Cidadeverde.com

Polícia desmonta rinha de galo e apreende mais de 70 aves

Mais de 70 galos usados em rinhas foram apreendidos no interior do Piauí nesta quarta-feira (13). Além das aves, o delegado Adalberto Paulo de Castro Júnior informou ao Cidadeverde.com que um homem foi preso e solto após pagamento de fiança, no valor de três salários-mínimos. O nome dele não foi divulgado. O caso ocorreu no município de Pedro II, a 207 km de Teresina. 

“Nós cumprimentos esse mandado de busca e apreensão em um sitio e em um estabelecimento comercial, que era uma residência. Nós também apreendemos uma arma de fogo calibre 38”, disse o delegado, explicando que o preso era proprietário do local, autuado por porte ilegal de arma e maus-tratos de animais. Ele responderá em liberdade. Quando a polícia chegou ao local, todos os galos estavam em gaiolas. 

Devido a grande quantidade de aves apreendidas, o delegado informou que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) não teria como guardar tantos animais, pois eles não poderiam ficar em um mesmo ambiente devido a vivência violenta que eram submetidos. 

O delegado informou que também foram apreendidos os objetos usados durante as rinhas que agravavam as lesões das aves durante as brigas. Os galos eram treinados depois obrigados a participar de combates com outras aves. 

Fiel Depositário 

O delegado explicou que como não tinha onde guardar tantos galos, o proprietário, que foi preso e solto mediante fiança, será o fiel depositário das aves. Essa atribuição é dada a alguém para guardar um bem durante um processo judicial e está previsto no Código de Processo Civil. Ele deverá responder por perdas e danos, e não poderá servir-se da coisa depositada nem a dar em depósito a outrem. Ele já assinou a certidão.  

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Governo do Estado ampliará rede de abastecimento de água de Pedro II

A interligação do poço da Colônia de Pescadores e do poço da comunidade Aroeira ao sistema de abastecimento; a resolução do problema de energia na região do Açude Joana, a fim de permitir a captação de um volume maior de água; e a perfuração de novos poços. Essas foram as medidas anunciadas pelo secretário estadual de Governo, Merlong Solano, na tarde dessa segunda-feira (27), em reunião no escritório da Agespisa de Pedro II com a diretoria e funcionários, vereadores e lideranças comunitárias, para enfrentar a grave crise hídrica pela qual passa o município.

O gestor informou que está aguardando para os próximos dias um estudo solicitado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) para identificar todas as ocorrências ao longo do rio Corrente, que abastece o Açude Joana, e também uma avaliação do Exército Brasileiro, que esteve no local a fim de verificar a possibilidade de desassoreamento do reservatório de água.

Diversas iniciativas foram tomadas pelo Governo do Estado, como a perfuração de poços na região do açude e a interligação do manancial Pirapora à rede. “Esperávamos que essas medidas fossem suficientes, mas não foram, pois o nível do rio Corrente continua baixando”, frisou Merlong. 

O gestor ressaltou a importância de conscientizar a população sobre a necessidade de evitar todo e qualquer desperdício de água e de uma ação mais enérgica contra os desvios clandestinos que sobrecarregam a rede. Merlong explica que as ações têm por objetivo aumentar a produção até 180 metros cúbicos por hora, necessários para abastecer o município, que possui cerca de 40 mil habitantes.

A reunião contou com a presença do chefe do escritório da Agespisa de Pedro II, Beline Evangelista; presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelo Coleta; vereador Chico Osmar; vereadora Lurdinha; vereador Evandro Nogueira; vereador Ewerton Filho; ex-vereador Chico Zaca; presidente do PT municipal, Raimundo Nonato; Maria Claudina Oliveira e Raimundo Oliveira, da Obra Kolping; Maria Luíza, do Movimento Água para Todos; e o superintendente da Agespisa de Piripiri, Antônio Meneses. Também participaram da discussão, Genival Carvalho, Francisco Rodrigues, Narciso Ferreira, Washington Mendes, e Manoel Pachêco.

 

cidades@cidadeverde.com

Homem morre entalado na parede de quarto de jovem deficiente

Fotos: FM Imperial

Um homem morreu entalado no buraco da parede de uma casa na localidade Serra dos Matões, em Pedro II, 195 quilômetros ao Norte de Teresina (PI). Ele já havia sido denunciado por supostamente tentar invadir o mesmo imóvel, onde dorme uma menina com problemas mentais. 

Antônio de Sousa Almeida, 33 anos, morreu na última sexta-feira (3) com a cabeça de um dos braços preso no buraco aberto na parede. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal em Teresina (PI), segundo informações do site da rádio Imperial. 

O delegado Adalberto de Castro confirmou ao Cidadeverde.com que a mãe da menina registrou boletim de ocorrência dias atrás dizendo que o suspeito teria tentado entrar na casa com uma faca. 

A Polícia Civil aguarda o laudo cadavérico para confirmar a hipótese de morte natural. Não há como confirmar o que Antônio pretendia fazer ao entrar no cômodo - e como ele morreu e não pode mais ser punido, o caso deverá ser arquivado. 

Contudo, o episódio pode ensejar uma outra investigação. As informações preliminares é de que Antônio teria tentado entrar por um buraco feito para passar comida para a menina. O delegado informou que vai averiguar se as condições nas quais a menor vive são apropriadas. 

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Agespisa busca novos poços d'água para abastecimento de Pedro II

Equipes de geólogos da Agespisa realizam esta semana novas visitas técnicas à região urbana de Pedro II. O objetivo é encontrar novos poços com boa vazão para complementar o atual volume de água disponível para a cidade. As imediações da localidade Santana, que já serviu como manancial para a região, são um dos focos dos estudos. 

Segundo o diretor de Operações da Agespisa, José Maria Freitas, a busca por novos poços e pelo consumo consciente da população são as soluções emergenciais para o problema de falta de água na cidade, que se encontra afetada pelo baixo volume de água de sua principal fonte hídrica, o açude Joana.

“Em nenhum momento paramos de perseguir essa solução, de procurar alternativas. Estamos investindo em ações para reforço no sistema, para aumentar a disponibilidade de água para a população. A dificuldade de manancial de água em Pedro II é muito grande por conta desse problema natural da seca, que deixou o açude com um nível muito baixo”, explicou o diretor.

Com a estiagem e a queda no volume do açude Joana, Pedro II passou a ser abastecida por quatro poços perfurados na margem do açude, com vazão total de 80 mil litros de água por hora, somados a novas perfurações na fonte Pirapora (12 mil litros por hora) e na estação de tratamento da cidade (12 mil litros por hora), resultando num total de quase 110 mil litros por hora.

De acordo com a Agespisa, a meta é elevar o volume de água, através do reforço com a perfuração de mais poços, para 150 mil litros de água por hora, nível considerado razoável de acordo com normas da Organização das Nações Unidas (ONU). Uma outra dificuldade enfrentada pelos técnicos é encontrar poços com vazão significante. “O problema de Pedro II além da questão da estiagem e o esvaziamento do açude, é o subsolo que não é promissor no quesito de poços. Já perfuramos 800 metros e não encontramos uma vazão significante”, relatou Freitas. 

Consumo consciente

Para ir de encontro ao baixo volume das reservas hídricas da região, a população também tem um papel importante. De acordo com José Maria Freitas, deve-se priorizar os “usos nobres”, utilizando e regrando a água ao usá-la na cozinha, ao beber, tomar banho e dar descarga. O uso para a lavagem de veículos e de pisos deve ser evitado ou feito com a utilização de água reaproveitada. 

Fonte: Ccom

Prefeitura de Pedro II reinaugura nova sede da Assistência Social

 

Nesta sexta-feira (25), a Prefeitura de Pedro II reinaugurou a nova sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e lançou o Programa Criança Feliz, resultado de parceria entre o município com o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.
 
A nova sede da Semas foi ampliada e totalmente reformada. No local, será disponibilizada, com mais conforto, uma série de benefícios à população de Pedro II, como cadastro no CadÚnico, para ter acesso aos programas sociais, como o Bolsa Família; Escola Digital, com oferta de curso de informática e que agora conta com novos equipamentos; Oficina de Artesanato de Enxovais, onde as gestantes poderão preparar os enxovais; acessibilidade para pessoas com deficiência; emissão de documentos, dentre outros.
 
Já o Programa Criança Feliz tem o objetivo de atender, inicialmente, 150 famílias com crianças de 0 a 3 anos e de 0 a 6 anos em Pedro II. Na oportunidade, a secretária de Assistência Social, Elissiane Maria, agradeceu a presença de todos e falou da satisfação em poder novamente contribuir com o social.
 
“Com o apoio do prefeito Alvimar Martins e da secretária de Finanças, Eleonora Uchôa, não temos medido esforços para atender as demandas da população, a exemplo da reforma e ampliação do prédio da SEMAS, que agora passa a contar com instalações apropriadas para melhor atender a população pedrossegundense”, diz.  
 
A secretária de Finanças de Pedro II, Eleonora Uchôa, frisa que “o social é a marca registrada do trabalho realizado pela Prefeitura em Pedro II, que tem se destacado entre os municípios do Piauí, através do Programa do Bolsa Família, o que tem sido primordial para a implantação de novos programas, a exemplo do Criança Feliz”.
 
Criança Feliz
 
Pedro II é um dos 173 municípios do Piauí que aderiram ao Criança Feliz. O programa prioriza as crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A iniciativa tem como ponto central a visitação domiciliar. Técnicos capacitados irão até as casas das famílias para mostrar aos pais a maneira adequada de estimular o desenvolvimento dos filhos, principalmente nos primeiros mil dias de vida.

 

Da redação
redacao@cidadeverde.com

Centro de Fisioterapia de Pedro II recebe novos equipamentos

O município de Pedro II recebeu novos equipamentos de fisioterapia através do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ). Os itens vão integrar e auxiliar o serviço oferecido pelo Centro de Fisioterapia do Hospital Josefina Getirana Neta. 

O PMAQ tem como objetivo incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio das equipes de Atenção Básica à Saúde.

Entre os novos equipamentos estão itens utilizados na reabilitação física e motora, como tatames para atividades no solo e bolas. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 17h30, mediante cadastro prévio e atendimento. 

A fisioterapeuta responsável pelo Centro de Reabilitação e Fisioterapia do Hospital Josefina Getirana Neta, Neli da Silva Carneiro, fala sobre os tipos de atividades desempenhadas na unidade de saúde, destacando os itens que integrarão o acervo do órgão para atendimento. “São equipamentos lúdicos que vão nos ajudar na estimulação tanto visual como sonora, através de alguns brinquedos lúdicos para a fonoaudiologia e algumas bolas e rolos para a mulher fazer a descarga de peso nos membros inferiores”, diz a fisioterapeuta, que também acrescenta: “Os equipamentos já estão na Secretaria de Saúde e ainda neste mês de agosto vamos realizar a transferência e iniciar os atendimentos”. 

Neli Carneiro ainda afirma que, com a chegada dos novos equipamentos, o centro poderá “atender as crianças para estimular mais o desenvolvimento neuropsicomotor e cognitivo”.

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com 

Pedro II comemora 163 anos com atividades culturais e inaugurações

 
Em homenagem aos 163 anos de emancipação política do município, que ocorrerá na próxima sexta-feira, 11 de agosto, a Prefeitura de Pedro II realizará uma série de atividades culturais, ações de cidadania, inauguração de obras e shows com as bandas Amor a 1000, Romim Mata, Mara Pavanelly e Léo Cachorrão.
 
As atividades comemorativas começarão às vésperas do a aniversário da cidade, no dia 10 de agosto, às 19h, na Praça Manoel Nogueira Lima, Praça da Bonelle, com o show Gospel “Paz em Jesus”, com a participação da Banda Herdeiros, Renata Ribeiro, Ramon Marques e Banda Rocha Eterna.
 
Já no dia seguinte (11), as atividades começam às 5h, com a tradicional “Alvorada”, acompanhada da Banda Mestre Alessandro. Às 7h, acontece a Missa de Ação de Graças, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, na Praça Domingos Mourão Filho (Praça da Matriz), será o hasteamento das bandeiras com a presença do prefeito Alvimar Martins, secretários, vereadores e autoridades locais e regionais.
 
“É a festa mais tradicional do nosso município e bastante esperada por toda a população. E, neste ano, apesar do momento desafiador, são inúmeros os presentes que Pedro II irá ganhar. Preparamos uma programação especial de comemoração. Por isso, convidamos toda a população para compartilhar esse dia de festa e alegria”, diz o prefeito.
 
De acordo com Alvimar Martins, a programação também inclui a inauguração de obras executadas nos primeiros meses de gestão, o anúncio de convênios e retomada de obras, como a creches, escolas, praças e Unidade Básica de Saúde, quadras esportivas, entre outras. Além disso, novas ações serão anunciadas, como a reforma e construção de estradas vicinais em várias comunidades.
 
Confira a programação:
 
DIA 10/08/2017
 
19h – Apresentação de show Gospel “Paz em Jesus”. Com participação das atrações: Banda Herdeiros, Renata Ribeiro (acústico), Ramon Marques e Banda Rocha Eterna.
Local: Praça Manoel Nogueira Lima (Praça da Bonelle)
 
DIA 11/08/2017
 
05h – Alvorada com Banda Mestre Alessandro
07h – Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
08h30 – Solenidade de hasteamento das bandeiras e discurso de autoridades na Praça Domingos Mourão Filho (Praça da Matriz)
09h – Ação de cidadania realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde, com participação da Banda Gil do Acordeon
10h – Entrega de óculos na Praça Domingos Mourão Filho (Praça da Matriz)
11h30 – Entrega da reforma e ampliação da Secretaria Municipal da Assistência Social e reforma da Escola de Inclusão Digital e aquisição de equipamentos. Local: Secretaria de Assistência Social
15h – Inauguração do Campo SÉRGIO DE MACÊDO COSTA (ARENA SERJÃO) e Abertura do Campeonato Rural do Município de Pedro II, “Ruralzão”, com participação de 33 equipes do município e apoio do Deputado Wilson Brandão. Local: Campo – Loteamento Parque das Opalas
16h – Aniversário da Unidade Escolar Monsenhor Lotário Weber
19h – Abertura da I Feira de Negócios Agropecuários de Pedro II em parceira com o Banco do Nordeste, Banco do Brasil, ADAPI, EMATER, SEBRAE. Local: AABB
20h – Festa popular com as atrações: Banda Amor a 1000, Leo Cachorrão, Mara Pavanelly e Romin Mata. Local: Praça Manoel Nogueira Lima (Praça da Bonelle).
23h - Show pirotécnico
 
INAUGURAÇÃO
– Construção do Campo de Futebol Sérgio de Macêdo Costa “Arena Serjão”, construído com recursos próprios;
- Reforma da Escola de Inclusão Digital e aquisição de equipamentos, realizada com recursos próprios e oriundos do IGDBF;
- Reforma e ampliação da Secretaria Municipal da Assistência Social com aquisição de equipamentos, com recursos próprios e oriundos do IGDBF.
 
RETOMADA DE OBRAS
- Construção da Creche no bairro Santa Fé, com recursos próprios e do Ministério da Educação.
- Construção da Praça da Juventude – bairro Vila Kolping, com recursos próprios e do Ministério dos Esportes.
- Reforma e ampliação do Estádio Municipal José Teixeira Santos, com recursos próprios, do Governo do Estado e Ministério dos Esportes.
- Construção da quadra coberta da Unidade Escolar Municipal Inês Passos Galvão, com recursos próprios e do Ministério da Educação.
- Construção da Unidade Escolar Lagoa do Sucuruju, com recursos do Ministério da Educação.
- Reforma da Unidade Básica de Saúde – UBS da Comunidade Goiabeira, com recursos do Ministério da Saúde.
 
CONVÊNIOS
- Calçamento no bairro caixa D'água – Prefeitura de Pedro II e CODEVASF – emenda Senador Ciro Nogueira;
- Calçamento da ladeira da comunidade Goiabeira – Prefeitura de Pedro II e Ministério da Agricultura –  emenda Deputado Federal Paes Landim;
- Aquisição de ambulância para o SAMU – Ministério da Saúde - emenda Senador Ciro Nogueira;
- Construção do aterro sanitário – Prefeitura de Pedro II e FUNASA/Ministério da Saúde;
- Construção de poços na comunidade Chã do Saco e Olho D'água dos Paulinos - CODEVASF/Ministério da Integração Nacional.
 
REFORMA E CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS VICINAIS (realizadas com recursos próprios)
- Lajinha/Buriti Grande dos Aquiles – 12 Km;
- Gameleira/Martin/Fazendinha – 10 Km;
- PI 216 (antiga BR-404)/Assentamento Lagoa do Mato  – 06 Km;
- Serra dos Matões/Gameleira – 08 Km;
- Centro dos Gomes/Pajeú – 03 Km;
- Rodrigo/Limão/Centro dos Joaquinas/Centro dos Gomes – 04 Km;
- Barra dos Medeiros/Morro do Meio/ PI 216 (antiga BR-404) – 03 Km;
- Engenho Novo/Goiabeira – 04 Km;
- PI-216 (antiga BR-404) / Assentamento Paraiso/Assentamento Mato Verde/Lagoa do Sucuruju/Ingazeira – 11Km.

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Minha Casa Legal atende mutuários de Pedro II nesta quarta (9)

Os mutuários da cidade de Pedro II que residem nos conjuntos habitacionais Santa Maria Alves (98 imóveis) e Itamaraty (40 imóveis) serão atendidos, nesta quarta-feira (9), por meio de mais uma ação de regularização fundiária do Programa Minha Casa Legal. Os atendimentos serão feitos por uma equipe da Diretoria de Processos Imobiliários da Empresa de Gestão de Recursos do Estado do Piauí (Emgerpi), das 8h às 18h, na Escola Municipal Inês Passos Galvão, localizada no conjunto Santa Maria Alves, rua Francisco Barroso, no bairro Cristo Rei.
 
Esta ação visa finalizar os processos dos mutuários que residem em imóveis construídos pela extinta Companhia de Habitação do Piauí (Cohab-PI) e pelo Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí (Iapep).
 
De acordo com a diretora de Processos Imobiliários da Emgerpi, Ana Lúcia Gonçalves, as novas ações do Programa Minha Casa Legal na cidade de Pedro II têm como objetivo atender os mutuários do conjunto Santa Maria Alves e do conjunto Itamaraty. "Queremos prestar os serviços que durante a primeira ação, realizada no mês de junho, não foram concluídos”, destaca Gonçalves.
 
O foco da Emgerpi, durante a primeira ação de regularização no município, teve como finalidade identificar os mutuários e orientá-los a respeito do tipo de documentação necessária para que eles regularizassem as unidades habitacionais. "Nesta ação, os mutuários poderão fazer a abertura do pedido de liberação de hipoteca, receber orientações sobre contratos de gavetas, receber boletos para finalizar negociações de débitos e também tirar dúvidas”, disse Ana Lúcia, falando que essa é mais uma oportunidade que os mutuários de Pedro II terão para regularizar os imóveis e acessar os benefícios que o Programa Minha Casa Legal oferece.
 
A coordenadora da equipe de Serviço Social da Emgerpi, Josenice Pires, declarou que a nova ação é resultado de solicitações feitas pelos moradores do conjunto Santa Maria Alves, que desejam finalizar o processo de regularização e receber a escritura definitiva das casas.
 
Descontos 

 
A Emgerpi tem realizado ações itinerante em diversas cidades do Piauí e, além de promover a regularização fundiária urbana, a empresa está trabalhando para que todos os mutuários da extinta Cohab-PI, BEP E Iapep conheçam e busquem finalizar a regularização financeira dos contratos de financiamentos dos imóveis, visto que agora os mutuários com pendências financeiras contam com descontos sobre juros e multas.
 
A pessoa que quitar a dívida à vista tem desconto de até 90%. Já, àqueles que precisam parcelar débitos contam com descontos de 40%, 30% e 20%.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com 

Feto achado em rodoviária foi aborto com o consentimento do pai, diz polícia

A Polícia Civil do Piauí identificou a mulher que abortou dentro de um vaso sanitário do Terminal Rodoviário Joaquim Barroso de Oliveira, em Pedro II, a 195 km de Teresina. Segundo o delegado Adalberto de Castro, em depoimento, ela confessou que provocou o aborto, alegou motivos financeiros e revelou que praticou o crime com o consentimento do marido. Contraditoriamente, a mulher também demonstrou arrependimento.

"No início, ela tentou sustentar uma versão fantasiosa, mas depois contou o que ocorreu...que comprou o remédio antes mesmo de estar grávida e com o consentimento do marido. Ela diz que queria que tudo ocorresse em casa, mas começou a sentir fortes dores e não aguentou, pedindo ao marido que a levasse ao hospital", conta o delegado. 

A mulher- que tem 20 anos de idade e é dona de casa- e o marido foram ouvidos nesta quinta-feira (27). O titular da delegacia de Pedro II,  acrescenta que o crime foi planejado, mas a mulher abortou na rodoviária por acaso. 

"Ela relata que por volta das 22h, da última segunda-feira (24), tomou cinco remédios abortivos e às 23h30 começou a sentir fortes dores. Já às 5h do dia seguinte, não aguentou e pediu para o marido levá-la ao hospital. No caminho, passaram pela rodoviária e ela pediu para ir ao banheiro, onde ocorreu o aborto", esclarece Castro. 

O feto aparentava cerca de seis meses e cerca de 20 cm. Para a polícia, a suspeita reconheceu a gravidez, mas disse acreditar estar com três meses de gestação. 

O inquérito policial foi aberto por portaria e as investigações continuam. Por ter experido do prazo de flagrante, a mulher foi liberada- sem necessidade de pagamento de fiança- e responderá ao processo em liberdade.

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Pedro II realiza décima Conferência Municipal de Assistência Social

Com o tema: “Garantias de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, a Secretaria Municipal e o Conselho Municipal de Assistência Social de Pedro II, realizaram na noite de terça-feira (25-07), a abertura da décima edição da Conferência Municipal de Assistência Social, o evento teve início com o credenciamento e está sendo realizado no CEEP – Angelina Mendes Braga e segue por todo o dia de quarta-feira (26-07).

O objetivo da Conferência é analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado. A solenidade de abertura contou com a participação de secretários, coordenadores, assessores, vereadores e da comunidade que esteve representada através de instituições governamentais e não governamentais.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Elissiane Uchoa, destacou que esse é o momento onde a comunidade tem a oportunidade de defender suas propostas. “Este é o momento em que a comunidade tem a oportunidade não só de apresentar suas propostas, de defendê-las, mas também de aprova-las, para que assim, sejam encaminhadas a Conferência Estadual de Assistência Social que acontecerá no mês de agosto em Teresina”, comentou Elissiane Uchôa.

Fonte: Ascom

Posts anteriores