Cidadeverde.com

No Piauí, 70% das cidades não têm dados sobre focos do mosquito Aedes aegypti

A governadora em exercício, Margarete Coelho (PP), informou que 70% dos municípios piauienses não têm informações sobre focos do mosquito Aedes aegypti. O vetor é o principal causador da dengue, chikungunya e zika, e está ligada à epidemia de microcefalia no País.

“Aqui no Piauí existe uma situação preocupante. É que 70% dos municípios não têm qualquer notificação, um silêncio total. Nós não conhecemos os números e naquelas cidades que conhecemos já temos situação que nos preocupa”, disse Margarete Coelho.

Segundo ela, não é classificado nem como “sub notificações”, são cidades que não existem nenhum quadro da situação, o que a governadora denominou de “silêncio absoluto” sobre o mosquito Aedes aegypti.

No Piauí, o Ministério da Saúde confirmou 38 casos de microcefalia e um caso suspeito de morte.

Segundo a governadora a situação é de “extrema gravidade”. Ela informou que o governo juntamente com o Ministério da Saúde está adotando medidas emergenciais para conter a doença no Estado.

Entre as ações está uma orientação direta para a população que usa cisternas, além de distribuição de vasilhames, tampas adequadas, capas para quem tem depósitos de água.

“Foi garantindo também a distribuição de repelentes em massa, bem como acompanhar as famílias que estejam com suspeita ou confirmação da microcefalia. Estamos tendo um aparato enorme de combate ao mosquito”, garantiu a governadora em exercício.

Alerta aos municípios

O governo informou nesta segunda-feira (14) que agentes de endemias e de vigilância ambiental da Secretaria de Estado da Saúde iniciaram hoje as visitas aos municípios do interior para pactuar com as autoridades municipais, prefeitos e secretários municipais de saúde, a união de forças para o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor dos vírus da dengue, chikungunya e zika.

As equipes percorrerão os 13 municípios que registraram maiores índices de infestação do mosquito, seguindo, simultaneamente, três rotas determinados no Plano de Contingência elaborado pela Secretaria.

Na rota um, serão visitados os municípios de Buriti dos Lopes, Cajueiro da Praia, Matias Olímpio, São Miguel do Tapuio e Sigefredo Pacheco. Na dois, Alegrete do Piauí, Francisco Santos, Jaicós, Monsenhor Hipólito e Pio IX. Já na rota três, as equipes irão aos municípios de Avelino Lopes, Bonfim do Piauí, Uruçui.

Dados Epidemiológicos

Para o avanço na execução do plano, a Saúde notificou os 157 municípios que ainda não haviam enviado os dados epidemiológicos e conseguiu reduzir para 50 os municípios que ainda não enviaram as informações.

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais