Cidadeverde.com

Vila do Leite deve aumentar a produção na região de Parnaíba

Um dos destaques da transmissão especial sobre os 170 anos de emancipação política de Parnaíba feita pela Tv Cidade Verde dentro do Jornal do Piauí, foi a produção leiteira da região que produz uma média de 100 mil litros de leite por dia. 

Um dos projetos para desenvolver essa área  é a criação da Vila do Leite. Com uma produção diária abundante, a cidade está consolidada como a maior bacia leiteira do Estado. 


O projeto surgiu da necessidade de realocar as vacarias localizadas dentro do perímetro urbano. A transferência também foi uma exigência do Ministério Público Estadual e da Vigilância Sanitária. "O crescimento urbano afetou as vacarias, mas não tirou o seu potencial produtivo", explica o prefeito.  

A Vila do Leite, cujo projeto já está pronto, será instalada dentro dos perímetro dos Tabuleiros Litorâneos. Na primeira etapa, serão transferidos 32 criadores que devem ocupar lotes de 3 a 5 hectares. 


Anselmo Albuquerque, criador de gado e fruticultor, disse que o projeto é plenamente viável. Ele já cria gado em um área irrigada dentro dos Tabuleiros e afirma que as duas atividades, fruticultura e gado leiteiro, podem conviver de forma harmônica e com boa margem de lucro.

O prefeito destaca que a criação de gado confinado é uma boa alternativa, no entanto, criar gado solto em pasto é muito mais rentável e os custos da produção são reduzidos. 

Sana Moraes 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais