Cidadeverde.com

Audiência pública debaterá falta de médicos especialistas em Parnaíba

Com o intuito de promover uma discussão em torno da falta de acesso da população de Parnaíba e região às cirurgias com especialistas, em especial na área de ortopedia, o deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (PTC) propôs a realização de audiência pública, que acontecerá nesta sexta-feira (26), a partir das 9h, na Câmara Municipal de Parnaíba. Entre as principais reclamações dos médicos, consta o baixo repasse efetuado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para custear os procedimentos cirúrgicos.

“O SUS não consegue atrair os profissionais especialistas, pois, atualmente, paga um valor irrisório pelas cirurgias, que, geralmente, são procedimentos de média e alta complexidade. Tal situação atinge de forma grave a população mais humilde, que amarga uma longa espera para conseguir marcar uma cirurgia. Em muitos casos, essas pessoas têm de se desfazer de seus bens ou mesmo pedir empréstimos para conseguir custear o procedimento na rede particular”, ressalta Dr. Hélio.

Além da falta de especialistas, o parlamentar também relata sobre a crescente demanda de atendimentos no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) oriundos, especialmente, de acidentes envolvendo motocicletas. “Acreditamos que somente através do diálogo com as partes envolvidas é que poderemos encontrar uma solução viável para a saúde na região. E isso não é impossível, pois em Teresina, a Prefeitura já adotou uma tabela diferenciada para os repasses do SUS, dando um incentivo a mais aos médicos”, argumenta Dr. Hélio.

Foram convidados para a audiência representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, Conselho Regional de Medicina, Associação de Médicos Parnaibanos, bem como diretores de hospitais públicos e privados da região.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais