Cidadeverde.com

Prefeitura já pagou mais de 80% do 13º salário integral dos servidores

A maioria dos municípios brasileiros vem enfrentando, ao longo dos  anos, dificuldades financeiras por conta das reduções periódicas de repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

Segundo a Associação dos Prefeitos do Piauí (APPM), muitas prefeituras do interior do Estado estão com dificuldades de arcar até com compromissos básicos. Calcula-se, por exemplo, que 70% dos municípios não têm como pagar o 13º salário dos servidores, que é um direito constitucional.

No município de Pedro II, apesar das dificuldades inerentes às pequenas e médias cidades, a prefeitura está concluindo o pagamento integral do décimo terceiro salário dos servidores.


Segundo o secretário de Administração, José Heverto Oliveira, até o final deste mês de outubro já foram pagos 81,5% dos servidores públicos. "O servidor recebe o décimo terceiro integralmente no mês do seu aniversário. Já pagamos 81,5% dos servidores", explica.

Para a prefeita Neuma Café, o gestor deve se planejar e organizar as finanças para cumprir com suas obrigações. "Mesmo reconhecendo que os municípios enfrentam dificuldades, nós temos que nos desdobrar, fazer economias e nos organizar para cumprir com nossas obrigações. Estamos cumprindo mais uma meta", comemora.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Profissionais de saúde recebem orientações sobre o combate da dengue e Chikungunya

Em Pedro II, profissionais que atuam nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) foram orientados sobre as principais medidas de combate aos vetores da dengue e da Chikungunya - doença endêmica que, apesar de ainda não ter registro de caso confirmado no Piauí, requer atenção por parte de todos os municípios.


Segundo Francisco de Assis Borges, do Departamento Estadual de Vigilância Ambiental, o Ministério da Saúde está mobilizando as secretarias estaduais e municipais de todo o país para o combate ao mosquito vetor da febre Chikungunya. 

"No Piauí o risco de uma epidemia dessa doença existe porque já se alastra em cidades do Sul do Brasil e pelo Estado da Bahia, próximo ao Piauí. O que chama a atenção na doença são as intensas dores nas articulações. As dores musculares e articulares são muito fortes, sendo semelhantes às da artrite", alertou o técnico. 

Para Daniel Barros, coordenador do Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Pedro II, o empenho de todos os profissionais, desde os agentes de endemias e de saúde até os enfermeiros, é essencial no combate à doença. 


"Como os procedimentos são os mesmos que adotamos para enfrentar o aedes aegypti, nossas equipes já sabem os caminhos, mas pedimos que todos fiquem atentos e intensifiquem as ações", ressaltou. 


 Chikungunya

A doença é causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. O modo de transmissão é pela picada do mosquito aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito aedes albopictus.
 
Até o momento nenhum caso da doença foi registrado pela Sesapi, no entanto, os técnicos fazem questão de frisar a importância de continuarem atuando com toda a estrutura necessária de agentes de endemias, mobilizando a população sobre a manutenção dos cuidados com os terrenos baldios e em não deixar água parada nas residências e locais públicos.

O Ministério da Saúde confirmou, por meio de exames laboratoriais, 79 casos de febre Chikungunya no Brasil, até o dia 27 de setembro deste ano. Os pacientes foram pessoas que viajaram para países com transmissão da doença, como República Dominicana, Haiti, Venezuela e Guiana Francesa.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Italianos implantarão projeto de produção de hortaliças "sem" água

Os italianos Luca Mucci e Giorgio Bentani, ligados à ONG Engenheiros Sem Fronteiras, desenvolverão no Piauí um projeto piloto de produção de hortaliças, em escala industrial, usando o método da hidroponia, técnica de cultivar plantas sem solo e dispensando 80% da água, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.

 
Os engenheiros italianos, acompanhados do secretário de Infraestrutura do município de Pedro II, Raimundo Nonato, e da prefeita Neuma Café apresentaram o projeto ao deputado federal Assis Carvalho (PT) e solicitaram apoio para que a experiência seja realizada na cidade e expandida para outros municípios piauienses.


"Apresentarei a proposta à Empresa de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, para que a tecnologia seja testada pelos engenheiros da instituição pública e o projeto piloto em Pedro II sirva de modelo para o Piauí e o Nordeste", disse o parlamentar. 


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Mais de 80 famílias da zona rural são beneficiadas com abastecimento d'água

A Prefeitura de Pedro II está priorizando o abastecimento d'água em comunidades da zona rural do município. Nas localidades Porteiras II e São Raimundo, na região da Lagoa do Sucuruju, foram perfurados um poço tubular, em cada, beneficiando assim cerca de 40 famílias. 


Na localidade Bananeira dos Cazuza, a 55 km da sede do município, na divisa com o estado do Ceará, sete famílias foram contempladas e receberão água canalizada na residência. 

Além destas, mais 25 famílias da localidade Caiçara, no sertão pedrossegundense; sete famílias do povoado Pilões e seis famílias na Gameleira do Lulú também estão sendo beneficiadas. 


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeita Neuma Café homologa resultado do concurso público

A prefeita Neuma Café homologou o resultado do concurso público da prefeitura de Pedro II para cargos efetivos de níveis fundamental, médio e superior. No certame foram ofertadas 261 vagas. Ao todo, 5.349 candidatos se habilitaram para fazer as provas.


"Todos serão chamados, mas vamos chamar primeiro os médicos para suprirmos as necessidades do Hospital Josefina Getirana", disse a prefeita Neuma Café. 

O concurso público terá validade de 2 anos, prorrogável por igual período.




Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Corpo de garoto com idade entre 12 e 15 anos é achado em estrada vicinal

O corpo de um garoto com idade entre 12 a 15 anos foi encontrado em uma estrada vicinal, na localidade Morro do Meio, zona rural de Pedro II, a 195 km de Teresina. De acordo com informações da Polícia Civil, a vítima já foi identificada e a motivação para o crime ainda está sendo apurada.


Informações da 2ª Cia da PM apontam que o garoto apresentava perfurações na cabeça, possivelmente, ocasionadas por disparos de arma de fogo. O corpo foi encontrado por populares na manhã desta segunda-feira (06).

"Ela já foi identificado e conversamos com a família. O jovem não tinha residência fixa, a pesar de ter vários familiares na cidades. O corpo ainda está para Teresina e detalhes só serão repassados com o resultado do laudo cadavérico", disseram agentes da Polícia Civil. 

O caso está sendo investigado pela delegada Lucivânia Vidal. Nenhum suspeito foi identificado até o momento. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Prefeitura constrói mais uma academia de saúde popular

A população do município de Pedro II contará com mais uma Academia de Saúde. A obra, orçada em R$ 179 mil, está sendo construída na praça do Mutirão.


"Essas academias destinam-se à prática de atividades físicas com acompanhamento profissional e contribuem, substancialmente, para elevar a auto-estima das pessoas que frequentam esses espaços, promovendo mais qualidade de vida, visando a prevenção de doenças e a promoção da saúde", disse a prefeita Neuma Café. 

A obra- custeada com recursos do Ministério da Saúde por meio de convênios firmados com a Prefeitura de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Saúde- tem previsão de conclusão para o mês de dezembro.

As duas academias de saúde inauguradas no mês de agosto estão em pleno funcionamento, de segunda a quinta-feira. Somente no bairro Cruzeiro são 230 pessoas cadastradas. Na Vila Kolping, o número de cadastrados já chega a 100 pessoas.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Exames para diagnóstico do câncer de mama serão realizados gratuitamente

Exames de mamografia gratuitos serão realizados no município de Pedro II, a 195 km de Teresina, no período de 01 a 13 de outubro. A ação integra a campanha "Outubro Rosa", voltada para a conscientização sobre o câncer de mama.


O público-alvo são mulheres atendidas nas Estratégias de Saúde da Família (ESF). Os exames serão realizados no ônibus da Central da Mama (Centro de Diagnóstico Móvel), que já se encontra estacionado na Secretaria Municipal de Saúde, na Praça Domingos Mourão Filho.

"As interessadas já podem procurar a Estratégia da Saúde da Família (ESF) mais próxima de sua residência para agendar o atendimento", explica a secretária Veronésia Rosal.



A ação é uma parceria da Prefeitura de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Saúde, com o Ministério da Saúde. A campanha é mundialmente conhecida e beneficiará cerca de 1 mil mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos. 

Entre todos os tipos de câncer, o de mama é o mais comum e representa a maior causa de morte entre o público feminino e, muitas vezes, a principal razão é o diagnóstico tardio. "O Outubro Rosa" foi criado com a finalidade de sensibilizar e conscientizar as mulheres acerca da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

A programação do evento segue durante todo o mês, com outras ações de saúde preventiva da mulher, desenvolvidas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura oferta cursos profissionalizantes gratuitos na área de culinária

A Prefeitura de Pedro II, através da Secretaria de Assistência Social em parceria com o Senac- Serviço Nacional da Aprendizagem Comercial - ofertará cursos profissionalizantes gratuitos de copeiro, pizzaiolo, salgadeiro e confeiteiro.

As inscrições começam na próxima segunda-feira (29) e seguem até quinta-feira, 02 de outubro. Os documentos exigidos são RG, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade atualizados.

Para se inscrever nos cursos de copeiro e pizzaiolo, os candidatos devem ter 18 anos completos e ter cursado, pelo menos, o ensino fundamental II incompleto (a partir do 6º ano). Para o curso de salgadeiro, os candidatos devem ter 16 anos e o ensino fundamental II incompleto ( a partir do 6º ano). Para se inscrever no curso de confeiteiro os candidatos devem ter 18 anos completos e o ensino fundamental concluído.

"A parceria vai implantar no município o Programa Senac de Gratuidade (PSG) - que é mais do que a oferta de cursos gratuitos. É uma ação de inclusão social que vem transformando a vida de milhares de pessoas em todo o país, oferecendo oportunidades de um futuro melhor para todos", disse a a secretária Maria de Lourdes Alves.


Formação Completa

Um dos principais objetivos do programa é atingir o melhor aproveitamento do aluno nos cursos. Para isso, serão realizadas palestras, campanhas, visitas técnicas nas empresas e demais atividades extracurriculares que permitem ao aluno ter uma visão mais ampla e uma postura correta no mercado de trabalho. Durante as oficinas profissionalizantes serão abordados ainda temas como qualidade de vida, saúde, meio ambiente, cidadania e até empreendedorismo.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Novos agricultores poderão se inscritos para fornecer produtos para a merenda escolar

Com o objetivo de criar estratégias para incluir novos agricultores familiares entre os fornecedores de produtos para a merenda escolar no município, a secretaria de Educação de Pedro II promoveu encontro com a presença de um representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).



Durante o evento foi feita uma explanação sobre as mudanças na modalidade do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). O programa promove a aquisição de alimentos de agricultores familiares, diretamente, ou por meio de suas associações/cooperativas, com dispensa de licitação, destinando-os à formação de estoques governamentais ou à doação para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, atendidas por programas sociais locais. 

Segundo a secretária de Educação, professora Adriana Costa, quanto mais agricultores familiares participarem do programa, mais qualidade será agregada à merenda escolar dos alunos. "Para isto, estamos mostrando os avanços do programa em nosso município", disse. 

A nutricionista Renata Luiza Lima informou que a Semed já está chegando próximo da meta mínima preconizada pelo programa. "Gradativamente, estamos chegando próximo dos trinta por cento, que é nossa primeira meta", disse.

"Só o fato dos agricultores familiares estarem entendendo a proposta já é um grande avanço. E o município já abraçou a ideia, chegando próximo de atingir a meta estabelecida. Vim conhecer, de perto, essa experiência com a agricultura familiar no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)", disse o representante do MDA, Adão Costa Silva.



Técnicos da prefeitura, membros do Comsea e  agricultores familiares foram repassadas informações e procedimentos para o bom funcionamento do programa.

Além de técnicos da Semed, participaram do encontro representantes do setor de licitação do município, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) e agricultores familiares.

As escolas Vovó Inácia, Anexo Vovó Inácia, Tia Alice, Anexo Tia Alice, Chapeuzinho Vermelho, Inês Passos Galvão, Maria de Jesus Campelo, Monsenhor Lotário Weber já contam com o serviço e estão recebendo, periodicamente, produtos como cheiro verde, alface, limão, maracujá, pão, polpa de fruta e galinha caipira.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores