Cidadeverde.com

Após ser esfaqueada, mulher agride marido com pá

Um caso inusitado foi registrado na noite desta quarta-feira (28) em Parnaíba, litoral do Piauí. Uma mulher agrediu com uma pá um homem, com quem teve um relacionamento amoroso. Ela afirma que havia sido esfaqueada pela vítima, alguns minutos antes.

                            Fotos: Proparnaiba


A ocorrência aconteceu na Rua "D", do conjunto Mora da Universidade, bairro Frei Higino. A acusada, identificada apenas como Carmiane, 35 anos, contou que José Maria Pereira da Silva, 45 anos, a esfaqueou no lado esquerdo da barriga, após uma discussão. Ela teria revidado e agredido o ex com a pá, no momento em que ele guiava uma carroça.





José Maria teve ferimentos no braço direito e no tórax. Ele foi salvo por um vizinho, que tomou a pá das mãos de Carmiane. A Polícia Militar foi acionada e encaminhou os dois envolvidos para a Central de Flagrantes. Após os procedimentos legais, eles foram levados para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). 


Carmiane precisou ficar internada após levar pontos no ferimento e José Maria voltou para a delegacia para ser autuado. O facão usado para ferir a ex-companheira foi apreendido no local do crime.


Jordana Cury
Com informações do Proparnaiba
jordanacury@cidadeverde.com

Filha de Nelson Rodrigues será um dos destaques nacionais do Salipa

Grandes nomes da literatura nacional são atrações confirmadas no Salão do livro de Parnaíba, o Salipa. O evento, que está em sua 5ª edição, acontece de 12 a 15 de novembro.


O jornalista Mário Magalhães abordará biografias não autorizadas e a liberdade de expressão; o escritor Cristovão Tezza discutirá o tema "Lutar com palavras é a luta mais vã" em sua palestra. Nomes como o da escritora Alice Ruiz, que vai ministrar a palestra "Do haikai à letra de música - Uma viagem poética", e da professora Sônia Rodrigues, filha de Nelson Rodrigues, que vai falar sobre o trabalho do pai na literatura nacional já estão confirmados. 

O escritor parnaibano Assis Brasil é o grande homenageado desta edição do Salipa, que traz como slogan 'Ler é viajar no tempo'. 

"Ele é um dos maiores ficcionistas da literatura brasileira e piauiense e já recebeu diversos prêmios literários", destaca o professor Wellington Soares, um dos organizadores do evento.

Além de literatura, o evento, realização da prefeitura de Parnaíba em parceria com a Fundação Quixote, também terá atrações musicais ainda a serem divulgadas. 


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Futsal encerra nesta quarta-feira os Jogos Olímpicos Estudantis

Os Jogos Olímpicos Estudantis de Parnaíba reuniram este mês mais de 1700 estudantes de 42 escolas públicas e particulares em uma série de modalidades competitivas. Além destes, o evento também contou com representantes de duas faculdades particulares, IFPI e UFPI.


O evento teve assessoria técnica da Radical Produções e segundo a prefeitura municipal, as metas estão sendo alcançadas com a realização de centenas de partidas coletivas e disputas individuais como como natação, tênis de mesa e ciclismo, em 12 modalidades: a natação, ciclismo, xadrez, tênis de mesa, vôlei de quadra, vôlei de areia, basquete, handebol, jiu-jitsu, futsal, futebol e atletismo.

Um dos coordenadores do evento, Celso Carvalho, disse que o objetivo é despertar o interesse da juventude pelos jogos. “Nós estamos construindo uma pirâmide para o conhecimento e desenvolvimento do esporte. Para alguns, o JOEP foi visto com muita ousadia. Mas com muito trabalho, conseguimos realizar. Uma olímpíada, organizada com tantas modalidades e pelo poder público, só havia acontecido no Piauí nos anos 70, de lá para cá nunca mais. Então, é necessário que se invista mais nesse modelo de evento, tendo em vista que em 2016 teremos o mundo inteiro no Brasil para a Olimpíada do Rio, também para despertar a integração entre os estudantes e, se possível, começarem a despontar jovens talentos, que venham a representar o Brasil em grandes competições”.


A modalidade com mais escolas e instituições de ensino superior inscritas é o futsal, com o total de 42. Por isso mesmo, a competição começou no último dia 13 de outubro e só será concluída com as partidas finais nesta quarta-feira (29), no Sesc Beira Rio. As categorias em disputa do futsal masculino são: Fraldinha, Mirim, Infantil, Infanto, Juvenil e Adulto e no feminino: Infantil, Infanto, Juvenil e Adulto. Nesta segunda, acontecem as últimas rodadas de classificação para as finais desta terça-feira (28) e quarta-feira (29), sendo que no feminino já tem finalistas para esta terça e quarta-feira. (ver rodadas abaixo) .

No final de semana foram definidos os campões do futebol e do handebol. O encerramento do JOEP será no dia 30, a partir das 18 horas, na Praça Mandu Ladino, em Parnaíba.  Todos os atletas campeões e vice-campeões serão premiados, desde os atletas individuais até as equipes. Também haverá medalhas de participação.

RESULTADOS E PRÓXIMO JOGOS JÁ DEFINIDOS - JOEP
FUTSAL

Jogos de hoje – 27/10
Infantil Masculino 
Diocesano 2x7 Cobrão
Mirim Masculino
Caio Passo x Godofredo – 15h
Adulto Masculino
Colégio Estadual x UFPI – 15h55
Fraldinha Masculino
Godofredo x Caio Passos – 16h45
Dia 28/10
Infantil Feminino – Final
Edson Cunha x CNSG – 14h
Infanto Feminino – Final
Polivalente x Logos – 14h55
Juvenil Feminino – Final
Liceu Parnaibano x Estaudal – 15h50
Dia 29/10
Adulto Feminino – Final
Anglo x Col. Estadual – 16h45

HANDEBOL

Adulto Masculino - Final
UFPI 13 x 3 IFPI
(Campeão –UFPI, vice-campeão – IFPI)
Infanto Masculino - Final
Visão 20 x 12 SESI
(Campeão – Visão, vice-campeão -  SESI e 3º - Col. Roland Jacob)
Juvenil Feminino - Final
Liceu Parnaibano 8 x 4 Diocesano
(campeão – Liceu Parnaibano, vice-campeão – Diocesano e 3º - CNSG)

FUTEBOL

Adulto Masculino - Final 
UFPI 1 x 1 Chagas Rodrigues (UFPI 3 x 2 nos pênaltis)
Final – Juvenil Masculino
Liceu 3 x 0 Col. Chagas Rodrigues
Final – Infanto Masculino
Diocesano 1 x 0 Comendador Cortêz

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeito Florentino Neto decreta ponto facultativo na sexta-feira (31)

O prefeito Florentino Neto assinou Decreto Municipal transferindo o ponto facultativo desta terça-feira (28), dia do servidor público, para sexta-feira (31). O gestor explica que a alteração foi uma solicitação do Sindicato dos Servidores Públicos Efetivos dos Municípios do Norte do Piauí (Sindsempi).


O decreto abrange todos a órgãos e entidade da administração pública municipal de Parnaíba, cabendo aos dirigentes dos órgãos e entidades ligadas direta e indiretamente a preservação e o funcionamento dos serviços essenciais.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Mecânico de Teresina é preso em pizzaria com carro roubado

O mecânico de iniciais D.R.O, 28 anos, foi preso em uma pizzaria acusado de receptação. Com ele, policiais rodoviários federais encontraram um carro que havia sido roubado há uma semana em Brasília-DF. 

                          Fotos: Proparnaiba


O flagrante ocorreu por volta das 23h, deste domingo (26), na avenida de São Sebastião, bairro Reis Veloso, em Parnaíba. Em sua defesa, o mecânico disse que alugou o carro de um cliente, por três dias, no valor de R$ 180. 

"O veículo foi repassado por um cliente da oficina. Por ser uma pessoa de minha confiança, o carro foi alugado por um preço mais em conta, porém não assinei nenhum documento", disse o acusado.

D.R.O mora em Teresina e teria ido aproveitar o fim de semana no litoral piauiense. O acusado foi encaminhado a Central de Flagrantes e o carro apreendido pela PRF. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Proparnaiba

Homem é baleado pelas costas ao retornar do local de votação

Foto: Daniel Santos/ Proparnaiba

Um homem identificado como Francisco Sávio de Sousa Silva, 30 anos, foi atingido com um tiro nas costas, neste domingo (26), no bairro Piauí, em Parnaíba, a 318 km de Teresina. De acordo a Polícia Militar, a vítima teria votado no 2º turno das eleições e ido a casa de um amigo, quando foi surpreendido por dois homens que fugiram em uma motocicleta. 

"Do local de votação ele foi para a casa de um amigo. Estava sentando quando foi baleado pelas costas. Os acusados estavam em uma motocicleta e um deles desceu, efetuou os disparos e saiu correndo. O atirador agiu sem falar nada", explica o capitão Antônio Aragão, 2° Batalhão de Polícia Militar, em Parnaíba. 

Francisco Sávio foi socorrido por moradores e encaminhado ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), sem risco de morte. A dupla ainda não foi identificada. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

PM flagra grupo de adolescentes suspeitos de vender drogas em praça

Seis jovens foram levados para a Central de Flagrantes de Parnaíba ao serem flagrados em atitude estranha na praça Missionários Redentoristas, bairro São Vicente de Paula, nesta sexta-feira (25). De acordo com a Polícia Militar, dois seis apenas Rafael Nascimento Ananias, 24 anos, é maior de idade. Os outros adolescentes têm idade entre 14 a 17 anos de idade.

                     Fotos: Portalcostanorte


"No momento em que a viatura se aproximou, os suspeitos ainda tentaram se dispersar e se livrar de um frasco com drogas, mas não obtiveram êxito e acabaram detidos", disse o subtenente Wellington.


Com o grupo, os policiais apreenderam 14 trouxas de maconha, uma faca e R$ 237 em dinheiro. Os jovens negaram a acusação de tráfico de entorpecentes. Dois confessaram que seriam apenas usuários de drogas. 


Com informações Portalcostanorte
cidades@cidadeverde.com

Biomade realizada educação ambiental com crianças do Sesc

Cerca de 60 alunos da Educação Infantil do Colégio do Centro Educacional de Parnaíba - Sesc participaram de atividades de educação ambiental durante a semana com o Projeto Biomade patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental.


Com o Eco ponto na escola os alunos recolheram 10 kg de plástico que foi entregue a recicladora (Empresa Master Plástic) na ultima quinta-feira (16) onde as crianças puderam conhecer a empresa e assistir a explicação do Sr. Rogério sobre o processo de reciclagem.

Convidados pelo projeto Biomade a serem Amigos da Natureza as crianças participaram de uma limpeza de praia realizada pelos técnicos do Biomade e voluntários da empresa Mendes Junior. Durante a limpeza de paria os alunos assistiram à peça teatral “A Sereia e o menino sujão” mostrando como conservar as praias limpas e saudáveis.

Para a professora Natalia Barbosa, do Sesc a parceria com o Projeto Biomade foi fundamental para o projeto de educação ambiental dos alunos. “Estamos trabalhando a mais de um mês com a educação ambiental e pelo segundo ano consecutivo contamos com a parceria do projeto Biomade. Realizamos manifestação pela vida marinha, montamos um eco ponto de coleta de material reciclado na escola, assistimos palestras e fizemos visitas, tudo com o projeto Biomade peça fundamental para nossas atividades.”

Em apenas 1 hora de esforço durante a limpeza de praia foram recolhidos 4.300 litros de resíduos recicláveis, em seguida o material foi encaminhado para  a empresa O Crispim que trabalha com a comercialização de materiais recicláveis.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Infraero avalia implantação de novos voos diretos para Teresina

A companhia Azul Linhas Aéreas deverá disponibilizar voos de Parnaíba para Manaus e Brasília a partir do mês de novembro. Além da previsão do novo trecho, o vereador José Ferreira (PSD) discute com o superintendente da Infraero no Piauí, Sânvio Renato Teixeira a implantação de novos voos diretos para a capital do Piauí.

"A ampliação dos voos além de acabar com as conexões e a longa espera dos passageiros vai incrementar o turismo da capital, principalmente o turismo de eventos", defende o vereador que se reúne hoje (21), na sede da Infraero no Aeroporto Petrônio Portela, em Teresina.


O trecho Teresina- Brasília deverá funcionar a partir de novembro. A previsão é de que as operações comecem no dia 7 em horários noturnos e em aeronaves equipadas com 118 assentos. Já para Manaus o voo inaugural deve ocorrer dia 22 de dezembro.

Atualmente, os voos regulares ocorrem às quintas-feiras, sábados e domingos, saindo sempre de Fortaleza-CE e operando nos seguintes trechos: Fortaleza - Parnaíba - Teresina/Teresina - Parnaíba - Fortaleza (aos sábados e domingos) e Parnaíba - Fortaleza/Fortaleza - Parnaíba (às quintas-feiras). 


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Jovem é encontrado morto em mercado público

Feirantes encontraram um corpo no Mercado Municipal da Caramuru, bairro Pindorama, em Parnaíba. A vítima, identificada como Daniel Almeida da Silva Filho, conhecido como “Pé no Chão”, estava próximo as barracas de comercialização de legumes. 

Fotos: Portalcostanorte

O corpo foi encontrado por volta das 4h30, desta terça-feira (21). Feirantes acionaram a Polícia Militar e a área foi isolada. 

"Ele era conhecido e vivia pelo mercado onde geralmente dormia. Geralmente, ingeria bebida alcoólica. No corpo não havia marcas de violência", disse o Cabo Farlon Machado, do Ronda Cidadão.


A remoção do corpo de Daniel Almeida foi realizada por uma empresa funerária e a suspeita é de morte natural. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde
Com informações Portalcostanorte

Posts anteriores