Cidadeverde.com

Jovem é morto com 10 tiros ao ser confundido com irmão em Parnaíba

O funcionário do setor de montagem José Carlos Aguiar de Sousa, 26 anos, foi morto com mais de 10 tiros de pistola calibre 380 no início da manhã desta segunda-feira (25), na rua Frei Inocêncio, bairro Piauí, município de Parnaíba. 

O crime aconteceu por volta das 6h, em frente à antiga "Casa do Forró". Segundo a polícia, a vítima seguia em sua moto para o trabalho quando foi alvejado por dois suspeitos que estavam em um automóvel Honda Civic Sedan, de cor preta.

Testemunhas contaram que os atiradores interceptaram a moto do funcionário e, sem nenhum diálogo, o alvejaram, provocando sua morte imediata. A polícia acredita que o jovem foi confundido com seu irmão, conhecido como "Cherry", que tem passagens pela polícia. 

Jordana Cury
Com informações do Blog do Yuri Gomes
jordanacury@cidadeverde.com

Polícia Militar apreende pássaros de três espécies vendidos ilegalmente

A Polícia Militar de Parnaíba fez uma apreensão de pássaros, que eram comercializados ilegalmente na cidade. A apreensão ocorreu no bairro Nova Parnaíba na manhã desta quarta-feira (20). Os animais silvestres, foram conduzidos para o escritório regional do Ibama em Parnaíba.


A operação partiu de uma denúncia de maus tratos de animais recebida durante um patrulhamento na proximidade da rua Jaicós e resolveu. De acordo com o sargento Herbert Magalhães, os denunciantes afirmaram que os pássaros ficavam expostos ao sol por horas. O dono dos animais, identificado apenas como Francisco, tentou fugir com a chegada da Polícia.


Foram apreendidas animais de pelo menos três espécies: sete bigodes, um coleira, um sabiá e nove gaiolas.  Antônio Pereira da Silva, chefe do escritório regional do IBAMA em Parnaíba, disse que a multa para cada ave apreendida é de R$ 500, mas é necessária a qualificação do acusado. Os animais apreendidos ficaram recolhidos no IBAMA enquanto os procedimentos fossem concluídos.

Rayldo Pereira
Com informações de Portal Costa Norte
rayldopereira@cidadeverde.com

Deputada defende implantação do Centro de Reabilitação em Parnaíba

A deputada estadual Rejane Dias (PT) declarou, em entrevista à imprensa, a disponibilidade em apoiar a instalação do Centro de Reabilitação em Parnaíba (318 km de Teresina). O objetivo é amparar a pessoa com deficiência.

Fotos: Arquivo / Cidadeverde.com

De acordo com a deputada, enquanto esteve à frente da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC), teve o apoio do ex-deputado federal Alberto Silva e solicitou uma emenda para construir um Centro de Reabilitação na cidade. Entretanto, a emenda se perdeu.

Recentemente, em conversa com o senador Wellington Dias (PT), a deputado afirmou que comentou sobre a necessidade da obra para a cidade, pela demanda e importância das ações, tanto para o município como regiões vizinhas.


“Parnaíba é a segunda maior cidade do estado e precisa ter um Centro de Reabilitação aos moldes do CEIR. Já conversei com o prefeito Florentino Neto. Há um programa do governo federal que a presidenta Dilma lançou que dá recursos para tal iniciativa. Se não houver todo o dinheiro, poderemos complementar através de uma emenda do senador Wellington Dias que já se colocou à disposição para dar todo o suporte técnico para que, de fato, de forma efetiva, a cidade de Parnaíba possa ganhar esse grande presente que é o Centro de Reabilitação no modelo do CEIR que funciona em Teresina”, disse a deputada.


Fonte: Proparnaíba

Procissão do Fogaréu acontecerá na próxima terça-feira

O Grupo Perseverantes do Espírito Santo (PES), da Paróquia de São Sebastião e a Associação Sociocultural Amigos  Perseverantes (ASCAP), realizarão na próxima terça-feira (26), a tradicional Procissão do Fogaréu, em Parnaíba.


De acordo com a organização, antes da procissão, acontecerá às 17h30 a santa missa na Paróquia de São Sebastião.


Procissão do Fogaréu

A Procissão do Fogaréu é uma tradicional procissão católica realizada anualmente, na quarta-feira santa.


A procissão encena a prisão de Jesus Cristo, com a iluminação pública apagada e ao som de tambores pelas ruas próximas à igreja. Os penitentes, vestidos em indumentária especial e representando soldados romanos, seguem então para a escadaria da Igreja de São Sebastião. Em seguida, acontecerá a prisão de Cristo. Este é representado por um estandarte de linho pintado em duas faces.

A indumentária utilizada pelos penitentes caracteriza-se por uma túnica comprida e e por um longo capuz cônico e pontiagudo, guardando fortes semelhanças com as vestimentas que ainda hoje são comuns nas celebrações da semana santa na Espanha. Trata-se, com efeito, de um traje de origem medieval, o qual era costumeiramente utilizado por penitentes que assim podiam expiar seus pecados sem ter que revelar publicamente sua identidade.


Com informações Proparnaiba
cidades@cidadeverde.com

Lanchonete pega fogo no Centro de Parnaíba após curto circuito

Uma lanchonete pegou fogo no Centro de Parnaíba (318 km de Teresina) e assustou os moradores na manhã deste domingo (17). O incêndio no trailer Bury Lanches, localizado no "balão da guarita", gerou uma fumaça preta que se espalhou rapidamente pelos estabelecimentos próximos.


Populares acionaram os bombeiros ao perceberem a altura da fumaça na rua. Como as chamas estavam no começo, em cinco minutos o fogo foi controlado. A principal hipótese é de que o incêndio tenha sido provocado por um curto circuito na área interna da lanchonete. O local estava vazio quando pegou fogo e ninguém saiu ferido.



Como os proprietários do estabelecimento não haviam chegado, os próprios bombeiros arrombaram as portas da lanchonete para checar a origem do incêndio e verificar se o problema estava resolvido. Os danos foram apenas materiais.


Jordana Cury
Com informações e fotos do Proparnaiba
jordanacury@cidadeverde.com

Prefeito pode declarar estado emergência devido falta de chuvas

O prefeito de Parnaíba declarou que o município pode entrar em estado de emergência devido a falta de chuvas. Florentino Neto explica que está apenas aguardando os últimos estudos técnicos para fazer notificação preliminar à Defesa Civil.

De acordo com o gestor, a estiagem está comprometendo a produção agrícola em toda região da Planície Litorânea, prejudicando os produtores da bacia leiteira do Baixo Parnaíba.


"A economia da cidade está sofrendo e o problema ainda poderá ser pior a partir do segundo semestre, em razão da ausência de chuvas. Nós precisamos fazer a nossa parte e buscar minimizar, de alguma forma, essa situação drástica". 

Na próxima sexta-feira (22), o prefeito juntamente com representantes de órgãos públicos, bancos, produtores agrícolas, irrigantes, pecuaristas e da Associação Comercial de Parnaíba discutirão a realidade da seca na região, com levantamento de um conjunto de medidas a serem administradas diante da situação diagnosticada. 


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Polícia flagra jovem vendendo drogas no bairro Piauí

Uma guarnição do Ronda Cidadão que fazia vistoria entre as Ruas Oeste e Timbira, Bairro Piauí, percebeu uma movimentação estranha de um homem que estava fazendo “despacho”, termo usado na linguagem policial para quem está fazendo negociação de drogas.


Com a abordagem, os policiais militares constataram que se tratava de uma quantidade de 15 pedras de crack, que segundo o soldado Farlon Machado, cada uma destas custa em torno de R$ 10,00.

O soldado Farlon informou ainda que José Carlos dos Santos Veras, 18 anos, foi abordado perto de sua casa, o que levou a guarnição a realizar buscas também na residência. A avô autorizou a vistoria. Lá foram encontradas mais 10 pedras de crack. 


Policiais encontraram também um revólver de brinquedo. O acusado foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Parnaíba.

Fonte: Proparnaiba

Parnaíba sedia competição de cavalos marchadores neste domingo

Está marcado para acontecer no próximo domingo (17), às 8h, no canteiro em frente ao M. Show (avenida São Sebastião) uma competição de cavalos marchadores que contará com a presença de cavaleiros de Parnaíba e outros vindos de Teresina e Sobral (CE).


Caravanas de várias cidades dos estados do Piauí, Ceará e Maranhão estão se preparando para vir prestigiar o evento. Segundo João Batista Carvalho Silva, um dos organizadores, a competição passará a fazer parte do Calendário de Eventos Turísticos e Esportivos da cidade.

Secretária denuncia que pacientes estão

A secretária de Saúde do município de Parnaíba, Maria do Amparo Coelho dos Santos, afirmou nesta quinta-feira (14) que entrará com ação contra o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde por conta da falta de atendimento no setor de ortopedia. Segundo a secretária, pacientes estão ficando "aleijados".

Maria do Amparo afirma que o serviço de ortopedia do hospital não está funcionando e, por conta do aumento no número de acidentes de trânsito na região, muitos pacientes deixam de ser atendidos.


"As pessoas estão desesperadas. Tem gente ficando aleijada porque não tem como ir para Teresina e os médicos não estão fazendo as cirurgias. É uma injustiça o que estão fazendo e eu não vou ficar com essa responsabilidade", disse.

Maria do Amparo afirmou que está acionando a assessoria jurídica da secretaria municipal para acionar o governo do Estado.

O Superintendente de Assistência à Saúde, da Secretaria de Saúde do Piauí, Pedro Leopoldino, informou que ainda não foi comunicado sobre qualquer decisão por parte da Prefeitura. Leopoldino acrescenta que, na semana passada, uma comissão esteve em Parnaíba para analisar as condições dos hospitais estaduais e/ou de referência no Estado.

"Estamos aguardando o relatório que deve ser repassado pela comissão ainda hoje sobre a situação financeira, instalações físicas, os equipamentos e outros. Neste sábado (16), já de posse deste relatório, visitarei a cidade juntamente com o secretário de Saúde Ernani Maia para averiguar o funcionamento da unidade", explica. 

Pedro Leopoldino diz também que, caso a ortopedia não esteja de fato funcionando, será aberto um procedimento disciplinar. "A denúncia é grave e precisamos saber porque os profissionais incumbidos destas funções não estão cumprindo suas obrigações junto ao Estado e prejudicando a população", finaliza o superintendente. 


Flash de Caroline Oliveira
Redação de Leilane Nunes e Graciane Sousa
redacao@cidadeverde.com

Secretário de Saúde visitará hospital de Parnaíba neste sábado (16)

O secretário estadual de Saúde do Piauí, Ernani Maia, estará em Parnaíba neste sábado (16), juntamente com uma comissão para visitar e fiscalizar as instalações do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA).


Outro objetivo da visita do secretário a Parnaíba é para avaliar a transferência de pacientes do Hospital Dirceu Arcoverde (HEDA) para a Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O prefeito de Parnaíba Florentino Veras Neto (PT) solicitou ao secretário que solucione as pendências da unidade de saúde. 

O HEDA vai funcionar como hospital escola do curso de Medicina, que será implantado em Parnaíba a partir do próximo semestre. Maia designou o superintendente de assistência à Saúde, Pedro Leopoldino, para tomar as providências necessárias.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores