Cidadeverde.com

Pacientes do CAPS Norte serão atendidos na Água Mineral

Imprimir

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Norte terá novo endereço a partir desta segunda-feira (15). O novo prédio fica localizado na Rua Lucrécio Dantas Avelino, no bairro Água Mineral. “A nova instalação oferecerá mais conforto e acessibilidade aos usuários”, disse o diretor de ações assistenciais da FMS, Francisco Pádua.  

O CAPS é um centro de referência e tratamento para pessoas com sofrimento psíquico. A Prefeitura de Teresina mantém cinco CAPS, um na zona Norte, um na zona Sudeste, um na zona Leste e dois na zona Sul (sendo um diurno e noturno). Além de um Centro AD, especializado em atender usuários de álcool e drogas. “O Ministério da Saúde já liberou recursos para construção de sede própria para quatro CAPS em Teresina”, afirmou Francisco Pádua.

Cada Centro é composto por uma equipe multidisciplinar formada por psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem, terapeuta ocupacional, educador físico, nutricionista, assistente social e artesão. Os usuários dos CAPS recebem tratamento psíquico e, agora, também podem fazer coleta de exames laboratoriais e  encaminhamento para consultas especializadas na rede de saúde pública.

O CAPS é um recurso em saúde mental, constituindo-se em um serviço substitutivo ao modelo asilar, de assistência extra-hospitalar que diminui e procura evitar reinternações psiquiátricas, buscando a ressocialização do indivíduo. Seu objetivo é oferecer atendimento à população realizando o acompanhamento clínico e reinserção social dos usuários. 

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais