Cidadeverde.com

Programa Saúde na Escola promove nova ação através da Prefeitura de Pedro II

Nesta segunda-feira (08), a Unidade Escolar Monsenhor Lotário Weber foi palco de uma importante iniciativa de saúde e educação, promovida pela Prefeitura de Pedro II por meio do Programa Saúde na Escola (PSE). Na ocasião, foram realizadas uma série de atividades com a participação de uma equipe multiprofissional, visando promover o bem-estar e a conscientização entre os estudantes.

As atividades incluíram palestras sobre Covid-19 e dengue, ministradas pelo médico Gustavo Milheiro, que abordou as medidas preventivas e informações essenciais sobre essas endemias. A nutricionista Lurdimila Sousa contribuiu com orientações sobre alimentação saudável e nutrição adequada, enquanto a enfermeira Sávia Gabriela Oliveira e a técnica de enfermagem Ginna Anaelma realizaram a avaliação e atualização dos cartões de vacinação dos alunos.

O evento teve como público-alvo os estudantes do 5°, 6° e 7° anos do ensino fundamental, envolvendo toda a comunidade escolar em um momento de aprendizado e cuidado com a saúde.

Ascom

Sargento da PM é preso suspeito de passar informações para facção e fazer segurança de líder

  • WhatsApp_Image_2024-04-06_at_10_09_19.jpeg Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2024-04-06_at_09_49_18.jpeg Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2024-04-06_at_09_51_04.jpeg Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2024-04-06_at_09_51_26.jpeg Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2024-04-06_at_10_09_17.jpeg Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2024-04-06_at_10_09_18.jpeg Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2024-04-06_at_10_09_18_(1).jpeg Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2024-04-06_at_10_09_22.jpeg Ascom/SSP

Atualizada às 11h

Por Bárbara Rodrigues e Tiago Melo

Um dos presos na operação realizada no último sábado (6) em Pedro II está um sargento policial militar que é suspeito de repassar informações para membros de uma facção criminosa na cidade e de fazer a segurança do líder da organização. A informação foi revelada nesta quarta-feira (10) pelo delegado Charles Pessoa, coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). A Polícia Militar informou que o sargento passará por um procedimento administrativo e que esse tipo de atitude não será aceita na corporação.

A operação ocorrida no dia 6 de abril prendeu sete pessoas envolvidas com uma organização criminosa, entre os presos estava o líder de uma célula da facção que tinha uma residência de luxo, com piscina e banheira de hidromassagem. Durante a ação, foi encontrada com esse suspeito apontado como líder, a arma de policial militar do Piauí que tinha sido furtada.

Agora foi revelado que entre os presos estava um PM. Segundo o delegado Charles Pessoa, ocorreu uma integração com o setor de inteligência da Polícia Militar para que a prisão fosse realizada.

“Nós conseguimos, no decorrer dessa investigação, identificar um vínculo desse servidor público com esse grupo criminoso. Em razão disso, foi representado a princípio um mandado de busca e apreensão. No cumprimento, nós identificamos que ele estava de posse de um veículo e uma motocicleta com sinais de adulteração. Foi conduzido até a delegacia, foi autuado em flagrante de delito pelo crime de adulteração. Esse flagrante foi homologado pelo Poder Judiciário e foi convertido em prisão preventiva. Ele está preso, preventivamente por essa situação, mas também é investigado no inquérito principal por esse vínculo com essa organização criminosa”, informou o delegado.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Ele é suspeito de repassar informações privilegiadas para os membros de uma facção. Segundo Charles Pessoa, em algumas ocasiões o sargento fazia a segurança do líder.

“Ele utilizava, do fato dele ser policial militar, que tinha informações da Segurança Pública, e ele alimentava esse grupo criminoso com essas informações, além de dar também um suporte ali, fazendo às vezes a segurança do principal líder da organização criminosa. Então, isso realmente demonstra, um vínculo muito grande desse servidor público com esse grupo criminoso e eu tenho certeza que ele será responsabilizado por esses crimes”, informou.

Charles Pessoa destacou que esse foi um caso atípico, e que não representa os policiais militares.

“Volto a ressaltar, esse servidor não representa a instituição da Polícia Militar do Estado Piauí e essa operação só aconteceu em razão dessa integração. O próprio comandante-geral tinha conhecimento e determinou que a gente tomasse as medidas. A ação integrada com a instituição Polícia Militar e a inteligência da PM foi primordial. Inclusive, tanto alimentando o Draco com as informações, como participando diretamente da operação”, destacou.

Ao ser questionado sobre o envolvimento do sargento em outros crimes, como homicídios, o delegado disse que a investigação continua. “É um pouco prematuro a gente trazer o envolvimento dele com homicídios, mas a gente vai com certeza aprofundar muito as investigações e se a gente identificar, ele com certeza ele será indiciado e denunciado”, finalizou.

PM colabora com a investigação

O comandante do Comando de Policiamento do Litoral Meio Norte (CPLMN), coronel Erisvaldo Viana, afirmou que a PM atuou de forma integrada com a Polícia Civil, para a prisão do sargento e que esse tipo de atitude não será admitida na corporação.

“De pronto a Polícia Militar, juntamente com sua corregedoria e a Draco, sob a chefia do delegado Charles, foram até a cidade e prenderam em flagrante delito um policial militar que estava em sua residência com uma motocicleta com chassi adulterado. De tal maneira que o comando-geral não admite e não evitará esforços no sentido de que quem estiver com qualquer desvio de conduta na corporação responderá na medida de sua culpabilidade”, afirmou o comandante.

Ele explicou que o sargento irá passar por um processo administrativo para apurar a participação na facção criminosa em Pedro II.“Identificada a participação e desvio de conduta desse policial militar, a corregedoria através de determinação do comandante-geral, abrirá um procedimento administrativo para apurar realmente a participação desse policial militar junto no cometimento de crimes”, explicou.

O comandante destacou que a polícia seguirá com a investigação. “As informações relevantes da participação desse policial militar ficará a cargo da investigação da Polícia Civil. Porque nós não podemos, inclusive, repassar essas informações para não atrapalhar as investigações que estarão em curso”, finalizou.

 

 

Suspeito de liderar facção é preso em residência de luxo com arma roubada de PM e munições

  • WhatsApp_Image_2024-04-06_at_10_09_19.jpeg Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2024-04-06_at_09_49_18.jpeg Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2024-04-06_at_09_51_04.jpeg Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2024-04-06_at_09_51_26.jpeg Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2024-04-06_at_10_09_17.jpeg Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2024-04-06_at_10_09_18.jpeg Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2024-04-06_at_10_09_18_(1).jpeg Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2024-04-06_at_10_09_22.jpeg Ascom/SSP

Por Bárbara Rodrigues

Operação realizada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) na manhã deste sábado (6) prendeu sete membros de uma organização criminosa, apreendeu armas, drogas e dinheiro na cidade de Pedro II. Um dos suspeitos seria líder de uma facção na cidade e tinha uma residência de luxo, com piscina e banheira de hidromassagem.

O coordenador do Draco, delegado Charles Pessoa, afirmou que o principal alvo da operação, tido como líder dessa organização criminosa, foi preso em uma residência de alto padrão na cidade. Segundo a Polícia Civil, entre o material apreendido na residência está uma arma de fogo que foi furtada de um policial militar do Piauí.

"Durante a abordagem esse homem tentou arremessar uma arma de fogo para fora da residência, no entanto, já tínhamos conhecimento da existência da mesma, através de uma investigação muito bem elaborada. Vale frisar, que ele mora em uma residência de luxo, com piscina, banheira de hidromassagem, além disso, possui veículos de luxo", disse o delegado. 

Foto: PC-PI

Piscina com banheira de hidromassagem

Charles Pessoa disse que o Draco agora expandiu suas ações para outras cidades do estado.

“Dentro dessa nova metodologia, agora vamos deflagrar operações em outras regiões, não apenas na grande Teresina, e hoje estamos em Pedro II, o Draco chegou na cidade, com o objetivo de desarticular uma célula de uma organização criminosa. Até agora foram sete prisões e foram oito mandados de busca e apreensão, e muito material apreendido”, afirmou.

A operação foi realizada com apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Diretoria de Polícia do Interior (DPI), Delegacia Seccional de Pedro II, BEPI, Diretoria de inteligência da Polícia Militar, Rone e Cavalaria.

 

 

 

 

Homem investigado por homicídios é morto a tiros em Pedro II

 

Foto: Redes sociais

Por Roberto Araujo

Um homem identificado apenas pelo apelido "Cigano" foi morto a tiros na tarde deste domingo (31) em Pedro II, cidade que fica localizada a 205 km de Teresina. De acordo com a Polícia Militar, ele era membro de uma facção criminosa e tinha contra si mandados de prisão em aberto por homicídio.

Segundo a PM, o corpo da vítima foi encontrado no quintal de uma casa onde costumava ficar quando estava em Pedro II. A Polícia informou que ele é da cidade de Crateús, no Ceará, mas costumava ir a Pedro II. Ele foi morto com pelo menos três disparos de arma de fogo, um deles na cabeça.

Ainda conforme a PM, a vítima tinha histórico, além de homicídios, de envolvimento com o tráfico de drogas. Ainda não há informações sobre os autores do crime e nem qual seria a motivação. A Polícia Civil vai investigar o caso. 

Prefeitura de Pedro II promove ação solidária na Semana Santa

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), anuncia a realização do evento “Semas na Páscoa”, uma campanha de distribuição de cestas básicas para as famílias carentes do município. Este ato de solidariedade ocorrerá nesta quarta-feira (27), a partir das 6h da manhã, na Praça Deputado Manoel Nogueira Lima, conhecida como Praça da Bonelle, localizada em frente ao prédio da Semas, atualmente em reforma.

A prefeita Betinha Brandão convida toda a população a se unir nesta causa. “Convido todos os pedrossegundenses a participarem desta campanha de amor e solidariedade. A distribuição de cestas básicas é mais do que uma ajuda material; é um gesto que reafirma nossa união e cuidado mútuo. É essencial que, especialmente em tempos de celebração como a Páscoa, possamos estender a mão aos que mais precisam”, considera.

A “Semas na Páscoa” é uma ação que reflete o compromisso da gestão municipal com o bem-estar social e a garantia de que as necessidades básicas da população sejam atendidas, especialmente em momentos significativos como a Semana Santa. As cestas básicas contêm itens essenciais que prometem trazer um pouco mais de conforto e alegria às mesas das famílias durante este período festivo.

Motociclista morre após ser atingido por carro no centro de Pedro II

Foto: Reprodução

Por Roberto Araujo

Um motociclista, identificado apenas como Augusto, morreu na manhã deste sábado (23) em um acidente de trânsito na cidade de Pedro II, que fica localizada a aproximadamente 200 km de Teresina.

De acordo com as informações preliminares, o acidente foi em um cruzamento entre a Rua Corinto Andrade e a Travessa João Mendes, próximo ao hospital da cidade. Os dois veículos vinham na Rua Corinto Andrade, em sentidos opostos, e o carro teria atingido o motociclista durante uma conversão para entrar na travessa. Segundo testemunhas, o motociclista caiu da moto e bateu a cabeça na calçada.

A Polícia Militar atendeu a ocorrência e a Polícia Civil vai investigar com mais detalhes as circunstâncias do acidente. 

Segundo informações, a vítima era proprietário de uma pizzaria na cidade de Pedro II.

JIU- JITSU - Atletas de Pedro II vencem campeonato no Maranhão

No ultimo domingo(17) o São Luiz Open de Jiu -Jitsu que reuniu atletas de vários estados, a competição já faz parte do calendário de eventos do esporte na região. O  Piauí esteve representado por dezenas de atletas das mais diversas categorias  que tiveram o apoio da Federação Piauiense de Jiu Jitsu que disponibilizou um ônibus para levar os competidores a capital maranhense.

Como sempre os atletas piauienses foram destaques com várias medalhas e a cidade de Pedro II foi representada por 03 atletas(Aldemir Barbosa , Tarcio Barroso e Luiz Gustavo) que trouxeram 04 medalhas . O professor e faixa preta Aldemir Barbosa foi campeão   na categoria pesado e campeão no absoluto master, já o competidor Tárcio Barroso foi para sua primeira competição na faixa roxa, pois o mesmo foi recentemente promovido pela sua performance na faixa azul onde sempre se destacou e  nesta competição com a nova faixa,  não decepcionou, foi campeão na categoria pena trazendo mais uma medalha de ouro , e por fim o atleta faixa branca Luiz Gustavo também subiu ao podium conquistando a medalha de prata na categoria juvenil meio pesado.

Agora os atletas vão intensificar ainda mais os treinos para as próximas competições que esta com calendário cheio em 2024, e com possibilidade de ocorrer uma competição de jiu jitsu em Pedro II esse ano, já que a prefeitura mostrou interesse em apoiar faltando agora apenas acertar detalhes como a melhor data para acontecer.

O próximo compromisso dos atletas da terra da opala é o campeonato piauiense de  jiu jitsu que acontecerá no mês de abril na capital Teresina, de acordo com o professor Aldemir Barbosa a cidade de Pedro II levará o maior número de atletas possível para mais uma vez trazer varias medalhas para a suíça piauiense.

Ascom

Pedro II realiza Copão dos Bairros com equipes locais

Neste fim de semana, o município de Pedro II testemunhou mais uma rodada válida pelo Copão dos Bairros, com a realização de sete partidas. A competição interbairros, que conta com a participação de 19 agremiações nesta edição, teve quatro jogos no sábado (16) e três no domingo (17), incluindo confrontos como o clássico entre Santa Fé e Caixa D’água.

O Copão dos Bairros segue como um dos principais eventos esportivos da região, refletindo o entusiasmo da população por competições futebolísticas e reforçando a cultura esportiva do município.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Pedro II, conduzida pela Secretaria Municipal de Esportes, e destaca-se pela premiação de R$ 15 mil reais, evidenciando o compromisso da gestão municipal com o incentivo ao esporte local.

Confira os resultados:
-Santa Fé 2 x 2 Caixa D’água
-Mutirão 5 x 2 Reserva dos Pinheiros
-Flor de Lis 3 x 4 Chapadinha
-Chapada 0 x 2 Cristo Rei
-Vila Operária 5 x 2 Parque das Opalas
-São Gonçalo 1 x 4 Santo Antonio
-Descoberta 1 x 1 Centro

Ascom

Membros do Conselho Municipal de Educação tomam posse em Pedro II

Em uma cerimônia realizada na Casa dos Conselhos, os novos conselheiros do Conselho Municipal de Educação (CME) de Pedro II foram empossados nesta quinta-feira (14), às 10h da manhã. O evento marcou um novo capítulo para a educação no município, com a introdução dos membros que desempenharão papéis centrais na gestão e planejamento das políticas educacionais locais.

A solenidade contou com a presença de representantes do CME, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Conselho Tutelar e outros segmentos da educação, demonstrando o apoio mútuo entre as diversas instituições educacionais do município.

O CME, órgão colegiado do Sistema Municipal de Ensino, é conhecido por sua natureza participativa e representativa, atuando em funções normativas, consultivas, fiscalizadoras e deliberativas. A posse dos conselheiros reafirma o compromisso da comunidade com a educação de qualidade, conforme estabelecido pela Lei Municipal n° 1.132/2011.

Os documentos oficiais da eleição foram encaminhados à Semed para conhecimento e publicação no Diário Oficial dos Municípios (DOM).

A nova composição do CME para o biênio 2024-2025 é a seguinte:
- Presidente: José Arimatea Galvão Santana
- Vice-presidente: Jonathas Macedo Mendes Barroso
- 1ª Secretária: Maria Neide de Freitas
- 2ª Secretária: Maria da Conceição Rodrigues dos Santos
- Secretária Executiva: Fábio Maria Uchôa
- Inspetora: Andreia Maria Rodrigues Araújo

Ascom

Projeto Defesa Civil na Escola de Pedro II promove capacitação

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC Pedro II), juntamente com a Secretaria de Estado da Defesa Civil (SEDEC Piauí), realizaram uma reunião de trabalho na segunda-feira (11), onde foram apresentadas orientações e o cronograma de atividades anuais do Projeto Defesa Civil na Escola. O encontro visou reforçar o compromisso com a segurança e a educação preventiva no município.

Na ocasião, estiveram presentes o representante do secretário e diretor de Prevenção e Mitigação, Werton Costa; a coordenadora Valdite Leão; o integrante da COMDEC Pedro II, Júnior Viana; a secretária municipal da Educação, Helany Max Sousa; a coordenadora do Projeto Defesa Civil na Escola pela Semed, Profª. Jaqueline Castro; as diretoras Profª. Josélia e Profª. Conceição, das Escolas Municipais Domingos Alves de Oliveira (EMTIDA), na Lagoa do Sucurujú, e Manoel Cunha (EMTIMC), na Serra dos Matões; além de professores(as) envolvidos e relacionados atualmente com o projeto.

Durante a reunião, foram discutidos temas como o treinamento de professores na plataforma virtual de Defesa Civil e a capacitação de alunos, com a SEDEC Piauí fornecendo materiais, experiências exitosas e suporte técnico. Alunos do 7° ano do ensino fundamental das escolas municipais da Lagoa do Sucurujú e da Serra dos Matões serão os primeiros beneficiados, recebendo kits da Defesa Civil e, após a capacitação, os coletes laranjas simbólicos da conclusão do curso.

O projeto também se prepara para o lançamento do edital “Aprender para prevenir” do CEMADEN em setembro de 2024, e para o 2° Seminário de Proteção e Defesa Civil em novembro do mesmo ano, em Teresina-PI. As iniciativas visam ampliar a participação e o desenvolvimento de iniciativas locais no âmbito da Defesa Civil.

Werton Costa destacou a importância da prevenção e deu mais detalhes sobre as próximas ações que serão realizadas em Pedro II.  “A SEDEC Piauí e a COMDEC estão muito engajadas na linha de prevenção, e não apenas em socorro ou ocorrências de desastres já ocorridos. Prevenir é muito melhor e mais correto. Também teremos o Projeto Prepara, para jovens lideranças comunitárias das escolas do município em orientações de Defesa Civil, com foco nas especificidades de Pedro II”, destacou.

Jaqueline Castro, da coordenação local do Projeto Defesa Civil na Escola, destacou a importância da colaboração entre a SEDEC, COMDEC e a comunidade escolar. “Com a implantação do Projeto e do Núcleo de Defesa Civil na Escola, poderemos contar com o suporte da nossa comunidade escolar na prevenção de problemas e até na recuperação em áreas de risco ou degradação, como é o caso da Serra dos Matões e da Lagoa do Sucuruju, que são Escolas-Polo do Projeto Piloto aqui em Pedro II”, afirmou.

O Projeto Defesa Civil na Escola é uma iniciativa que busca integrar conhecimentos de Defesa Civil no ambiente escolar, preparando alunos e professores para atuarem de forma preventiva frente a possíveis situações de risco e emergência. Através de capacitações e atividades práticas, o projeto almeja fortalecer a resiliência da comunidade escolar e promover a segurança coletiva.
 
Ascom

Posts anteriores