Cidadeverde.com

Oeiras é a sexta cidade do Piauí com o maior número de casos de dengue

Com 74 notificações, Oeiras é a 6ª cidade do Piauí com os maiores casos de dengue. Segundo a Coordenação Estadual de Vigilância Epidemiológica, de janeiro a abril foram notificados 2.749 casos em 2012 no Piauí.

As cidades com maior incidência de notificações são Teresina (1.528 casos), Floriano (187 casos), São Raimundo Nonato (155 casos), Piripiri (103 casos) Beneditinos (96 casos) Oeiras (74 casos), Caracol (63 casos), José de Freitas (53 casos), Pio IX , (50 casos), Água Branca (44 casos), Pedro II (32 casos), Picos (24 casos), Ribeiro Gonçalves (24 casos), Campo Maior (18 casos), Sebastião Leal (12 casos) e Jurema (11 casos).

De acordo com a diretora de Vigilância da Secretaria de Saúde, Telma Evangelista, a queda dos casos da doença  no Piauí se deve ao monitoramento intenso nos municípios do cumprimento do Plano de Contingência da Dengue.

"Estamos trabalhando firme para conseguir resultados bem melhores do que o ano passado", disse Telma.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Fogaréu e Senhor Morto reúnem multidões

Milhares de pessoas acompanharam as celebrações religiosas da semana santa em Oeiras. O ápice foi a tradicional procissão do fogaréu, que reuniu mais de 10 mil homens na última quinta-feira (5), segundo estimativas da Polícia Militar. 

Fotos: Folha de Oeiras

O fogaréu saiu da catedral de Nossa Senhora da Vitória e percorreu as ruas do centro histórico de Oeiras, até voltar ao seu ponto de partida. 

Na sexta-feira, foi a vez da procissão do Senhor Morto, que seguiu percurso semelhante. Antes, ocorreu a cerimônia de adoração da Santa Cruz.

Fotos: Mural da Vila


No domingo, ainda ocorrerá a procissão do Senhor Ressuscitado. 

Com informações do Mural da Vila e e Folha de Oeiras
cidades@cidadeverde.com

Eleições: 'Eu devolvo o que recebo', diz Assis Carvalho sobre B.Sá

O Partido dos Trabalhadores de Oeiras realizou convenção em defesa da tese de candidatura própria do partido manifestando apoio ao pré-candidato Edmilson Carvalho para prefeito de Oeiras. 

O evento contou com a presença de mais de 100 militantes locais, além do deputado federal, Assis Carvalho, e do secretário de ação social, Francisco Guedes. Marcaram presença ainda os presidentes do PTN, Nilson Miranda, e do PPS, Manoel Júnior, que reafirmaram o compromisso de apoiarem Edmilson Carvalho ao pleito municipal. 

                 Fotos: Mural da Vila

Edmilson Carvalho reafirmou o desejo de disputar as eleições municipais e pediu unidade dos militantes e dirigentes partidários, enfatizando que a opção pela candidatura própria tornou-se, além de irreversível, uma necessidade de proteção da dignidade do partido.


“Uma composição com o PSB em Oeiras deixaria a imagem de que o nosso partido é um apêndice de outra sigla e que não somos um partido sério. Deixaríamos claro para a sociedade que estamos à venda, sujeitos à cooptação e signatários de acordos pouco republicanos. Enfim, estaríamos assinando o atestado de óbito do nosso partido”, reafirmou o candidato de oposição.

Em discurso emocionado, o deputado federal Assis Carvalho (PT) resgatou a luta do Partido dos Trabalhadores pela candidatura própria, falando sobre as várias reuniões acontecidas em defesa desta tese, citando discursos de Deri Gonzaga, vereadora Fortunata, Cabo Chico, Paquinha e tantos outros petistas que sempre defenderam esta tese. "O PT só não terá candidatura própria se Deus não quiser. Nada vai impedir a candidatura do partido," disse o deputado.

Em referência ao presidente do PSB, ex-prefeito B. Sá, relatou o histórico de traição do referido político. "Ele está acostumado a pisar e humilhar. Vamos fazer uma campanha de alto nível, propositiva, mas não vamos aceitar as provocações. Se ele quer guerra, terá guerra. Eu devolvo o que recebo" discursou o deputado Assis Carvalho. 

"Vamos fazer a campanha mais bonita que esta cidade já teve. Vamos entregar esta cidade ao povo oeirense que precisa ser dono do seu destino" finaliza o deputado Assis Carvalho. 


Fonte: Mural da Vila

Pleno do Tribunal de Justiça será instalado em Oeiras nesta quinta-feira

Prestando uma homenagem à cidade de Oeiras, primeira capital do Estado, berço cultural e histórico do estado do Piauí, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí instala nesta quinta-feira (5), no Cine Teatro Oeiras, o Pleno do TJ-PI, pela primeira vez na história daquela cidade.

Foto: Paulo Barros

A Igreja de Nossa Senhora da Vitória e o Cine Teatro em Oeiras

Segundo o presidente do TJ-PI, desembargador Edvaldo Pereira de Moura, “é um resgate de uma dívida histórica com Oeiras, que nunca sediou o Poder Judiciário estadual. Também é uma chance de mostrar à população como trabalha o colegiado de desembargadores, uma aula de civismo.”

Os desembargadores do TJ-PI serão recebidos em Oeiras na quarta-feira (4), com jantar festivo, e logo após participam de um sarau litero cultural no próprio Cine Teatro Oeiras.

A sessão do Pleno acontece no Cine Teatro Oeiras, na quinta-feira, às 9 da manhã, com pauta normal de processos, aberto à população e à imprensa.

redacao@cidadeverde.com

Procissão do Bom Jesus dos Passos acontece hoje

Nesta sexta-feira (30) acontece a procissão do Bom Jesus dos Passos, maior manifestação religiosa do Piauí. O ritual religioso acontece na cidade há quase dois séculos e reúne milhares de romeiros e devotos.

                   Foto: Paulo Barros

A procissão do Bom Jesus dos Passos é iniciada na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e em seguida percorre diversas ruas do centro histórico até chegar ao Paço Municipal, onde acontece o Sermão do Encontro, proferido por um membro da Igreja Católica, convidado pela Diocese de Oeiras.

Ao longo de toda a procissão são feitas paradas estratégicas nos “passos”, pequenas construções que representam as estações da Via Sacra. Nesse momento a multidão de fiéis para e ouve o canto da Maria Beú (Verônica), mulher que, segundo a bíblia, enxugou o rosto de Cristo no caminho para o Calvário.

Nesta quinta-feira (29) os fiéis reviveram a fuga de Jesus ao Monte das Oliveiras no momento denominado  “Fugida do Bom Jesus dos Passos”.

Fonte: Mural da Vila

PPS Nacional apoia aliança com PT em Oeiras

O deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) confirmou, nesta quarta-feira (28), com o líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), e a deputada Carmem Zanotto (SC) o apoio formal ao acordo já firmado com a Executiva Estadual do PPS de aliança com o PT na candidatura de Edmilson Carvalho à prefeitura de Oeiras, nas eleições de 2012.

Bueno e Zanotto fazem parte da Coordenação Eleitoral Nacional. A reunião aconteceu na sala da liderança do PPS na Câmara. O deputado Rubens Bueno disse que o presidente da Executiva Estadual, Celso Henrique, tem total autonomia para realizar as conversações e fechar acordos.

Fonte: Mural da Vila

Corpo é encontrado carbonizado em estrada que liga Oeiras a Simplício Mendes

Atualizada às 11h40

A polícia informou à equipe Cidade Verde que o corpo encontrado não é de Maria Francisca Pereira. Os exames preliminares do cadáver indicaram que a morte teria ocorrido há cerca de um mês. Maria está desaparecida há apenas poucos dias.

Postada às 9h49

O corpo de uma mulher identificada como Maria Francisca Pereira, 43 anos, residente na cidade de Colônia do Piauí (a 338 km de Teresina) foi encontrado carbonizado na estrada da localidade Buriti do Rei, há 20 metros da PI que liga Oeiras a Simplício Mendes.


A delegada da Regional de Oeiras, Janaina Nobre, encaminhou o corpo para  exame cadavérico no Instituto Médico Legal (IML) em Teresina. A vítima estava desaparecida desde o dia 22 de março, quando saiu para pegar os três filhos na escola. 

Segundo a irmã de Maria, Solidade da Silva, a família desconfia do namorado da vítima conhecido como Antônio, proprietário de um bar na cidade de Picos. 



O suspeito está desaparecido desde o dia que Maria havia sumido. A delegada Janaina Nobre vai pedir mandado de prisão preventiva contra Antônio.

De acordo com Janio de Sousa, policial civil de Oeiras, a vítima foi reconhecida pela família por causa das roupas com as quais foi encontrada, já que o rosto foi desfigurado com as chamas. 


Flash de Sana Moraes
Redação de Caroline Oliveira
redacao@cidadeverde.com

Conheça a programação da Semana Santa em Oeiras: Cruz e Ressureição"

Conheça a programação religiosa da Semana Santa em Oeiras. O tema da festa religiosa é "Semana Santa em Oeiras: Cruz e Ressureição". 


29/03/2012 (Quinta-feira de Passos)

14h- Confissão Auricular na Igreja Catedral
19h- Missa na Igreja Catedral e, em seguida Procissão da Fugida de Bom Jesus, até a Igreja do Rosário.
21:30h- Confissão Comunitária para adultos na Igreja Catedral

30/03/2012 (Sexta-feira de Passos) 

07h- Missa na Igreja do Rosário
08h- Confissão Auricular dos Romeiros, na Igreja Catedral
10h30- Missa na Igreja Catedral
12h- Ofício de Bom Jesus dos Passos na Igreja do Rosário
16h30- Início da Procissão de Passos. Sermão do Encontro na Praça das Vitórias, no Paço Municipal, proferido pelo Padre Tony Batista, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Teresina.

31/03/2012 (Sábado de Passos)

07h- Missa na Igreja Catedral
08h- Confissão Auricular, na Igreja Catedral
10h- Missa, Casamentos e Batizados na Igreja Catedral
17h- Missa de Ramos para Crianças na Igreja Catedral
19h- Missa na Igreja Catedral
20h-Seresta ao Bom Jesus dos Passos, na Igreja Catedral


01/04/2012 (Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor)

08h- Benção e Distribuição de Ramos na Igreja da Conceição e em seguida Procissão de Ramos até a Igreja Catedral, onde será celebrada a Missa Solene dos Ramos
11h- Batizados na Igreja Catedral
17h- Missa na Igreja do Rosário
17h – Missa no Morro Redondo
19h- Missa na Igreja Catedral


02/04/2012 (Segunda-feira Santa)

7h – Missa na Igreja Catedral.
Durante todo o dia, haverá confissão das pessoas enfermas.
19h – Missa na Igreja Catedral e, em seguida, Confissão Auricular.


03/04/2012 (Terça-feira Santa)

8h – Confissão Auricular para os enfermos, na Igreja Catedral.
9h – Missa dos Enfermos, na Igreja Catedral. Nesta Missa, as pessoas enfermas receberão o Sacramento da Unção dos Enfermos.
17h – Missa dos Enfermos em Morro Redondo
19h – Missa na Igreja Catedral.


04/04/2012 (Quarta-feira Santa)

7h – Missa na Igreja Catedral
8h – Confissão Auricular para crianças que já fizeram a 1ª Eucaristia, na Igreja Catedral.
10h – Missa dos Enfermos em Alagoinhas
17h – Missa dos Enfermos em Tamboril Salinas
16h30 – Via Sacra da Juventude, saindo da Igreja Catedral e percorrendo as ruas da nossa cidade.
19h – Missa na Igreja Catedral.


05/04/2012 (Quinta-feira Santa) INÍCIO DO TRÍDUO PASCAL
08h- Missa do Crisma na Igreja Catedral (Benção dos Santos Óleos e Renovação das Promessas Sacerdotais), na Igreja Catedral. Nesta Missa, todos os padres da Diocese estarão presentes.
16h30- Missa Solene da Ceia do Senhor, na Igreja Catedral com a Cerimônia do lava-pés e Transladação do Ssmo. Sacramento para Adoração, conforme a seguinte pauta:
19h às 20h – Bairros: Rosário, Floriano Peixoto, Várzea, Canela e João XXIII
20h às 21h – Escolas: Jean Piaget, CEMOPI, IBENS, Farmacêutico João Carvalho, Paulo Freire, Instituto Gandhi e demais escolas do ensino fundamental
21h às 22h - UESPI e ensino Médio dos Colégios Rocha Neto e Pedro Sá.
22h às 23h – Apostolado da Oração, Coração de Maria, Legião de Maria e Centro da Cidade.
23h à meia noite – Casais encontristas e Famílias em geral

21h- Procissão do Fogaréu (somente para os homens) e, em seguida, Sermão do Fogaréu, proferido pelo Pe. J 21h- Procissão do Fogaréu (somente para os homens) e, em seguida, Sermão do Fogaréu, proferido pelo Pe. Jonilson Torres de Resende, diretor espiritual do Seminário de Teologia Sagrado Coração de Jesus e professor do ICESPI.

06/04/2012 (Sexta-feira da Paixão) – Dia de jejum e Abstinência 

08h- Confissão Comunitária na Igreja Catedral 
16h- Celebração da Paixão do Senhor: Liturgia da Palavra, Adoração da Santa Cruz, comunhão Geral do Fiéis, Descimento da Cruz e Procissão do Senhor Morto. O Sermão do Descimento será proferido Pe. Possidônio Ferreira Barbosa Júnior, Chanceler da Cúria da Diocese de Oeiras e professor do ICESPI.

07/04/2012 (Sábado Santo) – Dia do Silêncio Litúrgico

21h- Cantoria ao Ressuscitado no Adro da Igreja Catedral
22h- Solene Vigília Pascal, com a Benção do Fogo Novo, Anúncio da Páscoa e Renovação das Promessas do Batismo.


08/04/2012 (Domingo da Ressurreição)

08h30- Procissão do Senhor Ressuscitado
09h- Missa Solene da Ressurreição do Senhor, na Igreja Catedral
11h- Batizados na Igreja Catedral
17h- Missa na Igreja do Rosário
9h-Missa na Igreja da Conceição

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude são recebidos em Oeiras

A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) chegaram a Oeiras na tarde dessa quarta-feira e foram recebidos por um grande número de fieis na localidade Café da Rosa. Nessa localidade, como parte da programação da passagem dos símbolos da JMJ por Oeiras, aconteceu a inauguração da Fazenda da Esperança.


Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude foram ofertados pelo Papa João Paulo II aos jovens e há 28 anos percorrem o mundo levando a expressão de fé, esperança e transformação por onde passam.


De 23 a 28 de julho de 2013, o Rio de Janeiro será palco para um evento histórico realizado em solo brasileiro, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), acontecimento que costuma reunir mais pessoas do que a copa e as olimpíadas juntas. São jovens de todos os cantos do mundo, falando línguas diferentes, mas que vivem a comunhão através da fé.

Em preparação para a JMJ Rio, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora estão percorrendo todas as dioceses do Brasil até julho de 2013, e por onde passam, ficam as marcas da juventude protagonista, que se mobiliza, que reza, que vibra de alegria por seguir Jesus.


Após a passagem pelo “Café da Rosa”, a Cruz Peregrina seguiu para Oeiras, onde foi celebrada uma missa no Ginásio Santaninha, seguida de apresentações de cantores e bandas católicas.

Além de Oeiras, outras cidades da Diocese, como Santa Rosa e Simplício Mendes, também receberão a Cruz Peregrina.

Inauguração da Fazenda da Esperança


A passagem da Cruz Peregrina por Oeiras marcou também a inauguração da Fazenda da Esperança Bom Jesus dos Passos, que funcionará na antiga fazenda Pinga, na localidade Café da Rosa, e será um espaço voltado para a reabilitação para dependentes químicos.


A inauguração contou com a presença de diversas autoridades eclesiásticas e politicas, dentre eles o governador Wilson Martins.

Fonte: Mural da Vila

Professores da Rede Municipal de Oeiras decretam fim da greve

Os professores da Rede Municipal de Ensino decretaram o fim da greve nesta terça-feira (20) , após o prefeito municipal Portela Sobrinho enviar ao Sindicato da categoria um esboço do plano de Cargos e Salários do Magistério de Oeiras.

Os professores estavam em greve desde a semana passada, devido o não cumprimento do acordo  que tinha sido firmado entre o prefeito e a categoria, que referia-se a entrega do esboço do Plano de Cargos e Salários até dia 12/03/2012.

Com a entrega do esboço nessa segunda-feira, o Sindicato decidiu pelo fim da greve, retornando as atividades já nessa quarta-feira.

Fonte: Mural da Vila

Posts anteriores