Cidadeverde.com

Homem é preso suspeito de estuprar garoto de 4 anos na Ilha Grande

Um homem de 23 anos foi preso em flagrante, por volta das 16h40 do domingo (2), em um matagal no bairro Fazendinha, na Ilha Grande de Santa Isabel, litoral piauiense. Ele é suspeito de estuprar um garoto de 4 anos. Populares descobriram o ato e chamaram a polícia, que teve de evitar o linchamento do jovem. 

Segundo informações do tenente Raimundo Costa, do 2º BPM, de Parnaíba, os motoqueiros da Força Tática foram os primeiros a chegar no local. “A população nos acionou e os policiais encontraram ele tentando fugir. Uma testemunha disse que ouviu os gritos da criança e viu o suspeito agarrado com o garoto”, declarou. 

O tenente acrescenta que a criança foi submetida a um exame para comprovar a consumação do ato e o suspeito foi conduzido à Central de Flagrantes de Parnaíba. “As pessoas estavam revoltadas e tentaram agredí-lo”, declarou. 

 

Carlos Lustosa Filho
carloslustosa@cidadeverde.com

Garoto de um ano e meio fica com panela presa na cabeça em Buriti dos Lopes

  • Corpo de Bombeiros de Parnaíba
  • Corpo de Bombeiros de Parnaíba
  • Corpo de Bombeiros de Parnaíba
  • Corpo de Bombeiros de Parnaíba
  • Corpo de Bombeiros de Parnaíba
  • Corpo de Bombeiros de Parnaíba
  • Corpo de Bombeiros de Parnaíba
  • Corpo de Bombeiros de Parnaíba
  • Corpo de Bombeiros de Parnaíba
  • Corpo de Bombeiros de Parnaíba

Um menino de um ano e meio de idade ficou com a cabeça presa em uma panela de ferro no sábado (1º) enquanto brincava em sua casa, na zona rural de Buriti dos Lopes, e teve de ser levado a Parnaíba para ser socorrido pelos bombeiros. Um carro da prefeitura daquela cidade fez o translado. 

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros da cidade, major Rivelino de Moura, a criança estava bastante assustada. “Houve uma certa dificuldade porque o garoto já estava com claustrofobia e sempre que estávamos fazendo algo pela retirada, ele se agitava muito. Achamos por bem levá-lo ao hospital onde foi aplicado uma leve sedação e lá mesmo foi feito o corte da panela”, descreve. 

No trabalho, os bombeiros utilizaram um alicate de arrombamento e serra. A criança não teve ferimentos. “Por incrível que pareça, é um episódio comum. Eu mesmo já atendi a três casos deste tipo”, relata o major. 

 

 

Carlos Lustosa Filho
carloslustosa@cidadeverde.com

Casa de suspeito de assassinato em Parnaíba é alvo de tiros

Uma residência foi alvo de tiros na noite deste sábado (1º), na rua São Leopoldo, Bairro Frei Higino, na cidade de Parnaíba. O imóvel seria a casa onde mora o adolescente que participara de um assalto em que acabou com a morte de Flávio Raimundo Alves, de 50 anos, no dia 29 de junho deste ano e do comparsa do rapaz, que também seria adolescente

O comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, major Adriano de Lucena, confirmou que uma guarnição da PM chegou a ir ao local, mas disse que ainda não é possível afirmar se se trava de uma espécie de vingança ou mesmo se os dois fatos estão relacionados. “Ainda é cedo para afirmar qualquer coisa. As investigações estão sendo feitas”, limitou-se a dizer. 

De acordo com informações de populares, dois homens foram vistos em uma Pampa e teriam dito que os tiros na casam seriam motivados por um episódio que teria acontecido em uma seresta. Não havia ninguém no imóvel no momento dos disparos. 

 

 

Da Redação
Com informações do Proparnaiba
redacao@cidadeverde.com

Suspeita de exploração sexual contra as filhas é encontrada morta em Parnaíba

A mulher identificada como Francisca das Chagas Carvalho, presa no último dia 31 sob suspeita de explorar sexualmente as duas filhas adolescentes, foi encontrada morta na noite deste sábado (1º). Os filhos encontraram o corpo da mãe e acionaram a polícia de Parnaíba, litoral do estado. A perícia criminal apontou suicídio. 

De acordo com o perito e diretor do núcleo de criminalística de Parnaíba, Frederico Augusto,  uma carta de despedida foi encontrada ao lado do corpo. A mulher morreu por enforcamento.

"A família relatou que ela já apresentava comportamento depressivo há algum tempo. Ela era usuária de drogas e deixou uma carta pedindo desculpas por qualquer mal que tenha causado", informou.

Francisca havia sido presa por homens do Rone depois que a polícia recebeu denúncias de que suas filhas estavam sendo exploradas sexualmente. De acordo com o tenente coronel Raimundo Sousa, comandante do Rone, a mulher negou o crime e foi ouvida pela delegada Vilma Alves.

Ele informou que no local encontrou as duas jovens em um quarto com vários homens maiores de idade, pedras de crack e objetos utilizados no consumo da droga. As jovens moravam com o pai e todos os dias, à noite, frequentavam a casa da mãe. 

 

Maria Romero
redacao@cidadeverde.com

Conselho de Farmácia realiza encontro regional em Parnaíba

Com o objetivo de informar, esclarecer dúvidas e ouvir as demandas dos farmacêuticos da região litorânea, o Conselho Regional de Farmácia realiza nesta sexta-feira, 31, o Encontro Regional de Farmacêuticos da Região de Parnaíba. Em pauta, a discussão de temas relevantes para a classe, tendo como conferentes, Osvaldo Bonfim, secretário-geral do CRF, e Alex Aragão, coordenador da Vigilância Sanitária Estadual. Ítalo Rodrigues, presidente do Conselho de Farmácia, preside o evento.

O encontro acontece no auditório do Hotel Cívico, a partir das 19h. Serão apresentados os seguintes assuntos: Lei 13.021 e ações do CRF sobre RTs, Vigilância Sanitária e as atribuições exclusivas dos farmacêuticos, e o novo Projeto de Lei que dispõe sobre a prestação de serviços básicos de saúde em farmácias e drogarias.

Para Ítalo Rodrigues, além dos pontos discutidos, é uma oportunidade para a diretoria do Conselho interagir com os profissionais da região. Ele explica que o Encontro já passou por Floriano, Picos e agora, Parnaíba. As cidades do Sul do estado também receberão a comitiva.

“Como já vem acontecendo desde 2014, estamos sempre levando o Conselho às principais cidades do Piauí, para estreitar a relação do órgão com os profissionais e ouvir quais são os anseios da categoria. Aproveitamos para fazer atendimentos e visitas”, completa Rodrigues.

 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Operação Vigilare combate arrombamentos de bancos e lotéricas no litoral

Teve início mais uma etapa da Operação Vigilare,  na noite de ontem (29), no litoral do Piauí. O objetivo é coibir arrombamentos e roubos a bancos, caixas eletrônicos e casas lotéricas. As ações de quadrilhas costumam se intensificar neste período do final do mês, quando ocorrem os pagamentos de salários.

O Major Adriano Lucena, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Parnaíba, está no comando da operação. Segundo ele, pelo menos 16 policiais estão envolvidos na ação todas as noites. Abordagens têm garantido a apreensão de motos roubadas.

"São duas viaturas de Parnaíba e mais duas viaturas de cada cidade que está sob responsabilidade do 2º BPM da cidade. O foco é a repressão a crimes contra estabelecimentos bancários e correspondentes, mas os policiais vão com armamento e equipamento suficiente para coibir ações conforme a situação", informou.

Segundo ele, a operação ocorre nos municípios de Buriti dos Lopes, Murici dos Portelas, Caxingó e Caraúbas.

O nome da operação, Vigilare, vem do latim "vigiar", indicando a ação dos policiais durante a noite, enquanto a população dorme. As viaturas circulam pelas cidades consideradas possíveis alvos das 22h às 4h.  

 

Maria Romero 
redacao@cidadeverde.com 

Acidente entre carro e van deixa três feridos; carro foi arrastado por 20 metros

  • Denílson Freitas/ Blog do Pessoa
  • Denílson Freitas/ Blog do Pessoa
  • Denílson Freitas/ Blog do Pessoa
  • Denílson Freitas/ Blog do Pessoa
  • Denílson Freitas/ Blog do Pessoa

Três pessoas da mesma família, sendo uma criança de 10 anos de idade, ficaram feridas em um acidente entre um veículo de passeio e um micro-ônibus, entre as avenidas Normalistas com Senador Furtado, no bairro Nova Parnaíba, em Parnaíba. O acidente ocorreu por volta das 11h, desta terça-feira (28), e de acordo com informações da Guarda Municipal de Trânsito, o carro pequeno foi arrastado por cerca de 20 metros e só parou porque colidiu com um poste.

Pelas imagens é possível observar que o carro, modelo palio, ficou com a lateral bastante danificada. A motorista- que não teve a identidade confirmada- ficou presa às ferragens e teve que ser retirada pelo Corpo de Bombeiros.

"Pelas circunstâncias, percebemos que o principal motivo do acidente foi a imprudência, pois no local há placa de sinalização. O condutor da van não respeitou o outro carro que estava fazendo a travessia na rotatória. A perícia vai ser feita para saber o que de fato ocorreu, se o condutor do micro-ônibus tinha habilitação e CNH", disse Sérgio Luís, da Guarda Municipal de Trânsito.

O motorista do micro-ônibus não sofreu ferimentos e permaneceu no local. A van estava lotada e entre as passageiras estava uma grávida que foi socorrida pelo Samu. Os ocupantes do carro foram levados para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda). 

Os moradores da cidade reclamam da remoção de um semafóro do local e relatam que os acidentes são constantes. Na semana passada, um motociclista morreu na via.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Darival Júnior (Correspondente da TV Cidade verde em Parnaíba)

Corregedoria conclui organização do arquivo judicial de Parnaíba

A Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI) concluiu o trabalho de organização do arquivo judicial da comarca de Parnaíba, a 340 quilômetros de Teresina. Ao todo, foram higienizados, catalogados e arquivados em caixas-arquivo padronizadas 24.604 processos. Esse trabalho foi realizado entre os meses de maio e julho deste ano.

Segundo Clarindo José Lopes Machado, servidor da CGJ-PI e integrante da Comissão Permanente de Avaliação Documental do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (CPAD-TJPI), todo o processo seguiu orientações de consultores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), órgão conveniado com a Corregedoria para a implantação da nova Política de Gestão Documental do TJ-PI, assim como as normas do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) e as deliberações da CPAD-TJPI.

O acervo de processos arquivados das 1ª, 3ª e 4ª Varas Cíveis e 1ª e 2ª Varas Criminais de Parnaíba foi vistoriado, catalogado, acondicionado em caixas padronizadas e identificado em listas digitalizadas.

Os servidores da Comarca de Parnaíba também passaram por treinamento referente à metodologia implantada, possibilitando os adequados manuseio e manutenção dos documentos guardados no arquivo judiciário local.

"Com o acervo do arquivo documental das unidades judiciárias organizado, garante-se uma maior celeridade à localização de processos, maior segurança quanto à custódia e preservação desses documentos, além de um ambiente menos insalubre para os servidores", explica o servidor Clarindo José Lopes Machado.

A escolha do arquivo judicial de Parnaíba como projeto-piloto desse trabalho deve-se à solicitação de magistrados e servidores da comarca. Participaram ainda da atividade os servidores Cláudio Barbosa e Adãonilde Assunção Bemvindo.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Homem é atingido com um tiro na cabeça durante assalto em Parnaíba

Um homem identificado como Renan Augusto, 24 anos, foi baleado na cabeça durante um assalto ocorrido na noite de ontem (26), em Parnaíba, litoral do Piauí. De acordo com o comandante de policiamento da cidade, Major Adriano Lucena, a vítima informou não ter reagido ao assalto e apesar disso foi atingida. 


Foto: Portal do Catita.

"Por sorte o tiro pegou de raspão, ele foi atendido mas estava lúcido quando recebeu socorro. Disse inclusive que não esboçou nenhuma reação e mesmo assim foi baleada", informou. 

O homem estava na rua João Emílio Falcão, bairro São José, próximo à Santa Casa de Parnaíba. Ele teria sido atingido na parte de trás da cabeça, quando já havia entregado sua moto aos suspeitos. Ele foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e não corre risco de morte. 

De acordo com o Major, a polícia realizou buscas na tentativa de capturar os suspeitos, que levaram a moto da vítima, mas ninguém foi localizado. 

 

Maria Romero
redacao@cidadeverde.com

Criminoso invade comércio para roubar pratos e talheres

A Polícia Militar de Parnaíba registrou um crime inusitado na madrugada deste domingo (26). Durante a ronda, policiais se depararam com um homem que abandonara uma mochila cheia de pratos e talheres, objetos furtados de um comércio localizado na BR 402. 

“O elemento chegou a entrar, roubou pratos e talheres, mas não conseguiu levar outras coisas porque a viatura estava passando e ele abandonou a mochila e fugiu”, descreve o comandante do 2º BPM, major Adriano de Lucena. O criminoso conseguiu escapar. 

Segundo o major, o arrombador deve ter sido intimidado pela viatura que passava pelo local. “Este é o efeito da operação Parnaíba Segura que coloca a viatura nas ruas e acaba dificultando a ação dos bandidos”, destaca. 

No sábado (25), a polícia registrou a recuperação de uma motocicleta roubada cerca de duas horas antes. “A moto havia sido levada às 22h30 e às 0h30 o indivíduo que era foragido de uma penitenciária de Goiás, foi preso e será recambiado”, descreve o major.

Na quinta (23), foi recuperada na Ilha Grande uma moto que havia sido roubada. 

 

 

Carlos Lustosa Filho
carloslustosa@cidadeverde.com

Posts anteriores