Cidadeverde.com

Major Lucena substitui Costa Lima e assume comando da PM em Parnaíba

  • Pedro Calixto/TV Cidade Verde
  • Pedro Calixto/TV Cidade Verde
  • Pedro Calixto/TV Cidade Verde
  • Pedro Calixto/TV Cidade Verde

O major Adriano Lucena assumiu nesta sexta-feira (22) o comando da Polícia Militar em Parnaíba, cidade localizada 320 quilômetros ao Norte da capital Teresina. Em uma solenidade que contou com a presença do prefeito Florentino Neto (PT), ele substituiu o tenente coronel Costa Lima.

Lucena assumiu o 2º BPM após coordenar a comunicação da Polícia Militar entre janeiro e maio de 2015. Antes disso, ele havia sido comandante da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTRAN).

Bacharel em Segurança Pública e em Administração de Empresas e pós-graduado em Direitos Humanos, Lucena tem 20 anos de carreira. "Estamos planejando um reforço nas operações de blitz e vamos trabalhar com foco na tranquilidade pública", comentou o militar.

"Nos próximos dias, vamos planejar todas as operações a serem desenvolvidas em Parnaíba e na região. Temos, inclusive, um projeto para o bairro Piauí, uma forma de aproximação da Polícia Comunitária. A intenção é trazer algumas pessoas da população para trabalharem como parceiras da Polícia Militar", complementou.

Lucena também afirmou que pretende estreitar os laços com Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal em Parnaíba. O objetivo, segundo ele, é reforçar o combate ao tráfico de drogas na cidade.

Caminha inverso

Substituído por Adriano Lucena no comando do 2º BPM, o tenente coronel Costa Lima será transferido para Teresina e deve ser confirmado na próxima semana como sub-chefe do Comando de Policiamento da Capital, hoje coordenado pelo coronel Márcio Oliveira.

Flávio Meireles
flaviomeireles@cidadeverde.com

Ministério Público Federal inaugura unidade em Parnaíba na próxima semana

O Ministério Público Federal no Piauí inaugura no dia 29 de maio a Procuradoria da República no Município de Parnaíba. A cidade receberá a terceira unidade do MPF no Piauí e atenderá a uma área de atuação que abrange 15 municípios da região Norte do estado.

Desde junho de 2012, a PRM Parnaíba vinha funcionando nas dependências da Procuradoria da República em Teresina e agora terá sua sede localizada na Avenida Governador Chagas Rodrigues, 431, no bairro de Fátima, onde funcionou a Justiça Federal no município, terá como representante do MPF na região o procurador da República Pedro Henrique Oliveira Castelo Branco e contará com quatro servidores.

A inauguração da unidade marca mais um passo no processo de interiorização do Ministério Público Federal no Piauí, que se aproxima ainda mais da população para a qual atua, como também permite uma melhor integração com a Justiça Federal, onde tramitam os processos judiciais do MPF.

Os municípios dentro da área de atuação da PRM Parnaíba são: Parnaíba; Bom Princípio do Piauí; Buriti dos Lopes; Cajueiro da Praia; Caraúbas do Piauí; Caxingó; Cocal; Cocal dos Alves; Ilha Grande; Joaquim Pires; Luís Correia; Murici dos Portelas; Piracuruca; São João da Fronteira e São José do Divino.
 
Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Homem morre e outro fica ferido em acidente em Parnaíba

José Roberto Ferreira Gomes, de 21 anos, morreu após um grave acidente de trânsito na avenida São Sebastião, bairro Reis Velloso, em Parnaíba, município a 318 km de Teresina. O veículo em que seguia, colidiu contra um caminhão carregado de andaimes, que estava parado na avenida. O acidente ocorreu por volta das 3h desta sexta-feira (22).

Com o impacto, o caminhão foi deslocado por cerca de 15 metros e chegou a subir a calçada de uma residência. O veículo era ocupado por dois homens, sendo José Roberto o passageiro que teve morte imediata. O motorista, Tiago de Souza Galvão, de 24 anos, chegou a ficar preso nas ferragens mas foi socorrido com vida pelo Corpo de Bombeiros. As duas vítimas do acidente trabalhavam em uma metalúrgica.

O SAMU conduziu o motorista ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde sem fraturas aparentes e escoriações. Segundo o SAMU eles estavam em elevado estado de embriaguez alcoólica.Policiais militares também estiveram no local colhendo informações para procedimentos legais. O IML fez a remoção do corpo.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, major Rivelino Moura, conta que não há marcas de frenagem na pista. "Provavelmente o carro estava em alta velocidade. O veículo ficou em um estado lastimável, parece que foi desmontado", descreve. 

 

Com informações de Proparnaíba
cidades@cidadeverde.com

Trio tenta furtar ônibus, quase é esmagado e pede socorro a bombeiros

Três homens alcoolizados tentaram furtar fios de um ônibus e quase acabaram esmagados em Parnaíba, a 320 quilômetros de Teresina. Assustados, os trapalhões chamaram o Corpo de Bombeiros para fazer o resgate e acabaram detidos pela Polícia Militar. Encaminhados à Central de Flagrantes, eles foram liberados porque não tinham antecedentes criminais e o prejuízo causado foi considerado insignificante: apenas R$ 8,00.

O fato inusitado aconteceu durante a madrugada em uma garagem do bairro Ceará. Os três homens foram identificados como Luciano Silva Alves (31), Antônio Carlos Carvalho Almeida (36) e Francisco José da Silva Alves (32).

Quando Luciano tentava furtar os fios do ônibus, acabou ficando "entalado" sob o veículo. Antônio Carlos e Francisco José, então, resolveram pedir socorro. "Os próprios suspeitos chamaram o Corpo de Bombeiros", disse o coordenador da Central de Flagrantes de Parnaíba, delegado Rodrigo Mello.

Luciano foi socorrido e encaminhado para o Pronto Socorro do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), mas, de acordo com Rodrigo Mello, já recebeu alta. Ele, Antônio Carlos e Francisco José foram detidos pela Polícia Militar e encaminhados para a Central de Flagrantes, mas acabaram sendo liberados.

"O dono do caminhão disse que o prejuízo foi de apenas R$ 8,00. Depois de colher os depoimentos, decidimos liberá-los. O que eles queriam era roubar o fio do caminhão para derreter e vender o cobre. Como não tinham passagem, o prejuízo havia sido pequeno e o crime foi insignificante, não foram autuados e acabaram livres", explicou Rodrigo Mello.

Flávio Meireles
flaviomeireles@gmail.com

Sete Linhas Aéreas esclarece suspensão de voos em Parnaíba

A empresa Sete Linhas Aéreas adiou em cerca de 45 dias o início de suas operações em Parnaíba, a 318 km de Teresina. Após solicitação da prefeitura de Parnaíba, através da Superintendência de Turismo, à empresa Sete Linhas esclareceu que a suspensão dos voos se deu por conta de movimentos no mercado de aviação envolvendo trechos no Norte do país.

Décio Marmo, diretor comercial da Sete, explica que fatores exógenos a corporação forçaram a suspensão e que a medida embora estratégica, se deu a contragosto da empresa.

Vários cálculos e conformações foram tentados antes da tomada de decisão, pois a companhia já havia iniciado a divulgação e as vendas das passagens, tendo o plano de mídia e o material impresso envolvendo Parnaíba já em mãos.

O diretor da SETE disse ainda reconhecer o aquecimento do mercado aéreo do litoral do Piauí, ao contrário do que está acontecendo em outras partes do país, sendo a suspensão contingencial. Recentemente a Azul Linhas Aéreas também obrigou-se a cancelar algumas operações no país. Para Parnaíba a companhia não só manteve os vôos como solicitou à Infraero a ampliação dos mesmos através do uso de uma aeronave de maior porte, em decorrência dos excelentes resultados da companhia nos trechos envolvendo a cidade. A Azul apenas neste ano já movimentou 5.232 passageiros no aeroporto Dr. João Silva Filho.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Mulher é presa com droga escondida dentro de bolsa de filha de dois anos

Uma mulher de 28 anos foi presa na manhã desta terça-feira (19) em Parnaíba ao ser flagrada com cerca de 175 gramas de maconha escondidas na bolsa da filha de dois anos. Detida, Maria do Amparo Ferreira da Costa foi encaminhada à Central de Flagrantes.

Maria do Amparo foi presa quando se deslocava de mototáxi de Parnaíba para Ilha Grande. Ela estava com duas filhas, uma de dois e outra de seis anos de idade. Abordada por policiais militares, ela não informou procedência e destino da droga.

"Recebemos uma ligação via Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) informando que um mototaxista estava levando uma senhora com duas crianças até Ilha Grande, onde pegaria entorpecente. Realizamos o cerco policial, constatamos a informação e encontramos a droga com a suspeita", explicou o tenente Vagno Aguiar.

Além dos quatro tabletes de maconha, um telefone celular também foi apreendido com Maria do Amparo. Quando a acusada foi recolhida à Central de Flagrantes de Parnaíba, o aparelho começou a tocar insistentemente. "O esposo dela (Rogério Ferreira da Costa) está preso na Penitenciária Mista, mas mesmo assim ficou ligando para ela", contou o policial militar.

Após a prisão de Maria do Amparo na Central de Flagrantes, as duas filhas foram entregues pela Polícia Civil à avó. "Ela deve permanecer aqui nesta terça e, na quarta, será encaminhada para a Penitenciária Mista de Parnaíba", informou o delegado Rodrigo Mello, coordenador da Central de Flagrantes.

Flávio Meireles
flaviomeireles@cidadeverde.com

FIEPI entrega nova escola do SENAI em Parnaíba

A Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) entrega na próxima sexta-feira (22) as novas instalações da Escola Simplício Dias, em Parnaiba, a 320 quilômetros da capital Teresina. O novo centro recebeu uma reforma em toda sua estrutura física, modernizando os espaços e equipando os laboratórios para a ampliação da oferta dos cursos disponibilizados pelo SENAI.

A solenidade acontecerá às 19h e contará com a presença do ex-governador e presidente da FIEPI, Zé Filho, e do Diretor Regional do SENAI, João Henrique Sousa, além da diretoria, presidentes de sindicatos patronais e da classe empresarial do município. Na oportunidade, serão entregues certificados aos alunos que concluíram os cursos oferecidos pelo SENAI em Parnaíba.  

Dentro da programação, haverá ainda a participação do grupo Arte Lata, com mais de 30 crianças assistidas pelo projeto através do Posto de Puericultura Suzanne Jacob-PPSJ. 

A Escola Simplício Dias funcionará com uma estrutura moderna e prática. Segundo o arquiteto responsável pela obra de reforma e ampliação, Francisco Costa, o projeto foi arrojado e respeitou todos os critérios de funcionalidade, utilização dos espaços existentes e preservação do patrimônio arquitetônico. 

A escola foi contemplada com ambientes pedagógicos, auditório, biblioteca, salas de aulas teóricas, salas de aulas praticas, espaço Beleza e Estética, refeitório e muito mais. 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Audiência Pública discute violência sexual contra crianças e adolescentes

  • Divulgação / Câmara
  • Divulgação / Câmara
  • Divulgação / Câmara
  • Divulgação / Câmara
  • Divulgação / Câmara
  • Divulgação / Câmara
  • Divulgação / Câmara
  • Divulgação / Câmara
  • Divulgação / Câmara
  • Divulgação / Câmara
  • Divulgação / Câmara
  • Divulgação / Câmara
  • Divulgação / Câmara
  • Divulgação / Câmara

Em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Parnaíba, na manhã desta segunda-feira (18), foi feita a entrega do prêmio Faça Bonito, da campanha de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, organizada em Parnaíba pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc).

Representando o Prefeito de Parnaíba Florentino Neto, a Primeira Dama e Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flaviana Veras, disse que qualquer tipo de violação de direitos ou violência, essa rede integrada deve ser contactada através do disque 100, portanto todos os dias essa união deve ser fortalecida para garantir os direitos de todas as vítimas.

Representando o poder legislativo, o Presidente da Câmara, Vereador Gustavo Lima (PTB), cumprimentou todos os presentes, enfatizou que todos os poderes devem atuar de forma conjunta, e por fim, terminou seu discurso reafirmando o compromisso pessoal e de todos os vereadores da casa para com a causa.

A delegada de defesa da mulher, Maria de Jesus Pereira Bastos foi a homenageada deste ano com o Prêmio Faça Bonito, ela disse estar emocionada e que compartilha do prêmio com toda a rede socioassistencial. “Meu trabalho continuará intenso para que esses agressores sejam condenados e continuem cumprindo sua pena na penitenciaria”, disse.

O dia 18 é celebrado em todo o Brasil como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A audiência continuou com representantes do Creas, do Núcleo de Apoio e Enfrentamento contra a Violência Doméstica, profissionais da rede sócio assistencial e Parnaíba, do Conselho Tutelar fazendo um levantamento das ações feitas na cidade contra essa problemática social.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Construção do Centro de Reabilitação de Parnaíba começa no segundo semestre

A Prefeitura de Parnaíba doou um terreno de aproximadamente 5.000 metros quadrados para o Governo do Estado, localizado no bairro São Vicente, onde será erguido o Centro Especializado de Reabilitação (CER IV) parnaibano. A efetivação da doação deve tramitar, ainda nos próximos dias, na Câmara Municipal da cidade, devendo as obras serem iniciadas no próximo semestre.

“Será uma obra de extrema importância para a população que reside na zona norte do Estado, pois os serviços e atendimentos na área da reabilitação serão descentralizados, oportunizando mais comodidade aos pacientes, além de aumentar o número de pessoas atendidas. É com muita satisfação que a Prefeitura de Parnaíba está formalizando a doação desse terreno ao Governo”, ressalta o prefeito Florentino Neto (PT).

Para a construção do CER IV, a deputada federal e secretária estadual de Educação, Rejane Dias (PT), destinou uma emenda parlamentar de R$ 5 milhões para a edificação da obra, enquanto o deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (PTC) destinou R$ 600 mil para a compra de equipamentos. “Os trâmites burocráticos já estão sendo resolvidos, devendo as obras do Centro serem iniciadas ainda este ano. Sem dúvidas, será uma grande obra para a população de Parnaíba e cidades vizinhas”, explica Dr. Hélio.

O Centro Especializado de Reabilitação terá capacidade para atender, no mínimo, 700 pacientes por mês, distribuídos nas seguintes especialidades: auditiva, física, intelectual e visual. O anúncio formal de doação do terreno ocorreu, nesta segunda-feira (18), na sede da Prefeitura de Parnaíba e contou com a presença do secretário estadual da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo.

Centro Integrado de Educação Especial de Parnaíba

Durante encontro com representantes de Parnaíba, o secretário estadual da Pessoa com Deficiência definiu o local onde será realizada as adaptações necessárias para o funcionamento do Centro Integrado de Educação Especial de Parnaíba (CIESP). O local escolhido foi a escola onde funciona a 1º Gerência Regional de Educação (GRE), que conta com 37 salas. “Acredito que o Centro deve ser inaugurado ainda no próximo semestre, tendo em vista a estrutura já existente na escola”, complementa Mauro Eduardo.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Homem com mais de 10 passagens pela Polícia foge da Central de Flagrantes de Parnaíba

Um homem identificado como Geovane dos Santos Galeno fugiu na madrugada desta segunda-feira (18) da Central de Flagrantes de Parnaíba, a 320 quilômetros da capital Teresina. Para fugir, o preso serrou a grade de uma das celas do prédio. De acordo com a Polícia Civil, ele responde por vários crimes, como tráfico de drogas, porte ilegal de arma, arrombamento e assalto a mão armada.

A fuga aconteceu durante a madrugada. Geovane tinha a companhia de outros quatro presos na cela, mas nenhum deles topou fugir. Ele havia sido detido no último dia 7 de maio suspeito de tráfico de drogas, quando policiais militares encontraram 23 trouxinhas de maconha em sua residência.

Não é a primeira vez que Geovane foge de um prédio da Polícia Civil em Parnaíba. Em 2011, após ser preso por porte ilegal de armas, ele fugiu do 2º Distrito Policial da cidade depois de serrar a grade da cela onde estava recolhido.

Segundo a Polícia Civil, Geovane tem mais de 10 passagens e responde por crimes como tráfico de drogas, porte ilegal de arma, arrombamento e assalto a mão armada.

Lotada

A fuga de Geovane revela a situação delicada em que se encontra a Central de Flagrantes de Parnaíba. O local abriga 23 presos. A sua capacidade original, porém, é de apenas 12.

Flávio Meireles
flaviomeireles@cidadeverde.com

Posts anteriores