Cidadeverde.com

Contribuintes que pagarem IPTU em dia concorrerão a prêmios

Em Pedro II, os contribuintes que quitarem os débitos relativos ao Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) concorrerão a R$ 10 mil. Como forma de incentivar a adimplência, a prefeitura ainda concederá 10% de desconto para o pagamento da dívida até o dia 15 de dezembro, em cota única. 



O contribuinte também pode optar por quitar o débito parcelado em até três vezes. Os interessados devem procurar o Setor de Arrecadação da prefeitura, no horário de 8h às 13h. 

Os contribuintes que participarão do sorteio concorrerão a motocicleta, refrigerador, televisor, fogão e micro-ondas.

Os recursos arrecadados com IPTU serão aplicados em obras, serviços e equipamentos importantes para a realização de melhorias na cidade. 


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Ministério da Saúde aprova liberação de recursos para hospital

O Ministério da Saúde aprovou a liberação de R$ 1 milhão para investimentos no Hospital Josefina Getirana Netta, em Pedro II. A proposta foi apresentada pelo deputado federal Assis Carvalho (PT), após solicitação da prefeita Neuma Café.


Os recursos serão aplicados para aquisição de equipamentos e materiais permanentes do hospital, que possui 25 leitos SUS, sendo quatro leitos de cirurgia geral, cinco leitos de clínica geral, sete leitos de obstetrícia cirúrgica e nove leitos de pediatria clínica.

"Fomos informados que a emenda do deputado Assis Carvalho recebeu parecer favorável do Ministério da Saúde. Até o final deste ano, o recurso já estará disponível para equiparmos o hospital", comemora a prefeita. 

Neuma Café destaca ainda que, em 2014, a prefeitura promoveu concurso público contemplando vários cargos para o hospital. Já foram convocados cerca de 50 aprovados, entre eles, médicos, enfermeiros e outros cargos técnicos.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

1ª Feira Empreendedora terá leilão solidário e desfile de moda

Entre os dias 29 e 30 de novembro, Pedro II vai sediar a 1ª Feira Cidade Empreendedora - um evento que visa integrar os mais diversos campos profissionais, incentivar os microempreendedores, valorizar os potenciais e promover a arte e a cultura local e regional.


A programação da feira contará com exposição do comércio (nos estandes), shows musicais, leilão solidário e desfile de moda.

A solenidade de abertura será dia 29 de novembro, sábado, às 21h, com a presença de autoridades locais e representantes do Sebrae. O evento, realizado da prefeitura de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Comércio e Desenvolvimento Econômico, Sebrae-PI, segue até o dia seguinte, na praça Manoel Nogueira Lima.


Confira os empreendedores que irão expor produtos

Body Fit, J & M Adesivos Art e Design, Tenda da Cruviana, Artes e Decorações Freire, QI Bonita, A.L. & Joias, Telecel, Big Burger ED, Tere Art's, Xique-Xique, Oficina de Artesanato de Pedro II, MA MI Artesanatos, Sala do Empreendedor, Galeria Arte em Ação, Instituto Semear, IFPI/Campus Pedro II, Associação Tapera dos Vital, Boutique Le Souvenir, Laço de Fita, Avon Cosméticos, Agromax, Opalas Pedro II e Tia Marta.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Mais de 60 alunos serão capacitados em cursos profissionalizantes

A aula inaugural das novas turmas de cursos profissionalizantes ofertados pela prefeitura de Pedro II, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), ocorreu nesta terça-feira (18). Mais de 60 alunos serão capacitados nos cursos de pizzaiolo, confeiteiro, salgadeiro e copeiro. Os alunos selecionados foram distribuídos em quatro turmas.



"Esses cursos proporcionam ao aluno a oportunidade do ingresso no mercado de trabalho. Nossa gestão tem priorizado esse tipo de parceria porque esses cursos proporcionam ao aluno o ingresso no mercado de trabalho ou até mesmo de montar seu próprio negócio", disse a secretária de Assistência Social, Maria de Lourdes Alves. O início das aulas está previsto para a próxima segunda-feira (24).

Os programas Senac Móvel e Senac de Gratuidade (PSG), em parceria com a Secretaria de Assistência Social (Semas), funcionarão no município no período de um ano capacitando centenas de pessoas, que agora estão tendo acesso à qualificação profissional.

Durante o curso, a carreta de hospitalidade equipada com cozinha experimental, antena parabólica e equipamento audiovisual, ficará estacionada em Pedro II, permitindo o aprendizado prático e completo nessas áreas.


Dias e horários de funcionamento de cada curso

Pizzaiolo - terça, quinta e sábado, das 13h às 17h
Confeiteiro - segunda a sexta, das 18h às 22h
Salgadeiro - segunda a sexta, das 13h às 17h
Copeiro - Segunda, quarta e sexta, das 7h às 11h


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

II Cavalgada das Serras supera recorde de público com participantes do PI e CE

A 2ª Cavalgada das Serras reuniu mais de 350 participantes do Piauí e Ceará. Cavaleiros e amazonas foram recepcionados na praça Lúcio Gomes, em Pedro II, e seguiram pelos principais bairros da cidade até a região do Açude Joana. O percurso durou cerca de 2h. 



A 'Corrida de Marcha' foi uma das novidades desta edição e reuniu 24 competidores. Paulo André, de Ipu (CE), foi o grande vencedor. Já a jovem pedrossegundense Stefany foi eleita a Rainha do Clube do Cavaleiro. No 'Festival de Aboio', o vaqueiro Vicente Neto faturou a primeira colocação. Para todas as modalidades houve premiação em dinheiro e troféus.



"Nós imaginávamos contar com 250 cavaleiros, mas registramos a marca de 350 participando diretamente da cavalgada. Isso é fruto de um trabalho muito bem feito em parceria com a prefeitura de Pedro II, Clube do Cavaleiro e outros parceiros, como também por conta da participação efetiva dos amigos que vieram de várias cidades e do Ceará", avaliou Raimundo Nonato Oliveira, presidente do Clube do Cavaleiro.

O evento contou ainda com sorteios de dezenas de brindes, incluindo celas, rédeas, gibão, perneiras, entre outros. Participaram cavaleiros e amazonas de Pedro II, Piripiri, Lagoa de São Francisco, Domingos Mourão e Milton Brandão, no Piauí, e das cidades Reriutaba, Guaraciaba do Norte, Croatá, Ipú, Ipueiras, Poranga, Nova Russas, entre outras cidades do Ceará.

"Nossos amigos do Clube do Cavaleiro de Pedro II sempre estão participando das nossas cavalgadas no Ceará e estamos aqui retribuindo. Trouxemos para cá muitos cavaleiros na primeira edição, ampliamos o número agora, e daqui pra frente só tende a aumentar. Vamos nos preparar para o ano que vem", disse Aloísio Matias, de Croatá (CE).





Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Pedro II recebe certificado de "Prefeitura Amiga dos Pequenos Negócios"

Por ter adotado medidas que valorizam o microempreendedor local, como a instituição da Lei do Microempreendedor Individual (MEI), o município de Pedro II recebeu o certificado “Prefeitura Amiga dos Pequenos Negócios”.

O MEI é uma lei instituída pelos municípios que oferece condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal possa se tornar um MEI legalizado. Em todo o Piauí, 40 dos 224 municípios receberam certificação, nesta sexta-feira (14).
 
“Nosso objetivo, ao instituir a lei do MEI, é favorecer o empreendedorismo local e incentivar a formalização dos empreendedores informais. Esse certificado é mais um reconhecimento do nosso trabalho em prol do desenvolvimento sustentável do nosso município”, comemora a prefeita Neuma Café.


O 'Prêmio Prefeito Empreendedor' foi criado com o objetivo de reconhecer a capacidade administrativa dos gestores que elaboraram os melhores projetos e implantaram ações em favor do surgimento e do desenvolvimento de pequenos negócios em seus municípios.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Cavalgada das Serras acontece neste domingo e reunirá cerca de 300 cavaleiros

Centenas de vaqueiros, cavaleiros e amazonas da região de Pedro II participarão da 2ª Cavalgada das Serras de Pedro II, que acontece neste domingo (16). As inscrições para participar do evento ainda podem ser realizadas na secretaria de Infraestrutura.


A concentração será na praça Lúcio Gomes (Vila), a partir das 6h e chegada no Sítio Buritizinho. Os cavaleiros serão recepcionados com café da manhã e, em seguida, sairão em cavalgada pelos bairros e centro da cidade.

A programação conta ainda com almoço, homenagens, oração do vaqueiro, concursos de aboio e da rainha do Clube do Cavaleiro e festa dos vaqueiros com música ao vivo. Também serão realizados bingo de um potro e leilão de uma potra quarto de milha, além do sorteio de celas, rédeas, gibão, perneiras, entre outros. A Cavalaria da Polícia Militar do Piauí também confirmou presença no evento.



Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeita empossa 50 concursados e fará nova convocação em janeiro

A prefeita Neuma Café assinou termo de posse de 50 novos servidores aprovados em recente concurso público promovido pelo município de Pedro II. A cerimônia ocorreu nesta quarta-feira (12) e os empossados foram os primeiros a serem convocados pela municipalidade. 



"Esperamos desses novos servidores o compromisso de executar suas funções a contento, tornando um serviço mais eficiente e mais humanizado. Acreditamos que a equipe tenha o devido conhecimento técnico, como também a sensibilidade de estar recebendo seres humanos que chegam com a saúde vulnerável e que precisam de todo o cuidado e carinho", destacou a prefeita.

Os servidores vão atuar no Hospital Josefina Getirana Netta. Na área de Saúde foram convocados dois médicos clínicos e uma obstetra, uma biomédica, além de nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta, farmacêutico, técnicos em radiologia, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, entre outros.




Também foram empossados um engenheiro civil e um agrimensor para a Secretaria de Infraestrutura e Habitação e ainda um controlador municipal, que vai atuar diretamente no setor administrativo da prefeitura.

A solenidade contou ainda com o secretário de Administração, Heverto Oliveira, o diretor do Hospital Josefina Getirana Netta, Rômulo Galvão, entre outras autoridades.

"Com uma escala médica onde podemos ter médico atendendo praticamente todos os dias, estaremos solucionando boa parte dos problemas. Recebemos esses profissionais com muita alegria", disse Rômulo Galvão.

No certame foram ofertadas 260 candidatos em diversas áreas e de acordo com a secretaria de Administração, até janeiro de 2015, deverão ser convocados aprovados para as demais áreas.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Comitiva de empresários portugueses conhece potencialidades da "Terra da Opala"

Uma comitiva de empresários portugueses que mantêm investimentos no litoral piauiense visitaram Pedro II, a 195 km de Teresina, para conhecer o potencial turístico do município. O grupo foi acompanhado pelo prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, que mencionou a ideia de inserir a "Terra da Opala" na Rota das Emoções, formada por Jericoacoara (CE), Lençóis Maranhenses (MA) e Delta do Parnaíba (PI). 






"Pedro II tem um acervo histórico extremamente rico, como o Casario Colonial, além das jóias de opala, a culinária diversificada, clima ameno, os eventos e as belezas naturais. No município estão reunidos o que é essencial para atrair o turista. Pretendemos inserir outras cidades que possuem potencial turístico, como é o caso de Pedro II", disse Florentino Neto.

A prefeita Neuma Café enalteceu a iniciativa do prefeito de Parnaína em propôr o intercâmbio. "Além do nosso litoral, nós temos outras belezas que precisam ser exploradas aqui na região. E essa atitude demonstra compromisso com  o Piauí. Pedro II se insere nesse contexto e vamos nos empenhar no sentido de integrar nossos potenciais", disse.

Florentino Neto disse que além da integração com Pedro II, a ideia é atrair, cada vez mais, investimentos para toda a região Norte. "Vamos buscar a estrutura necessária para incrementarmos o turismo e precisamos do empenho dos prefeitos. A prefeita Neuma Café já caminha neste sentido, incentivando o turismo, promovendo eventos, estruturando a cidade", reitera o gestor parnaibano.

A comitiva visitou pontos turísticos como o Casario Histórico, lojas de joias de opala, Mercado do Artesão e o ateliê do artista plástico J. Batista.

"Não conhecia a cidade, nem tinha noção do potencial que aqui existe. O patrimônio arquitetônico e natural daqui é muito rico. Estou encantado com as opalas, o artesanato, com a hospitalidade e o potencial turístico. Recomendo aos que vêm do sul do país e até da Europa a virem conhecer esta cidade", disse o empresário português, Mário Jorge Carvalho, empresário do ramo hoteleiro.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Pedro II terá a 1ª Feira Cidade Empreendedora

O município de Pedro II, a 195 km de Teresina, sediará nos dias 29 e 30 novembro, 1ª Feira Cidade Empreendedora. O evento, que ocorre na praça Manoel Nogueira Lima, visa promover o crescimento socieconômico do empreendedor, integrar os mais diversos campos profissionais, valorizar os potenciais e promover a arte, a cultura regional e local.

Segundo Cláudia Pontes, consultora do Sebrae, a ideia da feira é dar suporte técnico aos empreendedores que se destacam em suas atividades e, principalmente, àqueles que conseguiram ou queiram alcançar o crescimento de sua empresa.

O projeto da 'Feira Cidade Empreendedora' foi apresentado para representantes do trade turístico e microempreendedores do município. O evento contará com alas de apresentações artísticas, musicais e culturais, desfile de moda, exposição de produtos em standes padronizados, praça de alimentação e palco temático.

"Tudo que vier para oportunizar os nossos empreendedores nós abraçaremos. Essa feira vai proporcionar mais visibilidade ao nosso município, divulgar nossa produção e gerar renda para a nossa cidade", disse a prefeita Neuma Café. 




Incentivo ao empreendedorismo

Uma lei instituída pelo município oferece condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal possa se tornar um MEI legalizado. Microempreendedor Individual (MEI), pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário.

Por ter adotado medidas que valorizem o microempreendedor local, como a instituição da Lei do Microempreendedor Individual (MEI), a prefeita Neuma Café receberá o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A entrega será feita ainda neste mês de novembro.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores