Cidadeverde.com

Pedestres se arriscam durante travessia de ponte em Parnaíba

Em Parnaíba, moradores estão se arriscando na travessia da Ponte Simplício Dias da Silva. Devido aos vários buracos na via, pedestres estão tendo que dividir espaço com os veículos. Diariamente, cerca de 20 mil pessoas trafegam pela ponte, único via de acesso para o bairro Ilha Grande, para a praia Pedra do Sal e Porto dos Tatus, além do município de Ilha Grande do Piauí. 

A ponte Simplício Dias da Silva foi construída em 1975. Além dos buracos no passeio de pedestres, outro problema é a proteção lateral que, em alguns pontos, foi improvisada com pedaços de madeira pelos próprios moradores. 

A Assembleia Legislativa do Piauí aprovou requerimento para uma vistoria técnica na ponte pela secretaria de Infraestrutura, mas as melhorias não foram realizadas. Os problemas na estrutura física  existem há mais de um ano.


Com informações Darival Júnior (TV Cidade Verde)
redacao@cidadeverde.com

Após mais de 10 horas, corpo de locutor é resgatado em Parnaíba

 

O corpo do locutor Paixão Almeida Filho, que estava desaparecido há cerca de 10 horas, foi resgatado por volta das 10h30, desta segunda-feira (03). O comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, major Rivelino Moura, conta que ele foi arrastado pela correnteza por cerca de 5 km do cais do rio e estava preso nos mangues. 

O jovem sumiu durante um mergulho no encontro dos rios Parnaíba/Iguaraçu. As informações é de que ele não sabia nadar e morreu por afogamento. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal  de Parnaíba. 

Paixão já havia trabalhado na Rádio Atlântica FM e atualmente trabalhava na rádio Cidade FM, de Parnaíba.

Pelas redes sociais, amigos lamentaram a perda. A Câmara Municipal de Parnaíba, por meio do presidente José Geraldo Alencar Filho, enviou nota de pesar e se solidarizou com a família do locutor. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Locutor desaparece ao mergulhar em encontro de rios

 

O locutor Paixão Almeida Filho, da rádio Cidade FM, de Parnaíba, desapareceu no final da manhã deste domingo (2), ao mergulhar no encontro dos rios Parnaíba/Iguaraçu, no litoral piauiense. 

O Corpo de Bombeiros foi acionado e chegou ao local por volta de 13h30, mas ainda não há indícios de para onde a correnteza arrastou o locutor. 

Nas redes sociais, amigos do jovem confirmaram a morte por afogamento. Segundo o Blog do Pessoa, que noticia fatos de Parnaíba, o repórter da Rádio Cidade, Kairo Amaral, entrevistou uma pessoa que estava com Paixão na hora do afogamento. 

"Eu estava com ele, e sentei bem aqui. Ele disse que iria tomar banho. Eu disse para ele ficar aqui, que lá na frente era mais fundo. Quando olhei ele já estava se afogando", contou o amigo de Paixão. 

Esse mesmo amigo afirmou que chegou a se ferir ao tentar salvar a vida de Paixão. "Me agarrei com ele, mas não teve jeito, ele desceu", lamentou.

O jovem era militante da APAE no litoral do Estado, era "caricato e descontraído" e chamava atenção pela deficiência ao falar, de acordo com a descrição do Jornal da Parnaíba. 

Paixão já havia trabalhado na Rádio Atlântica FM. Neste domingo, saiu de casa em direção à beira do rio, mais precisamente em frente ao SESC. 

 

Jordana Cury
jordanacury@cidadeverde.com

Medicina da UFPI em Parnaíba tem média acima da nacional em índice do Inep

O curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do campus Ministro Reis Velloso, em Parnaíba, alcançou o melhor desempenho na Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (ANASEM), dentre as faculdades participantes do teste de proficiência. O curso atingiu a média de 101.9, sendo maior que as notas gerais do Brasil (100), Nordeste (101.3) e Piauí (100.3). Nesta avaliação, as instituições devem obter as pontuações entre 80 e 120 pontos.

A ANASEM tem como objetivo, avaliar as competências e habilidades desenvolvidas pelos estudantes de Medicina em todo o país. A prova possui 63 itens, sendo 60 de múltipla escolha com quatro alternativas e 3 questões subjetivas. É realizada por discentes do segundo, quarto e sexto ano, que devem apresentar um desempenho exigido nas competências referentes ao período do aluno.

Para o Professor Doutor José Ivo Pedrosa, Coordenador do Curso de Medicina em Parnaíba, a principal finalidade do teste de proficiência é fazer com que haja uma reflexão sobre o curso.“O maior objetivo desta avaliação é refletir sobre o nosso caminho percorrido até hoje. Os dados são disponibilizados pelo INEP, somente para o coordenador da graduação e para os estudantes que responderam a prova. O intuito é medir o raciocínio que o estudante desenvolve para responder as questões”, destaca o docente.

A graduação de Medicina do CMRV é parte de um projeto educacional do Programa Mais Médicos, política de expansão para regiões vulneráveis ou consideradas de interesse social, como a cidade de Parnaíba. O curso também obteve o maior percentual de adequação das respostas ao esperado, correspondendo a 96,3%, em relação ao Brasil (91,2%), Nordeste (94%) e ao Piauí (96,1).

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Parnaíba realiza evento de Formação da Educação Infantil

A Secretaria Municipal de Educação de Parnaíba, realizou o 1º Encontro de Formação de Professores da Educação Infantil. Com o tema “Trilhando os caminhos da Educação Infantil”, o encontro foi marcado pela aprendizagem e compartilhamento de novas metodologias na educação infantil.

A professora doutoranda Fábricia Teles fez uma reflexão sobre os documentos que regem a Educação Infantil com foco nas Diretrizes Curriculares. Essa reflexão esclareceu aos professores sobre a importância de valorizar a metodologia da educação infantil não como uma proposta focada em disciplinas isoladas, mas sim com um trabalho que seja fundamentado em dois eixos: interações, brincadeiras (ludicidade).

Ao final do encontro que aconteceu durante toda a manhã de sábado, foram distribuídos brindes da Editora do Brasil!

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

Dona de casa é presa no litoral do Piauí com 13 kg de drogas e R$ 6 mil

A dona de casa identificada como Francimar Meneses da Silva foi presa em flagrante e autuada por tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo. A ação da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre) ocorreu nesta segunda-feira (20) no bairro São Vicente, na cidade de Parnaíba, litoral piauiense. 

Na residência foram encontrados seis tabletes de crack, três de maconha, várias porções grandes de maconha e crack, duas balanças de precisão, uma pistola .40 de propriedade da polícia de São Paulo e cerca de R$ 6 mil em dinheiro.

"Ela é uma traficante de médio a a grande porte. No momento da abordagem estava com 13 kg de drogas, mas chega a movimentar cerca de 30 a 50 kg por mês. A apreensão de todo esse dinheiro é um golpe no tráfico de drogas do Piauí", disse o delegado Menandro Pedro, coordenador do Depre.

Francimar Meneses já era monitorada pela Polícia Civil que fez o flagrante após denúncia anônima de que o carregamento de entorpecentes havia chegado na residência. 

O material apreendido foi apresentado nesta terça feira (21), na sede da Secretaria de Segurança Pública.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Presidente do TJ-PI anuncia melhorias para Comarca de Parnaíba

O Presidente do TJ-PI, Desembargador Erivan Lopes, participou na manhã desta segunda-feira (20/03), de reunião com o Conselheiro do CNJ, advogado Norberto Campelo, com o presidente da OAB-PI, Chico Lucas e demais advogados da região Norte do estado.

Na pauta, a apresentação de demandas por parte da advocacia com relação à ausência de uma melhor prestação jurisdicional nas Comarcas do norte do Piauí, sobretudo, em Parnaíba e Cocal.

Após ouvir os relatos, o Presidente do TJ-PI, que estava acompanhado dos juízes auxiliares da Presidência, Antonio Oliveira e Manoel Dourado, fez algumas ponderações e se comprometeu a ter uma atenção especial quanto aos pleitos apresentados. Ele apresentou também algumas ações que já estão sendo realizadas e outras que serão implementadas no sentido de melhorar a prestação o atendimento da Justiça na Comarca de Parnaíba. 

“Primeiramente vamos fazer o cálculo para sabermos se por meio dos critérios objetivos se justifica a criação de uma vaga de juiz auxiliar. Isso é feito a partir da média de processos distribuídos nos últimos três anos. Também faremos um estudo sobre a redistribuição de competências, porque pela sistemática atual algumas Varas estariam sobrecarregadas de processos e ouras com déficit. Assumimos o compromisso ainda de fazermos um esforço concentrado para que mais processos sejam julgados. Neste sentido vou demandar junto à Justiça Itinerante para que nas folgas sejam encaminhados para Parnaíba juízes leigos e conciliadores no intuito de reduzir o acervo no Juizado Especial. Outro compromisso que assumimos foi o de publicarmos todas as pautas de audiências dos juízes do Piauí no Portal da Transparência. E por fim, vamos estudar a possibilidade de antecipar a instalação do Processo Judicial Eletrônico (PJ-e) naquela Comarca, que está previsto apenas para o final do ano”, destacou o Presidente Erivan Lopes.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Helicóptero resgata tripulantes de lancha à deriva no Delta do Parnaíba

  • 68b99355-3678-480f-b1aa-cf0f25b14ddd.jpg Divulgação
  • 3459757c-753f-4887-9bf8-b77682334726.jpg Divulgação
  • 8a06675d-b960-4c84-bb89-618cbdb4654d.jpg Divulgação
  • delta.jpg Divulgação

 

Atualização às 12h30

A embarcação foi encontrada por volta do meio-dia e os tripulantes estão sendo resgatados por um helicóptero do Grupamento Aéreo de São Luís-MA. Eles serão levados para Barrerinhas-MA, onde há uma estrutura aguardando eles. A lancha deve ser rebocada posteriormente por um barco maior, provavelmente da Marinha. As informações foram confirmadas pelo major Rivelino Moura. 
 
Atualizada às 11h

O major Rivelino Moura, comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, informou que a embarcação continua à deriva e que foi localizada apenas a possível área em que ela está, no Delta do Parnaíba. Ele disse que barcos tanto do Maranhão quanto do Piauí estão em busca de pistas da embarcação. 

Um dos tripulantes da A lancha NX 250, batizada de 'João e Maria' é o empresário Júnior Campos, que teria saído ontem de Barrerinhas-MA, nos Lençóis Maranhenses com destino ao Porto dos Tatus, em Ilha Grande do Piauí pelo Delta. A viagem duraria cerca de cinco horas, mas até esta manhã não haviam chegado ao destino final. 

Além de Junior Campos, mais dois tripulantes estão na lancha. 

Matéria original modificada

Uma embarcação com três tripulantes está desaparecida desde a tarde de ontem(19) no meio do Delta do Parnaíba. O barco teria saído de Barrerinhas-MA às 11h, com destino ao Porto dos Tatus em Ilhar Grande do Piauí.  

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, major Rivelino Moura, a embarcação de esporte e lazer era para ter chegado por volta das 16 horas em Ilha Grande, como não chegou, amigos começaram as buscas. 

“As informações que nos chegam é que eles foram encontrados no meio do Delta, por volta das 7h às 8h, por uma embarcação pequena e está sendo rebocada até o Porto dos Tatus. Ainda não sei informar se eles estão bem, somente quando chegarem aqui”, declarou major Rivelino Moura.

A embarcação teria sido localizada próxima ao Farol de Atins que é uma região distante da rota comum das embarcações que fazem o percurso turístico da região.

Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Chuva causa alagamentos e rua vira 'piscinão' em Parnaíba

  • 390cc43d-f32d-46ca-98d6-4d908d145eda.jpg Darival Júnior e Portal do Catita
  • 71e5f4c9-0580-43c2-8259-37dae35c6dd2.jpg Darival Júnior e Portal do Catita
  • f062f918-5be3-4fa2-b75a-0de6d4e8753c.jpg Darival Júnior e Portal do Catita
  • 8c5bc720-0033-4d30-8e38-30ebcb47ab4e.jpg Darival Júnior e Portal do Catita
  • a602a5c2-12ba-4423-a24d-30c84e532ecf.jpg Darival Júnior e Portal do Catita
  • 0b2de905-901c-40bf-8908-3ee298f68eec.jpg Darival Júnior e Portal do Catita
  • 1695efe0-2e36-4732-8b9a-54986b022dbb.jpg Darival Júnior e Portal do Catita
  • arvore_006.JPG Darival Júnior e Portal do Catita
  • arvore_007.JPG Darival Júnior e Portal do Catita
  • arvore_011.JPG Darival Júnior e Portal do Catita
  • alagamentos.jpg Darival Júnior e Portal do Catita
  • aguas_de_março_067.JPG Darival Júnior e Portal do Catita
  • aguas_de_março_074.JPG Darival Júnior e Portal do Catita

A chuva começou por volta das 21h e ainda provoca estragos em Parnaíba. A tempestade – que foi intensa - logo alagou pontos críticos da cidade. Em imagens feitas por celular é possível ver a força com que as águas correm  na avenida São Sebastião. Pela manhã, as águas baixaram e deixaram muitos estragos pelas ruas onde passaram.

No bairro Piauí a situação foi pior onde quarteirões ficaram alagados na região do piscinão. A situação é mais crítica, por exemplo no cruzamento das ruas Carpina e Oeiras no Bairro Piauí, a zona mais crítica de alagamentos em Parnaíba.

Foram mais de 4 h de chuva que registraram 120 ml. As 9h da manhã a situação no bairro continua a mesma. Os moradores aumentaram a barreira de proteção das casas que já eram altas. É o caso do casal de aposentados que tem um comércio na região e passaram a noite inteira tentando salvar a mercadoria e no meio da madrugada, na chuva, tiveram que aumentar o tamanho da parede que impede a entrada da água em sua casa.

"Construí porquê senão a água invadia e acabava com tudo. Aqui do jeito que a gente tem os freezers, não podemos trabalhar no comércio. A situação é triste porquê não tem condição da gente viver em um lugar desse", disse a comerciante Lúcia Silva.

Foto de Jota Araújo

No bairro Frei Higino, onde há risco de mais inundações, o Corpo de Bombeiros construiu uma barreira usando areia. "Foram mais de 40 chamados que tivemos no decorrer da noite por conta do índice de chuvas que tivemos para o período. Precisamos usar uma máquina para construir esse dique provisório para que não haja a inundação de casas nas redondezas", explicou o major Rivelino de Moura, comandante do Corpo de Bombeiros da região.

Ainda no Frei Higino, a prefeitura enviou uma equipe da secretaria de Assistência Social e Cidadania para fazer um levantamento das famílias que estão em situação de risco. "Nós estamos preocupados com as pessoas, vamos fazer esse levantamento das famílias em risco, das que precisam ir para o abrigo e das que precisam dessa assistência", disse a representante da Secretaria.

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, convocou uma reunião de emergência para tratar de mais de doze pontos iminentes de alagamentos.

Reportagem de Darival Júnior
Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Mão Santa entrega aos parnaibanos 2 novos Postos de Saúde

O prefeito  Mão Santa, juntamente com o Secretário Municipal da Saúde, Valdir Aragão, entregam nesta sexta-feira à população parnaibana, dois novos postos de saúde.

Um dos Postos de Saúde está localizado na Rua Afonso Pena, nº 1057, em frente à APAE de Parnaíba e terá o nome do médico piauiense falecido recentemente, Antônio Dib Tajra. “Ele, (Dr. Dib Tajra) sem dúvida está na história da Medicina do Piauí. Em mais de 50 anos de carreira, o cirurgião participou de grandes marcos da trajetória da saúde no Estado, como a criação dos Hospitais Casamáter e Hospital Santa Maria, este último esteve sob o seu comando por muito tempo. Dr. Dib Tajra foi responsável por importantes marcos na evolução dos serviços médicos oferecidos no Piauí, como, por exemplo, a primeira UTI da cidade de Teresina e realizando cirurgias pioneiras, como as de transplantes renal e cardíaco”, justificou Mão Santa.

Quanto ao Posto da Baixa do Aragão, que recebeu o nome “Adaltro Parentes Sampaio”, em homenagem a um grande farmacêutico parnaibano, foi construído na gestão do ex-prefeito Florentino Neto, com recursos do Governo Federal.  “Lá haviam roubado tudo: portas, pias, sanitários, até o forro caiu e tivemos que refazer tudo para poder entregá-lo à população. O posto funcionará de forma completa, com médicos, enfermeiros, técnicos, atendente de regulação, dentista, etc. Os moradores da Baixa do Aragão já sofreram muito com a ausência de uma unidade de saúde na localidade porque eles tinham que sair de lá para irem para outros bairros e isso já dificultava bastante para eles. Agora tudo será diferente”, pontuou o secretário de saúde de Parnaíba, Valdir Aragão.

As inaugurações estão marcadas para às 17 horas: inicialmente o Posto de Saúde “Dib Tajra” e, em seguida, o da Baixa do Aragão. 

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores