Cidadeverde.com

Padre de Parnaíba lança nota de repúdio contra morte de jovem em Santuário

O padre Vittorio Ferrari, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e Vigário Geral da Diocese de Parnaíba, divulgou uma nota de repúdio por conta do assassinato de Talia dos Anjos de 15 anos, que teve como cenário, o Santuário da Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí, no município de Ilha Grande.

Na nota, o pároco relembra que não é a primeira vez que o Santuário é violado. Em 14 de julho de 2012 as imagens dos local foram derrubadas e quebradas, as quais serviam para celebrar a memória de Cristo e sua Mãe Santíssima. Depois chama de um ato "covarde e violento contra a obra prima e a imagem indestrutível de Deus: o ser humano" o assassinato de Talia morta no mesmo local. 

Ele repudia as ações e manifesta solidariedade à família e pede que os poderes públicos garantam resposta ao crime e segurança à população. 

Confira a nota:

Com uma profunda angústia no coração voltamos a repetir as palavras que escrevemos um ano atrás (bem triste é este aniversário!) após os eventos sacrílegos acontecidos no Santuário: “Repudiamos com firmeza e condenamos com todas as nossas forças o gesto covarde, violento e sacrílego com que, na noite de sábado 14 de julho de 2012, foi violado o recinto sagrado do Santuário da Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí. Olhamos com tristeza a ação de quem derrubou, quebrou e desprezou as imagens, colocadas neste Santuário para celebrar a memória de Cristo e de sua Mãe Santíssima, e nasce em nós a angústia e a preocupação por vermos o caminho de degradação e destruição da convivência  civil e responsável para qual se encaminha a nossa juventude. Dizia Goya, já faz mais de um século: “O sono da razão gera monstros”. É monstruoso aquilo que uma inteligência, desprovida de valores e dominada pelas forças brutas do instinto e da violência, unida aos efeitos das drogas e da irresponsabilidade pode produzir.”

Novamente, nesta noite de terça feira, 03 de julho de 2013, foi violado este recinto sagrado do Santuário, mas nesta noite a mão sacrílega, covarde e violenta foi direcionada, por uma mente que renuncia à sua própria grandeza e dignidade, não mais contra as imagens artísticas que embelezam o nossa Santuário e sim contra a obra prima e a imagem indestrutível do próprio Deus: o ser humano.  Uma menina de quinze anos foi morta barbaramente aos pés do grupo escultóreo que representa a Anunciação. A primeira pergunta que vem à mente é esta: “Será que o poder do mal é tão profundo e poderoso, neste nosso tempo, ao ponto de tornar ineficaz até a presença daquele que se fez próximo para nos trazer o próprio Amor de Deus?” Olhar com angústia e horror para este acontecimento não é mais suficiente! Precisa retomar a coragem para uma presença que saiba propor novamente aquela novidade que Jesus Cristo testemunhou até o fim: o respeito, a valorização, a afeição para cada pessoa reconhecida e acolhida na sua inviolável dignidade de filho de Deus!  

Assim, enquanto manifestamos nossa solidariedade e proximidade para com a família desta jovem vítima da absurda violência, renovamos a firme reprovação destes eventos e solicitamos também a resposta dos poderes públicos para que sejam garantidas, nesta nossa cidade, as condições para a segurança e o restabelecimento dos direitos fundamentais da convivência civil.

Enfim, não podemos esquecer o gesto fundamental da nossa fé, a Oração, como sufrágio e, ao mesmo tempo, como pedido ao Cristo e a nossa Senhora para todos que estão envolvidos neste trágico acontecimento.

Ilha Grande, (PI) 03 de julho de 2013.

Pe Vittorio Ferrari

Matérias relacionadas:


Com informações do Proparnaiba
redacao@cidadeverde.com

Homem é preso acusado de tentar estuprar as próprias filhas

Um homem foi preso acusado de tentativa de estupro contra suas próprias filhas, identificadas pelas iniciais C. L. do N. de 12 anos de idade e D. L. do N. de 10 anos. A prisão ocorreu durante operação comandada pelo sargento Egídio da Polícia Militar de Parnaíba.

Fotos: Proparnaiba

O acusado é Francisco José Lima do Nascimento de 45 anos de idade, ele foi preso no povoado Bezerro Morto em Luís Correia por volta de 12h30 desta sexta-feira, dia 05. Na casa do acusado foram encontrados ainda três facões, uma foice, uma barra de ferro e três espingardas municiadas.

Segundo a PM, o acusado é reincidente na prática de estupro com as próprias filhas e inclusive tem um filho de dois anos de idade com uma terceira filha que na época tinha apenas 13 anos de idade.


A denúncia partiu de familiares do acusado que não aguentavam mais ver as crianças na situação a que eram submetidas pelo pai. Francisco do Nascimento está preso na Central de Flagrantes em Parnaíba para ser ouvido pelo delegado e encaminhado para a Penitenciaria Fontes Ibiapina na cidade parnaibana.

Fonte: Proparnaiba

Capa do celular de jovem morta é achada e digitais serão comparadas

A Polícia Civil de Parnaíba continua as investigações para identificar o assassino da adolescente Thalia Araújo dos Santos, 15 anos, que foi encontrada com um profundo corte no pescoço, em um santuário no município de Ilha Grande. A capa do celular da jovem foi encontrada no quintal de uma residência e as impressões digitais colhidas serão comparadas com as digitais dos suspeitos, que, atualmente, são sete. 

                           Foto: Proparnaiba

Entre os supostos envolvidos no crime estão um homem que teria dado esperanças de relacionamento com a jovem; o vigia de um hospital em Parnaíba, que seria casado e mantinha aproximação com a adolescente;  e o terceiro seria uma figura pública.

                          Foto: Portalcostanorte

"Se o vigia do hospital tinha relação com ela, nem as amigas sabiam, mas ele tinha conhecido a jovem recentemente e teria se encontrado com a menina algumas vezes", destaca o comandante do 2º Batalhão de Parnaíba, coronel Sousa. 

Além da amiga, de ex-namorados, familiares entre eles, o pai de Thalia Araújo estão sendo ouvidos pela polícia. "Estamos intensificando as investigações e não descansaremos enquanto não descobrir o culpado", finaliza o comandante.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Alunos da Uespi estudam condições hoteleiras no litoral

Alunos do 7º período de Administração da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus Poeta Torquato Neto, realizam através da extensão um projeto para verificar as falhas na Gestão hoteleira do litoral piauiense e expor o que pode ser melhorado naquela região. A extensão universitária ou acadêmica é uma ação de uma universidade junto à comunidade, disponibilizando ao público externo o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos. Essa ação produz um novo conhecimento a ser trabalhado e articulado.

  

A professora Cyjara Orsano leciona na turma de administração e conta que o projeto começou com a iniciativa do diretor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), Marcello Atta, com uma viagem a Luís Correia, litoral piauiense, onde os estudantes identificaram pontos a serem melhoreados do potencial turístico do litoral, visitando 18 empreendimentos hoteleiros, como pousadas e hotéis, com entrevistas, pesquisas, análise de dados. “Baseado nesta coleta de dados a turma elaborou sete trabalhos, todos aceitos e apresentados na I Jornada Extensionista da Uespi, que aconteceu no mês de junho, onde cerca de 220 trabalhos foram apresentados ao todo”, explica.

Jefferson Moura, estudante do 7° período de Administração, enfatizou a importância de se fazer pesquisa aliada à extensão. “Eu já estava acostumado a fazer pesquisa, mas a experiência extensionista me deu outra visão sobre o que é fazer universidade e nosso papel. Saí dessa extensão em Parnaíba com uma maior responsabilidade sobre como podemos atender as demandas sociais por meio da universidade, e esse contato físico foi muito importante para essa percepção”.

A professora Cyjara ressalta ainda a importância da pesquisa e apresentação destes trabalhos tantos para os estudantes como para a própria rede hoteleira, visando contribuir com o potencial turístico do Piauí.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Agespisa se prepara para aumento de 60% no consumo de água em Parnaíba

O diretor operacional da Agespisa, José Dias, disse que a empresa está se preparando para o aumento do consumo de água nas cidades do litoral do Piauí, por conta das férias de Julho, que chega a um acréscimo de 60% do normal. 

Segundo ele, nas três estações já existem geradores de energia elétrica instalados, mas estão sendo alugados mais três para que, caso falte energia, o sistema de abastecimento de água não pare também. 

Fotos: Raoni Barbosa/Cidadeverde.com

O pico de aumento no consumo acontece principalmente a partir da segunda quinzena, que segundo ele tem uma boa qualidade. “A qualidade da água servida está dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde e até o momento não há reclamações no litoral”, destacou José Dias. 

Ele enfatizou que em outras cidades também estão recebendo um reforço por conta das férias. Entre elas: Floriano, Luzilândia, Buriti dos Lopes, Ilha Grande. “Estamos preparados e poderemos atender toda a demanda dos usuários”, garantiu. 


Avelino Lopes

A cidade de Avelino Lopes está sem água há mais de cinco dias. O diretor afirmou que a responsabilidade é da gestão municipal, já que na cidade há duas bombas e as duas estão queimadas. 

“Ontem enviamos uma bomba e hoje a regional de Bom Jesus está indo montar hoje. Por causa da má qualidade da energia de lá as bombas queimam com facilidade e quando uma queima tem que ser enviada logo para Teresina, por causa da distância. Mas, por uma falha da gestão local as duas queimaram e não enviaram a tempo”, explicou. 


Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Vereadores aprovam criação do Conselho Municipal de Cultura

Em sessão extraordinária realizada na noite desta segunda-feira (01), vereadores da Câmara Municipal de Parnaíba aprovaram Projeto de Lei, proposto pelo prefeito Florentino Neto, que institui o Conselho Municipal de Cultura.

                            Foto: Bernardo Silva/Proparnaiba.com

Entre outras atribuições, o conselho tem como missão valorizar, proteger, conservar e preservar a cultura, opinar sobre a assinatura de convênios com organizações públicas, privadas e não governamentais para a melhor execução dos programas e projetos aprovado e elaborar o Plano de Desenvolvimento da Cultura no município.

O vereador André Neves (PMDB) destacou a importância do projeto também para a valorização da cultura local. O Conselho de Cultura será composto por representantes do poder público através da Superintendência de Cultura, Educação, Turismo, Desenvolvimento Social e Cidadania; Secretaria Municipal da Fazenda, Superintendência de Planejamento e Superintendência de Comunicação.

A sociedade será representada no conselho por atores, dançarinos, artistas de circo, artistas plásticos, gráficos, fotógrafos, cineastas, músicos, poetas, escritores, grupos de manifestações da cultura popular e folclórica; representante de instituições culturais e de instituições de ensino superior.


Com informações Proparnaiba
cidades@cidadeverde.com

Pessoas ameaçam queimar carro do IML para evitar transferência de corpo

Familiares do idoso identificado como Francisco Satil Ferreira, 64 anos, ameaçaram queimar o veículo do Instituto Médico Legal (IML) de Paranaíba ao receberem a notícia de que o corpo de Francisco seria transferido.

Fotos: Proparnaiba

O idoso morreu após colidir a motocicleta que pilotava em um animal na divisa do Piauí com o Ceará. Segundo os parentes, ele iria visitar o filho, que morava no povoado de Brejinho, em Luís Correira, litoral do Piauí. Francisco foi levado ainda com vida ao Hospital Dirceu Arcoverde (HEDA), mas morreu na manhã de ontem (30).

A família do idoso queria que o corpo fosse liberado sem passar pelo IML, já que a morte aconteceu no hospital. Ao verem a viatura do Instituto, os parentes ficaram revoltados já que, com isso, o corpo levaria mais tempo para ser devolvido. 


O funcionário do IML Robinson Castilho explicou que os casos de mortes violentas são de responsabilidade do Estado e que a transferência para o IML é obrigatória. Apesar dos esclarecimentos, os familiares ameaçavam queimar o veículo.

Uma viatura da Polícia Militar foi acionada e fez a escolta do carro até o posto avançado do IML. 

Jordana Cury
Com informações do Proparnaiba.
jordanacury@cidadeverde.com

Ex-goleiro do Parnahyba é preso em flagrante em tentativa de assalto

Um ex-goleiro do Parnahyba Sport Club foi preso em flagrante na noite desta sexta-feira (28), em Parnaíba. De acordo com informações da PM, Jose de Ribamar Ferreira Carvalho Júnior foi preso com outro homem identificado como Breno de Souza Silva.


A dupla é acusada de tentativa de assalto a um posto na BR, localizado no cruzamento da avenida Pinheiro Machado com a rua Osvaldo Cruz. Com a dupla, foi encontrado um revólver de calibre 38 e seis balas. Também foi apreendida uma moto Bros de cor vermelha e placa NIN 4896.


Segundo o serviço de inteligência da PM a moto já foi vista em outros asslatos e roubos e a Polícia já tem vítimas que reconheceram o veículo. A dupla está detida na Central de Flagrantes.

Rayldo Pereira
Com informações do Proparnaiba
rayldopereira@cidadeverde.com

Vigilância Sanitária comprova contaminação do Restaurante Popular

Após investigação da Vigilância Sanitária de Parnaíba a Secretaria Municipal de Saúde emitiu nota confirmando a contaminação da comida servida no Restaurante Popular por Staphtlococus, Salmonella e Coliformes. O local só poderá ser reaberto depois de cumprir o termo de obrigações que adequará o estabelecimento às condições de higiene necessárias. 

Foto: Proparnaiba
Registro do dia 24 de maio

A investigação foi feita a pedido do prefeito Florentino Neto, após centenas de pessoas darem entrada nas unidades de saúde de Parnaíba no último dia 24 de maio pelo mesmo motivo: intoxicação alimentar. 


O laudo da Vigilância Sanitária é assinado pelo médico veterinário Luciano Oliveira de Assunção, onde foi constatado a contaminação da farofa de frango por staphtlococus, salmonella e coliformes e a contaminação da feijoada e do vinagrete também por coliformes. Além disso, os exames realizados na água dos bebedouros também foram insatisfatórios e registrou a presença de coliformes. 


Segundo o parecer técnico, a Secretaria Municipal de Saúde e o prefeito devem encaminhar o laudo para instrução do Processo de Sindicância, para apuração das responsabilidades.

Jordana Cury
jordanacury@cidadeverde.com

Enfermeiros de Parnaíba param as atividades por reajuste salarial

Os servidores de enfermagem do município de Parnaíba paralisaram atividades na manhã desta quinta-feira (27). O serviço foi reduzido aos 30% exigidos por lei. A classe promoveu um protesto em frente a prefeitura.


As exigências da categoria são reajuste salarial; convocação dos concursados/ classificados; enquadramento no plano de carreiras aprovado em 2012 com as proposições de alterações na tabela salarial e de progressões, condições de trabalhos e outros interesses da categoria referentes à saúde pública.

Erick Riccely Pereira do Ó, presidente em exercício do Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado do Piauí (SENATEPI), afirma que a principal reinvindicação da classe está no cumprimento da lei complementar n° 015, de Abril de 2012, que dispõe de Plano de cargos, empregos, carreiras e vencimentos para os servidores e empregados públicos efetivos. 


A lei deveria ter sido cumprida 60 dias a partir da data de sua publicação que foi 09 de abril de 2012. “Parnaíba é a única cidade do Piauí que tem teve reajuste de salário”, destacou Erick.

O prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, sinalizou o recebimento dos representantes em seu gabinete por volta das 11h. Segundo a categoria, após a reunião serão feita uma assembleia onde o comando de greve deve decidir sobre os rumos das manifestações.

Em Parnaíba, 38 profissionais da enfermagem atuam na Atenção Básica, 14 no SAMU, 11 no Pronto Socorro e oito nos Centros de Assistência Psicossocial. O enfermeiro do município tem salario base de R$ 1.350 e o técnico R$ 860.

Com informações de Proparnaiba
cidades@Cidadeverde.com

Posts anteriores