Cidadeverde.com

Pedro II ganha faixas exclusivas para ciclistas e pedestres; projeto deve atingir todo o Piauí

O Governo do Estado concluiu na quarta-feira (3) a sinalização viária da cidade de Pedro II, a 195 quilômetros de Teresina, que recebe a partir desta quinta-feira (4) o Festival de Inverno. Entre as intervenções do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran), estão pistas exclusivas para ciclistas e pedestres.

De acordo com o Detran, a ação contempla as avenidas principais da cidade e seu entorno e tem como objetivo padronizar a sinalização, organizar o trânsito, além de proporcionar mais segurança para motoristas e pedestres.

Segundo Arão Lobão, diretor-geral do Detran, o projeto de sinalização horizontal e vertical foi executado de acordo com o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), com demarcações nas vias, instalação de novas placas de trânsito em diversas ruas, pintura de faixas, dentre outros serviços.

“Por ocasião do Festival de Inverno, o Detran começou por Pedro II os serviços de melhoria na sinalização viária. Uma cidade com estrutura de sinalização adequada permite melhor trafegabilidade aos usuários. É o Governo do Estado contribuindo para o avanço de Pedro II, proporcionando mais segurança aos munícipes e visitantes. Além de demonstrar a preocupação em evitar os acidentes”, declara o diretor-geral do órgão.

O investimento total foi R$ 1.066.627,50. Além de Pedro II, cidades como Luís Correia, Valença e Picos também receberão serviços de sinalização. “Estamos planejando ações para todo o Piauí, iniciando pelas cidades que aglomeram muitas pessoas, gerando grande fluxo de veículos, como é o caso de Pedro II, por conta do Festival, e priorizando os municípios apontados por um estudo nacional do Mapa da Violência, como os que têm maior número de acidentes com vítimas fatais no estado, como é o caso de Picos e Valença”, destaca Lobão.

O presidente da Federação de Ciclismo do Piauí (FCP), George Rodrigues, comemorou a conclusão das obras e a iniciativa do Governo do Estado. Somente de ciclofaixa são 1.700 metros.

“É uma iniciativa louvável do Governo do Estado junto ao Detran, por várias razões, mas principalmente para criar uma cultura de educação e respeito no trânsito e para incentivar mais ainda a prática do ciclismo em todo estado, envolvendo desde crianças até adultos”, destacou George Rodrigues.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais