Cidadeverde.com

Parque Zoobotânico é destaque em reprodução de animais em cativeiro

Imprimir

O Parque Zoobotânico de Teresina vem se destacando na reprodução de animais em cativeiro. Em 2014, nasceram no local, mais de 120 animais, entre jibóias, macaco prego, jaguatirica, jabuti e outros. Já este ano, foram registrados nascimentos de jibóia e macaco-prego.

Técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), que atuam no Parque Zoobotânico, destacam que a reprodução em cativeiro de algumas espécies é considerada raridade, tendo em vista condições de estresse, barulho e movimentação nos parques.

Os filhotes dos animais são acompanhados por biólogos e veterinários e requerem cuidados especiais.

"Os cuidados corretos são importantes para reprodução do animal. O manejo nutricional é fundamental para o nascimento das espécies. Os zoológicos que queiram esses animais poderão solicitar, através de processo legal”, afirmou José Renato Uchôa, coordenador do zoológico.

A bióloga explica que a reprodução de animais em cativeiro não é o objetivo maior do Zoobotânico, porém é recebido motivo de orgulho para a equipe do Parque. Após a reprodução é realizado um trabalho de introdução de alguns animais na mata; Outros são destinados, através do processo legal, aos zoológicos que tenham interesse em recebê-los.

“Temos uma reprodução de jaguatirica que é um animal que está ameaçado de extinção. É uma grande vitória e uma grande conquista para nós porque é um animal de difícil reprodução em cativeiro e já conseguimos realizar isso aqui no Parque há algum tempo. É uma vantagem à frente dos demais parques”, ressalta a bióloga Liamara Lopes.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais