Cidadeverde.com

Parnaíba pode ter eleições 100% biométrica; Veja como fazer recadastramento

O prefeito Florentino Neto, o vice Chagas Fontenelle, vereadores e autoridades do Tribunal Regional Eleitoral acompanharam o início do recadastramento biométrico em Parnaíba. A campanha se estenderá até o dia 31 de março de 2014 e a meta é que 97.288 é eleitores sejam cadastrados no município. A expectativa é que na próxima eleição a votação seja 100% biométrica. 


De acordo com informações do TRE foram disponibilizados 13 stands de atendimento com técnicos em biometria para atender a população que deve comparecer ao fórum eleitoral no mês de aniversário.

Na primeira etapa do atendimento o eleitor passará por uma triagem para verificação de documentos e pendências com a Justiça Eleitoral. Após este processo receberá uma senha onde deverá se dirigir à sala de biometria. O eleitor irá cadastrar todos os dedos das mãos e tirar uma foto. Ao fim do atendimento de aproximadamente 15 minutos, o cidadão receberá um novo título eleitoral.

Além da segurança no processo eleitoral, a biometria irá contribuir com o compartilhamento de informações junto ao banco de dados da Polícia Federal. Segundo o Desembargador Corregedor do TRE, José de Ribamar Oliveira, o país pode se orgulhar do sistema inédito e de alta tecnologia que está sendo implantado.

Confira como fazer o recadastramento

Para se recadastrar o eleitor deverá ir ao Fórum Eleitoral no mês de aniversário portando o título eleitoral original, assim como cópia e original da identidade, CPF, certificado de reservista (sexo masculino) e comprovante de residência atual. No caso de transferência de título, o comprovante de residência deverá ser de 3 meses antes da data de seu comparecimento ao cartório.

O eleitor também poderá agendar o dia e a hora de seu atendimento através da internet, no endereço http://www.tre-pi.jus.br. Quem não comparecer terá seu título eleitoral cancelado.

O Fórum Eleitoral está localizado na Avenida Nossa Senhora de Fátima, nº 363. O atendimento nos dias úteis é das 7h às 14h.


Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais