Cidadeverde.com

B.Sá retoma controle do PPS de Oeiras

O grupo político do ex-prefeito B.Sá retomou, nesta terça feira (19), o controle do PPS de Oeiras. No último mês de março, a direção estadual do PPS, partido ao qual é filiado Portela Sobrinho, retirou  o controle do atual prefeito e nomeou uma comissão provisória, presidida por Manoel Leal Júnior, apoiado pelo deputado federal Assis Carvalho (PT).

Os filiados ao partido que não concordaram com a decisão da executiva estadual, entregaram um documento a executiva nacional do PPS que devolveu o partido ao grupo que o comandava antes da “nova diretoria”.

“Fizemos um documento e apelamos a executiva nacional do partido que reintegrou o PPS ao comando” disse Junior Sá, coordenador político da coligação que envolve o PPS e PSB.


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Folhadeoeiras

Prefeito de Oeiras confirma Abmael Soares como vice de Lukano Sá

O prefeito Portela Sobrinho confirmou o nome do médico neurologista, Abmael Soares (PSDB) como vice da coligação do pré-candidato Lukano Sá (PSB)

De acordo com o prefeito, Soares deve se reunir com outros membros do grupo, com a finalidade de traçar estratégias para a campanha, que segundo as previsões do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deve iniciar no dia 6 de julho.

A homologação das candidaturas acontece no próximo dia 28 de junho, na convenção partidária.


Com informações Muraldavila


Partidos começam a definir dia das convenções para as eleições 2012

Com a chegada do período permitido pela Justiça Eleitoral para a realização  das convenções os partidos políticos começam a definir o dia em que os eventos serão realizadas em Oeiras.

A primeira convenção será a do PT que deverá ser realizada no dia 23 de Junho, a partir das 16h no BNB Club de Oeiras e deverá homologar a candidatura de Edmilson Carvalho a prefeito.

Já o PSB que deverá lançar Lukano Sá, como candidato a prefeito, realizará a sua convenção no dia 28 de Junho no B. Maroca, a partir das 17h.

O PMDB, que deverá lançar a candidatura de Tapety Neto ainda não definiu o dia da sua convenção, o que deverá ocorrer somente no início da próxima semana.

Ainda não foram divulgadas as datas das convenções do PR e do PSol.

Em relação ao PT, Deri Gonzaga, ainda como presidente, havia marcado uma convenção para esta sext-feira, 15. Todavia uma ordem judicial deferida pelo Juiz da Comarca de Oeiras, Dr. Leandro Emidio Lima e Silva Ferreira, cancelou o evento.

O presidente da Câmara de Vereadores de Oeiras, Deri Gonzaga, explica que o mandato de segurança foi de iniciativa da vereadora Fortunata Fontes. “Iremos acatar o cumprimento desta liminar deferida pelo juiz da comarca de Oeiras, que acatou o mandato de segurança pedido pela vereadora Fortunata Fontes, contestando a validade da convenção".

O motivo do pedido de mandado de segurança é o fato de que a suspensão da filiação do vereador Deri Gonzaga do Partido dos Trabalhadores .

Fonte: Mural da Vila

Presidente do PT tem filiação suspensa por violar instâncias partidárias

A executiva municipal do PT de Oeiras decidiu pela suspensão da filiação do presidente da sigla e presidente da Câmara Municipal, vereador Deri Gonzaga. A decisão foi tomada em reunião na noite da última quarta-feira (13).

De acordo com um dos membros da executiva, professor Manuel Cesário, a decisão fixou a suspensão em 60 dias, por entender que o vereador Deri Gonzaga violou as instâncias partidárias ao convocar sozinho uma convenção municipal do partido sem a consonância dos demais membros.

“Havia a denuncia de violação da disciplina do partido, como também pedido formal de suspensão da filiação do vereador Deri Gonzaga por um dos nossos filiados. Dos sete membros da executiva municipal, cinco estavam presentes, acataram a denúncia e votaram pela suspensão do filiado enquanto perdura a acusação de violação pertinente a disciplina do partido”, explicou Cesar.

A partir da decisão de ontem, o PT de Oeiras fica sendo dirigido pelo secretário geral da executiva municipal, Nelson Santana Lima Júnior.

Deri Gonzaga pode recorrer

A decisão da suspensão da filiação do vereador Deri Gonzaga pela executiva do PT de Oeiras é passiva de defesa. O vereador tem o prazo de dez dias para apresentar sua defesa.

Filiado ao partido há nove anos, Deri Gonzaga defende a coligação do PT com o PSB e a pré-candidatura de Lukano Sá. Esta alternativa, segundo ele, seria uma maneira mais segura de eleger três vereadores no município, além do vice-prefeito.

Fonte: Folha de Oeiras

Marcelo Freitas nega coligações para disputa eleitoral

Pré- candidato nas eleições municipais a prefeitura de Oeiras, Marcelo Freitas (PR), negou que o seu partido já tenha firmado aliança com qualquer sigla partidária. 

Presidente do PR e ex vice-prefeito no município, Freitas disse que a pesar das especulações ainda não há nada definido. 


“Nessa fase da campanha há muita especulação e existe muita notícia plantada. Se o partido compor com outra sigla é indicando a cabeça da chapa e deixando a vaga de vice para ser ocupada”, declarou Freitas.

Em entrevista ao cidade.verde.com, o pré-candidato revelou que nesta segunda-feira (10) está em conversa com lideranças partidárias. 


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com) 
Com informações Folha de Oeiras
gracianesousa@cidadeverde.com

Escolas discutem na IV Conferência Sobre o Meio Ambiente de Oeiras

Com o tema “Políticas públicas Ambientais em Oeiras”, a IV Conferência Sobre o Meio Ambiente foi realizada no município de Oeiras nesta terça (5).O evento aconteceu durante sessão plenária da Câmara de vereadores de Oeiras, no auditório da escola que foi transformado no plenário do legislativo municipal. O Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Desembargador Pedro Sá organizou o evento. Os alunos foram envolvidos na edição da conferência, dentre as quais o desenvolvimento de ações que tratam da conservação ambiental obtiveram destaque.


Os educadores do CEMTI Pedro Sá relatam que a ideia de realizar uma sessão ordinária da Câmara nas dependências da escola serviu para que os alunos pudessem ver as propostas que os poderes executivo e legislativo municipal já apresentaram para melhorar a qualidade de vida da população oeirense.

Temas pertinentes como saneamento básico, lixo, esgotos, galerias a céu aberto, lixão, riacho mocha, rio Canindé entre outros foram abordados por estudantes e vereadores durante a sessão.


A IV Conferência se consagrou como sendo o único grande evento que reflete sobre as questões ambientais no município, já que mais de trezentos alunos - de vinte cidades do sul do Estado -  participaram.

Planejamento

Durante as semanas que antecederam a IV Conferência Cemti sobre o Meio Ambiente, os alunos da escola pesquisaram sobre a questão das políticas públicas ambientais em âmbito global, no Piauí, no Brasil e em especial na cidade de Oeiras para depois produzirem textos dissertativos sobre a complexidade de problemas ambientais no município de Oeiras.

Os melhores textos foram premiados com certificação. De acordo com o coordenador da Conferência professor, Emanuel Vital, os participantes desta IV Conferência são em sua maioria estudantes. Os idealizadores desse Fórum veem o projeto como uma forma de já estarem preparando os ambientalistas do futuro.

Vice - prefeito Marcelo Freitas confirma pré-candidatura a prefeito de Oeiras

Após um período em silêncio, o vice-prefeito de Oeiras, Marcelo Freitas, confirmou que será candidato a prefeito de Oeiras nas próximas eleições.

O vice-prefeito afirmou que está em fase final de elaboração do seu plano de governo e que tem conversado com outros partidos, no sentido de formalizar alianças. 


“Tenho conversado com os outros partidos e seu eu não conseguir uma aliança sairemos com chapa pura. Já estamos construindo nosso plano de governo, onde vamos priorizar a geração de emprego no município”, afirmou.

Marcelo Freitas acrescentou que a direção estadual do seu partido, o PR, está cobrando o fortalecimento na sigla no interior. “Há uma disposição minha, acho que é o momento. A determinação é que a gente fique sempre com candidatura própria. Temos que ver, sentar e conversar com outros partidos para que tenhamos uma chapa forte e competitiva. Entendo que é uma luta muito dura, mas estamos dispostos a encarar isso", completou Marcelo Freitas.


Fonte: Mural da Vila

Secretaria de Educação divulga lista de professores substitutos para Oeiras

A Secretaria de Educação  do Piauí(SEDUC), através da 8ª GRE?(Gerência Regional de Educação), convoca os professores aprovados na 3ª chamada para Professores Substitutos a comparecer à 8ª Gerência, localizada na Avenida José Tapety, 334, centro de Oeiras, a partir das 7:30h às 13:30h, independente da aceitação ou não do cargo a ser ocupado.

Confira a lista dos convocados:

Polivalência

1 Luiza Cortez de Araújo Costa 
2 Gleginalda Maria Brito de Matos 
3 Marlynete Pereira de Oliveira 
4 Marta Romão Batista 
5 Jacira Marlene de Sousa 
6 Helton Klebert Cardeal Marinho 
7 Girleide Fonseca Pereira 
8 Jovelina Neta da Silva Estevão Barbosa 
9 Luiz Marques de Sousa Junior 
10 Maria de Fátima da Silva Rosa 

Letras/Português

1 Lusilene Lura Feitosa 
2 Thasmânia Régia Alves Ribero 
3 Cícera Maria da Silva Brandão 
4 Maria do Espírito Santo Costa 
5 Sandra Maria da Silva Sousa 
6 Natalícia Silva Pereira 
7 Maria da Guia Barbosa de Oliveira

Fonte: Mural da Vila

Quatro pré- candidatos movimentam as eleições em Oeiras

Quatro partidos políticos se movimentam em torno de lançar nomes para disputar a prefeitura municipal de Oeiras. Estão confirmados como pré candidatos , Lukano Sá (PSB), Edmilson Carvalho(PT), Carlos Oliveira (Carlão) (PSOL) e o ex-prefeito Tapety Neto (PMDB).

A novidade nessas candidaturas está por conta do PSOL e PT. O O Partido Socialista e Liberdade lança candidatura em Oeiras pela primeira vez . O Partido dos Trabalhadores já teve candidatos em outras oportunidades, porém, sem sucesso. Este ano confirmam mais uma vez candidatura própria.

As candidaturas do PMDB e do PSB fazem parte da tradicional disputa existente em Oeiras. Tapety Neto (PMDB) foi prefeito por dois mandatos entre 1996 e 2002. Agora se confirmado concorre pela terceira vez a prefeitura de Oeiras.

Lukano Sá foi candidato a prefeito em Oeiras em 2008 mas teve o registro de candidatura cassado pela justiça eleitoral e agora retorna pela segunda vez como pré candidato pelo PSB de Oeiras.

Caso as pré candidaturas se confirmem,  a população terá pela primeira vez uma disputa entre quatro candidatos a prefeito na primeira capital.


Com informações Folhadeoeiras

Mercado Público de Oeiras está 45% das obras concluídas

O mercado público de Oeiras está com 45% das obras concluídas. Para organizar o comércio ambulante da cidade, o novo mercado público contará com três prédios e deverá ser entrega no início do segundo semestre deste ano. 

A obra, que foi paralisada em dezembro de 2010, foi retomada em fevereiro deste ano, pela Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra).


O mercado de Oeiras terá 13.254 m² de área construída, sendo um dos maiores mercados públicos do Piauí. Para o engenheiro responsável pela construção, Hélder Borba, a obra deve modificar a imagem do centro da cidade. “Quem conhece bem o centro de Oeiras sabe que o mercado a céu aberto prejudica bastante a visão do município, principalmente a parte arquitetônica da primeira capital do Estado”, disse.

 “A obra deve receber em torno de 400 profissionais que vão ter um espaço arejado e seguro para trabalhar. Além disso, o mercado público de Oeiras vai contar com pátios e estacionamentos para garantir o conforto dos clientes. Haverá espaços diferenciados para frutas e verduras, outro para lojas de confecções e um terceiro para os vendedores ambulantes”, afirmou Castro Neto, secretário da Infraestrutura.

A obra que custa cerca de R$ 7 milhões tem  previsão de entrega para os meses de julho ou agosto deste ano. 


Com informações Folhadeoeiras

Posts anteriores