Jovem acusado de tráfico é executado na porta de casa em Parnaíba

Um jovem identificado como Edvan Sousa Soares, 21 anos, foi executado na noite desta quarta-feira (30), no bairro João XXIII, em Parnaíba. Segundo a polícia, a vítima era um dos maiores traficantes de drogas da cidade.


Testemunhas contaram  que Edvan, mais conhecido como "Papa Léguas", estava na calçada de casa quando foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta. 

"Eles já chegaram atirando. A vítima ainda correu e entrou em casa, mas lá dentro ainda levou três tiros", contou o sargento Fabriciano Rodrigues.


O sargento acrescenta que Edvan já tinha passagens na polícia por roubo, tráfico de drogas e homicídios.


Jordana Cury
Com informações de Thiago Mendes (TV Cidade Verde)
jordanacury@cidadeverde.com

Heda é alvo de fiscalização do Centro de Apoio e Defesa da Saúde

       Foto: Proparnaíba

Na última sexta-feira (25) o Ministério Público Estadual início à um trabalho com um grupo de promotores no Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania e Saúde (CAODCS), que visa combater todo tipo de improbidade administrativa junto a hospitais regionais do Estado do Piauí.

Em setembro de 2013, por meio da 1ª Promotoria de Justiça Civil dos Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Parnaíba foram denunciadas irregularidades que vinham acontecendo no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde. Na época, o Ministério Público pediu auxílio à Polícia Federal para investigação no estabelecimento hospitalar.

Conforme relatado por Antenor Filgueiras, foi feito um estudo em cada hospital sobre as irregularidades apontadas e de forma específica, o que deu origem à Termos de Ajuste de Condutas - TACS.

Ele seguiu dizendo que cada hospital vai ter seu TAC originalizado e isso será submetido à apreciação do Secretário Estadual de Saúde, Mirócles Veras, do Procurador Geral do Estado do Piauí, Kildare Ronne de Carvalho Souza, além do Governador do Estado, Antônio José Moraes Souza Filho. “Vamos fazer de tudo para conseguirmos assinar esses TACS para que não seja preciso entrarmos com ações civis públicas”.

E, a 1ª Promotoria de Justiça Civil dos Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Parnaíba, que tem a frente, o Promotor de Justiça, Antenor Filgueiras ficou responsável pelo trabalho referente ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde.

Com informações de Proparnaiba
cidades@cidadeverde.com

Homem invade residência para se esconder da Polícia durante perseguição

                Foto: Proparnaiba

O homem identificado como Manoel Sanção dos Santos Filho, de 26 anos foi preso neste sábado (26) após invadir uma residência para fugir da Polícia enquanto era perseguido. O fato ocorreu no bairro Frei Higino, em Parnaíba.

Segundo policiais do Ronda Cidadão o acusado foi localizado após denúncia anônima. No local indicado ele foi encontrado dentro de um biombo e ao perceber a presença da Polícia fugiu correndo e invadiu a residência da cona de casa Maria Diva Veras, de 49 anos para tentar se esconder.

Os policiais conseguiram entrar no local, onde Manoel foi preso. Com ele foi apreendido um revólver calibre 38 com seis munições intactas e algumas pedras de Crack.

Segundo o acusado a droga seria entregue a "Pato". Manoel está em liberdade condicional após ter sido preso por porte ilegal de arma de fogo.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Novo comandante da Capitania dos Portos do Piauí assume o cargo

Assumiu, em cerimônia nesta sexta-feira (25), o novo comandante da Capitania dos Portos do Piauí, Miguel Elmokdisi Sobrinho. A cerimônia de transmissão de cargo aconteceu na sede da Capitania, na avenida Nações Unidas, Bairro do Carmo, em Parnaíba.

Fotos: Proparnaiba

O capitão de fragata Miguel Elmokdisi Sobrinho, há 21 anos é oficial da Marinha do Brasil, ressaltou que seu trabalho a frente da Capitania dos Portos do Piauí será transparente, ético e profissional. Ele elogiou a atuação e as ações realizadas pelo capitão de fragata Mauro Castro Júnior, seu antecessor, informando que encontrou a instituição em excelentes condições de trabalho.


Com informações de Proparnaiba
cidades@cidadeverde.com

Hospitais da região Norte receberão mais recursos, mas terão que cumprir metas

Os municípios que formam a região Norte do Piauí participaram nesta sexta-feira (25) de um seminário sobre a contratualizacão das unidades hospitalares da rede SUS. Essa contratualizacão representa um incremento de 25% na receita dos hospitais. O evento aconteceu em Parnaíba, no hotel Cívico, reunindo diretores de hospitais estaduais e regionais daquela região.


O repasse será feito pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, que destinou R$ 1 milho por mês para atender todos os hospitais estaduais e regionais fora do município de Teresina. Todos terão que cumprir metas para justificar os recursos.

"Estamos trabalhando de todas as formas para que acabe com essa cultura de paciente ser transferido para Teresina. Isso causa um problema social e psicológico que poderia ser evitado se as unidades de saúde tiverem condições suficiente para o diagnóstico clínico, e é isso que estamos propondo", comenta o secretário Mirocles Veras.

A presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Socorro Candeira, considera que tanto a contratualizacão quanto a regulação representa uma revolução na forma de gerir a saúde pública. "Trabalhar a saúde é desafiador e cheio de dificuldades, mas temos que reconhecer o esforço que a Sesapi faz para driblar essas dificuldades e proporcionar. Melhor form de trabalhador neto na questão física hospital quanto na valorização do profissional de saúde . E a regulação é uma dessas", declara.

O seminário foi conduzido pela equipe técnica da Sesapi, formada pela diretora da unidade de controle e avaliação , Patrícia Batista, a coordenadora de regulação , Luciane Formiga , a coordenadora estadual do Samu, Cristiane Rocha. "Esse recurso poderá ser usado na parte administrativa, humana ou material, O hospital só precisará cumprir as metas, elaboradas por eles mesmo e apresentá-las à Sesapi na data estipulada para quem confirmado o cumprimento de melhorias, receba o recurso" , explica Patrícia Batista.

A segunda etapa do seminário aconteceu no hotel Cívico e contou com a participação de todos os municípios da região Norte, como Campo Maior, Esperantina, Piripiri, Pedro II, Esperantina, São Miguel do Tapuio, Luzilândia.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Cadela pitbull estéril adota gatinhos abandonados em Parnaíba

Um caso inusitado na cidade de Parnaíba mostra o quanto os animais podem dar lições de tolerância aos seres humanos. A cadela Mala, da raça pitbull de seis anos, estéril, adotou dois gatinhos abandonados. 



O dono da cachorra é o empresário Andrei Chaves que ficou surpreendido com a “adoção”. “Há três anos, ela teve uma gestação malsucedida, perdeu os filhotes e foi preciso fazer a retirada do útero. Há pouco tempo ela perdeu o companheiro dela, o Quias e ficou solitária. Há duas semanas encontrei estes dois gatinhos no terreno aqui do lado e trouxe para casa”, narra. 



Mala adotou e cuida dos bichanos como se fossem seus filhotes. A cadela chegou a produzir leite para amamentar os gatinhos que a reconhecem como mãe.



Com informações de Thiago Mendes (TV Cidade Verde)
Carlos Lustosa Filho 
redacao@cidadeverde.com




Homem é preso após estuprar jovem de 15 anos com problemas mentais

O homem identificado como Antônio Ceará foi preso na noite desta segunda-feira (21) acusado de estuprar uma jovem de 15 anos com problemas mentais. De acordo com o major Costa Lima, comandante do policiamento de Parnaíba, os abusos ocorreram em janeiro deste ano e a jovem está grávida do acusado.


Antônio foi preso em sua casa na comunidade de Branquinhas. O mandado de prisão foi expedido pela juíza Maria do Socorro da comarca de Buriti dos Lopes e cumprido pelos policiais do grupamento de Polícia Militar.

Antônio foi levado para a delegacia e em seguida encaminhado para a Penitenciária Mista de Parnaíba. A jovem mora com a mçae na mesma comunidade.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Detenta queimada grávida morre após 10 dias na UTI

A detenta Isabel Batista da Silva, 20 anos, morreu após uma parada cardiorrespiratória, na Unidade De Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) em Parnaíba. A vítima estava internada há 10 dias com 80% do corpo queimado após um incêndio em uma das celas da ala feminina da Penitenciária Mista de Parnaíba. 

De acordo com informações do Heda, a vítima apresentava um quadro clínico gravíssimo, com fortes dores, falta de ar, tosse, secreção pulmonar. Além de queimadura externas, Isabel Batista sofreu queimaduras nas vias aéreas e foi submetida a fisioterapias intensivas, troca diária de curativos e várias medicações. 

                         Foto: Proparnaiba

"O estado dela era gravíssimo de maneira tal que não tinha condições de ser transferida para um hospital de Teresina. Ela teve que dormir algumas vezes praticamente sentada", disseram funcionários do Heda. 

Segundo Robinson Castilho, funcionário do IML, a vítima seria natural de Teresina, mas residia em Parnaíba. A mãe já se encontra à espera da liberação do corpo da vítima que estava grávida de dois meses. 

O sub-diretor da Penintenciária Mista de Parnaíba, Lauro Antônio dos Santos Costa, disse que das cinco detentas vítimas do incêndio, três ainda estão em Teresina e a outra que também estava no Heda já retornou ao presídio. O corpo será liberado na tarde deste sábado (19), após ser periciado. 


O diretor de presídios do Estado, Wellington Rodrigues, lamentou a morte da detenta e reforça que não houve negligência no caso. 

"Dentro das celas não há restrição ao fumo e o que ocorreu foi  de responsabilidade de duas detentas que juntaram lençois, roupas e colchões e atearam fogo. Somos solidário a família e todos os procedimentos cabíveis foram feitos. A detenta que veio a óbito não veio para Teresina pois o seu estado de saúde era muito grave e havia riscos no transporte", disse Rodrigues. 

Wellington Rodrigues destaca ainda que Isabel Batista, que estava recolhida sob acusação de furto, não teria iniciado o incêndio e foi vítima das outras detentas de cela. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde

Parnaíba: homem é preso por praticar atos obscenos em público

O homem identificado como Márcio dos Santos do Nascimento, de 26 anos foi preso nesta sesta-feira (18) após denúncias de moradores do bairro Piauí, em Parnaíba de que ele estaria praticando atos obscenos em um terreno baldio do local.


Uma guarnição do Ronda Cidadão esteve no local e prendeu o acusado. "Jaburu", como é conhecido está em liberdade provisória da penitenciária Mista de Parnaíba e segundo o site Portal do Catita, já responde por furto e crime contra o meio ambiente.

Algumas vítimas estiveram na delegacia prestando queixa, e o homem é acusado de apedrejar telhados de residências da região e até de assediar uma outra vítima de 46 anos.

Rayldo Pereira
Com informações de Portal do Catita
rayldopereira@cidadeverde.com

Pescador sofre ataque fulminante e morre em alto mar dentro de canoa

Atualizada às 12h48

O corpo encontrado em alto mar na praia Pedra do Sal, em Parnaíba, foi identificado como o do pescador João Batista dos Santos Silva, 63 anos. Segundo Robinson Castilho, funcionário do IML, a vítima estaria na companhia de mais dois amigos em uma canoa quando começou a passar mal e veio a óbito. 

                          Fotos: Tiago Mendes/ Cidadeverde


"A vítima e mais dois amigos saíram para pescar e em alto mar a vítima passou mal. Os outros pescadores ainda tentaram reanimá-lo, mas ao que parece, ele foi vítima de uma ataque fulminante do coração", disse Castilho. O corpo foi levado ao posto pesqueiro e, em seguida, liberado para sepultamento. 




Postada às 11h43


Um corpo foi encontrado em alto mar por pescadores no litoral piauiense na manhã desta sexta-feira (18). O comandante do Corpo de Bombeiros, major Rivelino Moura, disse que uma guarnição foi enviada ao local por volta das 10h30 e ainda não há informações sobre a identidade da vítima. 

"O corpo foi achado por pescadores que tiraram a vítima do mar e levaram até a praia Pedra do Sal, em Parnaíba. Até então, não há registros de pessoas que tenham desaparecido e ainda não sabemos se realmente teria sido afogamento", explica o major Rivelino. 



Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Posts anteriores