Cidadeverde.com

Jovens fazem mutirão de combate ao mosquito no Parque Lagoas do Norte

Membros do Clube de Desbravadores do bairro São Joaquim fizeram uma 'varredura' no Parque Lagoas do Norte para combater o Aedes aegypti. Os jovens recolheram sacos plásticos, pneus, garrafas, copos, tampas e outros objetos que acumulam água e servem de abrigo ao mosquito transmissor de várias doenças como o zika vírus, a dengue e a chikungunya.

"A proliferação do mosquito é bastante prejudicial à sociedade. Temos que prevenir de todas as formas, porque nossa saúde é nosso maior bem estar. O Clube de Desbravadores se disponibiliza para ajudar a sociedade, fazendo todos os tipos de prevenção para que o mosquito não possa prejudicar nossa saúde", disse um dos jovens, que já teve um familiar vítima do mosquito. 

Além deste mutirão, o Clube dos Desbravadores realiza ações pontuais na Zona Norte de Teresina, como por exemplo, com a distribuição de folhetos informativos. "É sempre bom conscientizar a população sobre o assunto, porque às vezes a pessoa acaba esquecendo dos cuidados que devem ter. Não devemos deixar água parada, pois o mosquito pode se proliferar até mesmo em uma tampinha de garrafa", disse outro jovem.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o Clube dos Desbravadores também convocou a população para também participar da ação. Todos os domingos, às 8h, o grupo de jovens se reúne na administração do Parque Lagoas do Norte com a missão de eliminar criadouros do mosquito. 

 

Microcefalia e o zika vírus

No mês de novembro, o Ministério da Saúde confirmou que existe relação entre o vírus zika e os casos de microcefalia na região Nordeste do país. Segundo nota divulgada pela pasta, exames feitos em um bebê nascido no Ceará com microcefalia e outras malformações congênitas revelaram a presença do vírus em amostras de sangue e tecidos.

O primeiro caso de morte por zika vírus no Brasil foi divulgado pelo IEC (Instituto Evandro Chagas), localizado no Pará, na última sexta-feira (27). A vítima morava no Estado do Maranhão e morreu no mês de junho deste ano. Dados do Ministério da Saúde indicam que 18 Estados brasileiros tiveram confirmação laboratorial de casos de zika vírus.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais