Cidadeverde.com

Operação da Receita Federal apreende produtos sem nota fiscal no Centro de Teresina

Imprimir
  • IMG_8910.JPG Wilson Filho
  • IMG_8909.JPG Wilson Filho
  • IMG_8907.JPG Wilson Filho
  • IMG_8906.JPG Wilson Filho
  • IMG_8900.JPG Wilson Filho
  • IMG_8897.JPG Wilson Filho
  • IMG_8922.JPG Wilson Filho
  • IMG_8919.JPG Wilson Filho
  • IMG_8911.JPG Wilson Filho

A Receita Federal deflagrou uma operação nesta segunda-feira (4) na rua Firmino Filho, Centro de Teresina (PI). O objetivo é aprender materiais importados sem a documentação em estabelecimentos comerciais da capital. 

A ação aconteceu no cruzamento com a rua Lisandro Nogueira, próximo ao Museu do Piauí e o Mercado Velho. A Polícia Federal e a Superintendência de Transportes e Trânsito de Teresina (STrans) deram apoio para a operação. Nenhuma pessoa foi presa.

O foco da ação são lojas de acessórios eletrônicos. Em um dos estabelecimentos, todo o material à venda foi apreendido. O proprietário lamentou a situação. 

"Não sei dizer até que ponto isso é correto (apreensão), mas eu realmente não tenho a documentação necessária e os agentes estão fazendo o trabalho deles. Mas é triste porque vou ter que começar minha vida do zéro. Isso era tudo o que eu tinha", declarou Severino Neto, da loja Netão Acessórios. Ele ocupa ponto comercial na região há três anos. 

A Receita Federal só irá divulgar informações sobre a operação na tarde desta segunda-feira. Porém, o Cidadeverde.com conversou com um integrante da operação. Ele explicou que a Receita está verificando se as mercadorias importadas entraram de forma regular no país, passando pela tributação de todos os impostos, como o IPI, Cofis, PIS e ICMS. 

Todo objeto que não tiver a documentação será retido e colocado no depósito da Receita Federal. Os proprietários serão intimados a apresentar a documentação legal, que caso não seja exibida, a RF fará uma representação fiscal de crime, que resultará em auto de infração e processo administrativo. Os donos poderão ser presos ao final do processo. 

Os comerciantes que tiveram seus produtos apreendidos terão 48h pra provar que a mercadoria é legal. Caso não seja comprovado, os objetos não serão devolvidos. A Polícia Federal deu apoio à ação. 

 

Jordana Cury (Flash do local)
Fábio Lima (Da Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais