Cidadeverde.com

Para evitar erros, River muda estratégia na montagem do elenco para 2015

Imprimir


Elizeu Aguiar e Flávio Araújo discutem sobre contratações (Foto: Divulgação/River AC)

Depois de deixar escapar a classificação para a segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D por erros administrativos, o River resolveu mudar sua estratégia de contratação para a temporada 2015. Para evitar que casos como o do treinador Flávio Barros e o do lateral-direito George Michael se repitam, a diretoria tricolor só finaliza acertos quando recebe aval do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

A nova política do Galo é simples: a finalização da contratação e o anúncio oficial agora só acontecem após o clube receber uma certidão de negatividade do STJD referente ao jogador pretendido.  "Estamos seguindo uma orientação da presidência. Negociamos com o atleta e depois checamos através da Federação a sua situação junto ao STJD. Só com essas informações é que seguimos com a assinatura do contrato e o anúncio da contratação", explica o supervisor de futebol Evaldo Carvalho.

O novo modo de agir do River já foi colocado em prática. O zagueiro Paulo Paraíba e o lateral-esquerdo Hugo Figueiredo, por exemplo, estavam certos com o clube piauiense quando o técnico Flávio Araújo foi apresentado, no dia 26 de novembro, mas só foram anunciados depois. O primeiro, dois dias após a chegada do treinador; o segundo, com quase duas semanas de "atraso". O goleiro Naylson e o meia Uilliams Bomfim também tinham acordo com a diretoria tricolor bem antes de serem oficializados como reforços para 2015.

A preocupação riverina se justifica. Em 2014, o clube primeiro enfrentou problemas com a contratação do técnico Flávio Barros, que chegou ao clube em agosto, mas só estreou quase um mês depois por causa de uma suspensão de quatro jogos decretada antes mesmo do seu desembarque em Teresina, quando defendeu o Potiguar (RN) na Copa do Nordeste.

Depois, o imbróglio envolveu o lateral-direito George Michael, que foi relacionado de forma irregular contra o Moto Club pela sétima rodada da Série D. Antes de chegar ao River, o jogador já havia disputado duas competições oficiais por outros dois clubes diferentes (Potiguar e CRB), o que feriu o artigo 49 do Regulamento Geral de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e fez o time piauiense perder quatro pontos e dar adeus às chances de classificação para a segunda fase do torneio nacional.

A nova estratégia de contratação deve ser colocada em prática novamente nos próximos dias, uma vez que pelo menos cinco novos jogadores (um goleiro, um lateral-direito, um meia e dois atacantes) ainda devem reforçar o elenco.

Flávio Meireles
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais