Cidadeverde.com

Vídeo de militares do Exército dançando em quartel no PI repercute na web

Um vídeo registrado dentro do Tiro de Guerra 10-012, em Parnaíba, viralizou na internet e em dois dias teve mais de três mil visualizações. Nas imagens é possível observar dois reservistas, um fardado e outro com a calça do Exército, dançando swingueira. 

De acordo com o Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 10-012, subtenente Escobar, o vídeo- que tem duração de 0,47 segundos- foi gravado durante o plantão do último domingo (28), sem a presença dos supervisores. 

“O aprendizado sempre fica. O ideal seria que aprendêssemos com o erro dos outros, mas infelizmente isso aconteceu na nossa Casa e está sendo tomada medidas possíveis. Fica o alerta para qu outros também cometam transgressões. Às vezes em uam brincadeira, inocentemente, a pessoa é envolvida numa situação e não consegue mais sair dela e acabam sendo punidos regulamentamente, sofrendo penas duras”, disse o chefe de instrução.

O subtenente explica ainda que, diante da repercussão e possíveis punições- os reservistas demonstram arrependimento e pediram o direito de retratação. 

“Nos reunimos com eles e mostramos as medidas administrativas cabíveis que seriam tomadas em relação a esse fato. Eles demonstraram muita tristeza e queriam  se retratar, mas isso não será possível, pois o dano já foi causado. Flecha lançada não volta mais”, reitera. 

Além dos dois militares que aparecem nas imagens, um terceiro-que teria filmado- serão julgados pela 10ª região no município de Fortaleza. Caso eles sejam expulsos da corporação, podem ficar até dois anos sem o registro militar.

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Menor envoldido em assalto que acabou com morte de duas pessoas recebe alta

O menor infrator envolvido em uma tentativa de assalto que resultou na morte de dois homens na tarde de segunda-feira (29) em Parnaíba recebeu alta nesta terça-feira (30). Atingido na região do abdômen, socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), ele foi o único sobrevivente do episódio que vitimou Flávio Raimundo Alves e Bruno de Oliveira Cardoso em uma casa do bairro Planalto Tremembé. A informação foi confirmada pela Polícia Militar.

De acordo com o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, major Adriano Lucena, após receber alta, o adolescente foi encaminhado à Delegacia Regional de Parnaíba. "Como é menor, deve ficar no Complexo da Cidadania", disse o PM, que afirmou que o garoto já tinha passagens pela polícia.

O adolescente de 17 anos foi o único sobrevivente de uma tentativa frustrada de roubo que resultou em dois homens mortos no Planalto Tremembé na tarde de segunda-feira. Após invadirem armados a casa de Flávio Raimundo Alves, o jovem e Bruno de Oliveira Cardoso anunciaram o assalto. O proprietário da residência reagiu com um facão.

Depois da briga, que deixou várias marcas de sangue em diferentes cômodos da casa, Flávio e Bruno de Oliveira morreram. Atingido na barriga, o adolescente foi socorrido por uma equipe do SAMU e encaminhado ao HEDA.

Ao atender a ocorrência, a Polícia Militar apreendeu um revólver calibre 32 e uma moto utilizada pela dupla de assaltantes.

Flávio Meireles
flaviomeireles@cidadeverde.com

Tentativa de assalto deixa dois mortos e um gravemente ferido em Parnaíba

Uma tentativa frustrada de assalto resultou em dois homens mortos e um gravemente ferido em Parnaíba, a 320 quilômetros de Teresina. O fato aconteceu no início da tarde desta segunda-feira (29) em uma casa no bairro Planalto Tremembé e foi confirmado pela Polícia Militar.

De acordo com o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, major Adriano Lucena, tudo aconteceu quando a casa de um homem identificado como Flávio Raimundo Alves, de 50 anos, foi invadida por dois jovens.

"Ainda não sabemos o que aconteceu lá dentro: se o dono da casa reagiu ou agiu em legítima defesa. O que sabemos é que ele entrou em luta com os dois assaltantes e se armou com o que tinha em casa - faca, navalha ou facão", comentou o militar.

Após a briga, que deixou várias marcas de sangue em diferentes cômodos da casa, Flávio e um dos assaltantes morreram. "O outro bandido ficou gravemente ferido e, após atendimento médico, encaminhado para o HEDA (Hospital Estado Dirceu Arcoverde). Ele está acompanhado de uma equipe da Polícia Militar", informou Lucena.

Sujo de sangue, o revólver calibre 32 usado para matar Flávio foi encontrado perto da casa onde aconteceram as mortes e apreendido pela Polícia Militar. A PM também apreendeu a moto que a dupla usou para chegar até a casa da vítima.

Flávio Meireles
flaviomeireles@cidadeverde.com

PRF apreende 147 comprimidos de anfetaminas com caminhoneiro no Piauí

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na noite do último sábado (27), 147 comprimidos de anfetaminas (nobesio forte) com o motorista de uma carreta.

O caminhoneiro identificado como D. S. O., 34 anos, natural de Santo Afonso/MT, transportava uma carga de sal de Luís Correia para Água branca e foi parado pela PRF no Km 33 da BR-343. 

Com ele os policiais encontraram os remédios, os conhecidos "rebites", comumente utilizados por motoristas para se manterem acordados e dirigirem mais do que devem. 

O porte não autorizado deste tipo de substância constitui crime. Em razão disso, o motorista assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), deverá comparecer a um juizado especial e responderá criminalmente. 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Irmãos são presos com revólver, cocaína, loló e dinheiro em Parnaíba

Dois homens foram presos na tarde de sábado (27) em Parnaíba acusados de tráfico de drogas. Com os irmãos Raony da Silva Pires, de 29 anos, e Aritana da Silva Pires, de 27 anos, a Polícia Militar encontrou arma de fogo, munições, cocaína, loló e uma grande quantia em dinheiro. Ambos foram encaminhados à Central de Flagrantes da cidade localizada a 320 quilômetros de Teresina.

A prisão dos dois irmãos foi em uma casa na rua Pedro Pereira Fontelene, no bairro João XXIII. Eles estavam sendo monitorados pelo grupo reservado da Polícia Militar. Com a dupla, a PM apreendeu um revólver calibre 38 com três munições deflagradas. dois papelotes de cocaína, 18 fracos de loló e R$ 2.877.00 em dinheiro trocado, além de um notebook e outros equipamentos eletrônicos.

Responsável pela autuação dos dois irmãos na Central de Flagrantes de Parnaíba, o delegado Christian Mascarenhas informou que um deles já tem passagem pela polícia. "O Raony tem passagem por suspeita de homicídio", comentou.

Detidos na Central de Flagrantes de Parnaíba, os irmãos presos aguardam vagas no sistema prisional para serem transferidos para uma penitenciária.

Flávio Meireles
flaviomeireles@cidadeverde.com

Incêndio destrói casa em Parnaíba

Um incêndio destruiu pelo menos três cômodos de uma casa em Parnaíba. A tragédia aconteceu na tarde de sexta-feira (26) no bairro João XXIII. Acionado, o Corpo de Bombeiros evitou um prejuízo maior aos proprietários da casa.

O incêndio teve início no começo da tarde e aconteceu quando a dona da casa estava viajando. As chamas consumiram três cômodos da casa e destruíram também parte do telhado e das paredes, além de móveis e eletrodomésticos.

Como a proprietária estava viajando, o fogo e a fumaça só foram percebidos por vizinhos depois de um bom tempo. Assim que o incêndio foi constatado, o Corpo de Bombeiros foi acionado e debelou o incêndio.

Flávio Meireles
flaviomeireles@cidadeverde.com

Mototaxista é esfaqueado e tem a moto roubada por cliente em Parnaíba

Um mototaxista de 41 anos foi esfaqueado e teve sua moto roubada por um cliente na noite de quarta-feira (24) em Parnaíba, a 320 quilômetros de Teresina. O fato aconteceu em uma comunidade ribeirinha chamada Alto do Batista, localizada na zona rural da cidade. Apesar do susto, o profissional conseguiu recuperar seu veículo com a ajuda da Polícia Militar.

O cliente, que agrediu o mototaxista e roubou a moto, foi identificado como Givanildo Costa, mas não foi detido. Ele solicitou o trabalho do profissional nas proximidades da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Nova Parnaíba. O destino da viagem seria a casa de sua esposa, no Alto do Batista.

Ao chegar na residência, o homem falou que não encontrou a mulher e disse ao condutor da moto que retornasse. No caminho de volta para a zona urbana, o cliente começou esfaquear o mototaxista, segundo testemunho do próprio. A vítima tentou se defender e sofreu cortes no cotovelo direito e na mão esquerda.

Em seguida, o cliente fugiu com a moto, o capacete e o colete do mototaxista, que acionou a Polícia Militar. Após buscas, os policiais descobriram onde o acusado morava e encontraram o veículo escondido em um matagal a 500 metros de sua casa.

Esse foi o segundo caso de violência contra mototaxistas em Parnaíba em menos de uma semana. Na segunda-feira, Antônio Edilson de Araújo Xavier, conhecido como "Antônio Sabiá", foi baleado na cabeça após realizar uma corrida no fim da tarde. O assaltante fugiu com a moto e o capacete da vítima.

Flávio Meireles
flaviomeireles@cidadeverde.com

Empresário que matou mulher e adversário recebe título na Câmara de Parnaíba

O empresário Edilson Galeno Brito, conhecido como 'Rei do Delta' foi homenageado com uma Medalha do Mérito Legislativo Post Mortem na última segunda-feira (15) na Câmara Municipal de Parnaíba. Seria apenas mais uma entrega, não fosse o empresário homenageado, autor de um crime chocante no fim de 2014, quando matou a própria esposa, Maria do Socorro Morais, e o empresário Mateus Portela, dono de uma agência de Turismo, e se matou em seguida.


Vereador entrega medalha a tutora dos filhos do empresário

O título foi proposto pelo vereador Carlson Pessoa e provocou polêmica na cidade nos últimos dias. Procurado pelo Cidadeverde.com, o vereador esclareceu que a entrega do Mérito foi aprovada na Câmara em Março de 2014, ou seja, oito meses antes da tragédia e segundo ele, a polêmica, na verdade, foi provocada por adversários políticos.

"Isso tudo é na verdade uma grande jogada política para me prejudicar. O título foi aprovado por unanimidade na Câmara por conta do grande serviço que empresário prestou ao Turismo e economia da região. Tudo foi aprovado am março do ano passado, muito antes de toda a tragédia", declarou o vereador.

A comoção provocada pelo crime, foi o que inclusive, adiou a entrega do título, que só ocorreu este ano. O irmão de Edilson também recebeu a homenagem e a atual tutora de seus filhos, a empresária Henriqueta representou o empresário na solenidade.


Diploma entregue na solenidade

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Audiência pública debaterá falta de médicos especialistas em Parnaíba

Com o intuito de promover uma discussão em torno da falta de acesso da população de Parnaíba e região às cirurgias com especialistas, em especial na área de ortopedia, o deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (PTC) propôs a realização de audiência pública, que acontecerá nesta sexta-feira (26), a partir das 9h, na Câmara Municipal de Parnaíba. Entre as principais reclamações dos médicos, consta o baixo repasse efetuado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para custear os procedimentos cirúrgicos.

“O SUS não consegue atrair os profissionais especialistas, pois, atualmente, paga um valor irrisório pelas cirurgias, que, geralmente, são procedimentos de média e alta complexidade. Tal situação atinge de forma grave a população mais humilde, que amarga uma longa espera para conseguir marcar uma cirurgia. Em muitos casos, essas pessoas têm de se desfazer de seus bens ou mesmo pedir empréstimos para conseguir custear o procedimento na rede particular”, ressalta Dr. Hélio.

Além da falta de especialistas, o parlamentar também relata sobre a crescente demanda de atendimentos no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) oriundos, especialmente, de acidentes envolvendo motocicletas. “Acreditamos que somente através do diálogo com as partes envolvidas é que poderemos encontrar uma solução viável para a saúde na região. E isso não é impossível, pois em Teresina, a Prefeitura já adotou uma tabela diferenciada para os repasses do SUS, dando um incentivo a mais aos médicos”, argumenta Dr. Hélio.

Foram convidados para a audiência representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, Conselho Regional de Medicina, Associação de Médicos Parnaibanos, bem como diretores de hospitais públicos e privados da região.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Mototaxista leva tiro na cabeça após corrida em Parnaíba

O mototaxista Antônio Edilson de Araújo Xavier, conhecido como "Antônio Sabiá", foi baleado na cabeça após realizar uma corrida no fim da tarde desta segunda-feira (22) em Parnaíba, a 318 km de Teresina.

Foto: Portal do Catita

Segundo o sargento Fabriciane Monteiro, da Polícia Militar, a vítima relatou que um homem magro solicitou o serviço de transporte e ao chegar na rua C do conjunto Morada da Universidade, no bairro Frei Higino o passageiro anunciou o assalto e atirou contra ele. O assaltante fugiu com o capacete e com a moto de Antônio.

A moto, modelo Honda NXR150 Bros Es, é de 2012 tem cor laranja e placa OEB 0803 e Parnaíba e ainda não foi localizada. O veículo tem detalhes nas cores verde e amarelo.

Após ser baleado, Antônio caminhou até a rua D onde perdeu as forças e caiu. Uma equipe médica do SAMU realizou os primeiros atendimentos e a vítima apresentava duas perfurações. Antônio estava consciente durante o atendimento mas reclamava de não conseguir enxergar.

A vítima foi levada para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). A Polícia já tem um suspeito para o crime e o veículo tem sistema de segurança que impede seu funcionamento.

Com informações de Proparnaíba
Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Posts anteriores