Cidadeverde.com

Dupla armada rende funcionários e assalta restaurante em Buriti dos Lopes

O restaurante D’guster foi assaltado no final da noite de ontem (1), no município de Buriti dos Lopes (281 km de Teresina). Dois homens armados invadiram o estabelecimento e renderam os funcionários.

A polícia informou que os assaltantes levaram todo o dinheiro do caixa, talões de cheque e uma moto Pop-100 de cor vermelha e placa OUC 3183, pertencente ao dono do restaurante identificado como Belmarcos Alves Ribeiro.

Segundo a gerência, cinco funcionários estavam no local e não havia clientes no momento da ocorrência. O proprietário do restaurante destacou que não conseguiu registrar Boletim de Ocorrência após o assalto porque a delegacia da cidade estava fechada.

Belmarcos foi até a Central de Flagrantes de Parnaíba, cidade vizinha, para pedir ajuda, mas a dupla de assaltantes ainda não foi presa.

Jordana Cury
Com informações do Blog do Yuri Gomes.
jordanacury@cidadeverde.com

Parnaíba terá transmissão de licitações ao vivo via internet 

Com a proposta de uma política de transparência da atual gestão municipal em Parnaíba, o poder executivo fará a transmissão ao vivo de licitações feitas pela prefeitura. O processo deverá ter início ainda neste mês de maio e poderá ser acompanhado por meio da internet, através do site da prefeitura de Parnaíba . 

A sala onde deverão acontecer as licitações foi equipada na última semana e está na etapa final de organização da estrutura física. O espaço fica localizado na sede da Prefeitura de Parnaíba, na rua Itaúna.


O superintendente de Administração, Christian Amorim, explica que o projeto visa principalmente as transmissões ao vivo das licitações públicas municipais para que haja uma maior transparência dos atos públicos. “Isso é fruto de um planejamento e organização de uma administração pública voltada para uma gestão de resultados", destaca.


Segundo informações do Coordenador de Tecnologia da Informação na Prefeitura Municipal de Parnaíba, Mayllon Veras da Silva, foram adquiridos equipamentos de captação de imagem e som, além de câmeras que tem movimentação e focos fixos para filmar a equipe de licitação e as pessoas que estão participando do processo.

“Nós iremos transmitir tudo via internet por meio do site da prefeitura http://parnaiba.pi.gov.br/ para dar maior transparência à todo o processo”.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura substitui papel e lança Nota Fiscal Eletrônica em Parnaíba

A Prefeitura de Parnaíba lançou na manhã desta quinta-feira (2) a Nota Fiscal Eletrônica. O objetivo é substituir a emissão do documento fiscal em papel, sistema utilizado atualmente no município.


A apresentação do novo recurso aconteceu no hall do gabinete do prefeito de Parnaíba, e contou com a presença do prefeito Florentino Neto, senador Wellington Dias, vice-prefeito Chagas Fontenele, deputado estadual Deusimar Brito "Tererê", Procurador Municipal da Fazenda Davi Soares, presidente da OAB subseção Parnaíba, Ricardo Mazulo, representando a Associação Comercial de Parnaíba e Conselho Regional de Contabilidade, o Secretário de Fazenda, Paulo Cardoso, entre outros.

Na ocasião, o prefeito Florentino Neto, o secretário de governo do município José Carlos Martins, e o Secretário de Fazenda, Paulo Cardoso, assinaram o decreto que regulamenta o uso da Nota Fiscal Eletrônica.

Em sua fala durante o evento de lançamento, o Secretário de Fazenda Paulo Cardoso, disse que o novo sistema dará celeridade. “Haverá a garantia do prestador de serviço dar mais agilidade ao processo, além de, o imposto ir mais rápido para o município, onde será revestido em obras em prol da população”.

O prefeito Florentino Neto disse que a Nota Fiscal Eletrônica é uma modernização para a Prefeitura de Parnaíba, modernização para Receita Tributária do município para que se possa converter tudo isso em mais obras para a cidade.

O que é a Nota Fiscal Eletrônica?

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica - NFS-e é o documento fiscal de existência apenas digital que substituirá as tradicionais notas fiscais de serviços impressas.será emitida e armazenada eletronicamente em programa de computador da Prefeitura de Parnaíba, com o objetivo de materializar os fatos geradores do ISSQN – Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, por meio do registro eletrônico das prestações de serviços sujeitas à tributação do ISSQN.

Fonte: Proparnaiba

Parnahyba completa 100 anos em jogo com políticos e personalidades do futebol

Para não deixar o centenário passar em branco, o Parnahyba Sport Club comemorou seus 100 anos de fundação com um jogo festivo na manhã desta quarta-feira (1º), no estádio Mão Santa, em Parnaíba. 

Fotos: Tacyane Machado/Pro Parnaíba

O senador Wellington Dias (PT-PI) participou tanto das homenagens como em campo, na partida que envolveu ex-jogadores do Parnahyba e o time da Associação de Garantia a Atletas Profissionais (Agap). 

O prefeito Florentino Neto (PT) e o deputado federal Paes Landim (PTB) também estiveram presentes para ressaltar a importância do clube mais antigo do Piauí. 



História
Fundado em 1º de maio de 1913, o Parnahyba surgiu em meio ao crescimento econômico do litoral do Piauí e com forte influência inglesa. Tanto que o azul foi inspirado no Everton, clube de Liverpool. O clube é o atual campeão piauiense e ostenta ainda o tricampeonato de 2004 a 2006. 

Mesmo envolto em problemas financeiros, o Tubarão, como é apelidado, está nas semifinais do Campeonato Piauiense. No domingo (5), ele recebe o Flamengo e precisa vencer para seguir na disputa pelo título - o jogo de ida em Teresina acabou em 2 a 0 para o rubro-negro. 


Com informações do Pro Parnaíba
redacao@cidadeverde.com

Presos acusados de formação de quadrilha e contrabando de gado

Quatro homens e duas mulheres foram presos acusados de formação de quadrilha e contrabando de gado após operação das polícias militar e civil do Piauí e Ceará.O suposto líder do esquema é Manoel Lima da Silva, que também responde pelo crime de homicídio, cometido no estado de Santa Catarina.

O serviço de inteligência da policia já vinha investigando a quadrilha desde o ano passado, e através de um mandado judicial prendeu os seis membros na tarde desta terça-feira (30).


Há suspeitas que a quadrilha atuava em, pelo menos quatro Estados, Pernambuco, Alagoas, Ceará e Piauí. Em um terreno utilizado pelo bando foram encontrados mais de trinta bovinos. 

Segundo o inspetor Francisco José Loureiro, da policia civil do Ceará, a quadrilha negociava com criadores de gado e entregava apenas parte do pagamento. "Antes de vencer as ultimas parcelas o membro da quadrilha que negociou mudava de cidade, deixando os criadores no prejuízo", destaca.

Além do gado foram apreendidos em poder da quadrilha um revolver calibre 38 com munições intactas, três ferraduras, dois caminhões de transporte animal, duas motocicletas e mais de duzentos relógios que, segundo a polícia, são contrabandeados. 


O advogado de defesa dos acusados,Antônio Defrísio, explica que durante a abordagem seus clientes estavam abastecendo os caminhões para trabalhar e não entenderam o motivo da prisão. 


Os acusados foram levados para a Central de Flagrantes e identificados como Sebastião Cardoso dos Santos e Francisco de Assis Brito Oliveira, do município de Parnaíba –PI; e
Francisco Rodrigues, Neide Costa da Silva, Ionete Batista Lima, Milton Lino da Silva, do Estado do Ceará.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Ministra assegura possibilidade de voos regulares no litoral

A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, destacou a necessidade de investimentos no litoral piauiense e assegurou a possibilidade de voos regulares no Aeroporto Internacional Prefeito João Silva Filho, em Parnaíba, como forma de estimular o desenvolvimento. 

A ministra explica que o município foi incluso no Plano da Aviação Regional, que disponibilizará recursos para melhoria de condições operacionais.

                            Fotos: Proparnaiba

“No programa de aviação regional, por um período para incentivar os voos regionais, o município terá subsídio para as passagens, ou seja, haverá uma parte que será subsidiada pelo governo federal para estimular o desenvolvimento da aviação regional. Um país com a dimensão do Brasil é inadmissível que se tenha deixado de investir durante décadas em ferrovias e que tenhamos ainda uma aviação regional tão acanhada”, destaca. 

Ao ser questionada sobre os entraves quanto à continuação de obras estruturantes, como o Porto, localizado no litoral piauiense, a ministra disse que há uma rígida fiscalização e monitoramento das ações, mas há uma série de situações que acabam dificultando o andamento destes projetos.


Ideli Salvatti também condenou a paralisação do “Programa Luz para todos”. O senador Wellington Dias explica que o projeto foi paralisado devido a uma exigência que previa, na instalação de cada poste, uma análise arqueológica. 


“Uma exigência que não tem cabimento, principalmente porque se essa população ficou séculos sem energia elétrica, não é justo que agora, tendo recursos, tendo a disponibilidade, a população não possa acessar”, desabafa a ministra. 

Em Parnaíba, a ministra ainda se reunirá com prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, onde serão apresentados alguns projetos a serem implementados no município nas áreas de mobilidade urbana, infraestrutura, educação e saúde.

Com informações Proparnaiba
cidades@cidadeverde.com

Ideli Salvatti vai à Parnaíba e diz que Piauí precisa de mais investimentos

A ministra das relações institucionais Ideli Salvatti, desembarcou no aeroporto de Parnaíba na tarde desta terça-feira (30), ela veio acompanhada do senador Wellington Dias (PT), da deputada estadual Rejane Dias (PT) e  federal Paes Landim (PTB) e do prefeito de Parnaíba, Florentino Neto.


Salvatti foi recepcionada por vereadores e simpatizantes. 

A visita da ministra ao litoral piauiense, a princípio, serviu para que conhecesse o potencial turístico da região. Está prevista ainda, uma visita na quinta-feira (2), às obras habitacionais que estão sendo executadas com recursos do Governo Federal. 

A ministra disse reconhecer que o Piauí precisa de mais investimentos, citando os aeroportos do estado e o porto de Luís Correia. “O objetivo da presidenta Dilma é estreitar as relações dos gestores com o Governo”, afirmou.

Além de elencar os pontos deficitários existentes no Piauí, a ministra declarou que existem problemas que podem ser resolvidos sem que sejam levados à Brasília, referindo-se  às obras do porto de Luís Correia.

O prefeito de Parnaíba Florentino Neto acredita que o potencial econômico dos municípios deve reforçar a base de investimentos do governo em toda a região e que essa é uma ideia defendida por ele por se tratar de um berço do desenvolvimento do Piauí.

Na região, obras de saneamento e distribuição de água ainda estão longe de serem concluídas. Em Parnaíba, por exemplo, a Agespisa vem desde o ano 2008 tentando concluir o serviço de ampliação do esgotamento sanitário. O senador Wellington Dias atribui a demora nas obras às crises pelas quais passou a estatal em todo o estado.

Tiago Mendes
Especial para o Cidade Verde.com

Policiais do PI e CE prendem quadrilha de contrabando de gado

As Polícias do Piauí e do Ceará prenderam nesta terça-feira (30) seis pessoas acusadas de contrabando de gado na região do litoral piauiense. Segundo a polícia, a quadrilha além do Piauí e Ceará atuava nos Estados de  Pernambuco e Alagoas.

Os acusados foram levados para a Central de Flagrantes de Parnaíba. A polícia acredita que os homens atuavam em mais de um mês na cidade.

Mais de 30 gados foram alvo de contrabando da quadrilha. Na operação participou ainda o Rondas Cidadão e o reservado dos dois estados. 


Flash Tiago Mendes (especial para o Cidadeverde.com)
redacao@cidadeverde.com

Muro do cemitério cai e ruas ficam alagadas devido as fortes chuvas

O muro lateral do Cemitério da Igualdade, um dos mais antigos do município de Parnaíba, desabou após as fortes chuvas desta segunda-feira (29). Muros de residências e árvores também desabaram e algumas ruas ficaram totalmente alagadas.



Algumas das imagens foram publicadas por internautas do município que, na legenda das fotos em tom de humor, fizeram associação com a publicidade institucional da Marinha Brasileira, onde o velejador e medalhista olímpico, Lars Grael.


"Chuva desde as 14hs em PHB…. Os carros são como lanchas, as motos e bikes são como Jetsky… estamos ilhados!”, escreveu João Júnior, em sua rede social.


De acordo com o major Rivelino, do Corpo de Bombeiros, no município ainda foram registrados outros desabamentos de muros de residências, sem consequências mais graves. "Alguns lugares não há a manutenção adequada e por isso com o período chuvoso ocorrem desabamentos. É necessário atenção redobrada", reitera Rivelino.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Proparnaiba

Laudo confirma morte por raiva humana na cidade de Parnaíba

Um laudo médico da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí confirmou o diagnóstico de raiva humana como causa da morte de Edilson Santos Oliveira, 32 anos. A morte ocorreu no dia 22/04, na cidade de Parnaíba. Edilson havia sido mordido por um macaco. 


A vítima trabalhava como catador no lixão do município e residia próximo ao local, no Parque José Estevão.

Cristiane de Freitas, mulher de Edilson, afirma que o marido havia comprado o macaco sagui por uma importância de R$ 4,50. Poucos dias depois, Edilson teria se aproximado do animal para brincar quando foi atacado com duas mordidas em seus dedos da mão direita. “Eu insisti para que ele fosse em um posto de saúde comigo, mas ele não quis e disse que a dor ia passar", conta.

O caso chamou a atenção da vigilância epidemiológica de Parnaíba que em parceria com o IBAMA agiram para evitar outros casos. A maioria dos moradores da comunidade criava animais da mesma espécie. “Depois que os vizinhos souberam que Edilson contraiu a raiva através da mordida do macaco, quem criava soltou o animal e não era essa a atitude correta”, explica Karliane de Araújo, diretora da Vigilância Epidemiológica de Parnaíba.


A pessoa que cria animal silvestre como o macaco e devolve para o IBAMA não é multado. Caso contrário, a multa é igual para quem captura e recepta o animal. “O melhor caminho é a devolução”, diz Antônio Pereira, chefe do escritório regional do IBAMA.

A recomendação para quem é mordido ou arranhado por um animal é, inicialmente, lavar bem o ferimento com água e sabão, depois procurar um posto de saúde mais próximo para tomar a dose da vacina contra a raiva.

Tiago Mendes (correspondente do Cidadeverde.com em Parnaíba)

Posts anteriores