Cidadeverde.com

Guarda Municipal poderá ser ativada até o Festival de Inverno

A prefeita Neuma Café tenta viabilizar recursos para a estruturação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Pedro II até o Festival de Inverno, que acontece de 07 a 07 de junho, em Pedro II. A lei, de iniciativa do executivo, para a criação deste grupamento de segurança foi aprovada no fim do ano passado pela Câmara de Vereadores. 

"Estamos viabilizando recursos para estruturar a CGM e ativá-la até o Festival de Inverno. Neste ano, nos reunimos com o governador Wellington Dias e solicitamos melhorias na estrutura da segurança pública. Fizemos várias reivindicações ao governador, entre elas, o aumento do efetivo policial e a aquisição de uma nova viatura para a Polícia Militar. Ele nos garantiu que atenderá nosso pleito", declarou Neuma Café.

A prefeita ressaltou ainda o trabalho desenvolvido em parceria com o Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), Ministério Público e o Poder Judiciário tem surtido efeito positivo. "As medidas socioeducativas aplicadas a jovens infratores e usuários de drogas estão contribuindo para a diminuição dos índices de violência em nosso município", disse

Guarda Municipal

A constituição de 1988 incumbe a Guarda Municipal à proteção de bens, serviços e instalações. A Guarda Civil de Pedro II (GCM) será um órgão civil municipal auxiliar de segurança pública que atuará de forma preventiva em espaços públicos ou em eventos de interesse público, e deverá atuar em colaboração com as instituições constitucionais de policiamento ostensivo e combate à criminalidade.

Promover a vigilância de logradouros públicos e colaborar com a fiscalização da prefeitura na aplicação da legislação relativa ao exercício do poder de polícia administrativa do município, entre outras, são algumas das atribuições da Guarda Municipal.

A GCM poderá ser composta por um comandante, um diretor de fiscalização e operações, um corregedor e os guardas patrimoniais e ostensivos, totalizando 15 guardas civis devidamente treinados e capacitados para o exercício de suas funções.

 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais