Cidadeverde.com

Projeto "Fique sabendo" realiza mais de 200 testes de DST's

A Coordenação de Doenças Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria de Saúde do Piauí, realiza mais uma etapa do Projeto Fique Sabendo, voltada para a realização de testes de aids, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da realização do exame. Em Oeiras, mais de 200 testes já foram realizados e a equipe ficará no município até esta sexta-feira (08). 


“Estamos com cinco técnicos da Sesapi, além dos profissionais da própria cidade. A adesão da população está muito grande. Criaram até o bloco da prevenção para este carnaval”, afirma Karina Amorim.

No estado do Piauí, de 1986 até 2011 foram notificados 4.782 casos na população em geral. Destes, 3.201 (66,9%) são residentes no Piauí, os demais casos - 1.581 (33,1%) são provenientes de outros estados, tais como: Maranhão, Pará, Tocantins, dentre outros. A incidência de Aids no Piauí em 2011 foi de 8,5 casos por 100.000 habitantes. No total foram 266 notificações.

Ao longo do tempo a Aids vem predominando na população masculina. Foram 2.258 casos (70,5%). Já na feminina esse número é de 943 (29,5%). No ano de 2011 foram 190 casos de Aids em homens e 76 em mulheres.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

8ª GRE realiza formação do Sistema de Gestão em Oeiras

A Secretaria de Estado da Educação e Cultura, através da 8ª Gerência Regional de Educação, iniciou nesta segunda (04) a formação do Sistema de Gestão Educacional do Piauí (SISGEPI), com secretários e técnicos das escolas estaduais. O curso acontece no laboratório de informática da Unidade Escolar Nogueira Tapety, em Oeiras.


O encontro teve como objetivo orientar e informar sobre os trabalhos a serem realizados no novo Banco de Dados do Estado do Piauí, alimentado através do SISGEPI.

Além dos técnicos e secretários escolares, também participaram técnicos da 8ª GRE e a gerente regional, Marineide Soares, que ressaltou sobre a importância dos trabalhos que os secretários realizam nas escolas.

"Um trabalho organizado a partir de um banco de dados rico é essencial para o apoio a uma educação de qualidade", ressalta a gerente.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Nova diretoria da Subseção de Oeiras toma posse nesta quinta-feira

A Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí, realiza a última solenidade de posse das novas diretorias das Subseções da instituição, eleitas no último novembro. Os dirigentes da OAB-PI, Subseção de Oeiras, serão empossados nesta quinta-feira (7), às 19 horas, no Cine Teatro do Município.
 
Em Oeiras, assume a presidência a advogada Leidiane Mara da Silva Ferraz em conjunto com a vice-presidente Sânia Mary Mendes Mesquita de Sousa Santos. A secretária geral Rosa Maria Barbosa de Meneses e a secretária geral adjunta Fabiana Mendes de Carvalho Barbosa da Cruz também integram a equipe ao lado do tesoureiro Antônio Florêncio Leal.
 
A nova diretoria tem como metas principais a construção da sede da Subseção e a luta pela instalação da 2ª Vara da Justiça Comum do Município. De acordo com a presidente Leidiane Ferraz, a equipe priorizará, ainda, projetos voltados para os advogados em início de carreira, a exemplo da oferta de cursos de aperfeiçoamento na Subseção.
 
Durante o mês de janeiro outras nove diretorias assumiram as entidades representativas da OAB-PI no interior do Estado. Os advogados de Valença, Picos, Água Branca, Floriano, Piripiri e Parnaíba, além de Bom Jesus, São Raimundo Nonato e Corrente, contam agora com novos dirigentes. 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Produtores do Futuro dá os primeiros frutos em Oeiras

O Programa de Investimentos em Florestas (FIP, sigla em inglês), ação internacional de apoio à gestão sustentável de florestas, está investindo US$ 32 milhões em financiamento para o Programa de Redução do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado Brasileiro, uma iniciativa de cooperação internacional entre os governos brasileiro e britânico, para apoiar a implementação de projetos de regularização ambiental nos estados onde ocorre Bioma Cerrado.


O objetivo do Governo Federal é justamente, fortalecer a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que incentiva e fomenta o cumprimento da legislação florestal e ambiental, principalmente, no que se refere à manutenção das áreas de preservação permanente e de reservas legais.

O Estado do Piauí, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), já está concluindo as etapas que darão início ao cadastramento, dentre elas, o desenvolvimento do sistema eletrônico do CAR e as campanhas de mobilização junto aos municípios alvos.

O CAR nos estados e municípios do Cerrado dá escala às ações que reduzem o desmatamento, a degradação florestal e, por consequência, as emissões de gases de efeito estufa. “A meta geral do programa é cadastrar pelo menos 80% das propriedades rurais do Estado, sendo que para os próximos 4 anos estabeleceu algumas metas, dentre elas a realização do cadastro em propriedades com área de até 100 ha nos 6 municípios da lista do PPCerrados (Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado) e nos 16 municípios das antigas fazendas estaduais”, informa o superintendente de Meio Ambiente da Semar, Carlos Moura Fé.

O superintendente explica, ainda, que o CAR é um instrumento para ser aplicado em todos os Estados, ou seja, atender a cada um dos municípios. Porém, o Projeto de Redução do Desmatamento e das Queimadas que será financiado com parte dos recursos doados pelo Governo do Reino Unido ao Fundo Fiduciário de Mitigação das Mudanças Climáticas no Cerrado Brasileiro, irá atender seis municípios no Piauí. Através deste projeto, o Estado receberá de doação o equivalente a US$ 4,4 milhões do Fundo Fiduciário. “A execução das ações ficarão a cargo de uma organização não-governamental sem fins lucrativo, sob a coordenação da Semar”, ressalta Moura Fé.

Os seis municípios piauienses fazem parte da lista estabelecida pelo Ministério do Meio Ambiente de um total 52 municípios prioritários para o monitoramento e controle do desmatamento ilegal, ordenamento territorial e incentivo às atividades econômicas ambientalmente sustentáveis, bem como manutenção de áreas nativas e recuperação de áreas degradadas no Cerrado. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, um município para ser considerado prioritário deve ter atingido um desmatamento acima de 25 km², entre os anos de 2009 e 2010. E possuir área de remanescente de vegetação natural superior a 20% de seu território.

Todos os municípios piauienses estão localizados na região Sul: Baixa Grande do Ribeiro, Currais, Palmeira do Piauí, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomenta e Uruçuí. A área total dos seis municípios equivale a 30.664 km², sendo 23.217 km² (75%) correspondentes a remanescentes de vegetação nativa de Cerrado. Segundo o Censo Demográfico de 2010, os seis municípios possuem 52.673 habitantes. De um lado, a região concentra índices elevados de extrema pobreza rural, isto é, uma média de 36% da população residente na zona rural sobrevive com até 1/8 do salário mínimo.

De acordo com o secretário Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira, é importante enfatizar que a região Sul do Estado do Piauí tem se destacado como uma grande fronteira agrícola do País, atraindo imigrantes de estados como Rio Grande do Sul e Paraná devido aos preços atrativos e qualidades das terras piauienses para o cultivo de grãos, a exemplo da soja e do milho.

Em 2011, a Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí publicou um Boletim Analítico Anual destacando o crescimento da agricultura no Estado, aumento de 55,71% em relação ao ano anterior (2010), atingindo 2.151.163 toneladas. Entre os principais cultivos da região, destacam-se a soja e o milho com áreas plantadas de 383.618 ha e 349.584 ha, respectivamente.

“A maioria dos municípios prioritários para o combate ao desmatamento no Sul piauiense ainda possui grande parte do seu território com remanescentes de vegetação nativa. No entanto, a conversão dessas áreas em monoculturas de grãos e oleaginosas com alto valor econômico para as exportações brasileiras representa uma forte ameaça à conservação do Cerrado, dos serviços ambientais a ele relacionados e da qualidade de vida da população humana que nele habita”, destaca o secretário Dalton Macambira.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura de Oeiras lança programação do "Carnaval de Verdade"; confira

A Prefeitura Municipal de Oeiras, através da Secretaria de Cultura, divulgou nesta quarta-feira, 30, a programação oficial do Carnaval 2013 em Oeiras.


O carnaval de Oeiras 2013 acontecerá no Circuito Centro Histórico intitulado de “Carnaval de Verdade”, dando destaque para as marchinhas carnavalescas, blocos de rua com foliões fantasiados, carnaval para crianças e carnaval da terceira idade. 

Previsto para ter início às 17h com animação dos músicos da Terra, chegada do bloco tradicional Joga o Barro na Parede e participação dos blocos alternativos que arrastarão seus foliões até a Praça de Eventos a partir das 22h, onde farão a festa no decorrer da noite. 

Dentro do evento acontecerá uma campanha educativa para conscientizar crianças, adolescentes, jovens e toda população sobre os perigos das drogas, do alcoolismo, doenças sexualmente transmissíveis e prostituição infanto-juvenil. Uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal da Juventude, Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Tutelar. 

Venha brincar conosco o ‘Carnaval de Verdade’ na Primeira Capital do Piauí!

Confira a programação:

09 de fevereiro 
5h – Alvorada do bloco Joga o Barro na Parede e arrastão pelo Centro Histórico – Saída: Rua das Portas Verdes
18h – Carnaval de Verdade no Café Oeiras – Banda com músicos da Terra
*Carnaval para crianças e Terceira idade
22h – Chegada dos Blocos Alternativos
Bloco Boka Loka
Bloco Me Leva
Bloco I Tome Gela

10 de fevereiro
17h – Desfile do Bloco Joga o Barro na Parede e Foliões do Samba – Circuito Centro Histórico
18h – Carnaval de Verdade no Café Oeiras – Banda com músicos da Terra
22h – Chegada dos Blocos Alternativos
Bloco Boka Loka
Bloco Me Leva
Bloco I Tome Gela

11 de fevereiro
18h – Carnaval de Verdade no Café Oeiras – Banda com músicos da Terra
22h – Chegada dos Blocos Alternativos
Bloco Boka Loka
Bloco Me Leva
Bloco I Tome Gela

12 de fevereiro
18h – Carnaval de Verdade no Café Oeiras – Banda com músicos da Terra
*Carnaval para crianças e Terceira Idade
22h – Chegada dos Blocos Alternativos
Bloco Boka Loka
Bloco Me Leva
Bloco I Tome Gela 

Fonte: Mural da Vila

Oeiras terá 100% do esgotamento sanitário concluído em 2014

A cidade de Oeiras, no Semiárido piauiense, será uma das primeiras do interior do Piauí a atender 100% de sua população com esgotamento sanitário. As ordens de serviço para ampliação do sistema já foram assinadas e as obras deverão ser concluídas até o início de 2014, num investimento de R$ 13,229 milhões.


Ainda em Oeiras, o Governo está investindo cerca de R$ 28 milhões na construção de uma galeria de águas pluviais, com 5 quilômetros de extensão, que deverá ficar concluída dentro de dois anos.

A ampliação da rede de esgotamento sanitário de Oeiras vai atender 2,8 mil famílias. Serão 38.335 metros de redes coletoras e emissários, 1.620 ligações domiciliares e três estações elevatórias. A estação de tratamento de esgoto existente será ampliada.

Os novos investimentos vão promover um aumento da movimentação financeira anual do município em torno de R$ 3 milhões e vão reduzir as doenças de veiculação hídrica, revitalizando e preservando os rios Itaim e Canindé, e revitalizando a área urbana da cidade.

Ao visitar, na semana passada, as obras de construção da galeria, o governador Wilson Martins garantiu, também, que o Governo vai concluir o mais rápido possível o novo mercado público da cidade. “Será um dos maiores e melhores mercados públicos do Piauí”, assegurou.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Ministério Público fiscaliza regularidade das nomeações de servidores

O promotor de Justiça Carlos Rubem Campos Reis expediu recomendação administrativa a todos os prefeitos dos municípios que integram a comarca de Oeiras, alertando para a necessidade de repressão ao nepotismo e ao cumprimento do novos dispositivos constitucional que trata da nomeação de controladores internos. 


Dentro de quinze dias, os gestores de Oeiras, Cajazeiras do Piauí, Colônia do Piauí, Santa Rosa do Piauí, São Francisco do Piauí, São João da Varjota e São Miguel do Fidalgo devem apresentar ao Ministério Público as cópias dos atos de nomeação de servidores comissionados, concessão de funções gratificadas e as folhas de pagamento.

Para o Supremo Tribunal Federal, a admissão de familiares até terceiro grau para exercício de cargos com funções de direção, chefia e assessoramento viola a Constituição Federal. "O Ministério Público se mantém atento, sobretudo por conta do início dos mandatos de novos prefeitos, época em que tradicionalmente são realizadas muitas nomeações para cargos comissionados', acrescenta o promotor. 

De acordo com a Emenda Constitucional n˚ 38/2012, que entrou em vigor em janeiro deste ano, os titulares dos órgãos de controle interno dos poderes do estado e dos municípios devem ser escolhidos entre os servidores concursados de cada instituição, para mandato de três anos. 


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura de Oeiras decreta feriado no município nesta sexta-feria (24)

A prefeitura municipal de Oeiras, decretou feriado nesta quinta-feira (24), em alusão aos 190 anos de aniversário da adesão do Piauí à Independência do Brasil, no município de Oeiras.

Na data haverá uma ampla programação cívica e cultural para comemorar a adesão. O governo também realizará a outorga do Mérito Renascença.

Confira o decreto:



Rayldo Pereira
Com informações de Mural da Vila
rayldopereira@cidadeverde.com

Governo realiza em Oeiras a entrega de Outorga do Mérito Renascença

O Governo do Estado e as prefeituras dos municípios piauienses de Piracuruca e Oeiras realizam a cerimonia de Outorga Estadual do Mérito Renascença Piauí. As solenidades começaram nesta terça-feira (22) na cidade de Piracuruca, e dia 24 de janeiro no município de Oeiras.

As solenidades fazem parte das comemorações alusivas ao 190° Aniversário de Adesão do Piauí à Independência do Brasil, o governador Wilson Martins participa de solenidades cívicas e religiosas, entre elas, a Cerimônia de Outorga da Comenda Mérito Renascença do Estado do Piauí, que será entregue a personalidades e autoridades.

“Os agraciados com a comenda são escolhidos por um conselho, que estuda as sugestões de instituições e entidades de classe e analisa o currículo e a história desses piauienses, conferindo a medalha aos que representam um modelo de profissional e ser humano para a nossa sociedade”, ressaltou o governador.

Sobre a comenda Mérito Renascença:

O Piauí tem a Ordem Renascença, comenda de mérito e relevo, instituída pelo Decreto n° 1588, de 31 de Março de 1973 e regulamentada pelo Decreto n° 1962, de 17 de fevereiro de 1975. A homenagem foi criada pelo então governador Alberto Silva, sob inspiração de dois importantes intelectuais do Estado: Armando Madeira Basto e Arimathéa Tito Filho.

Programação administrativa

Em Oeiras, o governador também cumpre agenda administrativa e assina ordem de serviço para o sistema simplificado de abastecimento de água no semiárido piauiense, assina a ordem de serviços para construção de 80 barreiros no Semiárido Piauiense. Wilson Martins também assina o Termo de Homologação de Licitação do Saneamento Básico de Oeiras, todas as obras em convênio com a CODEVASF. Wilson também assina ordem de serviço para construção do Sistema de Abastecimento de Água no povoado contentamento (SESAPI/PROSAR) e assina o contrato de comodato entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Associação dos Pequenos Produtores do Povoado Alagoinha da Comunidade Massapê e Brejo-Salinas (SDR).

Confira a programação:

DIA 22  – PIRACURUCA

07h30  – Culto em Ação de Graças na Igreja Cristã Evangélica, rua Aurélio Brito, 29 Centro
9h – Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo – Praça irmãos Dantas
10h – Solenidade de outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí

DIA 24 – OEIRAS

07h30 – Hasteamento de Bandeiras e Desfile Militar
Local: Paço Municipal
8h00 – Aposição de Corbelha de Flores no Busto de Manoel de Sousa Martins –
“Visconde da Parnaíba”.
Local: Praça Rocha Neto
08h30 – Lançamento de Selo Comemorativo aos 30 Anos do Museu de Arte Sacra de
Oeiras (ECT)
Local: Museu de Arte de Sacra
09h00 – Culto em Ação de Graças
Local: Primeira Igreja Batista, Endereço: Avenida Professor Rafael Farias,697
10h00 – Missa em Ação de Graças
Local: Catedral de Nossa Senhora da Vitória, Praça das Vitórias
11h00 – Solenidade de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Homem forja roubo de carga de margarina avaliada em R$ 100mil

A Justiça de Oeiras decretou pedido de prisão preventiva contra o homem identificado como José Antonio Campelo, acusado de forjar um roubo de carga de margarinas. De acordo com o delegado Genival Vilela,após contradições, o homem confessou que havia mentido sobre o assalto e que o produto, avaliado em R$ 100 mil,  teria sido vendido no município de Altos por apenas R$ 15 mil. 

Segundo o delegado, o condutor do veículo havia saído do município de Recife, no Pernambuco, com destino ao Maranhão. No último dia 07, o caminhoneiro registrou Boletim de Ocorrência denunciando a suposta ação criminosa. 

                                   Fotos: Muraldavila
Acusado de forjar o roubo de cargas

"Ele registrou BO e disse que em Oeiras, por volta das 4h da madrugada, quatro elementos o haviam abordado e saqueado toda a carga. Colhemos depoimento, constatamos contradições e o caminhoneiro confessou que tinha forjado o roubo da mercadoria", explica.

Vilela conta ainda que José Antônio Campelo agia em parceria com pelos menos quatro cúmplices e poderão responder pelos crimes de formação de quadrilha, apropriação indébita, falsificação de documentos e comunicação falsa de crime.

Acusado de participação no crime

Após a elucidação do caso, o carregamento de margarinas foi praticamente todo recuperado em Altos, o caminhão abandonado em Floriano e depois localizado no município de Aracaju, Sergipe. 

"Duas pessoas já foram presas em Sergipe e o caminhão recuperado porque o próprio dono da empresa se passou por um interessado em comprar o veículo. Se não tivessem sido interceptados, a intenção era vender também o caminhão. Conseguimos desbaratar o grupo em parceria com a Greco e também com policiais de Altos ", explica Genival Vilela.

Acusado de comprar a mercadoria em Altos

Segundo o delegado, os acusados de comprarem a mercadoria responderão pelo crime de receptação.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Posts anteriores