Cidadeverde.com

FMS alerta para cuidados de prevenção à dengue durante as férias

Todos os sábados está sendo realizada a operação Faxina nos Bairros (Foto:Cidade Verde)

Férias é época de viajar e muitos deixam suas residências fechadas. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) alerta para alguns cuidados que devem ser tomados para evitar acúmulo de água parada e a possível proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
“Antes de viajar devemos checar se os ralos de banheiros e as caixas dágua estão hermeticamente fechados, além de nos certificarmos de que no quintal de nossas casas não ficarão objetos que acumulem água”, explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

Todos também precisam ficar atentos ao acúmulo de água parada em calhas, materiais de construção, pneus, garrafas e materiais descartáveis espalhados pelos espaços livres de suas casas. “Mesmo uma tampinha de garrafa pode se tornar foco do mosquito, por isso devemos estar bem atentos”, enfatiza Amariles Borba.

Ela ainda chama atenção das repartições públicas e estabelecimentos em geral que ficam fechados durante as férias. “É importante que os gestores e funcionários se certifiquem de que não deixarão locais propícios para a proliferação do mosquito”, ressalta.

Ações

A FMS tem intensificado as ações de combate ao Aedes aegypti em toda a cidade, desde dezembro de 2015. Todos os sábados está sendo realizada a operação Faxina nos Bairros, que em parceria com a população tem recolhido todo o lixo dos quintais com potencial de se tornar criadouro do Aedes aegypti. Já foram 4.040 toneladas recolhidas em 27 edições.

Nesta quinta (13) foi realizada mais uma reunião do Comitê de Mobilização Comunitária contra dengue, zika e chikungunya, no auditório da FMS, com o objetivo de realização de uma prestação de contas das ações realizadas pelo grupo no período de janeiro a junho deste ano. 

O Comitê de Mobilização Comunitária é composto por membros do Conselho Municipal de Saúde, Atenção Básica, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Estadual de Educação, Fundação Hospitalar de Teresina, Diretorias das Regionais de Saúde, Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária, Superintendências de Desenvolvimento Urbano, Superintendência de Desenvolvimento Rural, Superintendência de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Secretaria Municipal da Juventude e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Além disso, a FMS continua trabalhando a questão educativa com a realização de palestras e ações educativas em escolas, empresas e outros locais. A FMS está formando também multiplicadores de informação com a realização dos cursos de capacitação para controle e prevenção de dengue, zika e chikungunya.

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais