Cidadeverde.com

Partidos e coligações poderão ceder carros para transporte de eleitores

Imprimir
  • IMG_0246.jpg Wilson Filho
  • IMG_0237.jpg Wilson Filho
  • IMG_0232.jpg Wilson Filho
  • IMG_0227.jpg Wilson Filho
  • IMG_0202.jpg Wilson Filho

Foi realizada nesta quarta-feira (22) uma reunião com representantes de partidos políticos para orientar como deve ser feito o transporte de eleitores para o segundo turno, que acontece no domingo (26). O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) liberou que partidos e coligações cedam carros para uso da Justiça Eleitoral, mas não autorizou que os mesmos façam o transporte de eleitores por sua conta.

A orientação do desembargador Edvaldo Moura, presidente do TRE-PI, é de que o juiz de cada zona eleitoral requisite os veículos das repartições públicas, para que que estejam a disposição da Justiça Eleitoral e façam o transporte dos eleitores. 

Edvaldo Moura disse ainda que os partidos políticos podem disponibilizar carros para que a Justiça Eleitoral faça o transporte dos eleitores. 

"Nenhum partido ou candidato pode transportar algum eleitor. Essa função só pode ser exercida pela Justiça Eleitoral, com carros oficiais ou cedido pelos partidos e candidatos. Quem desobedecer essa determinação será punido, assim como aconteceu no primeiro turno", alertou o desembargador.

Não há limite para o credenciamento, que pode ser feito até o dia da eleição se o juiz da zona eleitoral entender que há necessidade. O objetivo é reduzir o número de abstenções, prevista em 20% para o Piauí - cerca de 400 mil eleitores.

"Queremos que o eleitor vote como fez no primeiro turno. Para isso o TRE-PI está agilizando o credenciamento de carros. Estamos empenhados em fazer a melhor eleição. Os juízes, os promotores, a corte, os servidores e os mesários estão imbuídos no propósito de fazer o eleitor votar de forma livre e consciente", completou o presidente do TRE-PI. 

Regina Sousa, presidente do diretório estadual do PT, participou da reunião e disse que o transporte legal é importante porque o eleitor tem o direito de exercer a sua cidadania, já que o voto é obrigatório. "Estamos aqui para tentar facilitar a vida do eleitor, já que a abstenção foi grande no primeiro turno e há a tendência de que seja maior no segundo. Solicitamos que o TRE-PI liberasse o transporte público nos municípios e aceitasse que as pessoas coloquem seus carros para credenciar", explicou a petista. O TRE-PI só aceitou que partidos ou candidatos façam o credenciamento. 

Emanuela Pinto (especial para o Cidadeverde.com)
Fábio Lima (da Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais