Cidadeverde.com

Mastro de bandeira quebra e deixa ferido no litoral do Piauí

Um fato inusitado ocorreu na solenidade de comemoração aos 173 anos do município de Parnaíba, no litoral do Piauí. Durante o hasteamento da bandeira do Brasil, o mastro de cerca de 4 metros de altura se partiu e caiu sobre um homem. 

O momento foi registrado em meio de vídeo e rapidamente ganhou as redes sociais. Nas imagens é perceptível que a quebra do mastro surpreendeu à todos e uma pessoa sai correndo para auxiliar a vítima. 

A vítima — que não teve a identidade revelada — ficou ferida, sem maior gravidade.

 

Com informações da TV Cidade Verde
redacao@cidadeverde.com

Agência Transfusional de Parnaíba está com obras avançadas

A construção da Agência Transfusional do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), em Parnaíba, já está em fase adiantada. A obra está sendo feita com recursos do Tesouro Estadual e vai funcionar dentro da estrutura do Hospital Regional Dirceu Arcoverde (Heda). 

Segundo a diretora de Captação de Doadores e Interiorização do Hemopi, Veronésia Rosal, a Agência Transfusional vai trazer mais segurança e facilitar o  acesso ao hemocomponentes. 

"O novo espaço vai facilitar o acesso ao sangue. Com a Agência, os procedimentos realizados no Heda poderão ser feitos em tempo hábil já que a distância física entre o Hemopi e o hospital não vai mais existir". 

Além da construção da Agência do Heda,  o secretário de estado da Saúde, Florentino Neto, anunciou a reforma de sete agências transfusionais. Com um investimento de R$132.258,37 serão reformadas as agências das cidades de Valença, Fronteiras, Jaicós, Paulistana, Bom Jesus, Corrente e Uruçuí.
A previsão para a conclusão da obra de construção da Agência do Heda é de 90 dias.

Fonte: Ccom

Centro Esportivo Dirceu Arcoverde (Verdinho) será inaugurado dia 19

O presidente da Federação das Indústrias do Piauí - Fiepi, Zé Filho visitou as novas instalações do Centro Esportivo Dirceu Arcoverde (Verdinho), em Parnaíba. O local passou por por uma revitalização que será inaugurada no sábado dia 19.

Os diretores da instituição Edgar Ataíde e Francisco Carlos e o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Piauí – Sinduscon, José Welington acompanharam a visita.

A gerente do local, Rita Holanda, apresentou a nova estrutura para o presidente da Fiepi. “Estamos investindo nessa reforma para garantir um espaço de lazer, bem equipado para receber bem o trabalhador da indústria, teremos uma quadra poliesportiva com piso emborrachado, piscina e campo de futebol recuperado”, garantiu.

A revitalização do espaço será inaugurada com um grande evento, o Dia da Construção Social, que será realizado no dia 19 de agosto oferta de serviços para o trabalhador da indústria e toda a sua família. A realização é da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e a Fiepi, por meio do Sesi e Senai, em parceria com os Sindicatos das Indústrias da Construção Civil no Estado do Piauí - Sinduscon - PI e o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil Leve, Pesada e Mobiliaria de Parnaíba – Sitricomp/PI.

O Dia Nacional da Construção Social é um dia de serviços em saúde, lazer e cidadania para o trabalhador da construção e sua família. É o mais importante evento do setor voltado à promoção do conceito da responsabilidade social empresarial. Realizada desde o ano de 2007 no Brasil, essa ação está voltada a promover a qualidade de vida dos trabalhadores da Indústria da Construção por meio da educação e da mobilização da cidadania, oferecendo atendimento ao trabalhador e seus dependentes gratuitamente de educação, saúde, lazer e cidadania, além de atividades recreativas, esportivas e culturais.

"Vamos dar uma motivada no trabalhador e mostrar que as indústrias também se preocupam com eles e aproximar o trabalhador do Sistema Fiepi e dos serviços oferecidos, e dar melhor condição de lazer para o trabalhador da indústria", afirmou José Welington.

Segundo a gerente do Verdinho, Rita Holanda, foi feito rampas de acesso, recuperação do campo de futebol e da quadra poliesportiva com piso emborrachado, ampliação da área da piscina, reconstrução do bar e banheiros.


redacao@cidadeverde.com

PM é investigado suspeito de envolvimento com tráfico em Parnaíba

Um sargento da Polícia Militar foi identificado e está sendo investigado pela Polícia Civil por suspeita de envolvimento com uma quadrilha de tráfico de drogas em Parnaíba. Policiais civis encontraram sua arma, calibre .40 de uso exclusivo das forças públicas de Segurança durante a operação Barlavento, deflagrada nesta quinta-feira(10). A arma estava na casa de Jean Carlos, vendedor de carros que foi preso na operação. A investigação durou mais de um ano e resultou em sete prisões além da apreensão de drogas e veículos.

"Conseguimos descobrir que esse grupo liderado pela Erlane estava trazendo drogas de Brasília. Conseguimos identificar as pessoas do grupo que auxiliavam a Elane e o Jonas .  Na diligência foi encontrada uma pistola .40 da Polícia Militar do Piauí e ele nos revelou em depoimento que essa arma estava lá como garantia de uma dívida de um policial militar. Ele já está identificado e no momento oportuno vai ser ouvido", explicou o delegado Tales Gomes, que participou da operação.

Foram apreendidos 90 kg de entorpecentes com a quadrilha, que possuía uma rede organizada e complexa. "É uma quadrilha altamente articulada e durante um ano conseguimos apreender muita droga que viria para Parnaíba", reforçou o coordenador da Delegacia de Prevenção e Repepção a Entorpecentes.

A operação desencadeada pela Delegacia Prevenção de Repressão a Entorpecentes (Depre), presidida pelo delegado Tales Gomes, com apoio da diretoria de Inteligência e do Canil da Polícia Militar cumpriu sete mandados de prisão. 

PM

Procurada pelo Cidadeverde.com a PMPI explica que ainda não foi comunicada, oficialmente, desse episódio. Assim que receber o relato do fato, a Instituição poderá manifestar-se.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Sete pessoas presas por tráfico de drogas em Parnaíba

  • ae8b5134-ff7a-496b-ab15-9c61364952d2.jpg PCPI
  • a60df093-5dcb-4187-bcc1-949b7ea5fcb3.jpg PCPI
  • a0afb52c-c58e-47d0-a4b6-978c6ebf19ac.jpg PCPI
  • 20432c9e-446b-4501-b676-ef054d7896fc.jpg PCPI
  • 6601badc-6924-4ba0-a348-e9d2e6904438.jpg PCPI
  • 72ce81c7-dccf-4839-92be-5762a3a78dce.jpg PCPI
  • 1ed1b536-7ed4-439f-b205-9f5beac4c2b5.jpg PCPI

Sete pessoas foram presas até o momento na operação Barlavento, deflagrada nesta quinta-feira(10) na região de Parnaíba. A ação visa desarticular um grupo de pessoas que atuavam no tráfico de drogas. 

A operação desencadeada pela Delegacia Prevenção de Repressão a Entorpecentes (Depre), presidida pelo delegado Tales Gomes, com apoio da diretoria de Inteligência e do Canil da Polícia Militar quer cumprir sete mandados de prisão. 

O grupo é investigado há um ano com cerca de 80 quilos de drogas. Na ação desta quinta, veículos foram apreendidos e os presos identificados são: Walder Jonas, Herlane Erica, Rafael Pereira, Jean Carlos, Bruno Rocha, Fábio Junior e Chico.

A polícia continua com as diligências no sentido de prender mais suspeitos. 

De acordo com o delegado Menandro Pedro, coordenador da Depre, disse que durante as investigações 15 pessoas já foram presas e hoje foram cumpridos todos os sete mandados de prisão. 

“Agora nós estamos cumprindo vários mandados de busca e apreensão em busca de mais drogas, que estão enterradas. Nós também fizemos flagrante de porte de arma e nosso objetivo é concluir até o meio-dia”, destacou o delegado Menandro, que acompanha de perto. 

 

Da redação
redacao@cidadeverde.com

 

 

 

 

Mototaxista é baleado durante tentativa de assalto em Parnaíba

O mototaxista Raimundo Nonato Pereira Rodrigues, de 33 anos, foi atingido por um tiro de raspão nas costas durante uma tentativa de assalto na noite deste domingo (06/08) na avenida Dr. João Silva Filho, no bairro Piauí, em Parnaíba, litoral do estado. O mototaxista reside no bairro Planalto e estava trabalhando no momento da ação criminosa.

Segundo testemunhas, o mototaxista fazia ponto em frente a uma lanchonete quando foi surpreendido por dois jovens em uma moto de cor vermelha que anunciaram o roubo. A vítima  teria reagido à ação e um dos assaltantes efetuou disparos de arma de fogo. Um dos tiros atingiu de raspão as costas do homem que correu e buscou refúgio na lanchonete.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) encaminhou o homem para o pronto socorro do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). A informação repassada para a Polícia Militar é que os assaltantes possivelmente são menores de idade.

Fonte: portalcostanorte.com

Jovem morre afogado e corpo é arremessado contra as pedras em Parnaíba

O jovem Francisco Gabriel Almeida Aquino, de 21 anos morreu afogado na praia da Pedra do Sal na tarde deste domingo (06). Ele mora no bairro Água Mineral em Teresina e viajava com uma excursão pelo litoral piauiense.

Gabriel tomava banho na praia da Pedra do Sal com mais duas amigas quando tentou socorrer uma delas e acabou se afogando. O corpo de Bombeiros foi acionado até o local, mas o jovem acabou falecendo.

O corpo de Gabriel chegou a ser levado para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde que constatou o óbito e em seguida levado para o IML. 

Segundo informações do IML o corpo do jovem apresentava várias escoriações provavelmente por ter sido arremessado várias vezes contra as pedras.

Bombeiros alertam

O major Rivelino de Moura, comandante do Corpo de Bombeiros no litoral alerta para os riscos do banho na praia da Pedra do Sal. "Naquele local há avisos de perigo já que há locais onde a correnteza é muito forte. Sempre orientamos a ter muito cuidado", reforça o comandante.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

OAB alerta: Lagoa do Portinho não suporta atividades de grande impacto ambiental

Após uma audiência pública, a Ordem dos Advogados do Piauí – Subseção de Parnaíba, vai iniciar um relatório – a partir da ata da reunião - sobre a atual situação da Lagoa do Portinho, além de propor ações de restauração e preservação do local. 

De acordo com o presidente da subseção, José Lima, a audiência buscou discutir os planos diretores dos municípios, as estruturas e as atividades que comprometem o meio ambiente, além de encontrar soluções para a preservação ambiental da Lagoa do Portinho e os seus arredores. Ele contou ainda que já existe uma ação civil pública sobre o caso. 

José Lima ressaltou que  a Lagoa do Portinho não suporta atividade de alto impacto ambiental. Estudos sobre as atividades desenvolvidas e a fiscalização serão reforçados para evitar o desaparecimento total da Lagoa.  

“O que nós queremos é a preservação ambiental daquele espaço. Para que as atividades ali realizadas sejam de baixo impacto ambiental, tornar-se um ponto de referência ambiental. É preciso sim desenvolver atividades econômicas na região, mas claro que respeitando o meio ambiente”, ressaltou José Lima. 

Outro ponto destacado pelo presidente e que poderá ser incluído no relatório, a ser entregue na próxima semana ao Governo do Estado do Piauí, será a criação de um comitê com os municípios de Bom Principio, Luís Correia e Parnaíba para trabalharem a questão da implementação de um aterro sanitário. 

“É capaz de perder toda a região da Lagoa do Portinho, que não sustenta atividade de grande impacto. É preciso pensar na sobrevivência da região, a OAB e MPE buscará estudos sobre o impacto ambiental, impacto ilegal, par  que seja retirada, por exemplo, qualquer barreira que prejudica a Lagoa”, conta. 

A audiência foi realizada ontem (04) no auditório da OAB em Parnaíba com a participação do Ministério Público, empresários locais, representantes das prefeituras e câmaras municipais, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e do Patrimônio Histórico. 


Audiência pública na sede da OAB em Parnaíba (foto: divulgação)

 

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

OAB de Parnaíba discute restauração da Lagoa do Portinho em audiência

A Subseção de Parnaíba da Ordem dos Advogados do Brasil promoverá nesta sexta-feira (04) uma audiência pública que tratará sobre a problemática acerca da situação calamitosa da Lagoa do Portinho. O debate iniciará às 14h no auditório da OAB/Parnaíba, localizada na Avenida 1º de maio, 1070, bairro Cantagalo.

Serão discutidas maneiras de encontrar solução para o problema e ainda definir pautas de soluções pontuais para que a Lagoa volte a existir como forte ponto turístico na região do litoral piauiense.

Para o presidente da Subseção, José Lima, é de suma importância que todos estejam presentes a fim de discutir sobre o tema.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Wellington entrega regularização fundiária em Parnaíba nesta terça (1º)

O governador Wellington Dias estará, nesta terça-feira (1), na cidade de Parnaíba para fazer a entrega da regularização fundiária de toda a área do conjunto Joaz de Souza, que possui 1.032 lotes, sendo 928 unidades habitacionais construídas pela extinta Cohab-PI. Essa é uma ação da Empresa de Gestão de Recursos do Estado do Piauí (Emgerpi), por meio do Programa Minha Casa Legal. O evento será às 17h, na Escola Janete Souza, situada na avenida principal do conjunto Joaz Souza.

Ofícios de liberação de hipotecas serão entregues, durante a solenidade, para os mutuários do conjunto. De acordo com o diretor-presidente da Emgerpi, Ricardo Pontes, “a partir da averbação do conjunto Joaz Souza, o governo estadual beneficiará os 928 mutuários, visto que agora aqueles que já quitaram seus imóveis poderão requerer a liberação de hipoteca, documento que permite à pessoa adquirir o título definitivo de propriedade das casas”.

O conjunto foi construído em 1983. A regularização do Programa Minha Casa Legal vai beneficiar, em média, 3.712 pessoas que há 34 anos esperam pela averbação do empreendimento habitacional.
Além da regularização do Joaz de Souza, a Emgerpi tem como meta regularizar 714 imóveis existentes nos demais conjuntos habitacionais de Parnaíba: Conjunto Boa Esperança I e II (184 imóveis), Conjunto Igaraçu (315 imóveis), Parque Parnaíba (152 imóveis) e Conjunto João Orlando (63 imóveis).

Em maio deste ano, uma equipe técnica da Diretoria de Processos Imobiliários da Emgerpi fez levantamentos ocupacionais para fazer a atualização cadastral e financeira dos mutuários do Conjunto João Paulo II (70 imóveis) e do Conjunto Cândido Ataíde (166 imóveis), ambos em Parnaíba.

Segundo a diretora de Processos Imobiliários da Emgerpi, Ana Lúcia Gonçalves, o objetivo do evento, “além de fazer a entrega do registro e averbação do conjunto Joaz Souza, também busca informar aos mutuários de Parnaíba que a Emgerpi fará uma ação itinerante, no mês de outubro. Informar ainda que, a partir do dia 2 de agosto, os moradores dos conjuntos já averbados deverão procurar o Escritório Regional da Emgerpi, em Parnaíba, para fazer negociações, atualizar cadastros ou pedir as liberações das hipotecas”, disse a gestora, afirmando que os mutuários dos conjuntos Cândido Ataíde, João Paulo e do Iapep também devem procurar o atendimento no Escritório Regional”.

Durante a solenidade de entrega do registro e averbação do conjunto Joaz de Souza, os mutuários receberão materiais com informações sobre as facilidades de pagamento que o Programa Minha Casa Legal está ofertando para o mutuário que visa quitar seu imóvel. Os descontos chegam até 90%, sobre juros e multas.


redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores