Cidadeverde.com

Mãe dá à luz dentro de ônibus enquanto ia para consulta de rotina

Foto: Rodrigo Rodriguez

Socorristas do Samu logo após o parto. Os lençóis tiveram que ser improvisados pois a mãe não esperava o nascimento da filha hoje

Uma mãe deu à luz dentro de um ônibus que fazia linha de Cajueiro da Praia à Parnaíba, no litoral do Piauí.O enfermeiro do Samu Flaviano Aragão conta que a mulher estava indo para uma consulta de rotina para saber como estava a gestação quando o bebê apressadinho resolveu nascer. 

O caso ocorreu na manhã desta quarta-feira (18) em frente à base do Samu em Parnaíba. Segundo o enfermeiro o parto durou no máximo 15 minutos. 

"Quando o motorista estacionou próximo à base do Samu, ela já estava em trabalho de parto. Eu estava saindo do meu plantão e fui lá ver o que estava acontecendo. Ao entrar no ônibus, o bebê já estava com a cabeça para fora e auxiliamos. Trouxeram um kit de parto, cortamos o cordão umbilical e pronto. Entre 10 e 15 minutos já estavam todos bem", conta o enfermeiro. 

Ele conta que a mãe- identificada como Cibele Paulino da Silva- estava bem, mas preocupada pelo parto repentino. Nos cálculos dela, a filha só nasceria em janeiro. 

Foto: Rodrigo Rodriguez

Bebê veio ao mundo saudável e é o segundo filho de Cibelle

"Ela ficou muito preocupada porque não estava esperando que o bebê nascesse assim. Era só uma consulta de rotina", conta Flaviano Aragão que disse que "ganhou o dia". 

"Era mais um dia comum e acabei ganhando o dia por ter ajudado uma criança a vir ao mundo", disse o enfermeiro que este ano também participou de outro atendimento inusitado: uma idosa que desmaiou durante uma festa surpresa de aniversário. 

Fotos: arquivo pessoal

Mãe ao lado do enfermeiro do Samu que estava saindo do plantão e resolveu ficar para ajudar no parto

O superintendente do Samu em Parnaíba, Paulo José dos Santos, conta que mãe e filha foram levadas ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda). 

"Foi a terceira vez que passei por uma situação como essa. A gente fica nervoso e ao mesmo tempo alegre, com vontade de chorar por se tratar de uma vida que veio ao mundo", concluiu Santos. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Parnaíba atrai investidores e ganha indústria de materiais de kitesurf

Com ventos favoráveis o ano inteiro e águas tranquilas, o município de Parnaíba, localizado na região Norte do Estado, é privilegiado, assim como todo o litoral piauiense. Procurada não apenas por turistas que desejam descansar e aproveitar o melhor que a cidade oferece, Parnaíba tornou-se um ótimo local também para quem pratica o kitesurf.

Mas além de oferecer condições perfeitas para quem é adepto dessa atividade, o município oferece ainda, condições para quem deseja investir ou ampliar os investimentos nessa área, como é o caso da empresa Aqua Dynamics, principal fabricante de esportes de ação do mundo, que escolheu Parnaíba para instalar uma filial da empresa, que produzirá:  pipas de kitesurf, barras, paragliders, gliders, parapentes, tendas infláveis, spyder tendas, pranchas twin tips, pranchas de Surf e pranchas kite wave, gerando emprego e renda e alavancando a economia do município e de municípios vizinhos.

Vendo o Piauí como um estado com elevado potencial produtivo para esportes marítimos, a Aqua Dynamics contempla um horizonte de 60 meses para sua implantação estabilizada, dividida em três fases de implantação, onde a primeira corresponde ao período 2020/2021 com a produção inicial de 900 equipamentos de kitesurf (pipa), 600 barras de kitesurf e 110 parapentes. A segunda fase vai de 2021 a 2022, onde o principal objetivo é o projeto social desenvolvido junto a crianças e adolescentes, com o objetivo de melhorar a vida desses, agregando valores como: esporte, cultura, educação e atividades que ajudam a inserir os jovens na sociedade com responsabilidade. E por fim, a terceira fase, que corresponde de 2022 a 2023, onde o intuito é expandir as instalações e contratações de novos funcionários.

Segundo o Gestor de Desenvolvimento de Negócios da Aqua Dynamics, Pedro Fontenele, a escolha do Piauí para a implantação da fábrica, se deu graças as potencialidades que o Estado possui e que atenderam aos requisitos propostos pela empresa. “Vimos no Piauí, um lugar com um potencial elevado para a produção de esportes marítimos, justo aquilo que produzimos. Aqui, fomos recebidos de braços abertos e temos grandes planos para o Estado. Contamos com um planejamento estratégico que deverá ser executado em três fases a fim de cumprirmos com o que foi proposto desde o início. Ao final, nossa intenção é produzir em torno de 3.500 equipamentos somente de kitesurf”, disse Pedro.

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico, Igor Néri, a vinda da empresa para o Piauí é sinônimo de crescimento e, consequentemente, mais desenvolvimento para o Estado. “A frente da secretaria, nossa intenção é despertar o interesse das empresas para que, cada vez mais, invistam no Piauí, que é rico não apenas em belezas, mas em potencialidades também. Potencialidades essas que, se exploradas corretamente, alavancam o crescimento e o desenvolvimento do Estado. Nosso objetivo é receber bem todos aqueles que nos procuram, desburocratizar o que estiver ao nosso alcance e darmos o nosso máximo para que tudo saia como o planejado. A vinda da Aqua Dynamics sem dúvidas, é algo para somar. E ficamos felizes e com o sentimento de dever cumprido em ver que mais uma empresa nos escolheu”, falou Igor.

A previsão é de que as atividades da empresa comecem agora em 2020, dando início ao cumprimento da primeira fase proposta pelo projeto.

Kitesurf

No Piauí, a prática desse esporte começou ainda em 2000 e a cada ano que passa, vem atraindo novos adeptos. No kitesurf, o praticante utiliza uma prancha com uma estrutura de suporte para os pés, com uma pipa presa a cintura. O kitesurfista, nome dado a quem pratica a atividade, fica em cima da prancha sobre a água que é impulsionada e levada pelo vento.

 Da Redação
[email protected]

 

 

 

 

 

Foragido do Distrito Federal é preso após agredir a companheira no Piauí

Foto: jornal da parnaiba

No fim da noite desta segunda-feira (09), por volta das 21h30, a Polícia Militar prendeu um homem identificado como Adbe Nunes da Cunha, 27 anos.  Ele é acusado de violência doméstica, falsificação de documento público, além de haver um mandado de prisão em seu desfavor, devido à prática de tráfico de drogas no Distrito Federal. O caso aconteceu na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. As informações são do Portal Costa Norte.

O foragido da justiça foi preso por uma guarnição comandada pelo cabo J. Ribamar, após denúncia de agressão contra a companheira. Adbe Nunes da Cunha era foragido da justiça quando se aproveitou da saída temporária da cadeia pública e usava o nome falso, conforme consta na carteira de identidade falsa, sendo Patrick da Silva Lelis.  

No entanto, sua falsidade ideológica foi descoberta. De acordo com o agente de Polícia Civil, Sílvio Ribeiro, a Justiça do Distrito Federal deverá decidir sobre o acusado.

Com informações Jornal da Parnaíba

Usuário de drogas denuncia suspeito de tráfico no Piauí

Foto: reprodução

Durante o policiamento ostensivo em Parnaíba (PI), uma guarnição da Polícia Militar, comandada pelo sargento Farlon Machado, tendo como patrulheiros os cabos Sobrinho e Zé Maria, abordou um indivíduo, por volta das 06h, com posse de pequena porção de maconha. Questionado sobre a aquisição, informou que foi à Rua José de Ribamar Barbosa de Sousa, Bairro São Vicente de Paula, e que o tráfico era intenso na casa mais adiante. Chegando ao local, o responsável pela casa delatada, o Sebastião da Conceição Teodoro, de 34 anos, se apresentou nervoso e permitiu a entrada dos policiais, que fizeram uma revista.

Foi encontrada uma sacola com nove porções de maconha, uma porção prensada, 38 porções de cocaína, R$ 50,00 em dinheiro trocado. Ao verificarem o teto foram encontradas duas balanças de precisão, uma caixa de Rivotril com aproximadamente 40 comprimidos e sacos de picolé para embalagem do entorpecente. “Sebastião acabou confessando a traficância e que estava no negócio ilícito há pouco mais de cinco meses”, informou o sargento Farlon Machado. Sebastião da Conceição Teodoro foi apresentado na Central de Flagrantes acusado de tráfico de drogas.

Foto: reprodução


com informações: blog do pessoa

Semar lança projeto de educação ambiental para preservação da Lagoa do Portinho

Foto: reprodução

Desde julho, a Lagoa do Portinho, localizada entre os municípios de Parnaíba, Luís Correia e Bom Princípio tornou-se uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE).  Uma ARIE é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, que tem por objetivo preservar os ecossistemas naturais de importância regional ou local e, ao mesmo tempo, regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza.

Com características naturais extraordinárias, a Lagoa do Portinho tem quase nenhuma ocupação humana, totalizando uma área aproximada de 3.731,7916 hectares. A área de pequena extensão abriga exemplares raros da biota regional. 

Pensando em fortalecer a preservação do meio ambiente e em compartilhar conhecimentos para que haja uma integração equilibrada das múltiplas dimensões da sustentabilidade - ambiental, social, econômica - o Escritório Regional da Semar de Parnaíba vem trabalhando desde outubro o projeto “Nossa Lagoa, preservando a Lagoa do Portinho”. 

“A lagoa já passou por situações de diminuição do nível d’água e rápido avanço das dunas. Após o reabastecimento de água atual, houve um aumento do fluxo de banhista, bem como o turismo e o comércio local. Aproveitamos esse momento para implementarmos essa ação que integra a comunidade, comercio local e o turista”, explica Helana Mesquita, técnica da educação ambiental do escritório regional da Semar de Parnaíba.  

O público alvo do projeto são os profissionais de saúde que atuam na comunidade, lideranças comunitárias, comerciantes, turistas e alunos das escolas da região. Neste mês de dezembro, já ocorreram três momentos de sensibilização: um na Lagoa do Portinho, o segundo na Escola Municipal Gastão Neves, e outro, ocorrido hoje (5), junto aos empreendedores da Prefeitura de Parnaíba.

No primeiro momento é apresentado a comunidade uma retrospectiva visual da lagoa, sendo, em seguida, apresentado as ações a serem realizadas, que envolvem atividades de mobilização como um concurso de produção artísticas nas escolas, oficinas, palestras e campanhas educativas com produção de cartazes e folders.

“Além das intervenções de foco ambiental, estão previstas ações de propulsão do turismo consciente com instruções e com placas educativas, bem como em relação à economia local, como a implantação da área específica para a comercialização de produtos e serviços”, destaca a secretária Sádia castro.
 
Este projeto conta com a colaboração de instituições como a UESPI, Prefeitura de Parnaíba, Prefeitura de Luís Correia, do Centro de Estadual de Referência em Saúde do Trabalhado (Cerest) e Capitania dos Portos.

Da Redação
[email protected]

Conselho Penitenciário revoga pedido de interdição da penitenciária de Parnaíba

Fotos: Ascom Sejus

O Conselho Penitenciário revogou o pedido de interdição da penitenciária mista Juiz Fontes Ibiapina em Parnaíba (a 318 km de Teresina). A decisão unânime saiu depois de uma inspeção realizada, após as reformas feitas na estrutura da unidade, pelos próprios presos. Em março, o Ministério Público da União (MPF) havia solicitado a interdição do local, baseada em um relatório do Conselho Penitenciário.

O relator do Conselho, o defensor público da União, José Rômulo Plácido, informou que as condições na unidade penal melhoraram o funcionamento das atividades prisionais. 

“Quando a gente fez a inspeção em fevereiro, constatamos condições de calamidade. No entanto, a Secretaria de Justiça está fazendo reformas na unidade e aconteceram melhorias nas celas, nas instalações hidráulicas, e as condições melhoraram, equiparando-se aos outros presídios do sistema prisional”, disse.

Até o momento já foram reformadas duas alas da penitenciária. Os presos que trabalham na reforma possuem a garantia, conforme a Lei de Execução Penal, que a cada três dias trabalhados, um dia é remido de sua pena.
 
Para o Secretário de Justiça, Carlos Edilson, a constatação reflete o trabalho que a gestão tem feito para transformar a realidade da unidade e das rotinas carcerárias do sistema prisional piauiense. “Estamos evoluindo. É claro que ainda não é o ideal, mas estamos buscando mudar a situação de Parnaíba. Atualmente, cerca de 50 presos trabalham, diariamente, na reforma das estruturas da unidade. A unidade, hoje, também está com novos protocolos, que vão desde o acesso à unidade aos procedimentos nos corredores”, pontuou o gestor.

O relatório será enviado à Procuradoria Geral do Estado para serem juntados aos autos de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal que pedia a interdição da penitenciária.

Da Redação
[email protected]

Suspeito de agredir idoso é encontrado morto em penitenciária de Parnaíba

Foto: Google Street View

Nove dias após ser preso suspeito de agredir um idoso com uma barra de ferro, o professor de jiu jitsu Antonio Alberto Araujo de Melo, de 44 anos, foi encontrado morto em uma cela na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, a 335 Km de Teresina.

O detento foi encontrado sem vida na madrugada desta quinta-feira (5) em uma cela isolada do presídio. Segundo a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus), Antônio Alberta estava isolado dos outros presos por apresentar “problemas mentais”. 

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Instituto Médico Legal (IML) esteviveram para periciar e coletar informações iniciais. Em nota, a Sejus informou que abrirá procedimento administrativo para apurar a ocorrência.

Antônio Alberto estava preso provisioriamente à disposição da Justiça na unidade penitenciária. A agressão ocorreu no último dia 26 de novembro no Centro da cidade de Parnaíba. O idoso foi levado a uma Unidade de Pronto Atendimento e o professor conduzido à Central de Flagrantes, onde a prisão em flagrante foi decretada. 

Problemas mentais

Na audiência de custódia realizada no dia 28 de novembro, o juiz da comarca pediu que fosse feito com urgência “laudo por perito psiquiatra, para que aponte a existência de eventual transtorno mental e a necessidade de internação” do professor. 

Para a Justiça, o professor já possuía transtornos mentais e fazia uso de remédios controlados. Na decisão pela prisão preventiva o magistrado recomendou ainda que a Penitenciária devia providenciar uma cela que “não tenha meios que possibilitem o custodiado a suicidar-se, diante de suas declarações na audiência de custódia. Deverá, também, providenciar ou permitir o fornecimento dos medicamentos de que faz uso”. Confira a decisão clicando aqui.

NOTA SEJUS

A Secretaria de Estado da Justiça informa que o detento Antonio Alberto Araujo de Melo foi encontrado morto, na madrugada desta quinta-feira (05), na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba. O fato foi constatado após vistoria da equipe de plantão da unidade. O óbito foi comunicado à Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Instituto Médico Legal (IML), que esteve no local para procedimentos legais acerca do caso. A Sejus também abrirá procedimento administrativo para apurar a ocorrência.

Valmir Macêdo
[email protected]

Cidades do litoral do Piauí terão reforço no abastecimento de água

Foto: Ccom

A Agespisa iniciou na semana passada mais uma etapa das obras da adutora do litoral. A continuidade dos serviços ocorre após liberação de modificações no projeto, junto à Caixa. O investimento vai beneficiar toda a região litorânea do Piauí.

As obras da adutora do litoral são de responsabilidade da Agespisa e do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi). Nesta etapa, a Agespisa vai concluir a implantação de 5.341 metros de uma adutora de água tratada, com tubulação em ferro fundido de 900 mm. Faltam apenas 70 metros para a conclusão. A adutora vai levar água da Estação de Tratamento IV para o centro de reservação Pindorama. Serão mil litros por segundo, viabilizando a distribuição para localidades de Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande.

A obra inclui ainda a implantação de uma adutora de PVC e três estações elevatórias, sendo que uma delas vai atender o bairro Lagoa da Prata e adjacências, em Parnaíba. O investimento nesta etapa da obra é de R$ 4 milhões, com recursos do governo federal e governo do Estado.

 A Agespisa já havia concluído a implantação do sistema de captação e de uma adutora de água bruta de 2.612 metros, em ferro fundido, com capacidade para levar mil litros de água por segundo do sistema de captação para a Estação de Tratamento IV. O valor investido foi de cerca de R$ 11 milhões.

“A conclusão destes serviços vai viabilizar a execução da segunda etapa da obra da adutora do litoral, de responsabilidade do Idepi”, ressalta o diretor de Engenharia da Agespisa, Carlos Augusto Costa.

[email protected]
 

PF faz operação e cumpre seis mandados contra o tráfico no litoral

Foto: Divulgação da PF

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (03), a operação Setentrião, destinada a desarticular grupo criminoso responsável por realizar tráfico de drogas em Parnaíba e região (no litoral do Piauí).

Estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Estadual de Parnaíba, no intuito de realizar a repressão ao tráfico de drogas local. 

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação para o tráfico e tráfico de drogas, cuja pena pode chegar a 15 anos de reclusão.

O nome da operação significa norte, fazendo alusão à repressão ao tráfico na região norte do estado.

Participam da Operação 36 policiais federais do estado do Piauí. 

O delegado Carlos Alberto Nascimento, da PF de Parnaíba, disse ao Cidadeverde.com que o objetivo da operação é colher provas contra traficantes que atuam no litoral do estado. 

Segundo ele, foram apreendidas munições e drogas.

"Estamos cumprindo uma fase da investigação sobre o tráfico de droga na região", disse o delegado. 


Da Redação
[email protected]

Governo anuncia empresa que fará voos na “Rota das Emoções”

Foto: Ccom

O governador Wellington Dias anunciou nesta sexta-feira (29), que a empresa de táxi aéreo Passaredo vai fazer voos ligando as cidades do litoral do Piauí, Maranhão e Ceará que compõem a “Rota das Emoções”. O anuncio foi feito durante solenidade no Salão do Turismo da Rota das Emoções, realizado em Parnaíba.

Segundo o governo, ainda sem a frequência de voos estabelecida, passo que deve ser dado após uma reunião com representantes do movimento hoteleiro e agências de viagem, a Passaredo fará o translado de turistas que estiverem visitando todo o complexo Rota das Emoções, que compreende pontos turísticos cearenses, como a Lagoa do Paraíso, em Jijoca, a Vila de Jericoacoara; a cidade histórica de Parnaíba, as praias paradisíacas de Barra Grande e o Delta do Parnaíba no Piauí; os Lençóis Maranhenses e a cidade de Tutóia, no Maranhão.

“A Rota das Emoções é um lugar especial no mundo. Você imagina Jericoacoara, Camocim, Delta do Parnaíba, Barra Grande, mas tem muito mais do que isso. Cidades históricas como Parnaíba. É um lugar que quem vem ama e o mundo está atrás de novos destinos, lugares que ninguém foi, lugares mais sossegados. O passo agora é ampliar o serviços de voos. Voos na rota das emoções, voos integrando o Piauí com outros estados, em especial os do Sul e Sudeste e esse encontro aqui permite preparar melhor a região para essas novas etapas”, disse o governador.

De acordo com o assessor especial da presidência da agência de taxi aéreo, o objetivo é poder ampliar a atuação até a ilha de Fernando de Noronha, em breve. “Esse vetor é um pouco mais ambicioso, porque ele deve iniciar em Fernando de Noronha, passar por Fortaleza, depois Jericoacoara, Parnaíba e depois Barreirinhas. As frequências com relação a malhas serão discutidas com as agência de viagem, mas o importante é que o passo foi dado”, comemora o coronel Paulo Edson.
A quarta edição do Salão do Turismo da Rota das Emoções é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) dos estados do Piauí, Ceará e Maranhão e segue até sábado (30). O evento reúne agências de viagem, operadoras e representantes do setor hoteleiro para dialogar e gera novos negócios.

Segundo o diretor-presidente do Sebrae Piauí, Mário Lacerda, mais de oito mil pessoas devem passar pela feira até o sábado. “Além das rodadas de negociação, o salão traz palestras, oficinas, encontro com aqueles que tem algo a colocar. Realizamos também um espaço para a comunidade interagir, participar, para os empreendedores da indústria, do comércio e dos serviços ganharem dinheiro e muitas atrações culturais. Em dois dias, já são quase cinco mil pessoas participando. Um sucesso. A expectativa é de mais de oito mil pessoas passem por aqui”, explica.

A Rota das Emoções é um roteiro turístico integrado que reúne 14 municípios do litoral do Piauí, Ceará e Maranhão. Entre os principais atrativos estão os Lençóis Maranhenses (MA), o Delta do Parnaíba (PI) e Jericoacoara (CE).

Hérlon Moraes (Com informações da Ccom)
[email protected]

Posts anteriores