Cidadeverde.com

Seduc e PM firmam parceria para ampliar segurança nas escolas de Parnaíba

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) firmou parceria com a Polícia Militar do Piauí para intensificar o policiamento escolar em Parnaíba. O diretor administrativo da Seduc, coronel Ronald Moura, esteve na cidade para avaliar de perto a situação e, com o comando da PM em Parnaíba, a Gerência Regional de Educação e a Gerência de Engenharia da Seduc,  planejou novas ações de combate e prevenção a crimes de roubos, furtos e arrombamentos nas escolas.

"Fizemos uma avaliação prévia e identificamos as escolas que estão em áreas mais críticas. Essas contarão com um policiamento específico por meio do Pelotão Escolar. Vamos também reforçar a estrutura de segurança, fazer remanejamento dos profissionais vigilantes e ampliar o contato direto da polícia com a escola", disse o diretor.

A gerente da 1ª GRE, Safira Veras, explica que já se sentem aliviados vendo as soluções para esses problemas. "Repassamos a situação para a Seduc e fomos prontamente atendidos. Estamos contentes", explicou a professora.

Para o subcomandante da PM de Parnaíba, major Gerson Reis, essa parceria vai mudar a realidade atual e dar um reforço ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela polícia. "Nós realizamos rondas ostensivas no entorno das escolas em horários estratégicos, mas com o reforço da segurança dentro e fora do ambiente escolar e o aumento do policiamento escolar será de grande valia para o município", revela o policial.

Confira as escolas da rede estadual de ensino que terão um reforço na segurança:

Unidade Escolar Joaz Rabelo Souza

Unidade Escolar Janete Souza

Unidade Escolar Padre Raimundo José Vieira

Unidade Escolar Edson da Paz Cunha

Unidade Escolar Edson Cunha

Liceu Parnaibano

Unidade Escolar Cândido Oliveira

CEEP Petrônio Portela

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

No meio da Campanha, Parnaíba tem troca de candidato a vice


Gerivaldo e Darlan Barros. 

O candidato a prefeito de Parnaíba Gerivaldo Benício anunciou nesta segunda-feira (29) a troca na candidatura a vice-prefeito para as eleições de 2016. O médico Darlan Barros deixa a campanha e dá lugar ao radialista e ex-vereador Yuri Gomes.

Darllan foi acionado pela coligação "A Cidade é Povo", encabeçada pelo candidato Mão Santa, por suportamente não ter deixado suas atividades no cargo que exerce na Santa Casa de Parnaíba. 

A defesa do então candidato a vice alegou que ele é um profissional autônomo e que, portanto, não teria necessidade de se afastar. Mas a ação prosseguiu na Justiça Eleitoral.

Com informações de Darival Júnior (TV Cidade Verde)
Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Liceu Parnaibano é ouro na Olimpíada Brasileira de Robótica

Alunos do ensino médio da Escola Técnica Liceu Parnaibano ganharam medalha de ouro como melhores programadores da etapa piauiense da Olimpíada Brasileira de Robótica. Os oito estudantes concorreram com cerca de duzentos alunos das cidades de Parnaíba, Picos e Teresina, tanto da rede pública quanto particular.

Implantado no ano passado no Liceu Parnaibano, o projeto  começa a colher bons frutos com a primeira medalha de ouro. "Começamos a trabalhar a robótica em 2015, com os alunos do ensino médio, integrando as disciplinas de física e matemática. De lá para cá, observamos maior rendimento, mais participação nas aulas, melhores notas e o real interesse nas disciplinas. É a nossa primeira participação e já conseguimos a medalha de ouro, o que para nós é o reconhecimento do sucesso do projeto," explicou o professor de física, Cristiano Pessoa, coordenador do projeto de robótica no Liceu Parnaibano.

A gerente da 1ª Gerência Regional de Educação, Safira Veras, revela a grande satisfação com o resultado obtido pelos estudantes. "Estamos gratos pela boa participação dos alunos na competição, pelo empenho dos professores e, sobretudo, pelo protagonismo juvenil, que hoje é real na escola pública", disse.

As disputas foram realizadas no último fim de semana, durante o primeiro ArtTRON, evento de  Tecnologia, Cultura e Arte, no Campus Ministro Reis Velloso, em Parnaíba.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Parnaíba sediará etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

O Laboratório de Neurofísica – LANF da UFPI, o Conselho Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR Piauí e o campus Ministro Reis Veloso da Universidade Federal do Piauí (UFPI) convidam toda comunidade para o primeiro ArtTRON: evento de integração entre tecnologia, cultura e arte. 

O evento objetiva demonstrar os grandes resultados dessa união para a construção de meios alternativos na promoção de uma educação moderna, compatível aos anseios de crianças e jovens de maneira a resgatar e manter a cultura local e valores sensíveis às habilidades humanas. Os resultados contemplam novas metodologias de ensino, colocando em palco a tecnologia como principal atrativo e meio transformador para novas gerações, maximizando, ainda, as habilidades sociais. 

Na programação serão realizadas duas exposições individuais com os artistas Mauricio Pokémon (fotografias e colagem) e Braga Tepi (esculturas) e uma exposição coletiva com artistas residentes em Parnaíba. As expografias mergulham na temática do ARTTRON, tocando no que diz respeito a relação da arte e da tecnologia como conteúdo potente de investigação, produção e conflito. 

Exposições individuais: Mauricio Pokémon e Braga Tepi; 
Exposição coletiva: Esther Silva, Marcos Vasconcelos, Artur Rios e Daniel Mendes. 

A programação com a temática voltada para o campo da tecnologia ocorrerá com cinco palestras com temas diversos sobre tecnologia e suas aplicações regionais, com palestrantes diversificados, desde pesquisadores do Rio de Janeiro com temas voltados para ensino de física e matemática através do uso de tabletes, por exemplo, bem como palestras que incentivam a criação e soluções por meio de impressoras 3D. 

A principal atratividade da programação tecnológica será a competição da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR, que selecionará durante os dias de sábado (27/08) e domingo (28) equipes para representar o estado do Piauí na competição nacional. 

“Este ano contamos com 70 equipes concorrendo para três vagas divididas em dois níveis, fundamental e médio/técnico. Destas equipes, 70% são da cidade de Parnaíba, o que demonstra o grande crescimento da tecnologia na região e a competência da cidade para o desenvolvimento no campo”, afirmou Gildário Dias Lima, professor da UFPI e um dos organizadores do evento. 

Ainda segundo Gildário Lima, doutor em física, estes dois aspectos, Arte e Tecnologia, potencializam uma nova perspectiva interdisciplinar de diálogo entre estas áreas para criação de novas metodologias de ensino, bem como novos instrumentos que auxiliam na solução de problemas com a educação atual. 

Projetos

O Laboratório de Neurofísica Aplicada da UFPI tem sido o principal catalizador e disseminador de robótica da região, desenvolvendo projetos de extensão e auxiliando na elaboração de projetos que buscam a solução de problemas de auto desempenho, como por exemplo, o envolvimento de alunos dos programas de pós graduação em Ciências Biomédicas e Biotecnologia da UFPI e o RENORBIO. 

Um desses projetos estuda a criação de um instrumento baseado em robótica para auxiliar a condução e a inclusão social e digital de deficientes visuais. Outro grande projeto é o uso de tarefas baseadas em robótica para auxilia o tratamento e recuperação de indivíduos vítimas de AVC.
 
Uma ação como essa, proposta pela academia, objetiva garantir o ciclo de aprendizagem dos estudantes, que são incitados quando se propõe a competir na OBR durante o ensino fundamental e médio e posteriormente acabam por reverberar projetos que se baseiam nesse aprendizado, ao longo de sua formação e no meio profissional. Isso é possível devido ao caráter multidisciplinar da robótica, que possibilita estas aplicações em todas as áreas do conhecimento.

