Cidadeverde.com

Operação flagra corte ilegal de Aroeira e prende três em Morro Cabeça do Tempo

Imprimir

Três pessoas foram presas por corte de ilegal de Aroeira na zona rural do Município de Morro Cabeça do Tempo. A árvore tem sua exploração proibida por lei específica no Estado do Piauí. A operação encabeçada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental, foi concluída em 28 de maio e ficou constatado que a madeira extraída do Sul do Estado é transportada de forma clandestina para Bahia, Minhas Gerais, Paraná e São Paulo.

“No planejamento da ação de fiscalização, os pontos-alvo foram definidos através de imagens de satélite, incluindo as rotas para chegar aos locais. O resultado foi o flagrante de 3 pessoas que realizavam o corte da aroeira na zona rural do município de Morro Cabeça no Tempo”, conta o fiscal ambiental Renato Nogueira.

A Semar aplicou multas no valor de R$11.700 e uma motosserra foi apreendida. Mais de 80 árvores foram cortadas. Além disso, foram apreendidas 70 toras da madeira que estavam em depósitos escondidos dentro da floresta. Os envolvidos irão responder a processo penal e administrativo.

De acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, Ziza Carvalho, novas ações de fiscalização já estão no planejamento da Secretaria para este ano. Segundo ele, o desmatamento causado pela retirada dessas árvores, além de ser ilegal, traz diversos impactos ao meio ambiente como redução de chuvas, empobrecimento do solo, aumento da erosão, afugentamento da fauna, dentre outros.

Durante a operação, ainda foram apreendidos pássaros silvestres em cativeiro que foram soltos na zona rural do município.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais