Cidadeverde.com

Homem morre de raiva humana após ser mordido por macaco

Um homem identificado como Edilson, de 32 anos, morreu infectado por raiva humana, após ser mordido por um macaco da espécie Sagui, em Parnaíba. De acordo com a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Maria Amélia de Oliveira Costa, o ataque ocorreu no dia 28 de janeiro e apenas no dia 01 de fevereiro, ele procurou a vacinação correta para o incidente, ou seja cinco dias depois.


Segundo a coordenadora, a comprovação da infecção ocorreu após o óbito através de uma craniotomia, procedimento onde o crânio é aberto e o cérebro é retirado. O material foi enviado para o Rio de Janeiro onde passou por análise laboratorial que constatou a infecção.

Além de Edilson, seu filho e outra criança também chegaram a ser agredidos pelo macaco, que era criado em casa, justificativa usada pela vítima para o fato de não ter procurado atendimento médico adequado no dia do ataque. "O filho dele que procurou a vacinação direitinho e tomou o soro, se salvou. Ele também foi agredido, além de uma criança que tinha o hábito de colocar a mão na boca do macaco quando ia até o local.", afirmou a especialista.

Amélia conta que em sua primeira ida ao Hospital Dirceu Arcoverde, Edilson fez uso da primeira dose de vacina contra raiva, mas não fez uso do soro anti-rábico, e retornou para casa. "Quinze dias depois ele voltou com um quadro de paresia [dormência nos membros], e o encaminharam para o hospital Santa Casa, onde foi internado e liberado em seguida.", contou a coordenadora.

Após a liberação, o quadro se agravou e Edilson foi internado pela segunda vez, já em estado de pré-coma. O paciente chegou a ficar cinco dias no Hospital, mas não resistiu veio a óbito.  

Desde 2010, até os primeiros meses de 1013, além da morte, nove casos da doença foram notificados e um foi confirmado, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).

Saiba mais sobre a raiva humana

A raiva é causada por um vírus que se alastra pelo sistema nervoso central e se multiplica nas glândulas de saliva, dali sendo eliminado. O contágio se dá pela saliva do animal que está com a infecção, principalmente pela mordida, mas pode ocorrer por arranhadura ou lambedura.

Os animais que podem ser contaminados são o cachorro, gato, morcego, raposa, coiote, gato-do-mato, jaritacaca, guaxinim e macaco. O tempo médio até o surgimento dos sinais de doença são de cerca de 45 dias no homem e de até dois meses nos animais.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Empresários se reúnem para discutir problemas com a Eletrobrás em Parnaíba

Os problemas com a distribuição de energia elétrica no Piauí serão discutidos na sexta-feira (05)  em Parnaíba, onde acontece a reunião do Conselho de Consumidores da Eletrobras Piauí.


Presidido pelo empresário Gilberto Pedrosa, o Conselho é um grupo consultivo, que intermedia a relação entre os consumidores e a empresa fornecedora de energia, sendo vinculado à Aneel. O grupo é composto por membros do setor industrial, agrícola, residencial e do governo.

Dentre as pautas previstas para discussão durante o encontro, está a situação do fornecimento de energia elétrica no norte do Piauí, a programação de investimentos no fornecimento de energia elétrica na região e o impacto da operação da Zona de Processamento de Exportação de Parnaíba – ZPE, no serviço de abastecimento.

Fonte: Proparnaiba

Garoto de 9 anos é morto e arrastado até o mar em Luís Correia

Um caseiro identificado como Dárcio Rodrigues dos Santos está sendo apontado pela polícia de Luís Correia, município a 338 quilômetros de Teresina, como responsável pela morte de um menino de 9 anos de idade. O corpo da criança, identificada como João Victor dos Santos Sousa, foi encontrado nesta quarta-feira (03) as margens da praia Peito de Moça.

Fotos: Portalcostanorte

O suspeito trabalha em residência na orla do Coqueiro. A principal hipótese é de que após a morte, o corpo foi arrastado e abandonado no mar. A criança foi encontrada com uma perfuração na altura do peito. 

Segundo o major Pacífico, da Companhia Independente de Policiamento Turístico, de Luís Correia, o corpo da criança foi localizado por populares que indicaram a residência do suposto assassino. Na casa foram encontrados roupas do garoto.


"O caseiro negou qualquer envolvimento com o caso e disse que na noite anterior estava muito bêbado e não lembrava de nada", conta Pacífico.

O assassinato causou forte comoção na população e Dárcio Rodrigues foi transferido para o município de Parnaíba para evitar linchamento.  O corpo de João Victor foi removido pela equipe do Instituto Médico Legal (IML) para que fosse feita a necropsia no posto avançado de Parnaíba e conclusão do laudo cadavérico. 

Residência do onde trabalhava o acusado.

Nota de Pesar
 
A Prefeita de Luís Correia Adriane Prado vem a público externar seu pesar a todos os familiares e amigos de João Vitor dos Santos, aluno da Unidade Escolar Carmosina Martins da Rocha, de 9 anos de idade. João estava desaparecido desde ontem (2) e seu corpo foi encontrado hoje pela manhã na praia do Coqueiro. Que Deus conforte a família e amigos neste momento de dor.
 
Com pesar,
 
Adriane Prado
Prefeita Municipal de Luís Correia

Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Caseiro é preso acusado de matar e arrastar criança na praia do Coqueiro

Um caseiro da cidade de Luís Correia está sendo apontado como responsável pela morte de um garoto de 9 anos de idade. O corpo da vítima, identificado como João Victor dos Santos, foi encontrado as margens da praia Peito de Moça nesta quarta-feira (03). 

                Fotos: Portalcostanorte

O caseiro foi identificado como Dárcio Rodrigues dos Santos, que trabalha em uma residência na orla do Coqueiro. Ele está sendo acusado de matar e arrastar a criança até o o mar. O menor foi encontrado com uma perfuração na altura do peito. 

Segundo o major Pacífico, do Companhia Independente de Policiamento Turístico, de Luís Correia, o corpo da criança foi localizado por populares que indicaram a residência do suposto assassino. Na casa foram encontrados roupas do garoto. 


"O caseiro negou qualquer envolvimento com o caso e disse que na noite anterior estava muito bêbado e não lembrava de nada", conta Pacífico.

O assassinato causou forte comoção na população e Dárcio Rodrigues foi transferido para o município de Parnaíba para evitar linchamento. Consternadas com caso, a prefeita de Luís Correia Adriane Prado, e a secretaria de Educação enviaram nota de pesar sobre a morte do garoto que estudava na Unidade Escolar Carmosina Martins da Rocha.


O corpo de João Victor foi removido pela equipe do Instituto Médico Legal (IML) para que fosse feita a necropsia no posto avançado de Parnaíba. A conclusão do laudo cadavérico ainda é aguardada. 

Residência do onde trabalhava o acusado

Nota de Pesar
 
A Prefeita de Luís Correia Adriane Prado vem a público externar seu pesar a todos os familiares e amigos de João Vitor dos Santos, aluno da Unidade Escolar Carmosina Martins da Rocha, de 9 anos de idade. João estava desaparecido desde ontem (2) e seu corpo foi encontrado hoje pela manhã na praia do Coqueiro. Que Deus conforte a família e amigos neste momento de dor.
 
Com pesar,
 
Adriane Prado
Prefeita Municipal de Luís Correia


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Projeto incentiva instalação de empresas do setor aéreo

A Câmara Municipal de Parnaíba analisa o projeto de lei proposto pelo prefeito Florentino Neto que autoriza a concessão de incentivos fiscais às empresas prestadoras de serviços auxiliares do transporte aéreo no município. A isenção ou redução de alíquotas pretende beneficiar empresas instaladas ou que vierem a se instalar e desenvolver suas atividades no Aeroporto Internacional de Parnaíba, prefeito João Silva Filho. 


A proposta abrange empresas que desenvolverem atividades de manutenção em aeronaves, bem como às empresas aéreas que vierem a instalar centro de manutenção de aeronaves e edificação de hangar para esta finalidade.

Segundo o prefeito, a iniciativa visa estimular o avanço regional da aviação, com voos regulares no Aeroporto Internacional de Parnaíba, uma vez já comprovada através de estudos de mercado, a viabilidade e importância do transporte aéreo no município.

O Aeroporto Internacional de Parnaíba não tem voo comercial regular há mais de 10 anos, apesar de oferecer infraestrutura para receber até 100 mil pessoas por ano. Após a reforma em 2010 que ampliou a pista de 1.800 metros para 2.500, superando em extensão a estrutura da capital Teresina (2.200 m), a pista de Parnaíba ficou atrás apenas de Recife (3.300 m), Petrolina (3.250 m) e Fortaleza (2.545 m). Em termos de segurança possui uma das estruturas mais modernas.

O projeto beneficiará empresas prestadoras de serviços auxiliares, responsáveis pelo carregamento e o descarregamento de carga e bagagem, limpeza interna e externa das aeronaves, atendimento aos passageiros em todas as etapas das operações de embarque, desembarque, trânsito e conexão, movimentação e o manuseio de carga e bagagem.

"A concessão de benefícios fiscais, dentre outras finalidades, serve para fomentar o desenvolvimento econômico, atrair novas empresas e investimentos para o município, bem como ampliar os já existentes, de modo a gerar novos empregos e aumentar a renda per capita da população", destaca Florentino Neto. 


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Acusado de matar PM é morto em troca de tiros com a polícia

O acusado de executar o policial militar Roberto Carlos de Oliveira, 45 anos, foi morto ao trocar tiros com a polícia nas proximidades do bairro Alto Santa Maria, em Parnaíba (318 km de Teresina).

Fotos: Proparnaiba

De acordo com o tenente-coronel Sousa, o executor do policial foi identificado como José Fernando Leão do Nascimento, o Chopp. "Ao ser encontrado, o acusado empreendeu fuga pela BR-343, onde agiu contra os policiais, disparando tiros. Os militares, consequentemente, reagiram à agressão", contou.


Registro do enterro do PM

O tenente-coronel classificou a morte do policial como "covarde e traiçoeira" e explicou que desde o crime, que aconteceu na madrugada de sexta-feira (29), os policiais se apresentaram à corporação para ajudar nas buscas do suspeito.

Entenda o caso

O policial identificado como R. Carlos, da Força Tática de Parnaíba, enquanto pilotava sua motocicleta. O crime aconteceu por volta de 1h, diante de várias pessoas que estavam na avenida Nações Unidas em Parnaíba, na Beira-rio. R. Carlos tinha 23 anos na polícia, era casado e deixa filhos. 

 

O corpo do policial foi enterrado neste sábado (30) sob forte comoção e revolta de populares.

Jordana Cury
Com informações do Proparnaiba
jordanacury@cidadeverde.com

Mais de 20 mil pessoas assistem Paixão de Cristo em Parnaíba

Superação. Palavra que define trabalho de centenas de pessoas que se empenham há quase 20 anos para a realização do espetáculo “Um homem chamado Jesus”, em Parnaíba. A encenação aconteceu nesta Sexta-feira Santa (29/03) ao lado da igreja de São Sebastião.


Este ano, o espetáculo de mais de uma hora, dirigido por Jesum Messias, contou com elenco de 85 atores fixos, 40 coadjuvantes e 80 figurantes, mobilizados por 18 equipes de sustentação (iluminação, figurino, sonoplastia, montadores, cenário, adereços, patrocínios dentre outras). A abertura do evento teve a participação especial do Grupo Lael, a organização montou toda a proposta teatral baseada na Campanha da Fraternidade deste ano.


O texto de Juarez Soares, combinado com os cenários, o figurino, o áudio, e claro, a interpretação dos atores, fez com que o público revivesse os principais momentos da trajetória de Jesus, seu sofrimento, sua morte e ressurreição, que foi encenada em cinco palcos.

“É uma emoção muito grande representar Jesus pelo exemplo de vida que ele deixou para a humanidade”, diz James Soares que encena o papel principal da Paixão de Cristo pela 4ª vez.


Para Carol Porto, representar Maria é uma responsabilidade muito Grande. “Ser Maria é representar todas as mães, reviver o que ela sentiu naquele momento pesa bastante”, diz Carol Porto, momentos antes de encenar a mãe de Jesus pela segunda vez.

Umas das cenas mais emocionantes do espetáculo foi quando Maria recebeu em seus braços, o filho crucificado e morto. O texto de Juarez Fontenele trouxe uma reflexão transpondo o sofrimento de Maria, naquele momento, para o sofrimento de todas as mães ao perderem seus filhos para a criminalidade. Mães que têm filhos desaparecidos etc.


Este ano a Paixão de Cristo inovou no texto, deixando-o mais compreensível. Trouxe um maior número de cenas e para finalizar o espetáculo, surpreendeu o público, com a ressurreição,  avistada do alto e de longe, pelos expectadores. A cena veio acompanhada de uma mensagem de vida nova. “Aqueles que se sentiram tocados nesta noite, procurem ser pessoas melhores”, disse James, encenando Jesus.

Este ano a ASCAP ( Associação Sócio Cultural Amigos Perseverantes) junto com o grupo PES (Perseverantes do Espirito Santo) assumiu a coordenação do espetáculo com apoio de grupos religiosos, comunidade, parceria de empresários e instituições públicas. Segundo a coordenação do evento, este apoio ainda é tímido, o que dificulta a realização de um evento desse porte.

Fonte: Proparnaiba

Católicos celebram a missa do Lava Pés na Paróquia São Sebastião

Os católicos lembram na quinta-feira Santa a passagem bíblica em que Jesus, na última ceia, lavou e beijou os pés dos 12 discípulos  um dia antes de ser crucificado.

   Fotos: Proparnaiba

Em Parnaíba, a missa do Lava Pés foi celebrada na Paróquia de São Sebastião e acompanhada por centenas de fieis que desde a última quarta-feita (27) participam da programação em alusão a Semana Santa. O ritual deve ser realizado pelos cristãos como um sinal de humildade.


Tradição do Lava Pés


O Lava Pés era muito usado no tempo de Jesus e até mesmo antes do seu nascimento. Era um trabalho humilde, feito por escravos, que consistia em lavar os pés dos patrões da casa e de daqueles que chegavam de viagem. Não raro, esse trabalho era considerado humilhante a ponto de ser designado como castigo a algumas pessoas que cometiam algum delito legal. 

Jesus, ao realizar este gesto, coloca-se como escravo, o que fez Pedro reagir diante de Jesus não querendo admitir, de modo algum, que o mestre se rebaixasse como escravo diante dele. 


Com informações Proparnaiba
cidades@cidadeverde.com

PM é executado pelas costas com cinco tiros na Beira-rio

O policial identificado como R. Carlos, da Força Tática de Parnaíba, foi executado com cinco tiros na madrugada desta sexta-feira (29) enquanto pilotava sua motocicleta. O crime aconteceu por volta de 1h, diante de várias pessoas que estavam na avenida Nações Unidas em Parnaíba, na Beira-rio.

                   Foto: Proparnaiba

De acordo com a polícia, R. Carlos, de 45 anos, estava armado mas não teve chances de se defender."Populares informaram que antes dos disparos houve uma discussão entre vítima e acusado. A rixa entre entre eles parece ser antiga e após este último desentendimento, um prometeu matar o outro e quando o PM se virou para ir embora foi surpreendido com os tiros pelas costas", conta o comandante do 2º Batalhão da PM.

Ainda segundo o coronel Sousa, 11 equipes entre Polícia Militar, Federal e Civil, fazem barreiras tanto no Piauí quanto no Ceará para capturar o acusado identificado pelo apelido de Chopp, que também é conhecido por traficar drogas. "Não vamos parar enquanto não pegarmos o acusado", finaliza o comandante. 

R. Carlos tinha 23 anos na polícia, era casado e deixa filhos. O corpo da vítima ainda está no IML e não há informações sobre o velório.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Conab e prefeitura de Parnaíba discutem aumento na distribuição de milho

A logística da distribuição do milho no estado do Piauí foi tema de reunião ontem (27) entre o deputado federal Assis Carvalho (PT-PI), o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rubens Rodrigues dos Santos, o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, e o vice-prefeito de Amarante, Clemilton Queiroz.

 
Durante a reunião, o parlamentar enfatizou a necessidade de aumentar a quantidade de ração animal para distribuição nas regiões de Parnaíba, Amarante, Piripiri, Bertolínea e Valença.

Em resposta à demanda, o presidente da Conab explicou que é possível disponibilizar maiores quantidades de milho para os municípios, desde que haja condições de recepção no estado. Já o prefeito e o vice-prefeito se dispuseram a providenciar novos armazéns para recebimento na região.  

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores