Cidadeverde.com

Prefeitura de Pedro II mobiliza escolas para a 13ª edição da OBMEP

Nesse sábado (20), alunos e professores da Rede Municipal de Ensino de Pedro II participaram de uma palestra de orientação sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O encontro aconteceu no auditório do CEEP – Angelina Mendes Braga e teve como objetivo sensibilizar gerentes, coordenadores de ensino, gestores, mestres e alunos sobre a importância da participação na competição.
 
Os alunos do município de Pedro II inscritos na 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas se preparam para as provas da primeira fase, que acontece dia 6 de junho.
 
De acordo com a secretária municipal de Educação, Kelcylene Oliveira, os educadores estão trabalhando intensamente para incentivar que mais alunos participem da competição. “A palestra veio para contribuir com esse trabalho voltado para o ensino-aprendizagem dos nossos alunos. A palestra também é uma forma de incentivá-los a participar desta prova e orientá-los sobre os detalhes da competição, que vai desde a preparação até o dia da prova. Avaliamos o evento como muito positivo e ficamos felizes que, mesmo sendo em um sábado, tenha atraído a participação em massa dos nossos alunos”, destaca a secretária.
 
A coordenadora Estadual da OBMEP, Sissy da Silva Souza, destaca que a OBMEP não se resume à aplicação da prova e entrega premiações, mas, também compreende o acompanhamento dos alunos medalhistas ao longo de sua vida escolar. “Buscamos melhorar o ensino do aluno e da escola. Estamos fazendo essa palestra mostrando os benefícios que a olimpíada pode trazer para eles, para que também não faltem às provas e abracem a olimpíada como uma oportunidade de terem uma educação de qualidade”, explica Sissy da Silva.
 
Ainda de acordo com a coordenadora, a gestão da Secretaria Municipal de Educação deve ser parabenizada pela preocupação em estimular o interesse dos alunos pelo estudo e contribuir pela melhorar o ensino-aprendizagem nas escolas do município.

Fonte: Ascom

Prefeitura de Pedro II e feirantes discutem requalificação da Feira Livre

Buscando requalificar os espaços urbanos e criar um corredor de tráfego livre para pessoas e veículos na região central do município, a Prefeitura de Pedro II, por meio das secretarias municipais de Comércio e Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura, Administração e Comunicação, realizou, nesta terça-feira (16), uma reunião com a Associação dos Feirantes de Pedro II, no Mercado do Artesão.
 
Uma das propostas da Prefeitura é organizar a Feira Livre no Centro da sede do município, localizada na Rua Manoel Nogueira Lima, em frente ao Mercado do Artesão. A medida iria promover a organização do local e a melhoria dos serviços prestados pelos feirantes.
 
O secretário de Comércio e Desenvolvimento Econômico, José Rodrigues, explica que a reunião teve o intuito de abrir um espaço de diálogo com os trabalhadores e apresentar alternativas viáveis para organizar o comércio de produtos, tanto pelos feirantes, quanto pelos comerciantes locais.
 
“A proposta apresentada pela Prefeitura está embasada em uma pesquisa técnica sobre o local e o fluxo de pessoas e veículos, além da mobilidade urbana necessária ao desenvolvimento adequado dos negócios no espaço”, frisa José Rodrigues. 
 
O presidente da Associação de Feirantes de Pedro II, José Francisco do Nascimento, avalia a reunião como positiva. “É uma ação fundamental para que os feirantes possam incrementar seus negócios e a localização de suas barracas, visando tornar mais ordenado o comércio naquele local”, defende.
 
Ao final da reunião, ficou decidido que os feirantes irão debater entre si as propostas elencadas pela prefeitura, estando livres para apresentar sugestões às mudanças previstas. Para a próxima semana, está marcada uma nova reunião, onde serão definidas as diretrizes para o projeto final de requalificação da região.

Fonte: Ascom

Prefeitura de Pedro II inicia recuperação da estrada que liga assentamento Lagoa do Mato à BR-404

Nessa sexta-feira (12), o secretário municipal de Infraestrutura de Pedro II, João Manoel da Cruz, e o coordenador de Obras, Junior Uchôa, visitaram as obras de manutenção do trecho de 18 km da estrada que liga a BR-404 ao assentamento Lagoa do Mato, limite entre os municípios de Pedro II e Milton Brandão.

De acordo com o Júnior Uchôa, nesta semana, a operação compreende a abertura e o nivelamento de alguns pontos da estrada, para iniciar, na próxima semana, o revestimento de piçarra nos pontos necessários.  “É uma estrada de grande importância por permitir o acesso a várias comunidades rurais pertencentes aos dois municípios e bastante usada pelos seus moradores”, diz.

A ação é uma resposta à solicitação feita pelos moradores do assentamento Lagoa do Mato e de outras comunidades vizinhas, que dependem da estrada para se deslocar até a sede do município.

“O prefeito Alvimar Martins sempre se preocupou com essa estrada porque significa desenvolvimento e, nessa nova administração, vamos dar continuidade ao melhoramento e construção de novas estradas, permitindo a ampliação do acesso e do escoamento de produtos agrícolas no município”, finaliza o secretário Júnior Uchôa.

Fonte: Ascom

Estado garante abastecimento de água em Pedro II

O secretário de Governo, Merlong Solano, participou, na sexta-feira (12), de uma audiência pública na Câmara Municipal de Pedro II para discutir o abastecimento de água no município, que está comprometido devido ao baixo volume de águas do Açude Joana e do Rio Corrente, principais responsáveis pelo fornecimento de água à população pedrossegundense.

Na oportunidade, o gestor tranquilizou a população, assegurando que o Governo do Estado está tomando todas as providencias necessárias para evitar o desabastecimento no município. Merlong Solano explicou que a Secretaria Estadual da Defesa Civil, já concluiu as obras de perfuração de poços à beira do Açude Joana, onde estão construídos quatro poços com vazão acima de 100 mil litros d’água. 

“Outros dois poços foram construídos dentro da estação de tratamento de Pedro II, cada um chegando uma vazão de 6 mil litros”, informou o secretário, acrescentando que o abastecimento de água também contará com o reforço do sistema Pirapora, incrementando a distribuição em cerca de 100 mil metros cúbicos de água. 

De acordo com Vitorino Tavares, diretor da Defesa Civil, que também participou da audiência pública, a infraestrutura já está pronta e o funcionamento dos novos poços depende apenas da eletrificação do sistema, que fica a cargo da Eletrobras, com a qual o secretário de Governo se comprometeu a tratar. “Farei uma visita à Distribuidora ainda esta semana para garantir a celeridade no processo de distribuição de energia ao sistema”, declarou Merlong.

Além destas ações, Vitorino Tavares alertou os gestores municipais da necessidade de o município declarar situação de emergência no abastecimento de água. “Apesar de ainda não ter decretado a emergência, Pedro II tem um histórico de crise hídrica, por isso a Defesa Civil estadual já garantiu, em parceria com a Secretaria Nacional da Defesa Civil, um recurso da ordem de R$ 2,5 milhões para evitar o desabastecimento”, afirmou Tavares.

A longo prazo, o Governo está articulando ações para minimizar o assoreamento das margens do Rio Corrente, a fim de garantir a sua recuperação; avaliando a utilização de adutoras de engate em alguns açudes; e criando comissões técnicas com órgãos estaduais no intuito de realizar força-tarefa a fim de garantir o abastecimento de água em todos os municípios piauienses. 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Prefeitura entrega exames realizados pela Central da Mama em Pedro II

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está disponibilizando a entrega dos resultados dos exames de mamografia realizados pela Central da Mama nos 15 postos do Programa Saúde da Família do município.
 
Durante a entrega dos exames, as mulheres são orientadas com palestra sobre o câncer de mama e câncer de colo do útero. As pacientes cujos exames apresentaram alguma ocorrência são orientados sobre como proceder com o tratamento.
 
A médica do PSF da Unidade Básica de Saúde do Santa Fé, Marilin Puso, explica que na palestra são repassadas algumas informações importantes às mulheres. "A equipe faz, antecipadamente, uma espécie de revisão de todas as mamografias, então separam-se as que deram algum resultado positivo para a doença e seguem-se as orientações caso a caso", diz.
 
Puso alerta que que o recomendável é que as mulheres façam o exame de 2 em 2 anos e aprendam a fazer o autoexame para utilizá-lo sempre, como forma de prevenção.


Fonte: Ascom

Prefeitura de Pedro II oferece reforço para alunos participantes da OBMEP

Com o objetivo de preparar os alunos da rede municipal de ensino para as provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria de Educação, oferece aulas de reforço a partir da próxima segunda-feira (15).
 
Os encontros serão realizados semanalmente na escola Marechal Pires Pereira em dois turnos: manhã e tarde. Para participar, o aluno precisa apenas estar cursando do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em uma das escolas da rede municipal.
 
“Por meio do reforço, o aluno vai estar mais preparado para participar da olimpíada e garantir bons resultados. O estímulo ao aprendizado da matemática é muito importante para o rendimento escolar do estudante”, frisa Kelcylene Oliveira, secretária municipal de Educação.
 
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. As provas da 1ª fase acontecem no dia 16 de junho.


Fonte: Ascom
 

Prefeitura de Pedro II retoma serviços de iluminação pública

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, deu início à compra de materiais que serão utilizados para a manutenção da iluminação pública da zona rural e  urbana do município. 

A empresa vencedora do processo licitatório irá fornecer fios, bocais, lâmpadas, reatores e outros componentes. O município também deverá fazer a aquisição de luminárias que serão instaladas onde a iluminação ainda é feita de forma precária, principalmente nas comunidades rurais, onde ainda não tem iluminação pública.

Nesta semana, os serviços de manutenção e reposição das lâmpadas serão retomados em regime de mutirão. De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, João Manuel da Cruz, a normalização desse trabalho dependia da finalização do processo licitatório.

“Tudo é uma questão de tempo. As prefeituras não podem ordenar despesas sem que a licitação esteja completamente finalizada para não caracterizar ilegalidade. Nesse momento, o município já está iniciando a aquisição desse material para normalizar a iluminação pública inicialmente aqui na cidade e depois nas comunidades rurais”.

Segundo o prefeito Alvimar Martins, a grande demanda e os problemas de iluminação pública em todo o município ainda decorrem da falta de material encontrados pela atual administração.  

“Hoje, para administrar um município, o gestor deve ter todo cuidado para não cair em algum tipo de infração e uma delas o descumprimento da Lei de Licitação. Por isso, o motivo da demora de resolver, de imediato, o problema de iluminação pública em nosso município, o que a partir de agora será providenciado”, finaliza o prefeito.

Fonte: Ascom

Operação da PRF prende 7 pessoas em Piripiri e Pedro II

Foto: PRF

A “Operação Duas Rodas” realizada no último final de semana nos municípios de Piripiri e Pedro II prende sete pessoas. Quatro foram detidas por terem ingerido bebida alcoólica. A operação foi realizada como parte do planejamento de ações para a campanha “Maio Amarelo”.

De acordo com a PRF, o objetivo da operação foi assegurar a livre circulação na rodovia federal, aumentar a percepção de segurança dos usuários nas rodovias que passam pelos municípios de Pedro II e Piripiri, bem como combater às infrações de trânsito e redução de acidentes.

Foram realizados 22 testes de alcoolemia, 154 autuações, sendo 19 por alcoolemia, além do recolhimento de 26 motos e a recuperação de uma moto roubada.

Ainda de acordo com os dados da PRF, foram 41 condutores ou passageiros flagrados sem capacete.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Pedro II: lançada campanha contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Nesta segunda-feira (8), a Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu uma palestra para dar início à programação de sensibilização referente à Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente.
 
A palestra aconteceu na Unidade Escolar Tertuliano Solon Brandão e reuniu a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), alunos, professores e direção da escola.
 
Na oportunidade, foi apresentado um vídeo explicativo e discussão sobre o tema. Além disso, foram apresentadas as formas de denunciar e buscar apoio do Conselho Tutelar e dos órgãos da Assistência Social - especialmente o CREAS - na ocorrência de casos dentro do município.
 
Para a aluna Rafaela Almeida Barbosa, a campanha é uma forma de mobilizar e informar sobre os sinais que surgem em casos de abuso. “Há séries de TV e filmes que abordam a temática e mostram que casos assim podem acontecer com qualquer um. É preciso ficar atento, conhecer sobre os direitos da criança e do adolescente e conversar sempre com os pais, os amigos e os colegas de classe sobre tais assuntos”, enfatiza.
 
A campanha terá programação nas escolas do município e culminará no dia 18 de maio, data oficial em que ocorrem as mobilizações nacionais de combate aos crimes contra as crianças e adolescentes. Neste dia, em Pedro II, será realizada uma Caminhada às 7h, com concentração na Praça Domingos Mourão Filho (Praça da Bonnele), e seguirá pelas ruas Corinto Andrade, Avenida Cel. Cordeiro e Tertuliano Filho.

Fonte: Ascom

Maratona e corrida dos 100 metros marcam comemorações do Dia do Trabalhador em Pedro II

Uma programação especial marcou as comemorações pela passagem do Dia do Trabalhador, nesta segunda-feira (1º), em Pedro II.  Para comemorar a data, a Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer, promoveu diversas atividades esportivas, com destaque para as já tradicionais Maratona e Corrida dos 100 metros.

A abertura do evento foi com a largada da Maratona, na ladeira da Serra dos Matões, cujo percurso de 10 km abrangeu ruas e avenidas da zona urbana com chegada prevista na Praça da Matriz. O vencedor da modalidade masculina foi o competidor identificado como “Palito”, assíduo participante e colecionador de vitórias nas competições do município. Entre as mulheres, Laice Oliveira foi a grande campeã.

Após a maratona, as atenções se voltaram para as competições dos 100 metros. Realizada na Rua Agostinho Pinheiro, no centro da cidade, a categoria masculina foi vencida por Marciel Picthula, e na categoria feminina, a vencedora foi a atleta Suzane.

Além de medalhas, os campeões de cada competição receberam uma bicicleta no valor de R$ 750. Para o prefeito Alvimar Martins, as atividades esportivas no dia do Trabalhador já se tornaram uma tradição e uma forma da Prefeitura incentivar os hábitos saudáveis, ao mesmo tempo em que investe no esporte no município. 

“O trabalhador merece todas as homenagens possíveis. Mesmo enfrentando dificuldades, a exemplo de todo o país, continuamos lutando em busca de melhorias para nossa terra, entre elas, mais investimentos e a realização de novos projetos para o esporte local, que é uma forma de buscar novos talentos e contribuir para aproximar os jovens do caminho do bem”, frisa o gestor.

Grande incentivador dos esportes e presente nas ações do município, o deputado estadual Wilson Brandão destaca o evento como sendo uma forma de homenagear os trabalhadores do município e um convite a refletir a situação do trabalhador no país.

“Este é um dia muito representativo para o Brasil e para o mundo e, em Pedro II, não poderia ser diferente. Essas competições esportivas são uma forma de homenagear os pedrossegundenses nessa data muito importante e, tão importante quanto isso, são as manifestações populares, o nosso exercício da democracia plena, a busca da melhoria do país, a melhoria no emprego e da qualidade de vida do povo.  Enfim, o dia do trabalhador é um dia de reflexão de como está o nosso país”, finaliza o parlamentar.


Fonte: Ascom

 

 

 

 

Posts anteriores