ao cartório para fazer o recadastramento terá o Título Eleitoral cancelado. Este ano, 21.899 eleitores piauienses tiveram seus títulos cancelados.


Fonte: Folha de Oeiras

Ministério Público realiza reunião para discutir organização do trânsito em Oeiras

As Promotorias de Justiça de Oeiras realizaram na manhã de hoje (13) de maio, reunião para discutir a organização do trânsito na cidade. 


Estiveram presentes os Promotores de Justiça Flávia Gomes Cordeiro de Castro, João Batista de Castro Filho e Carlos Rubem Campos Reis, além do Prefeito Municipal, o Presidente da Câmara Municipal, o Comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar, o Delegado da Polícia Civil, a Presidente e a Vice Presidente da OAB/Oeiras e o Procurador Geral do Município de Oeiras.

O prefeito Lukano Sá se comprometeu a melhorar a sinalização da cidade, tanto no sentido horizontal como vertical, e também a enviar projeto à Câmara de Vereadores solicitando a celebração de um convênio com a Polícia Militar a fim de se formar um batalhão de trânsito.
 
Uma nova reunião será realizada no dia 11 de junho de 2013, quando a prefeitura apresentará um projeto de educação para o trânsito. Para tanto, contará com a parceria do Ministério Público, Polícia Militar, Polícia civil, OAB que ajudarão a construir o cronograma de execução. "Todos os parceiros se comprometeram a trabalhar e a contribuir para a campanha de trânsito a ser desenvolvida na cidade", ressaltou a promotora Flávia Castro.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores