Cidadeverde.com

Oscip: Firmino diz que enfrenta "interesses pequenos" para abrir UPA

Imprimir

Após o adiamento da votação na Câmara Municipal de Teresina do projeto que trata da contratação de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) para administrar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Renascença, o prefeito Firmino Filho esclareceu, sem mencionar detalhes, que houve divergência em alguns pontos da proposta, retirada de pauta.

 

 

Apesar da votação do projeto ser adiada mais uma vez, o prefeito se mostrou otimista com a aprovação e disse que os vereadores sabem o que é melhor para a área da saúde em Teresina. Firmino Filho ainda mandou um recado para os que criticaram o projeto.  

"Muitas pessoas tem um discurso muito bonito, mas na hora H ficam defendendo interesses pequenos, interesses corporativos e a população fica de lado. Tem sempre gente que quer colocar seus interesses próprios acima dos coletivos. Cabe ao prefeito, em nome da população, enfrentar esses interesses", declarou. 

O projeto foi retirado de pauta nesta semana pelo líder do prefeito, vereador José Ferreira (PSD). "Não houveram grandes problemas que causaram a retirada do projeto da pauta, o que houve foi uma divergência sobre a questão do texto, as dúvidas foram esclarecidas e após a resolução dessas questões, o projeto será recolocado em votação. Eu acredito que o projeto seja aprovado porque a Câmara sabe o que é melhor para a cidade e o melhor para a cidade é o interesse público. A população quer um melhor atendimento de saúde", disse o prefeito. 

Sobre a reivindicação do Conselho Municipal de Saúde para que a prefeitura contrate profissionais concursados para trabalhar na unidade, o prefeito declarou que a UPA não possui cargos criados em lei, por isso não é obrigado a realização de concurso. Ele afirmou ainda que a sua gestão foi a que mais convocou concursados até hoje.  

Firmino reafirmou que a Oscip deverá ser colocada em teste por um período de dois anos. 

"Eu falo com a maior tranquilidade de concurso público. Nenhum prefeito na história de Teresina chamou tanto concursado na área da saúde como eu. Foram 1.523 até hoje e vamos continuar chamando. Agora, a UPA do Renascença não tem cargos criados, se não existe cargos criados em lei, não tem porque fazer um concurso. A Oscip já é usada no resto do Brasil, mais uma vez Teresina está é atrasada nessa experiência. Vamos testar pra ver se melhora. Se melhorar a gente continua, se não a gente desiste" comentou.  

Emanuela Pinto (especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais