Cidadeverde.com

Superlotada, Central de Flagrantes de Parnaíba é "bomba relógio"

A Central de Flagrante de Parnaíba está superlotada. O local com capacidade para 15 presos hoje abriga 65 em duas celas, já que uma terceira está isolada por falta de manutenção.  Nesta segunda(17), um preso passou mal e teve que ser socorrido pelo Samu. 

De acordo com o titular da Central, delegado João Rodrigo Luna, tem preso com quase cinco meses no local e a penitenciária Mista de Parnaíba só disponibiliza uma ou duas vagas por semana, também por estar superlotada.

"Temos duas celas basicamente com poucas condições. São presos perigosos, a maioria daqui de Parnaíba mesmo e alguns com mandados de prisão de outros estados que nunca se interessaram de vir buscarem. Os presos estão passando mal”, destaca o delegado.

Ele acrescenta que a delegacia não tem efetivo suficiente para conter uma possível rebelião. “Estamos dentro de uma bomba relógio, que é no meio de uma área residencial. Se tiver alguma rebelião vai ficar difícil de conter”, declarou João Rodrigo.

O delegado informou ainda que já comunicou às autoridades sobre o local. 

Sindepol

Em nota, o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil (Sindepol) denuncia que há risco iminente de uma rebelião ou mesmo uma fuga em massa e das condições desumanas dos presos na unidade. 

A entidade destaca ainda que a “Central não dispõe de efetivo, nem estrutura física adequada para custodiar com segurança pessoas privadas da liberdade pela simples razão de não ter sido projetada para esse fim”. 

Secretaria de Segurança

O delegado geral Riedel Batista informou que já manteve contato com a Secretaria de Justiça para que a mesma pudesse tomar providências para a transferência de presos para o sistema prisional.

O secretário de Segurança, Fábio Abreu, disse que nos próximos dias deverá acontecer audiência de custódia no município, o que deverá também resolver a situação. Fábio Abreu completou informando que está sendo finalizada a reforma na Central de Flagrantes de Parnaíba, o que dará melhores condições de trabalho e mais conforto para servidores e a população.

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais