Cidadeverde.com

Conab envia 2 mil toneladas de milho aos produtores

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prorrogou a Portaria Interministerial, que mantêm o preço atual do milho até 31 de maio deste ano, além de assegurar o envio de 2 mil toneladas do grão beneficiando assim,  os pequenos produtores de Parnaíba.


As medidas foram viabilizadas após visita do prefeito do prefeito Florentino Neto, do coordenador de projetos especiais Airton Uchoa e do deputado federal Paes Landim à Brasília na semana passada.

De acordo com informações da Conab todos os esforços serão viabilizados para garantir 
ao pequeno criador acesso ao milho disponibilizado pelo Governo Federal, com o objetivo de minimizar os efeitos da seca que atinge os estados do Nordeste.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Médicos decidem em assembleia por paralisação de 3 dias

Os médicos vinculados à rede municipal de saúde da cidade de Parnaíba, reunidos em assembleia geral no dia 04 de março, decidiram por unanimidade paralisar as atividades por 3 dias.   
 
A categoria luta por melhores condições de trabalho, por um salário justo e pela implantação do plano de cargos carreira e vencimentos no município. A paralisação será nos dias 25, 26 e 27 de março.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Acusado de assalto morre afogado durante tentativa de fuga

O corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado as margens do rio Igaraçu, em Parnaíba, neste domingo (11). De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima era acusada de realizar pequenos assaltos na região e morreu afogado durante tentativa de fuga. 


"Ele andava em companhia de um comparsa e se refugiou no mato para tentar escapar dos populares que corriam atrás dos acusados.No momento em que a PM estava no local não apareceu nenhum familiar para a identificação e ele também não estava com documentação, mas os populares o reconheceram", disse o coronel Sousa, comandante do 2º Batalhão da PM.

O comerciante Vicente de Paulo Ferreira, uma das vítimas da dupla de assaltantes, conta que seu estabelecimento comercial foi invadido e levado uma pequena quantia de dinheiro. 

"Ele estava com um facão O que soubemos é que ele já havia assaltado um taxista e dois ciclistas e seguiu em direção ao rio. Ele tinha barba e bigode e estava trajando camisa preta e uma bermuda também de cor preta, as mesmas características do corpo encontrado", ressalta o comerciante. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Portalcostanorte

Adolescente é acusado de matar homem a facadas durante briga

O homem identificado como Antônio Carlos, mais conhecido como "Muriçoca" foi assassinado na tarde de ontem (8) durante uma briga no bairro Planalto Mão Santa, em Parnaíba (318 km de Teresina). 

A vítima foi agredida a facadas: uma no pescoço e outra acima do peito direito. Populares que presenciaram a briga informaram que Antônio Carlos foi pego de surpresa e não teve como se defender.

Uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionada, mas ao chegar ao local encontrou a vítima morta. As testemunhas disseram à polícia que o autor das facadas é um menor adolescente, que já é acusado de outro homicídio registrado no dia 25 de fevereiro.

O suspeito fugiu do local após o crime. A polícia faz diligências para encontrá-lo.

Jordana Cury
Com informações do Blog do Yuri Gomes.
jordanacury@cidadeverde.com

1º Shopping popular deve ser entregue no primeiro semestre

A presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, vereadora Neta Castelo Branco, anunciou durante sessão ordinária nesta segunda-feira (04) que os ambulantes retirados da Praça da Graça receberão barracas provisórias para trabalhar na antiga Praça dos Poetas.

Fotos: Daniel Saturnino/Proparnaiba.com

A medida é uma alternativa paliativa para abrigar os comerciantes até a construção do shopping popular. Segundo o prefeito Florentino Neto, a expectativa é que entre os meses de julho ou agosto o primeiro camelódromo da cidade seja inaugurado.


"Um grupo de vendedores ambulantes protestou na casa legislativa solicitando melhorias e então parte dos vereadores se reuniram para resolver o problema e encontramos esta solução", finaliza a presidente da Câmara. 


Com informações Proparnaiba
cidades@cidadeverde.com

Parnaíba pode ter eleições 100% biométrica; Veja como fazer recadastramento

O prefeito Florentino Neto, o vice Chagas Fontenelle, vereadores e autoridades do Tribunal Regional Eleitoral acompanharam o início do recadastramento biométrico em Parnaíba. A campanha se estenderá até o dia 31 de março de 2014 e a meta é que 97.288 é eleitores sejam cadastrados no município. A expectativa é que na próxima eleição a votação seja 100% biométrica. 


De acordo com informações do TRE foram disponibilizados 13 stands de atendimento com técnicos em biometria para atender a população que deve comparecer ao fórum eleitoral no mês de aniversário.

Na primeira etapa do atendimento o eleitor passará por uma triagem para verificação de documentos e pendências com a Justiça Eleitoral. Após este processo receberá uma senha onde deverá se dirigir à sala de biometria. O eleitor irá cadastrar todos os dedos das mãos e tirar uma foto. Ao fim do atendimento de aproximadamente 15 minutos, o cidadão receberá um novo título eleitoral.

Além da segurança no processo eleitoral, a biometria irá contribuir com o compartilhamento de informações junto ao banco de dados da Polícia Federal. Segundo o Desembargador Corregedor do TRE, José de Ribamar Oliveira, o país pode se orgulhar do sistema inédito e de alta tecnologia que está sendo implantado.

Confira como fazer o recadastramento

Para se recadastrar o eleitor deverá ir ao Fórum Eleitoral no mês de aniversário portando o título eleitoral original, assim como cópia e original da identidade, CPF, certificado de reservista (sexo masculino) e comprovante de residência atual. No caso de transferência de título, o comprovante de residência deverá ser de 3 meses antes da data de seu comparecimento ao cartório.

O eleitor também poderá agendar o dia e a hora de seu atendimento através da internet, no endereço http://www.tre-pi.jus.br. Quem não comparecer terá seu título eleitoral cancelado.

O Fórum Eleitoral está localizado na Avenida Nossa Senhora de Fátima, nº 363. O atendimento nos dias úteis é das 7h às 14h.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Parnaíba contará com reforço de 18 médicos para atenção básica em saúde

O serviço de atendimento à atenção básica em saúde contará com reforço de 18 médicos recém-formados apartir desta sexta-feira (01). Os profissionais estão inseridos no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), lançado pelo Governo Federal. 

Os médicos receberão diretamente do Ministério da Saúde uma bolsa no valor de R$ 8 mil isentos de impostos, com a contrapartida de permanecerem no município durante o período mínimo de 1 ano.



Os médicos deverão atender a população nas unidades de estratégia de saúde da família, localizadas em várias regiões de Parnaíba. Os profissionais exercerão atendimento em sistema de dedicação exclusiva ao município sendo 32 horas semanais de trabalho efetivo e 8h de estudo através da educação a distância.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Atividades da Fapepi são tema de palestra em Parnaíba

A cidade de Parnaíba sedia nesta quinta-feira (28), o II Seminário da Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec). Entre as atividades previstas está a palestra As atividades da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), no Estado do Piauí, proferida pelo diretor técnico-científico da Fapepi, Ricardo de Andrade, e a defesa de dissertação realizada através do PPGBiotec. O Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Biotecnologia (Biotec), atualmente realiza atividades de pesquisa em parceria com a indústria local.

De acordo com Ricardo de Andrade, a palestra será um momento voltado, principalmente, para apresentar a fundação ao público. “Vou apresentar a Fapepi aos pesquisadores porque muitos não a conhecem e não sabem dos objetivos da mesma, assim como  a estrutura organizacional para eles saberem, a partir das demandas, a quem se reportar”, explica. Além da estrutura da Fapepi e das atividades, a palestra também será um momento para que os pesquisadores possam conhecer mais dos editais da instituição.

“Os pesquisadores vão conhecer também os editais que já foram abertos e o que a Fapepi já fomentou e vai fomentar, como o apoio a eventos científicos e bolsas de pós-graduação. Este programa de pós-graduação, por exemplo, foi contemplado com 7 bolsas da Fapepi”, comenta. “Paralelamente, além dessa apresentação vai se dar a defesa da dissertação de mestrado do aluno Dario Brito Calçada com o título Redes neurais artificiais como ferramenta para predizer o diâmetro de nanopartículas de prata e goma do cajueiro obtidas por síntese verde”, relata Ricardo de Andrade, que já participou do exame de qualificação do mesmo aluno como avaliador externo.

Ricardo de Andrade lembra ainda que o Biotec é um importante parceiro da Fapepi. Ano passado, o coordenador do Biotec, José Roberto Leite, proferiu palestra sobre a cultura de pesquisa e inovação em Parcerias Público Privadas (PPPs), durante a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pela Fapepi. “Paralelamente desenvolvo atividades de coorientação neste mestrado e contribuindo um pouco na área de inteligência computacional conseguindo a interdisciplinariedade no programa de biotecnologia. O programa é coordenado pelo professor José Roberto, membro da Câmara Técnica de Inovação e Tecnologia”, destaca o diretor.

Para o diretor técnico-científico da Fapepi, a participação no II Seminário da Pós-Graduação é o ponto de partida para o estímulo a novas parcerias. “Então nosso objetivo é aproximar a Fapepi de órgãos como a UFPI, o Sebrae, a Embrapa e a partir desta integração proporcionar a outros pesquisadores que desconhecem as atividades da Fapepi possam observar o que a Fapepi pode fazer. É uma ideia bem positiva e, além da viagem a Parnaíba, temos em vista uma palestra em Oeiras para poder divulgar melhor as atividades da Fapepi”, finaliza.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Parnaíba sediará 30º Salão Internacional de Humor do Piauí

O Salão Internacional do Humor, realizado há 29 anos em Teresina, será realizado pela primeira vez em Parnaíba. O prefeito Florentino Neto, o Dr. Francisco Correia, representando a SETUR/PI e o coordenador do evento, Albert Piauí estiveram reunidos para tratar do tema.


Durante o final de semana uma equipe da Fundação Nacional do Humor estará em Parnaíba para definições de locais de exposições, palestras e apresentações culturais.

A previsão é que o Salão de Humor seja realizado no período de 26 a 30 de setembro deste ano. A edição 2013 do Salão do Livro de Parnaíba também está sendo planejada para o início do segundo semestre. Para o prefeito, “O importante é que queremos, na organização dos dois eventos, agregar a opinião e o esforço dos nossos artistas, poetas, escritores e estudantes universitários”.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Temporal deixa ruas e casas alagadas em Parnaíba

O temporal que caiu durante a madrugada desta quarta-feira (27), deixou ruas e casas alagadas em Parnaíba. O pesadelo, voltou a atingir os moradores do entorno da Rua Oeste, no Bairro Piauí.

Fotos: Proparnaiba

Já pela manhã, quando o nível da água começou a baixar, foi a hora de contabilizar os prejuízos e limpar a lama. Na região conhecida como “Piscinão” nem mesmo as bombas hidráulicas foram capazes de evitar a invasão de residências.


Pedindo para não ser identificado, um morador fez questão de chamar a reportagem para adentrar sua casa. A área do quintal parecia ter se tornado um grande lago. “Só não entrou porque eu fiz um aterro aqui perto da parede”, explica.


Alguns moradores se arriscavam ao andar na rua com água pela cintura, inclusive levando crianças. Apesar dos transtornos, muita gente teve que seguir sua rotina normal em meio a situação caótica provocada pela chuva intensa.


Fonte: Proparnaiba

Posts anteriores