Cidadeverde.com

Pedro II estimula atividade de catadores de materiais recicláveis

  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação

A Prefeitura de Pedro II, através das secretarias de Infraestrutura e Habitação e Meio Ambiente e Recursos Hídricos, está estimulando o exercício da atividade de catadores de materiais recicláveis no município. Para tanto, está propondo parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Piripiri (CMRP).

Um dos primeiros passos é promover palestras informativas e de orientação voltadas para pessoas que já praticam informalmente essa atividade. No domingo passado estiveram reunidos catadores de materiais recicláveis de Pedro II e representantes da CMRP. A palestra tratou sobre o tema, destacando a importância do papel dos catadores para o meio ambiente e para a geração de trabalho e renda.

Segundo Francisco Osório da Silva, representante da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Piripiri, a proposta é juntar todos os catadores da região na mesma cooperativa. A CMRP, atualmente, é a única do gênero que atua no Território dos Cocais selecionando materiais recicláveis como plásticos, ferro, alumínio e outros materiais que são encontrados em aterros sanitários.

Para Tibério César, que foi um dos palestrantes, o objetivo é fazer uma articulação com famílias da região que pretendam ingressar na CMRP. "O município de Pedro II poderá inserir catadores de materiais recicláveis na cooperativa. Aqui já existem alguns catadores, mas a parceria visa ampliar esse número, até porque a cooperativa está em processo de regularização e precisamos de uma boa quantidade de cooperados para que nosso movimento se torne mais fortalecido", disse.

O secretário Ronaldo Pinheiro explica que a cooperativa pretende atuar em todo o Território dos Cocais, ao qual Pedro II faz parte. "Estamos firmando uma parceria com a CMRP com o intuito de estimular essa prática, que é ecologicamente correta e gera renda para as famílias", disse.

Os catadores de lixo desenvolvem um papel importante para o meio ambiente, possibilitando que materiais que poluem o planeta possam ser reaproveitados, além de garantir a geração de renda para as famílias que participam desse tipo de atividade.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

PRF flagra motorista com revólver em Pedro II

O motorista identificado como como F. C. B. A. de 28 anos foi conduzido para a delegacia de Polícia Civil pela PRF após ser flagrado com um revólver de calibre 38 com cinco municções, ilegalmente no km 58 da BR404, em Pedro II.

R.C.B.A.  conduzia um veículo modelo Chevrolet/ Classic e deve responder por porte ilegal de armas de fogo (art. 14 da Lei nº 10.826/2003 - Estatuto do Desarmamento).

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Homem não aceita fim do relacionamento e atinge esposa e tia com tiros

O homem identificado como Aristeu Ferreira dos Santos foi preso após tentar matar a esposa em casa, na Serra dos Matões, município de Pedro II, a 195 km de Teresina. O crime ocorreu no último dia 30 e a prisão ocorreu por volta das 13h, desta quinta-feira (09). Além da mulher, uma tia dela identificada como Vitória Maria da Silva, também foi atingida a tiros.

"O crime teve motivação passional. A mulher terminou e ele não aceitava o fim do relacionamento. Após efetuar os disparos com revólver calibre 32, ele fugiu. Então,  representei pela preventiva e o juiz que decretou a prisão", explica o Delegado Regional de Pedro II, Genival Vilela. 

Márcia Maria da Silva foi atingida com dois disparos no braço esquerdo e a tia foi alvejada na cintura. Aristeu Ferreira levado à Delegacia de Pedro II e será encaminhado à Penitenciaria Regional Luiz Gonzaga, em Esperantina, onde ficará à disposição da Justiça. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Entidades se reúnem para planejar Festival de Inverno de Pedro II

Um dos maiores eventos do calendário turístico do Piauí, o Festival de Inverno de Pedro II, já tem data para começar: dia 4 a 7 de junho. E, para que tudo flua da melhor maneira, a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) já planeja junto com as demais instituições envolvidas, o plano de ações que deverá ser executado até o evento.

Uma reunião para traçar as metas e diretrizes de trabalho foi agendada para esta segunda-feira, 06, ás 10 horas, na Secretaria de Turismo. O encontro terá a participação de representantes da Polícia Militar, Detran, Polícia Rodoviária Federal, Eletrobrás, Agespisa, Corpo de Bombeiros, DER, Dnit, Fundac, Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Secretaria de Segurança, Coordenadoria de Comunicação, além de representantes da Prefeitura de Pedro II e da Secretaria Municipal de Turismo de Pedro II.

Segundo o secretário estadual de Turismo, Flávio Nogueira, a idéia é reunir todos os envolvidos para que o planejamento seja executado de modo a garantir o sucesso do evento. “O Festival de Inverno de Pedro II é um dos maiores eventos turísticos do nosso Estado. Já está consolidado no nosso calendário de eventos. Mas para que isso possa permanecer, temos que nos organizar, planejar para que ele tenha capacidade de continuar atraindo o interesse dos turistas em conhecer. Por isso a necessidade de unir os representantes de todos os setores”, comentou.

Ainda de acordo com o secretário, a idéia é repetir a organização exitosa que foi experimentada no carnaval do litoral do Estado, onde os órgãos se reuniram com antecedência para evitar problemas como falta de energia, água. “Esse era um cenário que se repetia no litoral. Esse ano, trabalhamos de forma a garantir que o carnaval no litoral fosse sucesso em infraestrutura. Essa equipe multidisciplinar tem esse objetivo, garantir que o Festival de Inverno de Pedro II, continue tendo o potencial para atrair um número cada vez maior de turistas para o nosso Estado”, frisou Nogueira.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Polícia deflagra operação em Pedro II e apreende equipamento enterrado

  • Divulgação/Polícia Civil
  • Divulgação/Polícia Civil
  • Divulgação/Polícia Civil
  • Divulgação/Polícia Civil
  • Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil deflagrou uma operação na manhã desta sexta-feira (27) em Pedro II, 195 km de Teresina. A operação foi desencadeada para apurar uma denúncia de furto e roubo de caprinos e acabou flagrando equipamento de irrigação como motores e bombas enterrados no terreno da casa. De acordo com o delegado Geral de Polícia Civil Riedel Batista, até o momento uma pessoa foi presa na residência que fica na localidade de Buriti Grande dos Cafés, zona Rural de Pedro II. 

"O delegado Vilela apreendeu alguns equipamentos e muito material nesta residência onde realizaram a apreensão. Foi uma operação de sucesso", avaliou o delegado geral.

De acordo com o delegado Willame Moraes gerente de policiamento do interior, a operação encabeça uma série de medidas que serão tomadas no Piauí. Foram apreendidos cerca de 2kg de droga (maconha e cocaína), três veículos e munição.

"A Polícia Civil vai intensificar as operações no interior. Toda vez que você aperta em um local, a criminalidade aumenta em outro. Como estão havendo operações semanais em Teresina precisamos sufocar a criminalidade no interior", explicou o delegado.

Segundo o delegado as operações irão se concentrar na área das divisas como toda a região Norte. "Nas próximas semanas, novas operações serão deflagradas em todo o Estado", pontuou o delegado.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Guarda Municipal poderá ser ativada até o Festival de Inverno

A prefeita Neuma Café tenta viabilizar recursos para a estruturação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Pedro II até o Festival de Inverno, que acontece de 07 a 07 de junho, em Pedro II. A lei, de iniciativa do executivo, para a criação deste grupamento de segurança foi aprovada no fim do ano passado pela Câmara de Vereadores. 

"Estamos viabilizando recursos para estruturar a CGM e ativá-la até o Festival de Inverno. Neste ano, nos reunimos com o governador Wellington Dias e solicitamos melhorias na estrutura da segurança pública. Fizemos várias reivindicações ao governador, entre elas, o aumento do efetivo policial e a aquisição de uma nova viatura para a Polícia Militar. Ele nos garantiu que atenderá nosso pleito", declarou Neuma Café.

A prefeita ressaltou ainda o trabalho desenvolvido em parceria com o Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), Ministério Público e o Poder Judiciário tem surtido efeito positivo. "As medidas socioeducativas aplicadas a jovens infratores e usuários de drogas estão contribuindo para a diminuição dos índices de violência em nosso município", disse

Guarda Municipal

A constituição de 1988 incumbe a Guarda Municipal à proteção de bens, serviços e instalações. A Guarda Civil de Pedro II (GCM) será um órgão civil municipal auxiliar de segurança pública que atuará de forma preventiva em espaços públicos ou em eventos de interesse público, e deverá atuar em colaboração com as instituições constitucionais de policiamento ostensivo e combate à criminalidade.

Promover a vigilância de logradouros públicos e colaborar com a fiscalização da prefeitura na aplicação da legislação relativa ao exercício do poder de polícia administrativa do município, entre outras, são algumas das atribuições da Guarda Municipal.

A GCM poderá ser composta por um comandante, um diretor de fiscalização e operações, um corregedor e os guardas patrimoniais e ostensivos, totalizando 15 guardas civis devidamente treinados e capacitados para o exercício de suas funções.

 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeita Neuma Café será homenageada em evento dos 192 anos da Batalha do Jenipapo

A prefeita Neuma Café será homenageada durante cerimônia pelos 192 anos da Batalha do Jenipapo, na cidade de Campo Maior, na região norte do Piauí. A honraria é entregue pelo Governo do Estado a personalidades e autoridades em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo estado.

Antes de tornar-se prefeita de Pedro II, Neuma Café foi diretora do Hospital Josefina Getirana Netta e do Hemopi.

O evento- que  ocorre às 15h30, desta sexta-feira (13), contará com missa Ação de Graças, na Igreja Matriz de Campo Maior; visita ao cemitério “Aos Heróis do Jenipapo”; solenidade cívico-militar alusiva aos 192º Aniversário da Batalha do Jenipapo; outorga de medalhas e diplomas; desfile da Guarda de Honra em continência a mais alta autoridade presente e apresentação da peça teatral “A Batalha do Jenipapo”.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Sistema de abastecimento leva água potável a comunidades rurais do sertão

Famílias das comunidades Pilões e Porteiras II, na zona rural de Pedro II, comemoraram a perfuração de poços e água canalizada na região. Anteriormente à implantação do sistema de abastecimento, os moradores tinham que percorrer mais de dois quilômetros para conseguir água. 

"A gente sofria muito atrás de água e até nosso jumento que carregava água sofria demais com o peso das ancoretas. Agora tudo ficou mais fácil pra nós", desabafa Jurandi Ribeiro de Andrade, reiterando o discurso de outros moradores que relatam que faltava até água para cozinhar. 

Além das duas comunidades, outras da região semiárida do município deverão ser beneficiadas com abastecimento d'água ainda em 2015. A  prefeita Neuma Café cita o caso da Bananeira dos Cazuza, onde equipes técnicas concluem o serviço de instalação dos equipamentos e tubulações.

 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeita Neuma Café propõe pacto de união com vereadores

A prefeita Neuma Café propôs um pacto de união pelo desenvolvimento de Pedro II através de mensagem enviada aos vereadores durante a abertura do ano legislativo. Na sessão solene, que ocorreu nesta segunda-feira (23), o secretário de Governo Evandro Nogueira representou a gestora e destacou os avanços da administração municipal.

Fotos: Neto Santos

"Aproveitamos a oportunidade para conclamar a todos, indistintamente, para esquecermos as divergências ideológicas e questões menores e nos unirmos por uma cidade melhor para todos, com desenvolvimento econômico e justiça social. O município já conquistou patamar elevado de reconhecimento junto à sua população, muito embora se tenha conhecimento da necessidade de avanço e incremento dos indicadores em diversas políticas públicas", disse a mensagem enviada pela prefeita. 

Durante a sessão, o secretário de Governo ressaltou que, em quase dois anos, a gestão municipal priorizou a busca permanente por recursos externos que permitam a realização de ações eficazes e inovadoras, resultando no surgimento de um  novo modelo administrativo em Pedro II. "Um modelo de gestão participativa, que discute com a própria comunidade os problemas e suas possíveis soluções. Por conta disso, já temos alcançado resultados bastante positivos, reconhecidos pela própria população", enfatizou.

Avanços nos setores da Educação, Saúde, Social, Turismo, Esporte e Agricultura também foram elencados na mensagem. "Realizamos o maior concurso público da história do município, com mais de 250 vagas para diversos cargos em várias áreas da administração, abrindo novas oportunidades de trabalho e dotando o município com um quadro de profissionais capacitados, que ingressam no serviço público pela porta da frente, de forma democrática e legalizada", destacou Nogueira.

Para 2015, o executivo municipal propôs novas parcerias com os Governos Federal e Estadual, com apoio dos vereadores de Pedro II. 

 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Cerca de 5 mil pessoas por noite lotam o Corredor da Folia

Mais de 5 mil foliões por noite lotam o Corredor da Folia e o entorno da praça Manoel Nogueira Lima, centro do carnaval de rua de Pedro II, a 195 km de Teresina. Bandas do Piauí e Ceará animam os quatro dias de festa que só termina nesta terça-feira (16). 

A festa momesca tem aquecido o comércio na cidade, principalmente, bares e restaurantes. De acordo com informações das polícias Civil e Militar, o carnaval tem sido tranquilo, apenas com algumas ocorrências por excesso de ingestão de bebida alcoolica. 

Campanhas educativas alertando condutores de veículos sobre os riscos do uso de bebidas alcoólicas no trânsito e com foco no combate às doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids) estão sendo realizadas pela prefeitura durante a folia de momo, através da Superintendência de Trânsito (Strans) e secretaria de Saúde.

Nesta segunda e quarta-feira (18), a prefeita Neuma Café decretou feriado nas repartições municipais em virtude do Carnaval. 

As bandas Amor a Mil e Desejo Musical se apresentam na noite de hoje (16). Na terça-feira estão confirmadas iFarra, Vale Night e Levaxé.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores