Cidadeverde.com

Palestra: Especialista alerta para o diagnóstico precoce do autismo

Imprimir

Fotos: Thiago Amaral / Cidadeverde.com

O neurologista brasileiro Carlos Gabia, que trabalha com crianças autistas em Miami, nos Estados Unidos, está em Teresina para a VII Jornada de Autismo do Piauí, que acontece a partir desta quinta-feira (26) até o dia 28 de março, no Cine Teatro da Assembleia Legislativa. Em entrevista ao Jornal do Piauí, o especialista alertou para a importância do diagnóstico precoce.

"Quanto mais precoce o diagnóstico, mais fácil será a convivência com essa criança. Com 18 meses, os pais já começam a perceber a diferença de seu filho, que é autista, para outras crianças. Se com essa idade, a criança não fala palavras simples, tem que ser avaliada", orienta Gabia.

O neurologia explica que o diagnóstico do autismo é clínico, não sendo necessários exames para comprovar a condição. "A mãe geralmente é a primeira a perceber o problema, por isso é importante que as mães sejam ouvidas. Além disso, existem uma série de preconceitos com relação à fala. As pessoas dizem que os meninos falam mais tarde e que cada criança tem um tempo diferentes, mas há um limite para isso", observa.

O tema da jornada deste ano é "Autismo e fases do desenvolvimento: Infância, adolescência e adulto". O neurologista vai ministrar duas palestras no evento, "De onde viemos e para onde vamos" e "A importância do diagnóstico e do tratamento precoce dos TEA". Além do Dr. Carlos Gadia, a VII Jornada de Autismo do Piauí contará ainda com a palestra da fonoaudióloga Renata Veloso, de São Paulo.

A taxa para participação no evento é de R$ 150 para profissionais e de R$ 100 para estudantes. As inscrições podem ser feitas por email (link do site) ou presencialmente na rua José Clemente Pereira, 2384, bairro Primavera, zona norte de Teresina.

Jordana Cury
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais