Cidadeverde.com

Abraço simbólico no Açude Joana marca Dia Mundial da Água em Pedro II

Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta quarta-feira (22), centenas de moradores do município de Pedro II participaram de um abraço simbólico no Açude Joana, principal responsável pelo abastecimento de água do município.

Realizado às margens do Açude Joana, o evento organizado pela Prefeitura de Pedro II também contou com a participação de alunos e professores da Rede Municipal de Ensino, servidores públicos, membros do Executivo e Legislativo Municipal, representantes da igreja e de movimentos sociais organizados.

“Esse abraço simbólico é uma forma de apoiarmos a causa da preservação da natureza. Queremos reforçar a importância da colaboração continuada dos diversos segmentos sociais da zona urbana e do interior em prol do Açude Joana e do Rio Corrente”, diz o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, João Batista Martins Júnior.

Ainda como parte da programação, professores e alunos vestiram fantasias com o objetivo de chamar atenção aos problemas decorrentes da falta de água no mundo, especialmente no principal reservatório da cidade. Na oportunidade, aconteceu um desfile cívico com representantes das escolas Monsenhor Lotário Webber, Tertuliano Brandão, Sólon Brandão, José Teixeira Santos, Escola Família Agrícola Santa Ângela, Thomaz Café, entre outras.

“Desde o início, os alunos abraçaram a causa, pois a preocupação é mundial, principalmente com o nosso Açude que está sumindo. É interessante desde já despertar essa consciência nas crianças e adolescentes o interesse em preservar a natureza”, diz a educadora Maria da Conceição. 

A iniciativa também contou com apresentações artístico-culturais, tais como declamação de poesias, apresentações teatrais e de dança, convocando toda a população a participarem da limpeza e preservação do açude, assim como dos diversos mananciais, cursos d'água e fontes hídricas da região.

“Queremos reforçar que a recuperação do Açude é uma das nossas principais preocupações. Temos providenciado projetos e buscando verbas para resolver essa problemática da água em Pedro II”, frisa o prefeito Alvimar Martins.

Ao final do ato, os secretários municipais de Educação, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Comunicação e membros da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e de São José Operário somaram esforços para a divulgação do lema e do espírito da Campanha da Fraternidade que, neste ano, é “Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”, além da sua convergência aos objetivos socioambientais da ação em Pedro II.

 

cidades@cidadeverde.com

Prefeito de Pedro II busca patrocínio da Caixa para o Festival de Inverno 2017

O prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, participou de reunião com a assessora de comunicação da Caixa Econômica Federal no Piauí, Assunção Leal, para tratar sobre a captação de recursos e patrocínio do banco ao Festival de Inverno de Pedro II 2017. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (15), na Superintendência da Caixa em Teresina. Este ano, o evento vai acontecer nos dias 15,16,17 e 18 de junho. O Festival já entrou no calendário de eventos do Piauí e em 2017 pretende resgatar o foco primordial do evento, de estímulo ao turismo e demais potencialidades de Pedro II.

Alvimar Martins afirma que o evento é de extrema importância para o município, pois fortalece a economia e exalta os potenciais de Pedro II. "O festival é gratuito e traz grandes nomes da música brasileira. A soma do evento, com relação à parte cultural, ao ecoturismo, à visita dos turistas durante os quatro dias, isso fortalece a economia. Os turistas vão para as pousadas, os restaurantes, tem a opala, o artesanato, enfim, faz a economia girar, o que traz crescimento e desenvolvimento para a cidade", ressalta.

O prefeito também diz que pretende realizar outros festivais durante o ano, como forma de garantir renda para a população do município. "Nós pretendemos realizar outros eventos para que a gente consiga atrair turistas durante todo o ano e aqueles que investem no turismo tenham seu retorno. Na nossa administração, nós estimulamos também o ecoturismo, a gastronomia, então essa somatória de valores faz com que a gente, junto com a população e os patrocinadores, preparemos essa grande festa que é o Festival de Inverno", declara.

Este ano, o Festival de Inverno vai fazer referência a outros festivais que devem ser implantados no calendário de Pedro II: o Festival Gastronômico e o Ecofest, um festival ecológico. "Esse é o referencial nós vamos mostrar o que queremos para o futuro. O Festival vai se referenciar à meta do governo do Alvimar, que é fazer uma transformação no ecoturismo, não apenas trazer o turista para as festas noturnas. Nós queremos estimular não apenas o turismo cultural, mas também o turismo ecológico e de aventura", frisa Roberto Raulino, que integra a equipe de organização do evento.

A assessora de comunicação da Caixa, Assunção Leal, afirmou que o evento já foi abraçado pela Caixa. " O evento se alinha à matriz de patrocínio da Caixa em todos os aspectos, tanto pelo aspecto de imagem quanto pela questão da proposta do evento, que é bastante completo, envolve muitas nuances, tanto na questão cultural, que é o carro forte, mas também a questão da propagação da identidade cultural e agora está sendo atrelado a parte de esporte, e ainda a preocupação social e ambiental", enfatiza.  

O Festival de Inverno 2017 ainda vai trazer um projeto de acessibilidade em torno das praças da cidade, garantindo a participação de toda a população. 

Desafio Serra dos Matões

Integrado ao Festival de Inverno de Pedro II, o Desafio Serra dos Matões vem como principal evento de estímulo ao ecoturismo, com trilhas naturais que exaltam as riquezas ambientais da cidade.

Luciano Uchôa, organizador do Desafio dos Matões, afirma que o evento é plural e proporciona a inserção das comunidades mais afastadas no Festival de Inverno. "Esse evento é plural, são três vertentes fundamentais no ecoturismo: esporte, cultura e meio ambiente. A gente insere, dentro dos 21km, diversas atividades artísticas. Enquanto o Festival acontece nas praças da cidade, a gente leva a cultura para essas comunidades afastadas", explica.

 

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

 

“Buscamos inovações e parcerias para enfrentar a crise”, diz prefeito Alvimar Martins durante congresso

O prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, participou, nessa segunda-feira (13), da abertura do 1º Congresso das Cidades, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), em Teresina.  O evento, que reúne, até esta quarta-feira (15), mais de 200 prefeitos do Piauí, além de assessores e interessados, propõe um debate sobre soluções criativas e economicamente viáveis para os municípios.

Para Alvimar, que veio acompanhado de secretários e assessoria técnica, o Congresso também é uma oportunidade para os gestores receberem informações qualificadas e trocar experiências acerca das boas práticas em gestão pública.

“O Congresso das Cidades traz inovação para transpor os desafios que se impõem aos gestores, principalmente em tempos de crise. É um momento em que o Governo do Estado, a Fiepi e os outros gestores e empresas aqui presentes, se unem para somar e trocar experiências, além de disponibilizarem um leque de oportunidades e informações que irão nos ajudar a fazer a nossa administração mais transparente e focada na prestação de serviços de qualidade”, frisa Alvimar Martins.

O Congresso das Cidades aborda temas tais como empreendedorismo, geração de emprego e renda e valorizar as riquezas dos territórios. Na oportunidade, também são ofertadas informações sobre contas públicas, previdência, como realizar parcerias público-privadas e orientações de como planejar projetos para a obtenção de recursos.

“Através das parcerias com Governo Federal e Governo do Estado, temos procurado desenvolver o nosso município e essa é a oportunidade de trazer essa experiência que temos a oferecer. Da mesma forma, estamos aqui para melhorar nossa gestão e fazer parceria para que nosso Estado e nosso município cresçam e se desenvolvam”, explica o prefeito.

O 1º Congresso das Cidades é uma iniciativa da TV Cidade Verde, em parceria com o Governo do Estado e Sebrae e conta com o apoio da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE) e do Conselho Nacional do Sesi.

 

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

 

Prefeitura faz convênio para fortalecer piscicultura

A Secretaria Municipal de Agricultura de Pedro II firmou um convênio com o Departamento Nacional de Obras contra a Seca – DNOCS para garantir aquisição facilitada de alevinos. A ação vai beneficiar vários produtores rurais e incentivar a fortalecimento da piscicultura no município. A parceria foi firmada nessa sexta-feira (11), durante visita da secretária municipal de Agricultura, Cleidiane Mesquita, à sede do DNOCS, em Piripiri.

“Cerca de 12 mil alevinos poderão ser adquiridos através desta parceria. Basta que os produtores rurais interessados procurem a sede da Secretaria munidos de seus documentos pessoais e da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional da Agricultura Familiar - DAP, bem como da solicitação da quantidade de alevinos, que será definida com orientação dos técnicos presentes na secretaria”, explica a secretária.

Os agricultores pagarão apenas um subsídio mínimo de 20% do valor dos alevinos para a cobertura dos gastos técnico-operacionais junto ao DNOCS. Os demais 80% serão isentos, a fundo perdido, de modo a motivar os piscicultores à produzirem mais.

A secretária afirma, ainda, que outras parceiras estão sendo buscadas. “Já estamos em diálogo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA  para que seja implantado no município o projeto Fomento Mulher, junto aos assentamentos do INCRA, o que deverá beneficiar muitas famílias pedrossegundenses. Contamos com total apoio do prefeito Alvimar Martins, que nos oferece o suporte que precisamos para buscarmos mais parcerias e convênios”, conclui.

Da redação
redacao@cidadeverde.com 

Prefeitura de Pedro II faz parceria com Junta Comercial e Sebrae para agilizar registro de empresas

 

A Prefeitura de Pedro II, por meio de uma parceria com a Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está agilizando o registro de empresas através do sistema Piauí Digital. A novidade facilita a vida do contribuinte e empreendedor, que não precisam mais ir aos órgãos públicos do município para regularizar a empresa.

Com isso, os contribuintes que desejam abrir empresas no município devem requerer sua inscrição no sistema Piauí Digital, que é integrado ao projeto Rede Nacional para Simplificação do Registro, para Legalização de Empresas e Negócios (Rede SIM).

De acordo com o prefeito Alvimar Martins, agora, a inscrição do empresário na Rede SIM é feita on-line, diretamente no site do sistema Piauí Digital, www.piauidigital.pi.gov.br.

“Com essa medida nós queremos diminuir a burocracia e dar mais agilidade ao registro de empresas. A principal vantagem é que o contribuinte pedrossegundense não precisa mais ir à Secretaria Municipal de Infraestrutura para regularizar sua empresa ou seu negócio”, destaca Alvimar Martins.

O gestor informa também que o novo serviço pode ser acessado pelo site da Prefeitura de Pedro II, www.pedroii.pi.gov.br.

Fonte:Ascom
cidades@cidadeverde.com

Mistura de ritmos agita terceira noite do Carnaval em Pedro II

A mistura do forró e do axé vem fazendo a diferença no Carnaval do povo, que acontece na praça Manoel Nogueira Lima (Bonelle), em Pedro II. A segunda-feira de carnaval reuniu no mesmo palco três bandas: Clauber Maryano e Balança Neném, Hot Style e Amor a 1000. Os foliões lotaram a praça em mais um dia de festa. E para fechar a Folia de Momo quem se apresenta nesta terça-feira (28) são as bandas Pé de Ouro, Axé Vip e Edú Safadão.

Uma grande estrutura de palco, som e iluminação foi montada na praça para atender melhor o público que está prestigiando o carnaval na cidade de Pedro II. A segurança e a limpeza também foram reforçadas para garantir a tranquilidade da festa, bem como a limpeza da praça e das vias da cidade.

A enfermeira Maria Herlândia, responsável pelo estande da Secretaria Municipal de Saúde, destaca os principais serviços oferecidos na praça. “O nosso foco é orientar o folião quanto ao uso do preservativo, bem como ao consumo de bebidas alcoolicas, que deve ser feito de forma moderada, já que as principais ocorrências estão associadas ao uso abusivo do álcool”, diz a enfermeira. Segundo ela, a festa tem ocorrido dentro da normalidade e até o momento não foi registrado nenhum caso de atendimento mais grave no local.

A vice-prefeita do município, Betinha Brandão, também fala do sucesso da festa. “O povo está prestigiando o carnaval, uma das maiores festas populares do país. Só podemos parabenizar a prefeitura pela organização deste grande evento e desejar ao povo de Pedro II um excelente reinado de Momo”, completa a vice-prefeita.

O Carnaval 2017 vem atraindo também foliões de cidades vizinhas. A última noite de festa começa a partir das 21 horas na praça Manoel Nogueira Lima (Bonelle). 


cidades@cidadeverde.com

Prefeitura de Pedro II intensifica trabalho de manutenção da iluminação pública

 

Desde a última segunda-feira (20), equipes da Prefeitura de Pedro II estão empenhadas na manutenção da iluminação pública municipal com a realização de vistorias, consertos e trocas de lâmpadas de postes.

Os profissionais atuam com apoio do caminhão Munk, que conta com braço giratório de elevação, para o trabalho de manutenção nas principais vias do Centro da cidade e um outro veículo com escada de apoio, também utilizado para realizar as vistorias e consertos nos diversos bairros e comunidades.

“É um trabalho sistemático, que auxiliam, também, na segurança da cidade. Vamos manter essa manutenção com as equipes de prontidão para vistorias e possíveis trocas de equipamentos”, comenta o prefeito de Pedro II, Alvimar Martins.

Fonte:Ascom
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura de Pedro II vai oferecer exames de mamografia

A Prefeitura de Pedro II vai ofertar mais de mil exames de mamografia gratuitos para mulheres entre 50 a 69 anos. Os exames serão realizados entre os dias 13 de fevereiro e 04 de março na Praça da Matriz, na Unidade Móvel Central de Mama, disponibilizada por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Território dos Cocais e Ministério da Saúde.

O objetivo da ação é garantir que toda mulher na faixa etária recomendada regularize o exame de mamografia. O Ministério da Saúde recomenda que mulheres com idade entre 50 e 69 anos devam fazer o procedimento anualmente.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Tatiana Galvão, para ter acesso ao serviço, as mulheres devem agendar previamente o exame com o Programa de Saúde da Família mais próximo da paciente e passar pela triagem, que acontecerá de 06 a 10 de fevereiro. “É preciso apresentar apenas o cartão do SUS, cópias do RG e CPF e comprovante de endereço. O agendamento é individualizado, ou seja, a paciente só pode marcar o exame para ela mesma. As mamografias serão realizadas nos turnos manhã e tarde, de segunda a sábado”, informa.

A mamografia é o exame da glândula mamária que pode detectar, ainda no estágio inicial, o câncer de mama. A doença é a mais comum entre as mulheres no Brasil, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. A idade é um dos principais fatores de risco, junto com fatores ambientais e comportamentais, além de fatores da história reprodutiva, hormonal e fatores genéticos e hereditários da paciente.

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

Wilson Brandão garante R$ 120 mil em emenda parlamentar para o Carnaval de Pedro II

O deputado estadual Wilson Brandão (PSB) vai destinar R$ 120 mil de emenda parlamentar para a realização das comemorações carnavalescas em Pedro II. O parlamentar anunciou nesta terça-feira (01) a liberação dos recursos oriundos da Secretaria Estadual de Turismo.

De acordo com Wilson Brandão, a emenda é um incentivo cultural que será de grande apoio à Prefeitura de Pedro II, que sozinha não teria condições de arcar com os custos do evento em virtude da contenção de gastos e da aplicação de recursos em áreas prioritárias para o município, como saúde e infraestrutura.

“O prefeito Alvimar recebeu uma estrutura problemática e agora está focado na organização da cidade e em administrar o orçamento municipal em conformidade com o cenário financeiro e econômico local. Todavia, não podemos menosprezar a cultura brasileira e por isso procuramos parcerias e outros meios para garantir investimentos disponíveis para o fortalecimento da área cultural e turística do município”, explica Brandão.

O deputado acrescenta que está confiante no propósito de revitalizar a festa de rei momo no município e incentivar a geração de renda local. “Esta é uma emenda justa e pleiteada em parceria com o prefeito Alvimar Martins para que a prefeitura possa devolver à cidade a alegria de uma tradição que tornou o carnaval de Pedro II um dos mais tradicionais do Piauí. Além do fator cultural, as festividades também são fontes de renda para várias famílias que se dedicam a organizar o evento e ganhar uma renda extra nesse período”, finaliza.

Fonte:Ascom
cidades@cidadeverde.com 

Prefeito Alvimar Martins faz abertura da Semana Pedagógica de Pedro II

Nesta segunda-feira (30), o prefeito Alvimar Martins e a equipe da Secretaria de Educação de Pedro II deram início à Semana Pedagógica relativa ao primeiro semestre do ano letivo. A solenidade de abertura aconteceu no Centro Estadual de Educação Profissionalizante Angelina Mendes Braga e reuniu secretários municipais, professores, diretores, coordenadores e supervisores escolares.

A Semana Pedagógica será realizada entre os dias 30 de janeiro e 02 de fevereiro e compreende a realização de oficinas e palestras apresentadas nos turnos manhã e tarde.  O principal objetivo é traçar as estratégias e definir o planejamento de ações inovadoras para o ano de 2017, além de discutir o processo de ensino-aprendizagem nas escolas do município.

De acordo com o prefeito Alvimar Martins, a administração municipal, em parceria com a Secretaria de Educação, tem o compromisso de melhorar a qualidade da educação, elevar o Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – do município e desenvolver um ambiente adequado para o desempenho das atividades de todos que fazem a rede de ensino.

“A Semana Pedagógica é um momento fundamental para discutirmos com os gestores e educadores estratégias e traçar metas para aumentar o Ideb, que ainda está muito atrás de outros municípios. Essa é uma responsabilidade muito grande dos professores, dos coordenadores e de todas as equipes do município e nossa prioridade é fazer com que nossos alunos estejam preparados para ingressar no Ensino Médio e dar continuidade aos seus estudos”, defende Alvimar.

A secretária de Educação, Kelcylene Ribeiro, avalia o primeiro dia do evento como positiva e destaca as principais metas para os próximos meses.  “Nós analisamos de uma forma bem positiva a abertura da Semana devido à quantidade de profissionais que compareceram na abertura. Na oportunidade, destacamos que o número de alunos do município vem diminuindo a cada ano. Um dos nossos grandes desafios à frente da Secretaria de Educação é, junto com os professores, resgatar esses alunos para a sala de aula e aumento das matrículas. Outro desafio que foi colocado para os professores é melhorar a qualidade do ensino, e, consequentemente, melhorar o índice que mede o ensino aprendizagem no município”, explica a secretária.

Sobre o pagamento dos salários dos servidores da educação, Kelcylene esclarece que, a Secretaria de Educação abriu diálogo com Sindicato dos Trabalhadores em Educação para discutir questões salariais. “Estamos tratando de questões relativas aos direitos dos professores e o prefeito Alvimar Martins já assegurou a todos os docentes o pagamento do segundo turno referente ao mês de janeiro”, conclui a gestora

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores