Cidadeverde.com

Projeto prevê multa para quem aplicar trote no Samu de Parnaíba

A vereadora Neta Castelo Branco, do DEM, foi autora do Projeto de Lei n° 4133/2016, que determina a aplicação de multas para os praticantes de trotes contra o SAMU – Serviço de Assistência Médica de Urgência em Parnaíba. O projeto prevê a aplicação de multa no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) por trote realizado, duplicando-se tal valor em caso de reincidência. O objetivo é coibir a prática que causa grandes prejuízos para a população. 

O projeto foi apresentado na sessão desta segunda-feira (13) na Câmara Municipal. Junto com outros projetos como o Projeto de Lei n° 4132/2016 denomina de Rua Passos a antiga Rua Francisco Fontenele no Bairro Reis Veloso, compreendendo o trecho da AV. São Sebastião a BR-343. O projeto é de autoria do vereador Ronaldo Prado (PPL).

O vereador Ricardo Veras (PSD), propôs o Projeto de Lei n° 4138/2016, denominando de Rua Reginaldo Teixeira Brito, a via pública localizada entre as quadras F e G do residencial Dom Rufino I com início da Rua Pedro I e término no residencial Dom Rufino II, no Bairro Primavera.

Também foram aprovados concessões de Títulos de Cidadania. O Projeto de Lei n° 4134/2016, de autoria do vereador João Cancio Neto, concede o Título de Cidadania Parnaibana ao professor Gildario Dias.

Ele também apresentou o Projeto de Decreto Legislativo de n° 300/2016, que concede a Medalha do Mérito Legislativo aos conselheiros e fundadores do polo de Desenvolvimento Tecnológico de Parnaíba, professores Rodrigo Augusto Rocha Souza Baluz; Gildario Dias; Paulo César Coutinho dos Santos; Valeska Meneses da Cruz Souza e para o o próprio Polo de Desenvolvimento Tecnológico de Parnaíba (Delta TICs), através do Projeto de Decreto de N° 301/2016. O Polo é um impulsionador econômico, social e educacional para todo o Estado por meio da utilização de Tecnologia e Inovação alinhada a academia (Instituições de Ensino), empresas privadas e governo, gerindo soluções inteligentes por intermédio do conhecimento elaborado pela academia.

Já a vereadora Fátima Carmino (PT), foi a autora dos projetos de n°4135/2016 / n° 4136/2016 / 4137/2016. O primeiro concede o Título de Cidadão Parnaibano ao Sr. José de Ribamar Xavier Batista, Diretor do Instituto Domingos Batista, entidade sem fins lucrativos que visa o desenvolvimento educacional dos Parnaibanos.

O segundo concede o Título de Cidadania à Sra. Rosineide Candeia de Araújo, Diretora da Universidade Estadual do Piauí, Campus Alexandre Alves de Oliveira. O último, concede o Título de Cidadã Parnaibana a Sra. Maria do Livramento Sales da Silva, Madrinha do Centro de Atividades de Matrizes Africanas Cosme e Damião, que desenvolve um trabalho social com a comunidade do Bairro João XXIII.

Fátima Carmino também propôs o Projeto de Decreto Legislativo n° 302/2016, concedendo a Medalha do Mérito Legislativo ao PROERD – Programa Educacional de Residência às Drogas, da Polícia Militar do Piauí. O programa já atendeu milhares de crianças e adolescentes, atuando em diversas comunidades com palestras dirigidas ao público em geral da capital e do interior do Estado do Piauí.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Casa desaba e idoso, filha e neto de três anos ficam feridos em Parnaíba

Um idoso, sua filha e seu neto ficaram feridos e perderam sua casa na noite desta segunda-feira (13), em Parnaíba (310 km de Teresina). Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros da cidade, major Rivelino Silva, uma forte chuva na cidade na tarde de ontem afetou a estrutura da residência. 

"Eles estavam em casa, dormindo, o idoso, a filha dele e o netinho, de três anos. Eles tiveram apenas escoriações leves e foram levados para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde", informou. 

No momento do acidente, todos estavam dormindo. Apenas o idoso precisou ser resgatado pelos bombeiros, pois ficou preso sob uma das vigas de madeira que sustentavam parte do telhado. 

"Ontem à tarde em Parnaíba teve uma chuva muito forte, acima do normal. O índice pluviométrico foi bem maior que o esperado. A casa era de taipa e o telhado não resistiu. Mas somente o idoso precisou de ajuda para sair da casa", declarou. 

 

Maria Romero 
[email protected]

Avó de bebê vítima de acidente em Parnaíba morre após 18 dias

  • 128-1024x768.jpg Mãe e bebê morrem em acidente ao saírem da maternidade
  • 5-1024x768.jpg Mãe e bebê morrem em acidente ao saírem da maternidade
  • 46-1024x768.jpg Mãe e bebê morrem em acidente ao saírem da maternidade
  • 6-1024x768.jpg Mãe e bebê morrem em acidente ao saírem da maternidade
  • _MG_1669.JPG Mãe e bebê morrem em acidente ao saírem da maternidade

Morreu na madrugada desta segunda-feira (13) Maria do Amparo dos S. Machado de 42 anos, ela é avó do bebê e mãe da mulher que morreram em um acidente na BR 343 na última quinta-feira (26).  De acordo com o Heda, ela teve uma parada cardiorrespiratória após varios procedimentos cirúrgicos aos quais foi submetida ao longo de 18 dias de internação.

Maria do Amparo viajava com o marido, José Jales Machado, de 49 anos,  Maria de Lourdes C. Albuquerque, a filha Maria Luzinete Santos, 29 anos e a filha recém-nascida  deixando a maternidade com destino a cocal quando sofreram o acidente. Jales e Maria de Lourdes tiveram alta em poucos dias, mas as outras três ocupantes do veículo morreram.

Segundo a PRF, o motorista seria o culpado pelo acidente e estaria alcoolizado. O teste do bafômetro constatou índece de 0,40 mg/l de alcool. Ele está preso na Penitenciária Mista Fortes Ibiapina e se condenado, pode teruma pena de 6 a 20 anos por homicídio doloso.

Na mesma noite, outros 99 motoristas foram flagrados 99 com excesso de velocidade na rodovia.

Rayldo Pereira
[email protected]

Detento fica preso em grade ao tentar fugir da penitenciária de Parnaíba

Um detento ficou preso nas grades da cela 48 de um dos pavilhões da penitenciária de Parnaíba  (318 km de Teresina), por volta das 05h30 do domingo (12). Segundo um dos diretores do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Cleiton Holanda, o preso tentou fugir junto com outros 30 detentos que ocupavam a cela. Ele destaca que o espaço tem capacidade somente para cinco homens. 

"Os agentes quando viram a ação registraram e impediram a fuga, pedindo para ele sair, mas ele estava preso. Foi preciso que os agentes abrissem a cela para tirar ele. O preso e outros vários da cela estavam tentando fugir", declarou. 

O preso não ficou ferido, mas foi retirado da cela onde estava e levado para outro espaço, de maior segurança. Segundo Cleiton, a grade foi afastada com a ajuda de uma barra de ferro retirada pelos detentos da própria estrutura do presídio. 

Manifestação 

A situação da superlotação vai ser tema de protesto da categoria amanhã (14), às 9h, diante do Centro Administrativo do estado, zona Sul de Teresina. Além disso, estão na pauta de reivindicação dos agentes a lei 6.762, que prejudica o plano de cargos e carreiras dos servidores, o reajuste salarial, a ausência de concurso, obras inacabadas nos presídios e um maior aparelhamento. 

"Precisamos de melhorias e melhores condições de trabalho. A superlotação já chegou a um nível irracional, precisamos de concursos para contratação de mais agentes e pedimos um maior aparelhamento. Sem viaturas, coletes e armamento, não temos como fazer nosso serviço com segurança", declarou. 

 

Maria Romero
[email protected]

Dupla é presa acusada de colocar “chupa-cabra” em caixa eletrônico

Equipes da Polícia Militar de Parnaíba, a 336 km da capital, prenderam em flagrante na noite deste sábado uma dupla suspeita de implantar dispositivos em caixas eletrônicos para roubar dinheiro de correntistas. O golpe já estava sendo investigado e a ação foi gravada pelo circuito de segurança da agência.

De acordo com a PM, populares teriam denunciado desde a última sexta-feira (10) a movimentação estranha de pessoas em uma das agências da Caixa na Praça da Graça, no centro de Parnaíba. No local, os militares perceberam que um dos caixas havia sido alterado com a colocação de um mecanismo no compartimento para o recebimento do dinheiro conhecido como “chupa-cabra”. Nele, os envelopes eram retidos antes de entrarem no caixa e recolhidos posteriormente pelos bandidos.

Foi constatado ainda que em outras agências também foram encontrados os mecanismos e que a ação havia sido praticada pelos mesmos homens em Parnaíba e Luís Correia.

Com informações obtidas pela agência e imagens da ação dos criminosos, que estavam sendo monitorados, os militares conseguiram identificar dois suspeitos. Eles foram presos em flagrante no início da noite de sábado por uma equipe do Ciptur, que havia reconhecido a dupla pelas imagens. 

Os suspeitos, que não tiveram os nomes revelados, foram encaminhados para a Polícia Federal, que vai investigar a participação de mais pessoas na ação.

Diego Iglesias
[email protected]

Condutor dorme ao volante e derruba poste do Ministério Público

  • postemp6.JPG Blog do Pessoa
  • postemp5.JPG Blog do Pessoa
  • postemp3.JPG Blog do Pessoa
  • postemp2.JPG Blog do Pessoa
  • poste[1].jpg Blog do Pessoa
  • poste_mp4.JPG Blog do Pessoa
  • poste_mp1.JPG Blog do Pessoa

O Dia dos Namorados começou complicado para um motorista de Parnaíba, litoral do Piauí. Por volta das 8h deste domingo (12), o condutor de um Gol branco e placa PIE-5734 dormiu ao volante e acabou derrubando um poste de energia elétrica da Eletrobras que fica em frente à sede do Ministério Público.

O acidente aconteceu na  Praça Santo Antônio. O motorista não teve a identidade revelada, mas contou que estava voltando da praia nesse horário. Ele admitiu que dormiu ao volante. Não há informações sobre a ingestão de álcool.

Com informações e fotos do Blog do Pessoa
Jordana Cury
[email protected]

Dia Estadual da Pessoa com Deficiência é comemorado com promessa de Ceir

O Dia Estadual da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta quinta-feira (09), que marca a criação da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), está sendo comemorado pelos piauienses com a promessa de criação de um Centro integrado de reabilitação (Ceir) em Paraníba, a 318 Km de Teresina.

Centro integrado de reabilitação (Ceir) emTeresina.

De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, a criação de um Ceir ao norte do Estado é uma das medidas que vem sendo adotadas para descentralizar o atendimento a pessoa com deficiência. "Estamos em fase de licitação para criação de um centro como esse em Parnaíba, recursos já assegurados no valor de R$ 5,5 milhões. A previsão de início das obras é em agosto”, informou. 

Além do Ceir em Parnaíba, a data de hoje, também foi marcada pela realização de uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Piauí, onde foi lançado o Estatuto Estadual da Pessoa com Deficiência.

Mauro Eduardo comemora os avanços, mas acredita que muito ainda deve ser conquistado. “Esse dia pode ser considerado um divisor de águas, um parâmetro, entre o antes e o depois da criação da Seid. Hoje, nós refletimos o que já conseguimos, como o Ceir Teresina, que desde a criação, em 2009, já realizou cerca de 850 mil atendimentos, e o que ainda precisamos avançar, como a descentralização do atendimento a pessoa com deficicência no Estado”, finalizou o secretário.

Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

PF desencadeia operação e prende 13 suspeitos de tráfico de drogas

Atualizada às 10h30

A Polícia Federal desencadeou operação Açougue contra o tráfico de drogas no Piauí, Goiás e no Distrito Federal. De acordo com o delegado Marcos Roberto estão sendo cumpridos 14 mandados de prisão e 15 de busca e apreensão. 

"Essa operação começou ainda em 2014 e estamos concluindo agora. Durante o período de investigação conseguimos apreender mais de uma tonelada de drogas, ou seja 1000 quilos, e essa quantidade é só dos entorpecentes que vinham para Parnaíba. Também tivemos apreeensões e prisões no Estado da Bahia para onde esse grupo também mandava drogas", disse o delegado da PF. 

No Piauí, a operação foi desencadeada em Teresina e em Parnaíba. No litoral piauiense, oito pessoas já foram presas e em Teresina um suspeito. O balanço parcial é de 13 presos, levando em consideração todos os estados. As outras cidades que ocorreram prisões foram Caldas Novas-GO e Brasília-DF. De todos os mandatos, apenas o acusado que estava em Caldas Novas não foi localizado. 

A ação envolve cerca 90 policiais federais do Piauí, Maranhão e Ceará. O nome da operação é em alusão ao comércio de "fachada" realizado por um dos principais suspeitos em Parnaíba. 

De acordo com o site Pró-parnaíba, o chefe da quadrilha é popularmente conhecido como Zezim, proprietário de um açougue e sacolão de fachada de nome 'Ki Carne', localizado próximo à praça do Chico Berto em Parnaíba. José de Sousa Carneiro, o Zezim, é irmão de outro suspeito de tráfico também preso e conhecido por Luizim.

Segundo a polícia, os chefes da quadrilha, inclusive conseguiram ter muitas posses como casa na praia, terrenos, carros de luxo e se viram obrigados a vender tudo para pagamento de dívidas com os fornecedores, quando o grande volume de droga começou a ser interceptado pela PF. As investigações apontaram que o trajeto da droga era Paraguai – Brasília (DF) – Caldas Novas (GO) – Teresina (PI) – Parnaíba (PI).

NOTA DA POLÍCIA FEDERAL

A Delegacia da Polícia Federal na cidade de Parnaíba/PI deflagrou nesta manhã a Operação “AÇOUGUE”, que tem por fim coibir ação de organização criminosa especializada no tráfico de drogas interestadual.

A operação foi assim nomeada numa alusão ao negócio de “fachada” (açougues) de um dos pilares da organização criminosa com endereço na cidade de Parnaíba/PI.

No total, foram envolvidos 87 (oitenta e sete) policiais federais, entre delegados, escrivães e agentes, que atuaram nos Estados do Piauí – Parnaíba e Teresina, Distrito Federal – Ceilândia, e Goiás – Caldas Nova e Anápolis.

Durante o período de investigações foram apreendidas cerca de 730 Kg (setecentos e trinta quilogramas) de maconha e 70 Kg (setenta quilogramas) de cocaína.

Foram presas 08 (oito) pessoas em Parnaíba/PI, 01 (uma) em Teresina/PI, 02 (duas) em Ceilândia/DF, e 01 (uma) em Caldas Novas/GO e Anápolis/GO.

Os acusados responderão por tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro, com penas entre 05 e 15 anos de prisão.


Teresina/PI, 09 de junho de 2016

Comunicação Social da PF no Piauí
(86) 2106 4937


Graciane Sousa
[email protected]

Parnaíba registra sete mortes por afogamento em 2016

A cidade de Parnaíba já registrou em 2016 sete mortes por afogamento nos rios Parnaíba e Igaraçu. Os dados são do Corpo de Bombeiros, que nesta quarta-feira (8) retirou mais um corpo das águas do Igaraçu.

A vítima desta vez foi o mineiro Reinaldo dos Santos. Ele desapareceu ontem por volta das 17h30.

"Esse rapaz desapareceu na tarde de ontem e passou por duas marés. Nunca um corpo apareça no mesmo local nessa região", declarou o Tenente Conrado.

Na segunda-feira, o Corpo de Bombeiros resgatou o corpo do turista Carlos Augusto Lourenço, 24 anos, que desapareceu nas águas do Rio Parnaíba, no último domingo (05). O jovem- que morava em São Paulo- veio para o Piauí a passeio. 

Hérlon Moraes
[email protected]

ZPE Parnaíba está em processo avançado de alfandegamento

O prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, visitou, na segunda-feira (6), as instalações da ZPE Parnaíba que serão destinadas à Receita Federal do Brasil para o serviço de controle aduaneiro. O gestor foi ao local a convite do presidente da ZPE Parnaíba, Paulo Cardoso, que, na última semana, esteve na Receita Federal, em Fortaleza (CE), tratando de providências para o alfandegamento do local.

“Transmitimos ao prefeito Florentino Neto a informação de que a ZPE Parnaíba está em processo avançado de alfandegamento”, disse Paulo Cardoso.

Na ZPE, o prefeito Florentino visitou o galpão que será utilizado pela Receita Federal para a triagem de mercadorias na fase de desembaraçamento aduaneiro, local em que sairão autorizados para a exportação. Desde a recriação da ZPE Parnaíba, no ano de 2010, a Prefeitura de Parnaíba tem sido parceira do Governo do Estado, tendo atuado em todas as etapas para consolidação do projeto da ZPE Parnaíba.

A zona é um dos projetos prioritários para o desenvolvimento no Piauí, na visão do governador Wellington Dias, que recentemente autorizou recursos para a implantação do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação e também da construção da estrada que liga a BR 343 à Zona de Processamento de Exportação. As obras da estrada estão avançadas e devem ser finalizadas dentro de 30 dias.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Posts anteriores