Sai resultado preliminar do concurso público da prefeitura

A Consultoria e Estudos Pedagógicos (Consep) divulgou o resultado preliminar do concurso público da prefeitura de Pedro II. Ao todo foram ofertados 261 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior. Mais de 5 mil candidatos estavam habilitados para fazer as provas.


O resultado preliminar para os cargos de Técnico em Enfermagem e Agrônomo, que tiveram as provas anuladas e foram aplicadas no último domingo (20), serão divulgados posteriormente. 

Ainda de acordo com o site da empresa organizadora do certame, os cargos que não foram listados no resultado preliminar não tiveram candidatos com pontuação mínima de 60% da prova, conforme o edital.



"Parabéns a todos os aprovados no concurso de nossa linda e abençoada Pedro II. Que possam contribuir para que tenhamos um serviço público de melhor qualidade, humanizado, e que contribuam para termos uma cidade melhor e mais feliz", disse a prefeita Neuma Café, após a divulgação do resultado. 




Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Festival de Sementes da Fartura atrairá centenas de pessoas a Pedro II

O Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA) vai realizar no dia 18 de julho em Pedro II o I Festival das Sementes da Fartura do Piauí. O público esperado é de aproximadamente 800 participantes, entre agricultores e agricultoras familiares, técnicos, representantes de ONGs e de órgãos de pesquisa do Governo. O evento promoverá o encontro de produtores da agricultura familiar de todas as partes do Estado em um intercâmbio de conhecimento e trocas de sementes, além do fortalecimento do patrimônio genético do Semiárido.


A finalidade do evento é contemplar o trabalho realizado pelas entidades do FPCSA junto às comunidades rurais do Estado. Através dos encontros e capacitações dos Programas de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido, os agricultores e agricultoras são incentivados a preservar, resgatar, multiplicar e guardar suas sementes nativas na busca de proteger o patrimônio genético de cada região.

Com caráter também educativo, o festival promoverá oficinas temáticas. As entidades que formam o FPCSA estão fazendo junto às comunidades a mobilização e preparação para o evento, que consiste na capacitação dos participantes no processo de produção, seleção, multiplicação e embalagem das sementes de forma adequada.

No evento, ainda será realizada uma caminhada com o objetivo de atrair a população. A concentração será na Praça Lúcio Gomes a partir das 07h. Os participantes percorrerão a Avenida José Lourenço Mourão até a Praça Domingos Mourão Filho, onde fica a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, que receberá a Feira de Sementes.


Histórico do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido

O FPCSA é uma articulação de organizações da sociedade civil que atua a favor do desenvolvimento social, econômico, político e cultural do Semiárido.
 
Criado em 1990 com o nome Fórum da Seca, nasceu com o objetivo de discutir políticas de enfrentamento dessa problemática.
 
Em 1997, a rede foi rearticulada a partir de um novo olhar, quando recebeu a denominação de Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido. A partir daí, foi configurada a missão de materializar os sonhos de centenas de pessoas que acreditam no seu potencial e querem melhorar as condições de vida na região.
 
Desde então, o FPCSA trabalha para uma mudança de concepção do Semiárido como região impossível de viver e contra a ideia do “combate à seca”, causador da dependência e passividade política. A mudança para a perspectiva da “convivência” com as condições climáticas locais promove valorização e respeito ao ecossistema e propõe desenvolvimento sustentável da região, através da cidadania.

Sementes da Fartura - Origem do nome

As sementes sempre estiveram presentes na vida dos agricultores e agricultoras. Sendo, portanto, indispensáveis à vida no planeta. Cada povo, ao longo dos séculos, conforme sua região e de acordo com as condições climáticas, vem selecionando e dando nomes às variedades guardadas e armazenadas. Essas sementes nativas e de variedades tradicionais ficaram conhecidas como Crioulas.

No Piauí, a exemplo de outros Estados, produtores da agricultura familiar também sentiram a necessidade de dar às Sementes Crioulas um nome que as identificassem de imediato como riqueza herdada dos antepassados. Esse nome deveria representar soberania e segurança nutricional e alimentar nas comunidades.

Desse desejo, no primeiro encontro estadual das sementes, realizado em 09 de setembro de 2011, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pedro II, o geógrafo e assessor técnico do Centro Regional de Assessoria e Capacitação (CERAC), José Maria Saraiva, analisando a quantidade de grãos que uma só semente é capaz de produzir, o seu poder de multiplicação e a fartura promovida por ela, sugeriu à plenária o nome Sementes da Fartura. A aceitação foi unânime. Nesse dia, as Sementes Crioulas do Piauí foram batizadas Sementes da Fartura.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura amplia abastecimento d'água na zona rural

A Prefeitura de Pedro II está investindo em melhorias no sistema de abastecimento d'água em comunidades da zona rural. A prefeita Neuma Café destaca que estão sendo realizados trabalhos de ampliação, distribuição, recuperação de chafarizes e canalização da água diretamente nas residências.

Segundo o departamento responsável pela manutenção dos sistemas de abastecimento d'água do município, dos meses de maio a junho deste ano, foram recuperados 16 chafarizes e postos em pleno funcionamento. Atualmente, dos 146 chafarizes de responsabilidade do município, apenas três não estão em funcionamento.

Os povoados Canto da Várzea, Lapa, Caiçara do Mufumbo, Joana e Tucuns dos Pedro foram algumas das localidades contempladas. Seis famílias do povoado São Luís de Cima também foram contempladas com água canalizada nas residências. 


"Onde encontrarmos famílias sofrendo com a escassez de água vamos buscar uma solução. Na comunidade São Luís, os moradores percorriam cerca de 2 km em busca do chafariz mais próximo. Agora, eles estão recebendo água nas torneiras de suas residências", destaca Neuma Café.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Secretário de Saúde visita anexo voltado para atender mulheres vítimas de violência

A prefeitura de Pedro II  investiu R$ 150 mil na construção de um anexo ao Hospital Estadual Josefina Geritana Netta. O espaço será voltado para atender mulheres vítimas de violência e segundo a prefeita Neuma Café funcionará em breve. 


Além da construção do anexo, foram realizados investimentos na construção de um centro de aconselhamento psicológico, com ouvidoria e laboratório municipal.


"O serviço de ouvidoria já está em pleno funcionamento, enquanto os outros serviços aguardam apenas prazos burocráticos para entrarem em vigor", destaca Neuma Café que apresentou as instalações ao secretário de Estado da Saúde, Mirócles Veras, gerente de Descentralização Hospitalar, Edvone Benevides, diretor de Organização Hospitalar, Telmo Mesquita e ao superintendente de Assistência à Saúde, Pedro Leopoldino.


Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura divulga nova data de provas do concurso público

As provas do concurso público da prefeitura de Pedro II para os cargos de Engenheiro Agrônomo e Técnico de Enfermagem foram marcadas para o próximo dia 20 de julho, a partir das 9h, no Centro Estadual de Educação Profissional - CEEP Angelina Mendes.


A Consep- Consultoria e Estudos Pedagógicos- divulgou notificação aos candidatos que concorrem aos cargos. As provas haviam sido anuladas devido a problemas técnicos. 

Segundo a organizadora do certame, os gabaritos deverão ser publicados no dia 21, cabendo recursos no prazo de até 48 horas.  O resultado das provas objetivas, após o prazo de recursos, deverá ser divulgado em 31 de julho. 


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Provas do concurso da prefeitura são anuladas para dois cargos

As provas do concurso público da prefeitura de Pedro II para os cargos de Agrônomo e Técnico em Enfermagem, realizadas no último domingo (29), foram anuladas. Com o objetivo de garantir a transparência e a lisura do certame, a prefeita Neuma Café determinou à Consultoria e Estudos Pedagógicos (Consep), empresa responsável pela realização do certame, que refaça as provas para os dois cargos.



Considerando problemas técnicos detectados pela Consep, nas provas para os cargos de Agrônomo e Técnico em Enfermagem, e considerando ainda parecer da Comissão Organizadora do Concurso Público - COCP, a gestora municipal baixou Decreto Municipal de nº  639/2014, anulando as provas dos cargos de Agrônomo e Técnico de Enfermagem, aplicadas no dia 29 de Junho de 2014, do concurso público regulamentado pelo Edital nº 001/2014, e todos os atos dele decorrentes.

O decreto determina que a Consep é obrigada a publicar, através dos meios legais, ato de convocação dos candidatos para aplicação de nova prova, dentro do prazo improrrogável de 45 dias, bem como o calendário de todas as suas etapas. Fica também facultado aos candidatos o direito de desistência do certame, garantindo-lhes, inclusive, a devolução do valor da taxa de inscrição.

O gabarito oficial das provas para os demais cargos foi divulgado nesta quarta-feira (02), no site da Consep. 




Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Mais de 5 mil candidatos farão provas do concurso neste domingo (29)

A Consep-Consultoria e Estudos Pedagógicos- divulgou os locais e horários de provas do concurso público para preenchimento de vagas na prefeitura de Pedro II. Mais de 5.300 candidatos se inscreveram no certame e concorrerão a uma das 261 vagas.


As provas objetivas serão realizadas neste domingo, 29, às 9h, para candidatos de nível médio e superior. Os inscritos para cargos de nível fundamental farão provas à tarde, a partir das 14h30.

Locais

As provas serão aplicadas nos seguintes locais: Unidade Escolar Tertuliano Solon Brandão, Unidade Escolar Tertuliano Brandão Filho, Centro Estadual de Educação Profissional - CEEP -, Instituto Federal do Piauí - IFPI -, Unidade Escolar Maria Mendes Mourão, Unidade Escolar Dep. Milton Brandão, Unidade Escolar Manoel Nogueira Lima, Unidade Escolar Gonçalo Medeiros, Unidade Escolar Monsenhor Lotário Weber, Unidade Escolar Inês Passos, Unidade Escolar Santa Ângela, Unidade Escolar João Benício, Unidade Escolar José Teixeira Santos, Unidade Escolar Tomaz Café e Unidade Escolar Cipriano Leite. 




Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

11ª edição do Festival de Inverno supera expectativas e aquece economia local

A prefeitura de Pedro II divulgou um balanço parcial da 11ª edição do Festival de Inverno. A prefeita Neuma Café adianta que o evento rendeu à economia local, mais de R$ 3 milhões, superando a expectativa de lucro para o período. 


"As expectativas foram alcançadas e superadas. Avaliamos de maneira bastante positiva a 11ª edição. Vamos aguardar os dados das pesquisas que estão sendo concluídos, mas podemos adiantar que os números são animadores", disse a gestora. 

A prefeita reforça ainda que os dados das pesquisas qualitativas estão sendo concluídos, mas apesar da redução do número de visitantes, houve boa aceitação dos turistas.


"Se houve uma queda do número de visitantes, ganhamos muito em qualidade. Em 2010 essa mesma queda de público foi percebida", conta a prefeita que faz alusão à Copa de 2010, na África do Sul, quando também foi registrada uma pequena redução no número de visitantes.

"A realização dos jogos da Copa do Mundo foi um dos fatores que pesaram na concorrência, mas mesmo com os jogos em andamento e muitos turistas circulando nas cidades-sede da Copa, comparando com o Festival de 2010, quando houve a Copa na África do Sul, a edição do festival deste ano superou a de quatro anos atrás", reitera.

Neuma Café destaca ainda a edição de 2014 resgatou a essência original do Festival do Inverno. "O jazz e o blues, geralmente, as pessoas só têm acesso em ambientes fechados, pagando ingresso, e aqui conseguimos resgatar esse estilo, utilizando os mesmos recursos, proporcionando uma música de boa qualidade para  a população e os visitantes", disse.



Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Após denúncias, jovens são presos acusados de tráfico de drogas

Dois jovens acusados de vender drogas, no município de Pedro II, foram conduzidos pela Polícia Militar na noite desta segunda-feira (23). De acordo com informações da 2ª Companhia da PM, denúncias anônimas levaram os policiais ao suspeitos, que utilizavam uma motocicleta para comercializar entorpecentes. 

                            Fotos: 2ªCia/12º BPM



Franklin Lopes Alves Da Silva e Lucas Braga Rodrigues foram avistados nas proximidades do centro de Pedro II, e após várias diligências capturados na Rua Irmãos Pereira. 

De acordo com a PM, com os acusados foram encontrados cocaína e maconha, embaladas para a venda, além de  pequena quantia em dinheiro trocado e um aparelho celular. Os dois foram conduzidos à delegacia e deverão responder pelo crime de tráfico de drogas. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Danilo Caymmi é atração principal do Festival de Pedro II neste domingo

O XI Festival de Inverno de Pedro II, que encerra neste domingo (22), tem como principais marcas a diversidade e a mistura de ritmos e culturas. 


O cantor, flautista e violonista Danilo Caymmi é a atração principal da noite final da 11ª edição do Festival de Inverno. As bandas Big Band Caneleiro; 086 Trio; Partido Alto e Lado Blues completam as atrações da última noite de Festival.

 
Teatro e Dança  
O XI Festival de Inverno de Pedro II, que encerra neste domingo (22), tem como principais marcas a diversidade e a mistura de ritmos e culturas. Os palcos do evento recebem apresentações musicais, artísticas e, também, teatrais, como a comédia “Palha Assada”, atração do Palco Opala desse sábado (21).

De acordo com o diretor da peça, Aldamir Miranda, o espetáculo trabalha elementos do mundo do circo. “Nossa peça tem o gosto do redescobrimento, do inusitado e de diferentes perspectivas do jogo provocativo”, explica Adalmir.

A secretária de Cultura de Pedro II, Maria das Dores de Araújo, esclarece como a organização do festival tem promovido e incentivado as apresentações artísticas.


“Em todos os dias de Festival tivemos uma estátua viva na Praça Domingos Mourão. Durante toda a semana realizamos cursos e capacitações gratuitas em teatro, dança e artesanato. Esse trabalho é fruto da parceria entre a prefeitura, a Fundação Cultural do Piauí e o Sebrae e o público abraçou essa iniciativa”, explica a secretária.

Ainda neste domingo (22), o Balé da Cidade de Teresina trará ao Palco Gritador seu novo espetáculo “Fuá”, com direção de José Nascimento e figurinos de Adriano Abreu.

O Festival de Inverno de Pedro II é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, Governo do Estado e Prefeitura de Pedro II.


redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores