Cidadeverde.com

Os mitos e verdades na luta contra o mosquito da zika

O medo do zika vírus, transmitido pelo Aedes aegypti, acendeu um sinal de alerta. Os repelentes, num piscar de olhos, sumiram das farmácias — e, então, surgiu uma série de receitas caseiras para combater o mosquito. Por isso, o EXTRA ouviu quatro especialistas para descobrir o que é eficiente e o que não serve de nada na luta contra o inseto.

Entre as dicas que podem ajudar na prevenção do mosquito, que também transmite a dengue e a chikungunya, estão salinizar a água em locais de difícil remoção, já que o Aedes não se reproduz em água salgada. E atenção: perfumes doces podem atrair o mosquito. Por outro lado, segundo o biólogo Rafael Sandoval, professor Universidade Estadual de Campinas, alguns conselhos populares, como comer alho, não passam de lendas.

— Outro mito é que o Aedes aegypti pica somente durante o dia. O período diurno é o de maior atividade, mas, caso já esteja no ambiente, pode atacar também à noite — afirma.

Ainda que alguns especialistas concordem que as receitas podem auxiliar na proteção, o Diretor Técnico da Associação Brasileira de Controle de Vetores e Pragas, o biólogo Marcelo Freitas, faz o alerta de que não se deve confiar apenas em medidas que não sejam cientificamente comprovadas.

— As pessoas não podem se apegar às “receitas da vovó” para uma epidemia tão perigosa — adverte o biólogo.
Segundo ele, o método mais eficaz, além do uso de repelentes químicos, é o combate ativo contra mosquito.

Mistura caseira ajuda, afirma fitoterapeuta

A receita do repelente feito à base de cravo-da-Índia, álcool, óleo corporal e outras ervas é uma das que estão mais em alta. E, na avaliação do fitoterapeuta e naturopata André Resende, a medida é eficiente para espantar o Aedes aegypti.

— As ervas podem ser usadas quando pintar gripe, tosse, cólica... — diz o especialista em ervas medicinais: — E a mistura de álcool com cravo pode, sim, combater o transmissor da zika.

O especialista afirma que o repelente natural para o corpo pode durar até três meses.
— Em um liquidificador, bata uma xícara de chá de cravo-da-Índia, 20 folhas de citronela fresca, dois punhados de manjericão fresco e 480ml de álcool. Filtre e misture com 100 ml de óleo mineral antes de usar no corpo — ensina.

As folhas de citronela, explica o especialista, podem ser usadas também como repelente na casa. Batidas com álcool, elas podem ser espalhadas pelos cômodos.

Antes da fazer uso de receitas caseiras, o ideal é consultar um médico para evitar problemas como intoxicações e reações alérgicas.

 

 

Fonte: Extra

 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais