Cidadeverde.com

Realizada 47ª edição da Faxina dos Bairros em Teresina

A 47ª edição da Faxina nos Bairros teve como ponto de partida, na manhã deste sábado (28), a Unidade Básica de Saúde do bairro Anita Ferraz, localizado na zona Leste da cidade. A operação de limpeza, coordenada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), promove educação com foco no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da zika, dengue e chikungunya.

Foto: Wilson Filho


 
Acompanhado do presidente da FMS, Sílvio Mendes, e dos agentes de endemia, o prefeito Firmino Filho visitou casas e conversou com populares alertando sobre os cuidados que devem ser tomados, especialmente no período chuvoso. “Todos devem ter consciência da importância do seu papel no combate ao Aedes, mantendo suas casas limpas, livres de focos do mosquito. A Prefeitura está fazendo sua parte, mas precisamos nos unir para vencermos essa batalha”, disse.
 
Na casa de dona Maria dos Remédios da Conceição o prefeito plantou uma muda de árvore, distribuída pelo Caminhão do Verde, da Coordenação de Arborização da Prefeitura. “Estou feliz e agradecida com essa visita do prefeito e dos agentes da Fundação de Saúde, que recolheram todo o lixo do meu quintal. Recebi orientação durante a semana e já deixei tudo separado, assim fica mais fácil para todo mundo. Se todos fazem sua parte, Teresina vence esse mosquito”, declarou a moradora.
 
A Faxina nos Bairros acontece desde o final de 2015 e em 46 edições já recolheu mais de 4.528 toneladas de lixo em toda a cidade. Todos os sábados são selecionados quatro bairros em cada região de Teresina para receber um mutirão de limpeza e educação, onde os moradores são incentivados a realizar uma faxina em suas casas e depositar nas calçadas todo o lixo inservível (inclusive os de grande porte, como móveis e eletrodomésticos velhos) para recolhimento pelos caminhões das SDUs.
 
“A população é avisada por carros de som e nas visitas dos agentes de saúde e endemia, então uns dois dias antes da faxina a SDU já começa o trabalho de capina nas áreas e no sábado é o Dia D”, explica a gerente de zoonoses da FMS, Oriana Bezerra. Neste Dia D também é feita uma caminhada educativa, em que a população recebe panfletos sobre o tema e é orientada a realizar o descarte correto do lixo, evitando o acúmulo de água e a reprodução do mosquito.
 
Cronograma Faxina nos Bairros – 28.01.2017
 
Zona Centro/Norte: Piçarra
Ponto de Partida: Igreja São Raimundo
Quadrante: Av. Miguel Rosa, Av. José dos Santos e Silva, Rua Picos, Rua Desembargador José Messias, Rua Mato Grosso, Av. Higino Cunha, Rua Higino Cunha, Rua Goiás, Ferrovia
 
Zona Leste: Pedra Mole
Ponto de Partida: UBS Anita Ferraz
Quadrante: Vila Anita Ferraz, Vila Nova, Conjunto Pedra Mole
 
Zona Sudeste: Itararé II
Ponto de Partida: Praça do Bambu
Quadrante: Avenida Joaquim Nelson, Avenida Monsenhor Zaul Pedreira, Avenida Noé Mendes
 
Zona Sul: Nossa Sra das Graças
Ponto de Partida: Praça da Capelinha Palha
Quadrante: Av. Joaquim Ribeiro, Av. José dos Santos e Silva, Rua São Francisco, Av. Nações Unidas, Rua 7 de Setembro 

redacao@cidadeverde.com