Cidadeverde.com

Órgãos de Controle de Contas pedem a Wellington apoio para Conselheiro Cidadão

Imprimir
  • rede-controle.jpg Thiago Amaral
  • rede-controle1.jpg Thiago Amaral
  • rede-controle2.jpg Thiago Amaral
  • rede-controle3.jpg Thiago Amaral
  • rede-controle4.jpg Thiago Amaral

Durante a reunião da Rede de Controle, o coordenador de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Helano Guimarães, solicitou que todos os órgãos aderissem ao Movimento Conselheiro Cidadão, na escolha para o novo membro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pediu ajuda do governador.  

"É uma decisão da assembleia, mas podemos ajudar. Nossa luta é no sentido de ser respeitado os trâmites. Aderimos ao Conselho Cidadão para acompanhar e pedimos ao governador que auxilie com os deputados que chegaram agora para que obedeçam aos critérios exigidos na escolha", ressaltou o controlador.

Da reunião da Rede de Controle participam cerca de 12 órgãos que são responsáveis pela fiscalização das ações dos gestores nos três níveis de governo entre eles, Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Estado, Controladoria Geral da União, Advocacia Geral da União, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Ministério Público de Contas, Polícia Federal, Receita Federal Brasileira, Departamento Nacional do SUS, Controladoria Geral do Estado, Parceria Público Privada do Governo do Estado.  

Participação do governador

O governador Wellington Dias também participa da reunião como ouvinte. "Queremos a integração dos níveis de controle para aprendermos uns com os outros e estou aqui mais para escutar", afirmou Wellington.

Ele destacou, ao ressaltar a importância da fiscalização das contas, que a transparência é a bola da vez.

"Todo mundo destaca que aumentou a corrupção, mas eu vejo que o que aumentou foi a transparência e a fiscalização das contas públicas", declarou.

Dias revelou ainda que vai criar a corregedoria geral do estado. "Assim como fizemos com a controladoria, que centralizamos, queremos fazer com a corregedoria que hoje está espalhada nos órgãos. Temos a corregedoria da Polícia Militar, da Polícia Civil e com o tempo termina, pelo corporativismo, não mantendo sua eficiência, e não cumprindo sua autonomia", argumentou o governador.

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais