Cidadeverde.com

PRF prende idoso que pilotava moto com motor de outra marca

O lavrador identificado apenas como A.L.P.S., de 61 anos foi preso pela Polícia Rodoviária Federal, após uma fiscalização na moto em que conduzia. O veículo estava com a numeração do motor raspada. A prisão ocorreu na noite desta segunda-feira (10) no km 203 da BR 230, município de Oeiras.


A rotina do procedimento de fiscalização levou a consulta da numeração da moto, e ao vistoriar o motor, foi constadado que era de outra marca. S moto era modelo Yamaha, DT 180Z e o motor era Honda. Segundo a PRF, não foi apresentada documentação que comprovasse a origem do motor e por estar este com numeração destruída, o condutor foi encaminhado a 10ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Oeiras.

O acusado será responsabilizado por suposta adulteração de sinais identificadores de veículo automotor e terá uma pena prevista de três a seis anos de reclusão e multa.


Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Ônibus que transportava estudantes atropela motociclista

Um motociclista identificado como Geovani de Oliveira Santos, 18 anos, foi atropelado na noite desta sexta-feira (07) por um ônibus que transportava estudantes do município de Valença para São Raimundo Nonato.

O acidente aconteceu por volta da meia noite, na cidade de Colônia do Piauí, na altura da entrada do povoado Pau Ferro, a 24 km do município de Oeiras. Segundo informações do motorista do ônibus, Waldefran Vieira,  que prestou socorro à vítima, o acidente aconteceu após uma ultrapassagem. 

"Estávamos no mesmo sentido, quando ele fez uma ultrapassagem e entrou imediatamente na frente do veiculo", disse o condutor do ônibus que permaneceu no local aguardando a perícia da Policia Civil para prestar os devidos esclarecimentos.

Geovani Oliveira foi levado imediatamente ao Hospital Deolindo Couto em Oeiras e transferido para um hospital em Teresina.


Com informações Muraldavila
cidades@cidadevedrde.com

Comerciantes do mercado público começam a ser transferidos

Os comerciantes do mercado publico de Oeiras, situado à praça Coronel Orlando Carvalho, começaram a ser retirados nesta quarta-feira (05).

A desocupação do local atende a uma ordem judicial emitida através de uma ação do Ministério Público juntamente com o Juiz federal da 7ª Vara, Rafael leite Paulo.

Os comerciantes estão sendo transferidos para o Mercadinho, localizado atrás do açougue municipal. 

Após a desocupação, o Mercado Público passará por uma ampla reforma através do Programa  Monumenta, que tem por objetivo restaurar monumentos das cidades históricas brasileiras.

Matérias relacionadas


Com informações Muraldavila
cidades@cidadeverde.com

Jovem cochila no volante e morre após cair em ribanceira no Ceará

Natural de Oeiras, o motorista  Anísio Rodrigues, 21 anos, morreu neste fim de semana, após perder o controle do veículo e cair em uma ribanceira no município de cidade de Tauá, no estado do Ceará.


Segundo informações preliminares, o condutor possivelmente teria cochilado e  foi arremessado para fora do caminhão, onde caiu e bateu a cabeça em uma pedra. O passageiro do  veículo  não sofreu ferimentos graves.

O corpo da vítima chegou ao município de Oeiras ainda neste domingo (02) para ser velado e sepultado. 

Com informações Muraldavila
cidades@cidadeverde.com

Oeirense morre vítima da onda de violência em São Paulo

O oeirense Edmilson Damasceno de Sousa, 22 anos, está entre as vítimas da onda de violência que assola a região metropolitana de São Paulo. O piauiense foi alvejado com um tiro enquanto estava em uma padaria. De acordo com informações de populares, os bandidos teriam confundido o jovem com um policial. 


Edmilson Damasceno, cuja família mora no Povoado Gonçalves, após concluir o curso técnico na Escola Agrícola em Teresina, partiu para São Paulo em busca de emprego. Ele estava com viagem programada para o próximo dia 20 de dezembro à Oeiras, para comemorar as festas de fim de ano com a  família.

O corpo do jovem  foi trazido para ser velado e enterrado em sua terra natal, onde familiares e amigos manifestaram muita tristeza.


Com informações Muraldavila
cidades@cidadeverde.com

Monte Parnaso: Mais dois presos recebem habeas corpus

O Tribunal de Justiça do Piauí concedeu mais dois habeas corpus a presos sob acusação de tráfico de drogas, pela operação Monte Parnaso, deflagrada pela Polícia Civil de Oeiras.

Foram beneficiados Erivaldo Carvalho da Silva e Welson César Bezerra Isidório. Anteriormente, o TJ já havia concedido o mesmo benefício a Paulo Vinicius Filgueira de Araújo Carmo e Deusicleny Wesley Vieira de Sousa.

A operação Monte Parnaso aconteceu no dia 13 de novembro, com o objetivo de cumprir mandados de prisão e busca e apreensão nas cidades de Picos, Oeiras, Floriano e Teresina. A operação foi coordenada pela Delegacia Regional de Oeiras e Núcleo de Inteligência, sendo resultado de nove meses de investigação. O objetivo da operação era desarticular organização criminosa cuja prática precípua é o de tráfico de drogas. 


Com informações Muraldavila
cidades@cidadeverde.com

Penitenciária Regional de Oeiras recebe ações de humanização

A Secretaria Estadual de Justiça executou mais uma vez com êxito os projetos Resgatando a Cidadania e Ação em Cidadania no sistema prisional piauiense. Desta vez, a unidade prisional contemplada foi a Penitenciária Regional de Oeiras.

Fotos: Ascom / Sejus

Para a realização dos projetos na Penitenciária Regional de Oeiras, a Sejus contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras, a Coordenadoria do CRAS, CAPS, Programa Saúde da Família, Programa Bolsa Família, Secretaria Estadual de Segurança e Instituto Nacional de Previdência Social (INSS).

Ao todo, foram realizados 80 atendimentos entre imunizações contra Febre Amarela, Difteria, Tétano e Hepatite B, aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia capilar, emissão de RG, orientação acerca dos benefícios da Bolsa Família, Seguridade Social, Auxilio Reclusão, registro fotográfico, distribuição de kits para a higiene bucal (escova e creme dental), distribuição de preservativos e atendimento social e psicológico. Além dos internos foram contemplados também com os projetos agentes penitenciários e demais servidores da Penitenciária Regional de Oeiras.


Os Projetos Resgatando a Cidadania e Ação em Cidadania existem desde 2011. O Ação em Cidadania realizou 1.440 atendimentos em todas as unidades penais da capital e interior e o Resgatando a Cidadania atendeu 410 detentos em quatro etapas nos presídios de Teresina.

Este ano, o Ação em Cidadania e Resgatando a Cidadania já atendeu as Penitenciárias de Bom Jesus, Picos, Esperantina, Parnaíba e Floriano.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Oeiras receberá verbas para melhorias em campo de pouso

A cidade de Oeiras está entre as quatro cidades do estado do Piauí contemplados na segunda fase do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa), destinado ao melhoramento e expansão de aeroportos e aeródromos de interesse estadual ou regional.

Os investimentos do Profaa visam reforçar a segurança e o conforto dos usuários da aviação regional, através de convênios para investimentos em construção, reforma e adequação de aeródromos e aeroportos de interesse regional e estadual.


                     Foto: Folhadeoeiras

"Nossa prioridade são os aeroportos de Piripiri, Oeiras, Bom Jesus, Paulistana e Corrente. Esse é um setor importante. Entregamos no mês passado, com investimento do Tesouro Nacional, o aeroporto de Floriano, com ótima pista e balizamento noturno", comentou Wilson Martins.

Atualmente o aeródromo de Oeiras, campo de pouso, está em funcionamento, porém, precisa se adequar para pouso mais seguros das aeronaves. A pista do pequeno aeroporto está sem nenhuma sinalização e o asfalto está desgastado.

Segundo o secretário de Aviação Civil da Presidência da República, Wagner Bittencourt, a demanda da aviação civil no Brasil continua em crescimento, o que justifica a continuidade do Profaa. "Recurso há, precisamos de bons projetos para que possamos atuar rapidamente", ressaltou.

O investimento nos aeródromos é feito por meio de convênio específico celebrado entre a Secretaria de Aviação Civil e os Governos Estaduais, com contrapartida entre as partes.


Com informações Folhadeoeiras
cidades@cidadeverde.com

IV Parada da Diversidade de Oeiras prega combate à homofobia

Pregando um basta à homofobia, a IV Parada da Diversidade de Oeiras atraiu público de várias cidades da região e da capital piauiense no último domingo (25).
Fotos: Mural da Vila

O evento, que é voltado para o segmento de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, não só questiona leis de discriminação sexual, mas também os direitos de cidadania do público LGBT, além de cobrar dos políticos leis mais severas para punir a homofobia. A concentração aconteceu no Posto R.Sá e a dispersão na Praça de Eventos, onde teve uma banda e DJ animando o público.


As organizadoras do evento, Kátia Tapety e Jovana Baby, desde o início manifestaram a sua felicidade pela realização deste evento. “Estamos muito felizes por mais uma vez realizarmos nessa cidade linda que é Oeiras o nosso movimento que visa combater a homofobia. Oeiras mais uma vez dá um exemplo de tolerância e respeito à diversidade, com a população prestigiando e apoiando a nossa Parada”, disse Jovana Baby.


“O objetivo maior da nossa parada é trabalhar a autoestima de gays, lésbicas, bissexuais e transexuais (LGBT), fomentando nestas pessoas o orgulho da sua orientação sexual e identidade de gênero. Tivemos aqui representantes de várias cidades da nossa região, que vieram protestar contra a homofobia, num momento em que o nosso país é tomado por várias ações homofóbicas”, disse Kátia Tapety.



Fonte: Mural da Vila

Bebê de seis meses é sequestrado por casal que vendia cartela de bingo

Atualizada às 13h42

O Delegado Genival Vilela informou ao Cidadeverde.com que a família do bebê sequestrado está sentindo intenso mal-estar, após possivelmente terem sido dopados pelo casal sequestrador. 

"Eles estão sentindo fortes tonturas e mal-estar e passarão por uma avaliação médica para constatar se ingeriram alguma substância estranha. A suspeita é que algo tenha sido colocado dentro do refrigerante oferecido pelo próprio casal sequestrador", disse Vilela.

O delegado disse ainda que a pesar do casal confessar que praticou o crime porque a mulher havia perdido recentemente seu bebê, ainda serão investigados outras hipóteses como o sequestro para outras finalidades.


Atualizada às 11h59

Um bebê de seis meses de idade foi sequestrada no município de Oeiras na manhã desta sexta-feira (23). Os acusados de roubarem a criança prestam depoimento, neste momento, na Delegacia do município após serem localizados com a criança no município de Ipiranga. 

De acordo com o agente de polícia, Adalto Fernandes, informações preliminares indicam que o casal havia chegado ao município de Oeiras no início da semana. "Eles começaram a sondar as pessoas vendendo umas cartelas de bingo para terem contato com a família e escolher o alvo", conta. 

O agente informou ainda que há suspeitas que o casal tenha dopado a família do bebê para conseguir realizar o sequestro. "O casal disse que ficou meio sonolento e quando deram falta, a criança não estava mais lá e foram comunicar o caso à polícia", acrescenta Adalto Fernandes.

O bebê foi localizado através de um mototaxista que haveria levado o casal em seu veículo particular, sem o conhecimento da situação, ao município de Ipiranga. 

"Eles alegam que a mulher tinha saído da cidade grávida e perdeu o bebê então queriam conseguir outra criança", reitera o agente de polícia. O caso está sendo investigados pelo delegado Vilela.

Aguarde mais informações


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianeosousa@cidadeverde.com

Posts anteriores