 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Quase mil candidatos serão atendidos em mutirão do Detran em Parnaíba

Candidatos à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou à mudança de categoria, do município de Parnaíba (a 337 km de Teresina) e de cidades próximas, vão participar do mutirão de exames práticos do Detran. A banca examinadora do órgão começa a avaliação nesta quinta-feira (25) e segue até sexta-feira (26) realizando 800 testes de direção veicular.

Dos 800 exames práticos, 300 são para categoria A e 500 para categorias B, C, D e E. As provas práticas são avaliadas seguindo as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), onde são estabelecidos normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores e elétrico, a realização dos exames, a expedição de documentos de habilitação, os cursos de formação, especializados e de reciclagem.

O cronograma dos exames práticos das bancas itinerantes no interior do estado prevê a realização de mais de 14 mil testes até outubro deste ano. As bancas avaliadoras já passaram por municípios como Floriano, Picos, São Raimundo Nonato, Jaicós e Esperantina. Os avaliadores também visitarão as cidade de Campo Maior, Canto do Buriti, Bom Jesus, Valença, Oeiras, Uruçuí, São João, Batalha, Piripiri e Marcolândia.

Na quarta-feira (23), os profissionais do órgão estiveram em Corrente, onde foram realizados 100 testes de direção veicular, 50 para categoria A e 50 para categorias B, C, D e E.

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

MP e prefeitura assinam TAC para regularizar serviço de mototáxi

A prefeitura de Parnaíba assinou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado do Piauí para regularização do serviço de mototáxi na cidade. O projeto de lei- que já foi encaminhado à Câmara de Vereadores- beneficiará em média 1.200 profissionais da categoria. 

"Já estamos há mais de dez anos lutando por isso e conseguimos resolver agora através de um TAC. O PL já foi encaminhado à Camara de Vereadores para ser votado e assim será criada efetivamente a categoria dos mototaxistas evitando denúncias recorrentes relacionadas à furto, roubo, acidentes e estupro de passageiros", disse o promotor Antenor Filgueiras. 

O representante do Ministério Público acrescenta ainda que fez um acordo com o presidente da associação dos mototaxistas para evitar a cobrança de taxas à categoria. 

Os mototaxistas têm prazo de 90 dias para realizar o cadastro digital e, após alguns trâmites, receberão autorização para exercer a profissão. 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Motorista sofre acidente e se esconde em cemitério durante fuga em Parnaíba

  • ac2.jpg ProParnaíba
  • ac1.jpg ProParnaíba
  • ac4.jpg ProParnaíba
  • ac5.jpg ProParnaíba

Um acidente terminou de forma inusitada na noite deste sábado em Parnaíba, município no litoral do Piauí. Um veículo modelo Palio bateu em uma calçada ao lado do Cemitério São Sebastião, na rua Samuel Santos e capotou. O motorista do veículo, ao invés de procurar ajuda abandonou o carro e fugiu pulando o muro do cemirério.

Segundo testemunhas, o condutor era seguido por uma moto com duas pessoas armadas e ele teria se escondido no cemitério para escapar. De acordo com a Polícia Militar o condutor foi identificado apenas como"Danielzim" e tem passagens pela Polícia. O carro teria sido roubado em Teresina na manhã deste sábado.

Várias equipes da PM estiveram no local fazendo buscas, que se estenderam até uma residência da rua mas ninguém foi encontrado.

O carro foi removido do local e não há informações sobre o motorista nem os suspeitos que seguiam na moto.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

DPE-PI tem atuação significativa na Semana da Justiça pela Paz em Parnaíba

As ações da Semana da Justiça pela Paz em Casa na Comarca de Parnaíba (337 km ao norte de Teresina) foram encerradas nesta sexta-feira (19) com a participação efetiva da Defensoria Pública do Estado do Piauí. As audiências foram realizadas desde o dia 16 de agosto através da 1ª vara criminal, que tem como titular a juíza Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos. A participação da Defensoria Pública foi fundamental para a realização da Semana, já que a Instituição atuou em mais de 90% das audiências designadas. O Núcleo de Defesas da Mulher Vítima de Violência Doméstica em Parnaíba conta com a atuação da defensora pública Eleen Carla Gomes Brandão.

“O Núcleo da Mulher em Parnaíba participou ativamente desta Semana de combate à violência doméstica. Foram 94 audiências designadas e a Defensoria Pública atuou em praticamente todas. O trabalho é árduo, mas temos a satisfação de garantir a proteção da mulher vítima de violência doméstica nesta Comarca e temos o reconhecimento de toda a população e isso é gratificante”, afirma Eleen Brandão.

Coube ao defensor público Leonardo Fonseca Barbosa, titular da 5ª Defensoria Pública de Parnaíba, fazer o contraditório, realizando a Defesa dos acusados de violência doméstica. "A Semana foi extremamente importante. A 5ª Defensoria Pública  atuou na defesa dos réus em aproximadamente 70% das audiências designadas em um total de 94 audiências. Asseguramos o respeito ao devido processo legal e contribuímos para a resolução de muitos problemas familiares", declara Leonardo Barbosa.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Asfaltamento da estrada de acesso à ZPE Parnaíba é iniciado

A estrada de acesso à Zona de Processamento de Exportação do Estado do Piauí, a ZPE Parnaíba, já está sendo asfaltada, fazendo ligação com o anel viário de Parnaíba e a BR 343. As obras são de responsabilidade do governo do Estado, autorizadas pelo governador Wellington Dias, cujo projeto inclui também drenagem de águas pluviais em vários trechos e rede de energia elétrica para atender o parque industrial e a população residente nas proximidades. A nova estrada tem extensão de um quilômetro e 61 metros, com pista dupla, canteiro central e acostamento.

O presidente da ZPE Parnaíba, Paulo Roberto Cardoso, informou que, nas próximas semanas, a obra será considerada conclusa para que seja possível a exportação dos primeiros contêineres de cera de Carnaúba pela indústria Agrocera. “A cada dia temos novas confirmações do grande compromisso do governo do Estado, através do governador Wellington Dias, com o funcionamento da ZPE Parnaíba que colocará o Piauí em destaque nas exportações piauienses”, disse Paulo Cardoso.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Patrimônio de candidatos a prefeito em Parnaíba ultrapassa R$ 500 mil

As declarações de bens informadas pelos candidatos a prefeito em Parnaíba, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), somam mais de meio milhão de reais. Na 2ª maior cidade do Estado, quatro candidatos disputam a eleição: Florentino Alves Veras Neto (PT), Antônio Gerivaldo Carneiro Benício (PDT), Francisco de Asssis de Moraes Souza (SD) e Deusimar do Socorro Brito de Farias (PSDB). Destes, o com maior patrimônio declarado foi o candidato do Solidadariedade, que sozinho tem R$ 254.119,06, seguido do petista (R$ 118.333,33), tucano (R$ 96 mil) e pedetista (R$ 42 mil). 

 

Candidatos Florentino Neto, Gerivaldo Benício, Mão Santa e Tererê

Os quatro pedidos de registro de candidatura protocolados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí ainda aguardam julgamento, conforme consulta junto ao TSE, nesta quinta-feira (18). 

O patrimônio dos quatro candidatos variam entre R$ 42 mil e R$ 254 mil. Na lista de bens estão por exemplo imóvel, veículos (ônibus, motocicletas e carros) , ações e contas bancárias. A cidade tem cerca de 150 mil habitantes, sendo que apenas 98.336 estão aptos.

O limite de gastos no 1º turno das eleições 2016 para prefeito é de R$ 663.341, 77. Já para vereador o valor máximo é de R$ 79.661,53. 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Posts anteriores