Cidadeverde.com

Os principais exames periódicos femininos a cada faixa etária

Imprimir

A partir da primeira menstruação e antes do início da vida sexual

Independente da faixa etária, a consulta ao ginecologista pelo menos uma vez ao ano, e a realização de exames de glicemia, colesterol total e suas frações, triglicerídeos, ureia e creatinina (avaliação da função renal), TGO e TGP (avaliação da função hepática), hemograma e urina, são imprescindíveis.

Aos 20 anos ou no início da atividade sexual

Papanicolau, colposcopia, ultrassonografia pélvica ou transvaginal, ultrassonografia de mamas para prevenir o câncer de mama, e a vigilância sobre doenças como o HPV, que está relacionado à incidência do câncer de colo de útero e de vulva.

Acima dos 30 anos

Somando-se aos procedimentos solicitados aos 20 anos, é indicada a realização de exames para avaliar a função tireoidiana TSH, T4 Livre, T3 e ultrassonografia de tireoide.

A partir dos 40 anos

Mamografia anual, somados aos exames citados para as outras faixas etárias.

A partir dos 50 anos

Quando a maioria das mulheres inicia o período da menopausa, o foco maior deve ser nos ossos e no coração. A realização de uma densitometria óssea logo após o início da menopausa se faz necessária. Dosagens hormonais e exames relacionados ao metabolismo do cálcio vão ajudar no acompanhamento e prevenção da osteoporose.

Lembretes:

- Mulheres com antecedentes de câncer de mama ou ovário na família devem iniciar o acompanhamento médico com antecedência. A época ideal depende da idade com que seu familiar teve a doença e também o tipo de câncer. O melhor a fazer é procurar o seu médico e explicar o histórico para dar início ao tratamento preventivo.

- Antes da gravidez é importante realizar exames de sorologia para sífilis, HIV, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, herpes simples tipo I e II, hepatites B e C. Caso não consiga engravidar durante um ano, procure o seu médico para realizar exames de fertilidade.

- É importante levar em consideração a investigação atenta de alguns antecedentes pessoais e familiares, estilo de vida, hábitos alimentares, trabalho, tabagismo e obesidade.

 

Fonte: M de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais