Cidadeverde.com

Sesapi confirma morte de criança e idoso por calazar em Parnaíba

Uma criança de cinco anos e um idoso de 70 anos morreram em Parnaíba, vítimas de leishmaniose visceral, doença conhecida como calazar. As informações foram confirmadas pela Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi), nesta quinta-feira (28). A doença é transmitida pelo mosquito-palha ou birigui (Lutzomyia longipalpis) que, ao picar, introduz na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmania chagasi.

 

 

“Os dois tiveram atendimento e a criança, inclusive, já tinha sido transferida para o Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela. A doença tem tratamento, mas infelizmente, crianças e idosos são os mais acometidos devido a baixa imunidade e eles vieram a óbito”, disse Herlon Guimarães, diretor de Vigilância e Atenção da Sesapi.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica de Parnaíba, os casos ocorreram no mesmo bairro que está sendo monitorado. “As equipes estão avaliando e monitorando a área para tomar as medidas cabíveis. A doença não é transmitida pelas pessoas ou cães picados, apenas pelo mosquito que não é o Aedes aegypti, mas gosta também de ambientes escuros e água parada”, reitera. 

Entre os sintomas principais sintomas do calazar estão febre intermitente com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarreia, sangramentos na boca e nos intestinos.

 

 

 


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais