Cidadeverde.com

Atividades da Fapepi são tema de palestra em Parnaíba

A cidade de Parnaíba sedia nesta quinta-feira (28), o II Seminário da Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec). Entre as atividades previstas está a palestra As atividades da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), no Estado do Piauí, proferida pelo diretor técnico-científico da Fapepi, Ricardo de Andrade, e a defesa de dissertação realizada através do PPGBiotec. O Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Biotecnologia (Biotec), atualmente realiza atividades de pesquisa em parceria com a indústria local.

De acordo com Ricardo de Andrade, a palestra será um momento voltado, principalmente, para apresentar a fundação ao público. “Vou apresentar a Fapepi aos pesquisadores porque muitos não a conhecem e não sabem dos objetivos da mesma, assim como  a estrutura organizacional para eles saberem, a partir das demandas, a quem se reportar”, explica. Além da estrutura da Fapepi e das atividades, a palestra também será um momento para que os pesquisadores possam conhecer mais dos editais da instituição.

“Os pesquisadores vão conhecer também os editais que já foram abertos e o que a Fapepi já fomentou e vai fomentar, como o apoio a eventos científicos e bolsas de pós-graduação. Este programa de pós-graduação, por exemplo, foi contemplado com 7 bolsas da Fapepi”, comenta. “Paralelamente, além dessa apresentação vai se dar a defesa da dissertação de mestrado do aluno Dario Brito Calçada com o título Redes neurais artificiais como ferramenta para predizer o diâmetro de nanopartículas de prata e goma do cajueiro obtidas por síntese verde”, relata Ricardo de Andrade, que já participou do exame de qualificação do mesmo aluno como avaliador externo.

Ricardo de Andrade lembra ainda que o Biotec é um importante parceiro da Fapepi. Ano passado, o coordenador do Biotec, José Roberto Leite, proferiu palestra sobre a cultura de pesquisa e inovação em Parcerias Público Privadas (PPPs), durante a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pela Fapepi. “Paralelamente desenvolvo atividades de coorientação neste mestrado e contribuindo um pouco na área de inteligência computacional conseguindo a interdisciplinariedade no programa de biotecnologia. O programa é coordenado pelo professor José Roberto, membro da Câmara Técnica de Inovação e Tecnologia”, destaca o diretor.

Para o diretor técnico-científico da Fapepi, a participação no II Seminário da Pós-Graduação é o ponto de partida para o estímulo a novas parcerias. “Então nosso objetivo é aproximar a Fapepi de órgãos como a UFPI, o Sebrae, a Embrapa e a partir desta integração proporcionar a outros pesquisadores que desconhecem as atividades da Fapepi possam observar o que a Fapepi pode fazer. É uma ideia bem positiva e, além da viagem a Parnaíba, temos em vista uma palestra em Oeiras para poder divulgar melhor as atividades da Fapepi”, finaliza.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais