Cidadeverde.com

Parnaíba poderá ser o 1º município no interior a tratar pacientes com câncer

Técnicos do Ministério da Saúde e profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) estiveram o município de Parnaíba, sede do Território da Planície Litorânea.  A visita teve como objetivo avaliar a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) para que serviços estipulados no Plano Estadual de Oncologia, sejam implantados na cidade. 


O plano prevê a interiorização e o atendimento integral ao paciente com câncer, a descentralização do serviço que, atualmente, é realizado somente em Teresina. 

Segundo Patrícia Batista, diretora de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria da Sesapi, quatro regiões serão, num primeiro momento, contempladas.

“Parnaíba, a curto prazo; Picos, a médio prazo, e outras duas regiões do extremo Sul do Piauí, que ainda não foram escolhidas. Provavelmente, Bom Jesus seja uma dessas regiões. Aqui em Parnaíba, neste primeiro momento, trouxemos o pessoal do Ministério da Saúde para conhecer a estrutura hospitalar que vai se propor a oferecer os serviços de oncologia à população. A partir daí, vamos buscar a habilitação do serviço e, posteriormente, uma atenção efetiva a todos os piauienses, sem, necessariamente, terem que se deslocar para Teresina”, frisou Patrícia Batista.




O secretário de Estado da Saúde, Mirócles Veras, reforça que os ajustes para a implementação do plano em Parnaíba serão mínimos e ressalta a importância do serviço no diagnóstico de qualidade da doença. 

"Percebemos que poucos ajustes precisarão ser feitos para que possamos habilitar e credenciar esse serviço importante aqui nesta região. Vários procedimentos serão disponibilizados à população, sobretudo, o diagnóstico de qualidade. É uma ação conjunta, liderada pelo Governo do Estado, a fim de garantir uma melhor assistência ao usuário”, enfatiza Mirócles Veras.

Segundo a coordenadora de Atenção à Saúde da Mulher da Sesapi, Alzenir Moura Fé, para 2014, a estimativa é de que cinco mil casos de câncer sejam diagnosticados no Piauí. O câncer de mama é o mais comum. De 2008 a 2013 foram 3.242 registrados. Desses, 467 pertencem ao Maranhão. Os tipos de câncer que mais matam no Piauí são pulmão, neoplasia maligna da próstata, mama e colo do útero. 

Os recursos para operacionalização do plano serão do estado em parceria com o Ministério da Saúde.


Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais