Cidadeverde.com

Padre Florêncio, do colégio Diocesano, morre aos 86 anos em Teresina

Imprimir
  • IMG_7044.jpg Wilson Filho
  • IMG_7040.jpg Wilson Filho
  • IMG_7030.jpg Wilson Filho
  • IMG_7024.jpg Wilson Filho
  • IMG_7013.jpg Wilson Filho
  • IMG_7012.jpg Wilson Filho
  • IMG_7008.jpg Wilson Filho
  • IMG_7002.jpg Wilson Filho
  • IMG_6967.jpg Wilson Filho
  • IMG_6966.jpg Wilson Filho
  • IMG_6953.jpg Wilson Filho
  • IMG_6941.jpg Wilson Filho
  • IMG_7048.jpg Wilson Filho

Atualizada às 17h
O corpo do padre Florêncio Lecchi foi sepultado na tarde deste sábado no cemitério Jardins da Ressurreição. O religioso faleceu na noite desta sexta-feira (29), aos 86 anos, cinquenta dos quais, dedicados ao seu trabalho na capital piauiense. 

A cerimônia de corpo presente foi realizada na capela do colégio São Francisco de Sales, o Diocesano, e foi acompanhada por cerca de 400 pessoas, a maioria ex-alunos do padre que era professor de Química. 

Atualizada às 10h26 

Muita emoção no velório do padre Florêncio Lecchi, que faleceu por volta das 23h30 desta sexta-feira (29), aos 86 anos. Alunos, ex-alunos e professores estão reunidos na capela do colégio São Francisco de Sales (Diocesano), no Centro de Teresina, para a missa de corpo presente em memória do sacerdote que em janeiro comemorou com uma celebração religiosa os 50 anos de sua chegada a capital piauiense.  

Segundo infromações de funcionários da escola, há alguns meses ele vinha sendo internado de forma constante, chegando até a ficar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em decorrência de complicações após contrair dengue. Ele faleceu no Hospital São Marcos. 

O jornalista Gustavo Said, que foi aluno do padre, conta que ele era uma personaldiade muito marcante. "Eles nos ensinava que era preciso subir as escadas sempre pelo lado esquerdo e descer pelo lado direito. Era um homem cheio de regras, mas também muito bem humorado. Quem chegava atrasado para a aula, por exemplo, tinha que declamar uma poesia para toda a classe". 

O servidor público federal público Aécyo Rufino, disse que padre Florêncio foi um mestre, um homem da ciência e da fé. "A mesma dedicação que ele tinha para os estudos, ele tinha para a espiritualidade. Seu trabalho mais importante como mestre foi ensinar os alunos para a vida. Era uma figura paterna para os alunos", disse lembrando ainda que uma das frases do sacerdote que mais lhe marcou foi: "Todo conhecimento que se puder ter de nada adianta se não puder ser usado com sabedoria para o bem". 

Na página do colégio Diocesano  no facebook, a escola informa que serão serão celebradas duas missas de corpo presente, uma às 10h e outras às 15h. O enterro está marcado para a às 16h, no cemitério Jardim da Ressurreição.

Florêncio Lecchi era sacerdote jesuíta, nascido em Bérgamo na Itália e radicado no Brasil desde os anos 50, foi professor de química do Colégio Diocesano e mentor espiritual de várias gerações de jovens alunos. Sua influência na formação dos jovens, e seu incondicional amor à igreja o tornaram um personagem mitológico e referência obrigatória na memória da comunidade do Diocesano.

 

Lucas Marreiros (Especial para o cidadeverde.com)

Da Redação Sana Moraes 

[email protected] 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais