Cidadeverde.com

Pedro II divulga Edital de Seleção de Artistas para o Festival de Inverno

Nesta terça-feira (23), a Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, publicou o edital de chamamento público para o processo de seleção de artistas locais e regionais para se apresentarem na 18ª edição do Festival de Inverno, nos palcos Gritador e Tablado Carlos Cordero. As inscrições já estão abertas e poderão ser realizadas na sede da Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Praça Domingos Mourão Filho, 329, Centro, e também de forma eletrônica pelo e-mail [email protected].

Para a inscrição, pessoas físicas devem apresentar documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência, preencher a ficha cadastral da Secretaria de Cultura e enviar um vídeo de apresentação de no mínimo 2 minutos e no máximo de 5 minutos. Por outro lado, pessoas jurídicas devem fornecer o CNPJ da entidade ou CPF do representante legal, documentos do representante legal, comprovante de residência, último contrato social ou ata de fundação e posse da diretoria, preencher a ficha cadastral da Secretaria de Cultura e fazer o envio de um vídeo nos mesmos moldes de pessoas físicas.

“O cadastro é gratuito e voluntário, realizado de forma autodeclaratória. Os interessados podem se inscrever em mais de uma área de atuação, utilizando um formulário específico para cada inscrição”, destacou a secretária municipal da Cultura, Íris Milú.

A seleção visa promover a diversidade cultural e oferecer uma plataforma para talentos emergentes e estabelecidos no âmbito do 18º Festival de Inverno de Pedro II. A administração municipal encoraja todos os artistas elegíveis a participarem do processo seletivo.

Os interessados podem conferir o edital completo clicando abaixo.

Festival de Inverno 2024 Edital

Ascom


 

Comunidade adere ao Dia D de vacinação em Pedro II

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou com sucesso o Dia “D” de Atualização da Caderneta de Vacinação para Crianças e Adolescentes menores de 15 anos. A ação ocorreu no último sábado (20), nos postos Estratégia Saúde da Família (ESF) da zona urbana do município.

Saara Markia Morais, coordenadora municipal de Imunização, expressou sua satisfação com a adesão da comunidade à iniciativa. “O público-alvo compareceu em peso, e a meta estipulada foi alcançada. A atualização das cadernetas de vacinas é fundamental para garantir a proteção de nossas crianças e adolescentes”, considera.

Durante o Dia “D”, foram aplicadas 548 doses de vacinas, distribuídas nos seguintes postos ESF:

- Areia Branca: 51 doses
- Boa Esperança: 17 doses
- Santa Fé: 13 doses
- Centro de Saúde Hortência Campelo (CSHC): 74 doses
- Mutirão: 77 doses
- São Francisco: 111 doses
- Irene Matias: 71 doses
- Vila Kolping: 44 doses
- Cristo Rei: 90 doses

Ascom

 

Pedro II ganha nova sede do Núcleo das Promotorias de Justiça

Foto: MPPI

A Terra da Opala, como é conhecida a cidade de Pedro II, ganhou, nesta sexta-feira, 19 de abril, uma nova sede para as Promotorias de Justiça da comarca. O edifício do Ministério Público do Piauí (MPPI) fica localizada no Bairro Vila das Flores, na Rua Coronel Cordeiro.

O projeto da nova sede do Núcleo das Promotorias de Justiça foi elaborado pelos arquitetos e engenheiros da Coordenadoria de Perícias e Pareceres Técnicos do Ministério Público (CPPT/MPPI). O prédio recebeu o nome do tabelião Raimundo Daltro Galvão, mais conhecido como Seu Mundote. O ilustre filho de Pedro II foi vereador, comerciante e garimpeiro, sendo conhecido como Homem das Opalas. Seu Mundote faleceu em outubro de 2021, aos 96 anos de idade.

A sede de Pedro II foi construída num terreno de 729 m². Nela foram instaladas as duas Promotorias de Justiça existentes, e já foi preparado espaço para criação de uma terceira. A sede tem ainda auditório com capacidade de 50 pessoas, recepção, copa, sala para a secretaria unificada e banheiros acessíveis.

A entrega das instalações marca a celebração de uma conquista para a instituição e a comunidade local. Os cidadãos passam a usufruir de um espaço bem aparelhado, moderno, acolhedor e pensado para que os membros e servidores da instituição possam prestar um serviço de excelência à população da comarca.

Foto: MPPI

A solenidade foi prestigiada por mais de cem pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores, advogados, conselheiros tutelares e outras autoridades civis e militares de Pedro II, Milton Brandão, Domingos Mourão e Lagoa de São Francisco.

Entre as autoridades presentes estiveram, O procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura,  o corregedor-geral da Justiça, desembargador Olímpio Galvão, os desembargadores Aderson Nogueira, Pedro Macedo, Maria de Fátima, Costa Neto, Dioclécio Sousa, Fernando Lopes e Luiz Gonzaga Brandão, o diretor da sede das Promotorias de Justiça de Pedro II, Avelar Marinho, a prefeita de Pedro II, Elisabete Brandão, o juiz da 1ª Vara da Comarca, Francisco Reis, o corregedor-geral do MPPI, Fernando Ferro, o ouvidor da instituição, Aristides Pinheiro, e o superintendente de governança e gestão da Secretaria de Governo do Estado, Thyago Januário, além de diversos procuradores e promotores de Justiça.

com informações de MPPI

 

Prefeitura quer maior presença de joalheiros no Festival de Inverno

Em uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira (11), no Palácio da Opala, a Prefeitura de Pedro II, por meio do secretariado municipal, em parceria com o Sebrae, reuniu-se com joalheiros da região. O encontro, que começou às 9h30, teve como foco principal o alinhamento de estratégias para fortalecer a presença e as vendas dos joalheiros no próximo Festival de Inverno de Pedro II (FIP2).

Larissa Lages, analista técnica do Sebrae, destacou a importância da colaboração entre os setores público e privado para o sucesso do evento. “Estamos comprometidos em ouvir as necessidades dos nossos empresários e em oferecer capacitações e inovações no design de joias, visando agregar mais valor ao trabalho artesanal e impulsionar o comércio local,” afirmou Larissa Lages.

Entre os participantes, além de Larissa Lages, estavam Ismael Bastos, também analista técnico do Sebrae; Camila Paixão, secretária municipal do Comércio e Desenvolvimento Econômico; Márcio Lobão, secretário municipal da Comunicação; João Mendes Júnior, gerente de Turismo de Pedro II; Belchione Silva, técnica de Comércio de Pedro II; além de jornalistas e representantes das joalherias locais.

A reunião também contou com a presença da mídia local, garantindo transparência e ampla divulgação das iniciativas propostas. A Prefeitura de Pedro II e o Sebrae estão confiantes de que as ações planejadas trarão resultados positivos, não apenas para o FIP2, mas também para o fortalecimento contínuo do setor de joalheria na região.

Ascom

Programa Saúde na Escola promove nova ação através da Prefeitura de Pedro II

Nesta segunda-feira (08), a Unidade Escolar Monsenhor Lotário Weber foi palco de uma importante iniciativa de saúde e educação, promovida pela Prefeitura de Pedro II por meio do Programa Saúde na Escola (PSE). Na ocasião, foram realizadas uma série de atividades com a participação de uma equipe multiprofissional, visando promover o bem-estar e a conscientização entre os estudantes.

As atividades incluíram palestras sobre Covid-19 e dengue, ministradas pelo médico Gustavo Milheiro, que abordou as medidas preventivas e informações essenciais sobre essas endemias. A nutricionista Lurdimila Sousa contribuiu com orientações sobre alimentação saudável e nutrição adequada, enquanto a enfermeira Sávia Gabriela Oliveira e a técnica de enfermagem Ginna Anaelma realizaram a avaliação e atualização dos cartões de vacinação dos alunos.

O evento teve como público-alvo os estudantes do 5°, 6° e 7° anos do ensino fundamental, envolvendo toda a comunidade escolar em um momento de aprendizado e cuidado com a saúde.

Ascom

Sargento da PM é preso suspeito de passar informações para facção e fazer segurança de líder

  • WhatsApp_Image_2024-04-06_at_10_09_19.jpeg Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2024-04-06_at_09_49_18.jpeg Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2024-04-06_at_09_51_04.jpeg Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2024-04-06_at_09_51_26.jpeg Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2024-04-06_at_10_09_17.jpeg Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2024-04-06_at_10_09_18.jpeg Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2024-04-06_at_10_09_18_(1).jpeg Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2024-04-06_at_10_09_22.jpeg Ascom/SSP

Atualizada às 11h

Por Bárbara Rodrigues e Tiago Melo

Um dos presos na operação realizada no último sábado (6) em Pedro II está um sargento policial militar que é suspeito de repassar informações para membros de uma facção criminosa na cidade e de fazer a segurança do líder da organização. A informação foi revelada nesta quarta-feira (10) pelo delegado Charles Pessoa, coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). A Polícia Militar informou que o sargento passará por um procedimento administrativo e que esse tipo de atitude não será aceita na corporação.

A operação ocorrida no dia 6 de abril prendeu sete pessoas envolvidas com uma organização criminosa, entre os presos estava o líder de uma célula da facção que tinha uma residência de luxo, com piscina e banheira de hidromassagem. Durante a ação, foi encontrada com esse suspeito apontado como líder, a arma de policial militar do Piauí que tinha sido furtada.

Agora foi revelado que entre os presos estava um PM. Segundo o delegado Charles Pessoa, ocorreu uma integração com o setor de inteligência da Polícia Militar para que a prisão fosse realizada.

“Nós conseguimos, no decorrer dessa investigação, identificar um vínculo desse servidor público com esse grupo criminoso. Em razão disso, foi representado a princípio um mandado de busca e apreensão. No cumprimento, nós identificamos que ele estava de posse de um veículo e uma motocicleta com sinais de adulteração. Foi conduzido até a delegacia, foi autuado em flagrante de delito pelo crime de adulteração. Esse flagrante foi homologado pelo Poder Judiciário e foi convertido em prisão preventiva. Ele está preso, preventivamente por essa situação, mas também é investigado no inquérito principal por esse vínculo com essa organização criminosa”, informou o delegado.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Ele é suspeito de repassar informações privilegiadas para os membros de uma facção. Segundo Charles Pessoa, em algumas ocasiões o sargento fazia a segurança do líder.

“Ele utilizava, do fato dele ser policial militar, que tinha informações da Segurança Pública, e ele alimentava esse grupo criminoso com essas informações, além de dar também um suporte ali, fazendo às vezes a segurança do principal líder da organização criminosa. Então, isso realmente demonstra, um vínculo muito grande desse servidor público com esse grupo criminoso e eu tenho certeza que ele será responsabilizado por esses crimes”, informou.

Charles Pessoa destacou que esse foi um caso atípico, e que não representa os policiais militares.

“Volto a ressaltar, esse servidor não representa a instituição da Polícia Militar do Estado Piauí e essa operação só aconteceu em razão dessa integração. O próprio comandante-geral tinha conhecimento e determinou que a gente tomasse as medidas. A ação integrada com a instituição Polícia Militar e a inteligência da PM foi primordial. Inclusive, tanto alimentando o Draco com as informações, como participando diretamente da operação”, destacou.

Ao ser questionado sobre o envolvimento do sargento em outros crimes, como homicídios, o delegado disse que a investigação continua. “É um pouco prematuro a gente trazer o envolvimento dele com homicídios, mas a gente vai com certeza aprofundar muito as investigações e se a gente identificar, ele com certeza ele será indiciado e denunciado”, finalizou.

PM colabora com a investigação

O comandante do Comando de Policiamento do Litoral Meio Norte (CPLMN), coronel Erisvaldo Viana, afirmou que a PM atuou de forma integrada com a Polícia Civil, para a prisão do sargento e que esse tipo de atitude não será admitida na corporação.

“De pronto a Polícia Militar, juntamente com sua corregedoria e a Draco, sob a chefia do delegado Charles, foram até a cidade e prenderam em flagrante delito um policial militar que estava em sua residência com uma motocicleta com chassi adulterado. De tal maneira que o comando-geral não admite e não evitará esforços no sentido de que quem estiver com qualquer desvio de conduta na corporação responderá na medida de sua culpabilidade”, afirmou o comandante.

Ele explicou que o sargento irá passar por um processo administrativo para apurar a participação na facção criminosa em Pedro II.“Identificada a participação e desvio de conduta desse policial militar, a corregedoria através de determinação do comandante-geral, abrirá um procedimento administrativo para apurar realmente a participação desse policial militar junto no cometimento de crimes”, explicou.

O comandante destacou que a polícia seguirá com a investigação. “As informações relevantes da participação desse policial militar ficará a cargo da investigação da Polícia Civil. Porque nós não podemos, inclusive, repassar essas informações para não atrapalhar as investigações que estarão em curso”, finalizou.

 

 

Suspeito de liderar facção é preso em residência de luxo com arma roubada de PM e munições

  • WhatsApp_Image_2024-04-06_at_10_09_19.jpeg Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2024-04-06_at_09_49_18.jpeg Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2024-04-06_at_09_51_04.jpeg Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2024-04-06_at_09_51_26.jpeg Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2024-04-06_at_10_09_17.jpeg Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2024-04-06_at_10_09_18.jpeg Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2024-04-06_at_10_09_18_(1).jpeg Ascom/SSP
  • WhatsApp_Image_2024-04-06_at_10_09_22.jpeg Ascom/SSP

Por Bárbara Rodrigues

Operação realizada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) na manhã deste sábado (6) prendeu sete membros de uma organização criminosa, apreendeu armas, drogas e dinheiro na cidade de Pedro II. Um dos suspeitos seria líder de uma facção na cidade e tinha uma residência de luxo, com piscina e banheira de hidromassagem.

O coordenador do Draco, delegado Charles Pessoa, afirmou que o principal alvo da operação, tido como líder dessa organização criminosa, foi preso em uma residência de alto padrão na cidade. Segundo a Polícia Civil, entre o material apreendido na residência está uma arma de fogo que foi furtada de um policial militar do Piauí.

"Durante a abordagem esse homem tentou arremessar uma arma de fogo para fora da residência, no entanto, já tínhamos conhecimento da existência da mesma, através de uma investigação muito bem elaborada. Vale frisar, que ele mora em uma residência de luxo, com piscina, banheira de hidromassagem, além disso, possui veículos de luxo", disse o delegado. 

Foto: PC-PI

Piscina com banheira de hidromassagem

Charles Pessoa disse que o Draco agora expandiu suas ações para outras cidades do estado.

“Dentro dessa nova metodologia, agora vamos deflagrar operações em outras regiões, não apenas na grande Teresina, e hoje estamos em Pedro II, o Draco chegou na cidade, com o objetivo de desarticular uma célula de uma organização criminosa. Até agora foram sete prisões e foram oito mandados de busca e apreensão, e muito material apreendido”, afirmou.

A operação foi realizada com apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Diretoria de Polícia do Interior (DPI), Delegacia Seccional de Pedro II, BEPI, Diretoria de inteligência da Polícia Militar, Rone e Cavalaria.

 

 

 

 

Homem investigado por homicídios é morto a tiros em Pedro II

 

Foto: Redes sociais

Por Roberto Araujo

Um homem identificado apenas pelo apelido "Cigano" foi morto a tiros na tarde deste domingo (31) em Pedro II, cidade que fica localizada a 205 km de Teresina. De acordo com a Polícia Militar, ele era membro de uma facção criminosa e tinha contra si mandados de prisão em aberto por homicídio.

Segundo a PM, o corpo da vítima foi encontrado no quintal de uma casa onde costumava ficar quando estava em Pedro II. A Polícia informou que ele é da cidade de Crateús, no Ceará, mas costumava ir a Pedro II. Ele foi morto com pelo menos três disparos de arma de fogo, um deles na cabeça.

Ainda conforme a PM, a vítima tinha histórico, além de homicídios, de envolvimento com o tráfico de drogas. Ainda não há informações sobre os autores do crime e nem qual seria a motivação. A Polícia Civil vai investigar o caso. 

Prefeitura de Pedro II promove ação solidária na Semana Santa

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), anuncia a realização do evento “Semas na Páscoa”, uma campanha de distribuição de cestas básicas para as famílias carentes do município. Este ato de solidariedade ocorrerá nesta quarta-feira (27), a partir das 6h da manhã, na Praça Deputado Manoel Nogueira Lima, conhecida como Praça da Bonelle, localizada em frente ao prédio da Semas, atualmente em reforma.

A prefeita Betinha Brandão convida toda a população a se unir nesta causa. “Convido todos os pedrossegundenses a participarem desta campanha de amor e solidariedade. A distribuição de cestas básicas é mais do que uma ajuda material; é um gesto que reafirma nossa união e cuidado mútuo. É essencial que, especialmente em tempos de celebração como a Páscoa, possamos estender a mão aos que mais precisam”, considera.

A “Semas na Páscoa” é uma ação que reflete o compromisso da gestão municipal com o bem-estar social e a garantia de que as necessidades básicas da população sejam atendidas, especialmente em momentos significativos como a Semana Santa. As cestas básicas contêm itens essenciais que prometem trazer um pouco mais de conforto e alegria às mesas das famílias durante este período festivo.

Motociclista morre após ser atingido por carro no centro de Pedro II

Foto: Reprodução

Por Roberto Araujo

Um motociclista, identificado apenas como Augusto, morreu na manhã deste sábado (23) em um acidente de trânsito na cidade de Pedro II, que fica localizada a aproximadamente 200 km de Teresina.

De acordo com as informações preliminares, o acidente foi em um cruzamento entre a Rua Corinto Andrade e a Travessa João Mendes, próximo ao hospital da cidade. Os dois veículos vinham na Rua Corinto Andrade, em sentidos opostos, e o carro teria atingido o motociclista durante uma conversão para entrar na travessa. Segundo testemunhas, o motociclista caiu da moto e bateu a cabeça na calçada.

A Polícia Militar atendeu a ocorrência e a Polícia Civil vai investigar com mais detalhes as circunstâncias do acidente. 

Segundo informações, a vítima era proprietário de uma pizzaria na cidade de Pedro II.

Posts anteriores