Cidadeverde.com

Governo dá prosseguimento à obra da adutora do litoral

Com o objetivo de dar celeridade às obras de construção da adutora do litoral e com isso otimizar o abastecimento de água na região, o governador Wellington Dias assinou, nesta sexta-feira (9), 40 decretos de desapropriação em Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande. Segundo o secretário estadual de Governo, Merlong Solano, a desapropriação consiste em um instrumento de utilidade pública, visto que será realizada para a instalação de equipamentos referentes aos serviços e obras da adutora.

Merlong Solano explicou que a construção da adutora é uma obra vital para o fomento ao turismo e para a melhoria da qualidade de vida no litoral, uma vez que o abastecimento da região é precário em razão do crescimento da população. “A antiga adutora já não dá conta do abastecimento e o uso dos poços tubulares é insuficiente para atender a população. A solução que se impõe é um novo sistema de abastecimento. Dotado de uma nova captação de água bruta no rio Parnaíba”, declarou o secretário.

A primeira etapa da obra, o Sistema de Captação, executado pela Agespisa, já está com 70% concluída. A segunda etapa, cuja execução está a cargo do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), será iniciada ainda no mês de setembro. Passada a fase de desapropriações, necessárias para dar continuidade à construção da adutora, o Idepi poderá emitir a ordem de serviço para que a construtora responsável pela obra dê prosseguimento à segunda etapa, cujos recursos, na ordem de R$ 53,9 milhões, são oriundos do Governo Federal, por meio do programa Proinveste.

O governador Wellington Dias ressaltou que a construção da adutora é um sonho de muitos anos. “Desde que assumi esse governo em 2015, passamos um ano e meio para poder atualizar os projetos. Começamos a retomada da obra do ponto de captação, em Parnaíba. A meta é pegar a agua do rio Igaraçu e levá-la tratada para toda a região do litoral, passando em comunidades a partir do Coqueiro em direção à Macapá, Barra Grande, Barrinha, Cajueiro da Praia, passando por Camurupim”, frisou o chefe do executivo estadual. 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais