Cidadeverde.com

Eletrobras Piauí realiza melhorias na subestação Pedro II

A Eletrobras Distribuição Piauí fará, no próximo sábado (19) e domingo (20), intervenções na subestação Pedro II com o objetivo de adequar as saídas dos alimentadores para instalar equipamentos de medição. Para que esse trabalho seja realizado de forma segura, os consumidores dos municípios de Pedro II, Lagoa do São Francisco, Milton Brandão e Domingos Mourão ficarão sem energia elétrica das 6h às 11h no sábado e das 6h às 12h no domingo.

Após a adequação das saídas, será instalado um conjunto de medidores encapsulados (CMed) em cada um dos três alimentadores da subestação de Pedro II. Esses equipamentos possuem a função de medir a quantidade de energia elétrica entregue na rede de distribuição. 

“Com a telemedição na saída dos alimentadores de 13,8 kV, que serão monitorados pelo Centro de Medição, a Eletrobras Distribuição Piauí terá melhor apuração dos balanços energéticos por alimentador, proporcionando o maior nível de segmentação das perdas de energia e maior qualidade dos estudos operacionais do sistema elétrico”, explica o líder do projeto, o engenheiro Cristino Castro. 

Em todo o Estado, serão instalados 193 conjuntos de medição encapsulados (CMed), dos quais 122 já estão em operação. Os CMeds contém medidores eletrônicos programáveis, transformadores de potencial e de corrente, unidade de comunicação remota e chave de aferição. O investimento, até o momento, é de R$ 4,7 milhões, e está em andamento a contratação de mais R$ 2,8 milhões para a execução do projeto até o final de 2016. 

A telemedição de alimentadores faz parte de um conjunto de projetos de combate às perdas, financiados pelo Banco Mundial, dentro do Programa Energia +. Além da telemedição de alimentadores, estão em execução outros quatro projetos de combate às perdas: 
Digitalização de rede e qualidade de energia;
Telemedição de grandes clientes;
Substituição de medidores obsoletos;
Regularização de unidades consumidoras.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais