Cidadeverde.com

Oscar Pistorius chora ao ser inocentado de matar namorada

Imprimir

Imagem da chegada de Pistorius ao Tribunal de Pretória. (Foto: Rogan Ward / Reuters)

O ex-atleta sul-africano Oscar Pistorius foi inocentado de matar intencionalmente a namorada, a modelo Reeva Steenkamp, na manhã desta quinta-feira (11), em um tribunal da África do Sul. Pistorius ouviu a sentença muito emocionado. Ele também foi inocentado de premeditar a morte, mas ainda pode ser condenado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. A leitura começou por volta de 4h45 (no Brasil), pela juíza Thokozile Masipa. O veredito coloca fim a um processo que começou em 3 de março.

Pistorius sempre afirmou ter disparado por medo ao confundir a ex-namorada com um ladrão em sua casa.

"O Estado não provou além de qualquer dúvida razoável que o acusado é culpado de assassinato premeditado. Simplesmente não há fatos suficientes para sustentar essa conclusão", disse a juíza.

A sessão começou com um repasse das conclusões finais e os pedidos de pena feitas pela defesa e pela acusação, e continua com uma análise das declarações das testemunhas.

Segundo fontes jurídicas, a exposição do veredicto poderia se estender até sexta (12), pois a magistrada repassará um por um o testemunho das 37 testemunhas - incluído Pistorius -, e explicará quais partes aceita de cada uma das declarações.

Após emitir o veredicto, Masipa pode demorar várias semanas para emitir a sentença do atleta.

A promotoria, representada por Gerrie Nel, sustenta que o corredor matou intencionalmente Steenkamp após uma discussão que teria sido ouvida por alguns vizinhos. O promotor pediu que Pistorius fosse condenado a prisão perpétua pelo crime de homicídio. Se fosse condenado, Pistorius poderia cumprir ao menos 25 anos, como prevê a lei sul-africana.

O velocista enfrenta também outras três acusações relacionadas com armas de fogo: duas delas por disparar em lugares públicos e uma terceira por posse ilegal de munição.

June Steenkamp, mãe da modelo Reeva Steenkamp, morta na casa de Pistorius. (Foto: Kim Ludbrook / Pool / Via Reuters)

 

Pistorius atirou quatro vezes pela porta do banheiro em sua namorada em sua casa de Pretória, na madrugada de 14 de fevereiro de 2013. Ele se declarou inocente. A defesa argumenta que Pistorius atirou acreditando se tratar de um invasor em sua casa, e por isso pede sua absolvição.

Grande parte de sua família o acompanha no tribunal, sentada num banco mais próximo a ele.

O julgamento do atleta começou em 3 de março e terminou em 8 de agosto, após promotoria e defesa apresentarem suas conclusões finais.

 

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais