Cidadeverde.com

Pedra Mole é o bairro da Zona Leste onde mais ocorre violência contra crianças e adolescentes

Imprimir

O mapa da violência contra crianças e adolescentes da Zona Leste de Teresina, referente ao ano de 2014,  será apresentado nesta sexta-feira (24), por membros Conselho Tutelar. De acordo com o Conselheiro Tutelar, Djan Moreira, no ano passado foram registrados 746 casos de violação dos direitos dos jovens, a maior parte, no bairro Pedra Mole, Zona Leste de Teresina. 

O conselheiro explica que, em um ano, houve aumento de 60% no número de registros. A negligência é o tipo de ocorrência mais comum. Em 2013, o Conselho Tutelar acompanhou 474 ocorrências na Zona Leste. 

"A negligência é o abandono, não cuidar da alimentação, da medicação e da higine. Acompanhamos um caso de uma criança de quatro anos que foi internada devido a quantidade de piolho na cabeça que chegou a criar larva", explica Moreira. 

As outras ocorrênciais mais reincidentes são agressões físicas, abuso sexual e evasão escolar. O mapeamento realizado na Zona Leste servirá de embasamento para a elaboração de políticas públicas. 

"Vamos entregar esse relatório ao prefeito, vereadores e juizado da Criança e Juventude  para quando for discutido políticas publicas, seja pensado em ações mais eficazes. O bairro Pedra Mole liderou o ranking nesse mapa pela segunda vez seguida", reitera.

O telefone-através do Disque 100 e do 3233 8841- foi o principal meio de denúncias ao Conselho Tutelar, seguido da visita de familiares e escola. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais