Cidadeverde.com

Motorista perde controle de caminhonete e bate em árvore em Parnaíba

Por Adriana Magalhães e Darival Júnior

O condutor de uma caminhonete perdeu o controle do veículo e bateu contra um árvore na cidade de Parnaíba. O acidente aconteceu nesta sexta-feira (15) na Avenida Capitão Claro, por volta das 15h30. O condutor e uma passageira do veículo ficaram feridos.

No momento do acidente a pista estava molhada. A caminhonete colidiu lateralmente com a árvore. A passageira do veículo precisou ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e foi encaminhada ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), queixando-se de dores no corpo. Equipes do Corpo de Bombeiros também enviaram viaturas para o local.

O motorista sofreu um corte na cabeça. 

Jovem grava "grau" próximo à delegacia, desafia polícia e tem moto apreendida

 

 

Por Graciane Araújo

Policiais da Delegacia Seccional de Parnaíba apreenderam a moto de um entregador de delivery utilizada comumente para praticar manobras acrobáticas, conhecidas como grau, em plena via pública. Em um dos casos, ele cometeu o crime de trânsito próximo à delegacia de Parnaíba, no litoral do estado, e ainda postou vídeo nas redes sociais desafiando as autoridades policiais com a seguinte legenda "desacato total". 

"Ele postava vários vídeos empinando moto, inclusive, próximo à delegacia e uma escola infantil e, neste dia, ainda escreveu na legenda 'desacato total', possivelmente em alusão ao ato dele estar cometendo crime próximo à delegacia. De posse das imagens e após investigação, conseguimos o endereço dele e pedimos a apreensão da moto", explica o delegado Ayslan Magalhães. 

O crime de trânsito mais recente e registrado ocorreu em dezembro de 2023. Em julho, do ano passado, ele também foi flagrado empinando moto. 

A apreensão foi realizada, nesta quarta-feira (13) e não coube prisão, pois não havia mais flagrante. 

O suspeito mora na cidade de Buriti dos Lopes, também ao Norte do Piauí, e trabalha como entregador de delivery em Parnaíba, cidade onde as imagens foram gravadas. 

"A Polícia Civil informa que a prática do conhecido “grau” em vias públicas é crime de trânsito e não irá admitir tais demonstrações na cidade, em especial, próximo às instituições policiais. O que demonstra total menosprezo pelas leis de trânsito e pelos órgãos policiais", enfatiza o delegado. 

Vídeo: ressaca marítima atinge bares e estabelecimentos no litoral do Piauí

As praias do litoral do Piauí registraram neste último final de semana a invasão de ondas em bares e estabelecimentos localizados na faixa de areia do mar. Populares gravaram o fenômeno conhecido como ressaca marítima.

O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, destacou que as mudanças climáticas potencializam o fenômeno.

“Em contexto de mudanças climáticas e até mesmo de El Niño, esse fenômeno pode ser potencializado, como nós observamos no litoral piauiense nos últimos dias. A condição térmica do Atlântico tropical está bastante majorada, uma anomalia positiva de temperatura que faz com que as condições de pressão e mesmo as condições de circulação atmosférica sejam profundamente alteradas, mas é importante computar que a condição topográfica, ou relevo submarino do nosso litoral contribui também para a intensificação dessas ressacas”, explica.

Werton Costa também faz um alerta para os banhistas e navegantes quando o mar estiver nessa condição.

“Geralmente elas ocorrem na fase outonal, ou seja, quando se aproxima da transição de março para abril, e essa condição térmica majorada deve continuar a influenciar positivamente a formação desses fenômenos, que são bastante arriscados para a navegação e principalmente para os banhistas”, acrescentou.

 

 

Salão do livro de Parnaíba(Salipa) ocorrerá em abril na UFDPar

Foto: UFDPar

Representantes da Universidade Federal do Delta do Parnaíba e da Fundação Quixote estiveram reunidos para firmar parceria que viabilizará a realização do 9º Salão do Livro de Parnaíba o Salipa.

Foto: UFDPar

Na oportunidade, também aconteceu visita técnica para planejamento do evento na UFDPar. Durante reunião na Universidade Federal do Delta do Parnaíba, as instituições parceiras dialogaram sobre a proposta de programação, estrutura e período de realização do evento, que está previsto para acontecer de 17 a 19 de abril.

Sobre o Salipa

O evento foi criado no ano de 2009, tendo sua última edição realizada em 2022, no Complexo Cultural Porto das Barcas, onde foi homenageado o poeta e ficcionista Everaldo Moreira Véras. O SALIPA foi inspirado no Salão do Livro do Piauí (SALIPI), se constituíndo em um espaço aberto às mais diversas manifestações culturais: literatura, história, fotografia, música, teatro, artes plásticas, dança, feira de livros. Todas as edições alcançaram um grande público, formado principalmente por escritores, artistas, estudantes e professores que prestigiam uma programação que conta com palestras, lançamentos de livros, além de bate-papos literários e atrações culturais.

Com informações de blog do bsilva e UFDPar

Bebida com maconha e 'cédula de R$ 420' são apreendidos durante operação em Parnaíba

Foto: Reprodução/ FICCO/PI

Por Marina Sérvio 

Uma garrafa com cachaça e maconha e uma montagem de uma cédula de R$ “420” foram alguns dos materiais apreendidos durante a Operação Guarda-Costas que aconteceu na manhã desta quinta-feira na cidade de Parnaíba (a 337km de Teresina), litoral do Piauí. 

A ‘bebida’ era supostamente para uso pessoal e não comercialização e chamou atenção dos policiais pela mistura inusitada. Segundo o delegado Ayslan Magalhães, da Segunda Divisão de Tráfico de Parnaíba, foi a primeira vez que uma apreensão como essa aconteceu na região. 

Já a montagem da cédula é uma alusão ao uso de maconha.

“420 é uma referência ao horário 4h20, momento estabelecido pelos usuários para uso de drogas. Antigamente, durante a madrugada, mas agora estão usando também as 16h20. Essa montagem é uma forma de apologia deles ao uso de entorpecente” descreve p delegado Ayslan. 

Tanto a garrafa com a bebida alcoólica como a montagem, foram encontradas na casa de um dos alvos da operação que tinha um mandado de prisão em aberto. O suspeito, que não teve o nome revelado, usava uma peixaria no bairro Nova Paraíba para disfarçar a comercializar de entorpecentes. 

Na casa do homem, que fica por trás do ponto comercial, a polícia encontrou uma quantidade significativa de maconha, aparentemente ‘skank’, uma versão mais forte da droga, guardada dentro de uma geladeira. O suspeito não tinha passagem pela polícia.

Foto: Reprodução/ FICCO/PI

“No caso dele vai responder por tráfico, associação para o tráfico e organização criminosa, que já havia mandado de prisão, ao encontrarmos o material na residência ele ainda responderá pelas autuações em flagrante” afirma o delegado.

Além da quantidade maior guardada no eletrodoméstico, a polícia localizou várias porções de maconha separadas para comercialização. 

Ao todo seis pessoas foram presas com mandados de prisão e duas continuam foragidas.

Foto: Reprodução/ FICCO/PI

Operação Guarda-Costas 

Um homem que não teve a identidade revelada foi preso hoje (07) em Parnaíba durante a Operação Guarda-Costas por envolvimento direto no assassinato do analista judiciário do estado do Ceará, Haroldo Ximenes Júnior, de 53 anos, que foi morto dia 31 de outubro de 2023.

Em dezembro do ano passado, Adeilson do Amaral de Sousa, conhecido como "Kiko", de 35 anos, foi preso em Teresina apontado como líder de um grupo criminoso e investigado pela morte do analista e também por ter dado a ordem para outra execussão, dessa vez do inspetor da Polícia Civil do Ceará, Glicelio Felix de Almeida, de 41 anos. Os investigados da operação que acontece hoje fazem parte da cúpula desta mesma organização criminosa.

A Operação Guarda-Costas foi deflagrada nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (07) pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PI), contra o crime organizado e lavagem de dinheiro. No total, a polícia deu cumprimento a 14 mandados judiciais.

Preso em Operação Guarda-Costas tem envolvimento na morte de analista judiciário do Ceará

Foto: Ascom PF 

Por Marina Sérvio e Rebeca Lima 

Um homem que não teve a identidade revelada foi preso hoje (07) em Parnaíba durante a Operação Guarda-Costas por envolvimento direto no assassinato do analista judiciário do estado do Ceará, Haroldo Ximenes Júnior, de 53 anos, que foi morto dia 31 de outubro de 2023.

Em dezembro do ano passado, Adeilson do Amaral de Sousa, conhecido como "Kiko", de 35 anos, foi preso em Teresina apontado como líder de um grupo criminoso e investigado pela morte do analista e também por ter dado a ordem para outra execussão, dessa vez do inspetor da Polícia Civil do Ceará, Glicelio Felix de Almeida, de 41 anos. Os investigados da operação que acontece hoje fazem parte da cúpula desta mesma organização criminosa.

A Operação Guarda-Costas foi deflagrada nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (07) pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PI), contra o crime organizado e lavagem de dinheiro. No total, a polícia deu cumprimento a 14 mandados judiciais, sendo oito de prisão temporária e seis de busca e apreensão.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações tiveram início em dezembro de 2023, com a prisão de "Kiko" e apreensão de um fuzil em Parnaíba, depois do compartilhamento de informações entre a FICCO/PI e a Polícia Civil do Ceará. 

Os trabalhos investigativos apontam indícios de crime de lavagem de dinheiro, como a utilização de terceiros para o registro de patrimônio obtido com recursos provenientes do crime.

Ainda segundo a PF, o foco dessas ações é a prevenção e a repressão à criminalidade violenta, particularmente no combate às facções criminosas, ao tráfico de drogas e armas, aos delitos de furto, roubo e receptação de cargas e valores, à lavagem e ocultação de bens, direitos e valores e demais crimes conexos, nos termos da legislação penal.

A Polícia Federal reforça que denúncias sobre atuação de facções criminosas, foragidos da Justiça, tráfico de drogas e outros crimes podem ser encaminhadas, de forma anônima, ao endereço eletrônico: bit.ly/denunciapcphb.

A operação é realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Piauí - FICCO/PI, composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Polícia Rodoviária Federal do estado, e se baseia no modelo cooperativo, no qual trabalham de forma integrada vários profissionais que compõem mais de um órgão do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

 

 

Dois homens com tornozeleira eletrônica são encontrados mortos em Parnaíba

Foto: Reprodução

Por Roberto Araujo

Dois corpos foram encontrados na tarde desta terça-feira (5) em diferentes locais na cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí. Um dos crimes ocorreu ainda nesta terça. O outro, se trata de um corpo que foi encontrado já em estado de decomposição.

Morte na rua de triplo homicídio

O corpo de Danilo Rocha da Silva, conhecido como Chefinho, foi encontrado pela Polícia Militar por volta das 15h40 desta terça-feira (5) em uma casa no bairro Planalto Motesserrat, em Parnaíba. De acordo com a Polícia Militar, o crime foi na rua onde ocorreu uma chacina que deixou três mortos em Parnaíba em setembro de 2023. A PM informou que ele era suspeito de envolvimento neste crime.

Segundo as informações da Polícia Militar, moradores avisaram que ouviram disparos de arma de fogo. Ao adentrar à casa, foi encontrado o corpo de Danilo já sem vida. A Polícia Civil está investigando as circunstâncias do crime.

Outro corpo encontrado em Parnaíba

Também na tarde desta terça (5), o corpo de um homem identificado como Francisco Igo de Lima Pinho foi encontrado em uma área de mata na região do bairro Nova Parnaíba. 

A Polícia Militar informou que foi acionada após uma pessoa avistar o corpo, que estava em estado avançado de decomposição. A vítima fazia uso de tornozeleira eletrônica.

Médico de Parnaíba morre eletrocutado ao tentar salvar homem de descarga elétrica

  • 1.jpg Reprodução/ Internet
  • 2.jpeg Reprodução/ Internet
  • 3.jpeg Reprodução/ Internet

Por Adriana Magalhães

O médico ortopedista, Dr. José Osvaldo Gomes dos Santos, de 63 anos, morreu eletrocutado na noite desta segunda-feira (4) em Parnaíba.

O acidente aconteceu em um bar, que fica próximo de uma fazenda de propriedade do médico no litoral piauiense.

Testemunhas informaram à equipe do 2º Batalhão da Polícia Militar (BPM), que o médico tentou salvar um homem que sofreu uma descarga elétrica na bomba de um poço. O médico teria tocado na vítima e, também, recebeu a descarga.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamada para socorrer as vítimas. O médico morreu no local e o homem que ele tentou salvar foi socorrido com vida e encaminhado ao Hospital Regional de Parnaíba. Não há informações atualizadas sobre o seu estado de saúde.

O Conselho Regional de Medicina (CRM) e o Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí emitiram nota lamentando a morte do médico. O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), também, publicou nota lamentado o falecimento de Dr. Osvaldo.

Carro dos Correios é atingido por caminhonete e capota em Parnaíba; motorista ficou ferido

Por Roberto Araujo

Um carro dos Correios, do modelo furgão, capotou após ser atingido em cheio por uma caminhonete no cruzamento das ruas Ozias Correia e  Valdemar Justo do Nascimento no bairro Reis Veloso, em Parnaíba, na tarde desta segunda-feira (4). O motorista do carro dos Correios teve escoriações leves. Ele foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levado para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) para fazer exames.

De acordo com informações da Companhia de Trânsito da Polícia Militar, o acidente se deu em um cruzamento de duas ruas de areia em uma área de mato alto, onde a visibilidade é complicada. A caminhonete acertou em cheio o veículo dos Correios, que capotou com a força do impacto. 
 
"Ele disse que vinha normal, tranquilo, é porque lá é um cruzamento que não é confiável, de areia, a pessoa confia que não vai vir outro carro e ai passa ligeiro, foi mais ou menos isso que aconteceu", disse o sargento Rafael ao Cidadeverde.com.

Na caminhonete, além do motorista, vinha um passageiro. Nenhum dos dois teve ferimentos.

Flaviana Veras e Daniel Jackson são nomes cotados para ser vice de Dr. Hélio

 

Por Yala Sena

O grupo de Dr. Hélio (MDB), pré-candidato a prefeito de Parnaíba, anuncia até o final do mês o nome para a vaga de vice na chapa majoritária. 

Entre os nomes cotados para serem vice está o vereador Daniel Jackson, presidente da Câmara de Parnaíba e a assistente social Flaviana Veras, esposa do deputado federal Florentino Neto (PT).

Dr. Hélio, que participou do aniversário do ministro Wellington Dias nesta segunda-feira (4) disse que está aberto para dialogar com todas as forças políticas da cidade.  

“Estamos conversando com todas as pessoas que se dispõem a dialogar conosco. Não temos porta fechada com ninguém e vamos continuar buscando o diálogo e mostrando que Parnaíba pode viver um novo momento em um ambiente de parceria e harmonia”, disse. 

O pré-candidato disse que conseguiu o apoio de nove vereadores dos 17 existentes na Câmara de Parnaíba. 

“Todo dia estamos conversando com expectativa muito favorável. Estamos mostrando que temos um projeto e parceria positivo com o governador Rafael Fonteles e o presidente Lula. Conseguimos o apoio dos nove vereadores dos 17  e temos a felicidade de ter apoio declarado do deputado federal Florentino Neto e o suplente de deputado Wilder Morais”. 

 

Posts anteriores