Cidadeverde.com

Pedro II realizará Dia D de combate à Hanseníase nesta quarta (25)

Em alusão ao Da Mundial de Luta contra a Hanseníase, a Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria de Saúde, promove, nessa quarta-feira (25), o “Dia D” de combate à Hanseníase. A mobilização tem o objetivo de orientar a população sobre os sintomas da doença, enfrentar o preconceito e levar atendimento gratuito visando o diagnóstico precoce.

O atendimento será dividido nos turnos manhã e tarde. Durante a manhã, a partir de 7h, os atendimentos serão concentrados nas comunidades Lagoa do Sucurujú, Cristo Rei, Mutirão e Areia Branca. À tarde, as equipes irão atender, a partir de 13h, nos bairros Boa Esperança, São Francisco e Vila Kolping. Os pacientes devem se apresentar munidos com documento oficial de identificação com foto e encaminhamento do sistema de saúde.

A Prefeitura está retomando os atendimentos de rotina no prédio onde funcionava o Serviço de Atendimento à Mulher Vítima de Violência – SAMVVIS, localizada em frente ao Hospital Josefina Getirana Neta.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Tatiana Galvão, o foco principal da mobilização são as pessoas do convívio dos pacientes atendidos entre 2015 e 2016 e com tratamento encerrados. Eles passarão por uma triagem e os casos suspeitos serão encaminhados para uma consulta com o dermatologista.

Tatiana Galvão informa que qualquer pessoa que identificar os sintomas da doença deve buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e zona rural do município . O tratamento é feito por meio de medicamento gratuito, com duração de seis meses. “Se o paciente sentiu esses sintomas deve buscar atendimento na UBS referente ao seu bairro. Lá, o enfermeiro irá encaminhá-lo para realizar exames laboratoriais. Caso confirmada a doença, ele irá receber todo tratamento na sua unidade, lembrando que logo que o paciente inicia seu tratamento ele já não mais transmite a doença”, explica.

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa e tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, no entanto poucos adoecem. A doença atinge pele e nervos periféricos, podendo levar a sérias incapacidades físicas. A hanseníase é uma doença de notificação compulsória em todo o território nacional e de investigação obrigatória. Seus principais sintomas são manchas avermelhadas, amarronzadas ou esbranquiçada na pele, com perda de sensibilidade e falta de força muscular.

Fonte: Secom
cidades@cidadeverde.com

 

Pedro II estende prazo para matrícula nas escolas municipais

 

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que continua aberto o período de matrículas dos alunos do Ensino Infantil, Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2017.

A secretária municipal de Educação, Kelcilene Ribeiro, explica que, mesmo com o fim do período regular de matrículas, encerrado nessa segunda-feira (16), pais e responsáveis ainda podem garantir uma vaga nas escolas do município. “Se alguém ainda não se matriculou, pedimos que procure logo a escola municipal mais próxima da sua casa. Estamos otimistas de que vamos conseguir aumentar a quantidade de alunos para este ano de 2017. O objetivo é que ninguém fique fora da escola, por isso garantimos que ninguém vai voltar para casa sem matricular o filho”, orienta.

As aulas estão previstas para serem iniciadas no dia 6 de fevereiro, logo após a realização da semana pedagógica, que acontecerá entre os dias 30 de janeiro e 05 de fevereiro. “Já estamos trabalhando na organização da semana pedagógica, quando iremos trazer profissionais de todas as áreas para reforçar a preparação dos nossos docentes para o novo período letivo. A intenção é oferecer suporte para que esses professores estejam em sala de aula já no dia 6 de fevereiro e focados na melhoria do aprendizado dos estudantes”, diz.

De acordo com a gestora, nesse período que antecede o início do ano letivo, a Prefeitura está providenciando os ajustes necessários para dar estrutura às escolas. Algumas unidades de ensino estão passando por retelhamento, reestruturação das cantinas e reparos na pintura. Outras deverão passar por uma reforma mais completa por estarem em condições precárias de funcionamento.

“Já conversamos com o prefeito Alvimar Martins e ele já autorizou os reparos onde o problema está mais gritante. Quanto à parte pedagógica, constatamos que haviam muitos professores contratados sem concurso, alguns deles apenas com o Ensino Médio e sem a qualificação adequada. É uma situação bem difícil, mas estamos trabalhando a todo vapor para que tudo seja resolvido e as escolas estejam com um quadro de professores adequado e em plenas condições de funcionamento”, finaliza a secretária


Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

 

Pedro II: mutirão é realizado para regularizar coleta de lixo

A Prefeitura de Pedro II está regularizando a coleta de lixo, que durante algumas semanas esteve com os serviços interrompidos ou irregulares em vários bairros do município. A operação de coleta teve início nas regiões onde frequentemente há acúmulo de lixo e entulhos e deve chegar a todos os bairros até que o serviço seja inteiramente normalizado.

A partir da próxima semana, os carros de limpeza estarão na Vila Kolping, Centro da Cidade e nos bairros vizinhos. A prioridade são as regiões com maior circulação de pessoas, próximo aos edifícios e prédios públicos, Centro Histórico e comercial, além de regiões em que há Unidades de Saúde.

O prefeito Alvimar Martins explica que a empresa retomou a coleta de lixo após negociação com a nova gestão. “Estamos trabalhando desde o dia 1° de janeiro para que não aconteça o que aconteceu no fim do ano passado, quando havia lixo espalhado por toda a cidade. Já conversamos com a empresa de limpeza e estamos fazendo o possível para minimizar os transtornos decorrentes da falta de coleta urbana, cuidando para que nenhuma área fique desassistida”, explica o prefeito.

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura de Pedro II convoca servidores para recadastramento

A Prefeitura de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Administração, realizará, entre os dias 06 e 14 de janeiro, o recadastramento obrigatório dos servidores efetivos dos órgãos e autarquias do Executivo Municipal. O objetivo é atualizar o banco de dados do quadro de pessoal e funcional dos órgãos e entidades.

A convocação foi feita através do Decreto n° 45/2017, assinado pelo secretário municipal de Administração, José Marques Viana Neto. De acordo com o prefeito Alvimar Martins, o recadastramento vai melhorar o planejamento das ações que serão executadas em sua gestão. “Nossa intenção é manter o banco de dados atualizado de forma a facilitar nosso planejamento de gestão, bem como viabilizar o exercício de uma administração eficiente, transparente e responsável. Além disso, é preciso conhecer quem é nosso servidor para que possamos modernizar e valorizar a carreira do servidor”, explica o prefeito.
 
Para realizar a atualização cadastral, o servidor deve se dirigir à Unidade Escolar José Teixeira Santos, localizada na Praça Domingos Mourão Filho, S/N, Centro de Pedro II. O atendimento será realizado de 8h às 12h e de 14h às18h, inclusive aos sábados.
 
Em caso de dúvidas, o servidor deve procurar a Secretaria de Administração do Município ou a Gerência do órgão em que é lotado. O servidor que não se cadastrar no prazo estabelecido pelo edital terá o pagamento suspenso até a realização da atualização no órgão de origem.
 
O servidor que, em razão de doença, estiver impossibilitado de efetuar o recadastramento deverá apresentar-se à Comissão Municipal de Recadastramento e apresentar justificativa e documentação comprobatória, no prazo de cinco dias, a contar do término do período de recadastramento, a fim de regularizar sua situação cadastral.
 
No ato do recadastramento, o servidor deve apresentar cópia em xérox dos seguintes documentos:

- 01 foto 3x4;
- Documento de identidade reconhecido legalmente em território nacional, com fotografia;
- Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição;
- Cadastro Nacional de Pessoa Física – CPF;
- Certificado de Reservista ou dispensa de incorporação, se do sexo masculino;
- Comprovante de residência atualizado;
- Carteira de Habilitação (se motorista);
- Certidão de Curso de 1º Grau;
- Certidão de casamento, quando for o caso;
- Certificado ou Diploma de Curso do 2º Grau e/ou Nível Superior;
- Documento de identidade reconhecido legalmente em território nacional, com fotografia, ou certidão de nascimento dos dependentes legais, se houver, e documento que comprove legalmente a condição de dependência;
- Cartão de vacinação dos filhos menores até 06 anos, se for o caso;
- Cartão de vacinação dos filhos menores até 06 anos, se for o caso;
- Comprovante de escolaridade dos dependentes até 14 anos, se for o caso;
- Certidão de nascimento dos filhos quando houve;
- Comprovante com número do PIS/PASEP (que não seja contracheque);
- Comprovante de conclusão de Especialização, Mestrado ou Doutorado;
- Três últimos contracheques;
- Portarias/Decreto de nomeação e Termo de Posse.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Mulher é presa suspeita de tentar asfixiar neta de 1 ano em Pedro II

Francisca Florentino, 56 anos, aposentada, está presa na cidade de Pedro II (195 km de Teresina) suspeita de tentar asfixiar a própria neta, de um ano e seis meses. O conselheiro tutelar da cidade, Francisco Aguiar, informou que a suspeita estava alcoolizada e tentou agredir os conselheiros que foram verificar a situação. 

Segundo ele, quando os conselheiros chegaram à residência, a mulher tentou agredi-los, atirando uma caixa de som contra eles. Ele atribiu o comportamento ao consumo excessivo de álcool. A informação de vizinhos é de que a mulher saiu de casa por volta das 16h e retornou às 18h30, embriagada. 

Ao chegar em casa, a mulher chamou as crianças, que não a atenderam. Ela então teria segurado a criança pelo pescoço e a levantado do chão, tentando asfixiá-la. Uma vizinha teria então recolhido a menina.

Francisco e seu colega José Roberto foram acionados pelos agentes de saúde da cidade, que souberam da agressão. Vizinhos testemunharam a cena e estranharam o comportamento da avó, que é quem mantém a neta, mais três crianças e a própria filha, que sofre de problemas mentais. 

"As pessoas não acreditaram, porque ela é quem faz tudo na casa, sustenta, cuida das crianças e é muito ligada a essa menina, que é a mais nova", informou. 

A mulher foi detida pela polícia militar e encaminhada à delegacia da cidade, onde permanece detida. Ela não falou sobre a ocorrência. Francisco informou que a menina foi levada ao hospital e não sofreu lesões graves.

 

Maria Romero
redacao@cidadeverde.com

Escolas municipais de Pedro II realizam matrículas até 16 de janeiro

As matrículas nas escolas da Rede Pública Municipal de Pedro II para o ano letivo de 2017 serão realizadas até o dia 16 de janeiro, na sede e na zona rural do município. Crianças, jovens e adultos podem ser matriculados nas seguintes modalidades de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para efetuar a matrícula de alunos novos na Educação Infantil e Ensino Fundamental, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou a carteira de identidade (original ou fotocópia), comprovante de nascimento, cartão de vacinação, cartão do Bolsa Família, cartão do SUS e identidade e CPF dos pais ou responsáveis.
 
O prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, destaca o esforço das equipes da rede municipal de ensino para garantir que todas as crianças tenham educação de qualidade. “Queremos sensibilizar pais e responsáveis para procurarem a escola mais próxima de sua residência e efetuarem a matrícula nas escolas do município o quanto antes. As escolas estão de braços abertos e estamos empenhados para que ninguém fique fora da escola. O desenvolvimento de nossa cidade depende disso”, frisa.

Para os alunos já matriculados é necessário somente a confirmação e atualização dos dados pelos pais, responsável legal ou o próprio aluno maior de idade. 
 
Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

Alvimar Martins é empossado prefeito de Pedro II

O prefeito Alvimar Martins e a vice Elizabete Brandão foram empossados na noite deste domingo dia (01), em sessão solene em Pedro II, juntamente com os vereadores eleitos em outubro.

A votação da mesa diretora da Câmara de Vereadores aconteceu na mesma noite. Duas chapas concorreram: uma encabeçada pelo vereador de situação Joaquim Neto e outra da oposição Marcelo Coleta. Por 7 votos a 6, Marcelo Coleta foi eleito o presidente da câmara.

Em seu discurso como prefeito de Pedro II, Alvimar Martins reafirmou o seu compromisso com a população a frente do executivo. “Estou muito feliz em voltar a ser prefeito da minha cidade e quero honrar essa confiança do povo com muito trabalho”, declarou.  

O gestor também comentou da qualidade técnica da equipe de secretário que irá assumir a gestão da prefeitura a partir desta semana. “Nossa meta é fazer uma administração com planejamento, profissionalismo, transparência e com pessoas qualificadas que visam ao bem comum”, destaca o novo gestor.

Após o encerramento da solenidade, os presentes seguiram para a Praça da Bonelle, onde foi realizada a festa da posse com atrações locais e nacional. Alvimar Martins assume seu terceiro mandato após ter sido foi eleito com 12.615 votos, derrotando a candidata Neuma Café (PT), que ficou na segunda colocação com 10.626.

 


Com informaçoes da FM Imperial
cidades@cidadeverde.com

Prefeito Alvimar Martins é diplomado pela Justiça Eleitoral em Pedro II

O prefeito eleito de Pedro II, Alvimar Martins (PP) e a vice-prefeita Betinha Brandão (PSB) foram diplomados pela Justiça Eleitoral nesta quinta-feira (15), no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) Campus Pedro II. A solenidade também diplomou os prefeitos, vereadores eleitos e primeiros suplentes de cada coligação na jurisdição da 12º Zona Eleitoral, que compreende Pedro II, Lagoa de São Francisco, Domingos Mourão e Milton Brandão. 

Em seu discurso, o futuro prefeito agradeceu toda a população pelo carinho e pela oportunidade de governar o município pela terceira vez e reforçou seu compromisso em fazer uma administração com ética, respeito e responsabilidade ao lado da sua companheira de chapa, Betinha Brandão. 

"Quero agradecer a Deus, ao povo de Pedro II e a todos aqueles que nos ajudaram, principalmente, à minha companheira de chapa, que esteve ao meu lado nessa corrida para que pudéssemos estar aqui hoje, em que estou sendo diplomado pela terceira vez como prefeito desta terra. É com alegria e determinação que reassumimos o compromisso de fazer uma grande administração, juntamente com nossa equipe de governo e com toda a sociedade pedro-segundense.

Na ocasião, Alvimar Martins também destacou a retomada do desenvolvimento econômico e turístico da cidade como uma de suas principais metas para os próximos quatro anos. "Nós sabemos que o país atravessa um momento difícil. Sabemos também das dificuldades que passa nosso Estado, mas sabemos como enfrentá-las, como aplicar os recursos do município, centavo a centavo, para que possamos trazer emprego e renda e a retomada do desenvolvimento para essa terra. Todos nós temos esse compromisso de trabalhar por essa cidade maravilhosa, que está entre as seis maiores no turismo do Piauí.  Queremos somar forças com nosso povo e trazer melhores dias para nossos filhos, fortalecendo a educação, a saúde e o social”, finaliza.

Fonte: ascom
cidades@cidadeverde.com

Vídeo: reboque é usado para transportar estudantes em Castelo

 

Atualizada às 17h

A Prefeitura Municipal de Castelo do Piauí negou, através de sua assessoria de comunicação, que o transporte que aparece no vídeo  presta serviço à rede municipal de ensino.

Veja nota na íntegra:

"A Prefeitura Municipal de Castelo do Piauí informa que o transporte irregular de alunos mostrado em vídeo enviado à imprensa não é de responsabilidade da esfera municipal e, sim, da rede estadual de ensino. A gestão municipal reafirma seu compromisso com a qualidade no ensino e mantém hoje em atuação transportes de qualidade aos alunos das escolas públicas de Castelo do Piauí que residem na zona Rural e estudam na zona Urbana".

Matéria original

Um caminhão reboque foi flagrado por moradores de Castelo do Piauí (a 190 km de Teresina), em alta velocidade, transportando crianças na carroceria. De acordo com as imagens, as crianças entre 10 e 12 anos, estariam sentadas em cadeiras amarradas no veículo. 

O vídeo foi feito de dois ângulos diferentes, durante à noite, na última terça-feira (30), por volta das 18h e mostra que não há proteção para quem estar em cima. 

De acordo com o comandante do Grupamento da Polícia Militar do município, sargento Antônio Gomes, os estudantes seriam da escola Sales Martins e disse que chegou a presenciar e a comunicar o fato ao Ministério Público e à Polícia Civil. 

O delegado regional de Castelo, Renato Pinheiro, disse que recebeu o vídeo na manhã desta sexta e vai instaurar inquérito para apurar o caso. 

“O que constatamos é que a Van que fazia o transporte quebrou e usaram este reboque por dois dias. Mas, é uma situação absurda”, afirmou o delegado que está iniciando as investigações. 

Ele confirmou que os alunos são de uma escola municipal e que a Van presta serviços à Prefeitura. “Vamos apurar o que aconteceu”, declarou. 

Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

 

TCE-PI anula nomeações de quase 200 servidores de prefeituras

Em sessão plenária nesta quinta-feira (10), o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) decidiu anular a nomeação de 192 servidores feitas neste ano pelas prefeituras de Pedro II, Campinas do Piauí e Matias Olímpio. A Corte entendeu que as contratações foram feitas em período proibido por lei e também geraram aumento na despesa dos municípios. 

Foto: TCE-PI

As nomeações são proibidas por lei nos 180 dias que antecedem o fim do mandato dos gestores. No caso dos municípios punidos, a denúncia é de que os servidores foram convocados e nomeados nos últimos 30 dias. Além disso, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) impõe limite de gastos com pessoal, que teria sido ultrapassado com as contratações. 

O plenário acompanhou os votos dos relatores dos três processos e confirmou a suspensão das contratações. 

O caso com maior número de nomeações é o de Pedro II. A denúncia feita pelo prefeito eleito, Alvimar Martins (PTB), contra a atual prefeita Neuma Café (PT), derrotada nas eleições de outubro, é de que foram contratados 148 servidores no concurso público de 2014, para 63 vagas que já teriam sido preenchidas. A conselheira Lilian Martins, relatora do caso, mandou suspender as nomeações e notificar a prefeita. 

Em Campinas do Piauí, foram 34 servidores nomeados pelo prefeito Francisco da Cruz, o Chico de Miguel (PTB). O concurso foi realizado em fevereiro deste ano. O prefeito eleito, Valdinei Carvalho de Macedo, o Neim (PRTB), alegou que a prefeitura hoje gasta 56% com pagamento de pessoal, acima dos 54% permitido por lei. Isso sem contar a contratação em período proibido. O conselheiro Olavo Rebelo determinou que as nomeações sejam suspensas e o prefeito não adote outras medidas que aumentem as despesas da prefeitura.

Em Matias Olímpio, foram contratados dois enfermeiros e oito professores do concurso realizado no primeiro semestre de 2016. O prefeito eleito, Edisio Alves de Lima, o Fogoió (PSD), denunciou o atual, Antonio Rodrigues Sobrinho, o Antonio Cinda (PMDB), por ter baixado edital no dia 5 de outubro, três dias após as eleições municipais. Os concursados foram chamados para serem nomeados no dia 11 do mesmo mês. O custo com pagamento de servidores na cidade estaria em 58%. O conselheiro Kléber Eulálio, relator do processo, aceitou o pedido para suspender as nomeações e determinou que o prefeito seja notificado. 

Da Redação (com informações do TCE-PI)
redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores