Cidadeverde.com

Exposição sobre Luiz Gonzaga acontece de 12 a 18 de junho em Pedro II

A Prefeitura de Pedro II, por meio das secretarias municipais de Cultura e Comunicação, promove, entre os dias 12 e 18 de junho, a “Expozaga”, exposição itinerante “Luiz Gonzaga na Terra da Luz”. O evento, que percorre todo o Brasil, também integrará a programação do Festival de Inverno de Pedro II.

A abertura da exposição acontece dia 12, às 19h, na Praça do Recanto, com os shows de Chaguinha e o Trio Bom Baião, Bel Lima e Ecore Nascimento. O acervo ficará disponibilizado para visitação do público no Memorial Tertuliano Brandão Filho.

“A exposição vem percorrendo as principais cidades do país e chega a Pedro II no dia dos namorados como um presente para a nossa cidade. Mas, mais do que isso, vem compor e abrilhantar ainda mais a programação do nosso Festival de Inverno. O objetivo é disseminar debates, exposições sobre o Rei do Baião e promover a preservação, manutenção e reconhecimento da identidade cultural do nordestino”, explica o prefeito Alvimar Martins.

Idealizada por Reginaldo Silva, presidente da Fundação Vovô Januário, criada pelo cantor, o evento contempla a realização de palestras de caráter educativo e cultural, exibições de objetos e roupas pessoais do Rei do Baião como gibão de couro, chapéus e óculos, além de fotografias, documentos, imagens em DVDs, artes plásticas e vídeos com imagens inéditas de Luiz Gonzaga e sua obra.

Fonte: Ascom

Desafio das Opalas reunirá ciclistas no Festival de Inverno de Pedro II

Acontece pela primeira vez em Pedro II o Desafio das Opalas. A região é uma das mais belas e propícias do Piauí para a prática dos esportes de aventura. O “Desafio das Opalas” chega em sua primeira edição, após aval da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC e da Federação de Ciclismo do Piauí, que homologaram a competição, valendo como ranking nacional de MTB na Classe XCM2 e também homologada para definir, de forma inédita, os campeões piauienses da modalidades MTB Maratona. O evento acontecerá no dia 18 de junho, no encerramento da programação do Festival de Inverno de Pedro II, com patrocínio do Governo do Estado do Piauí e Secretaria de Turismo do Piauí – Setur, com o apoio do Sebrae-PI.

O incentivo aos atletas vem atraindo a participação de cerca de 200 competidores de vários estados. Além dos piauienses que vão pedalar pelo título de campeão piauiense de MTB maratona em suas respectivas categorias, haverá competidores lutando para pontuar no ranking da CBC. A FCP premiará os melhores com a divisão de R$ 11 mil em dinheiro, além de troféus. Os campeões de cada categoria também receberão uma camisa de campeão piauiense personalizada e uma jóia forjada em prata e opala, que é uma pedra típica da região de Pedro II.

O Desafio das Opalas tem por outro objetivo, além da prática do ciclismo na natureza, o de explorar as belas regiões naturais do Piauí, provando que o ecoturismo é saudável e fortalece o turismo de aventura.

As inscrições ainda estão abertas no site www.sprinta.com.br/fcp. Mais informações no Instagram @desafiodasopalas e pelo Facebook.

Da Redação
redacao@ciadeverde.com

 

Setur e Desafio das Opalas oferecem cursos gratuitos em Pedro II; veja como participar


Uma grande iniciativa para buscar incrementar e fomentar o turismo no Estado e nesse caso diretamente na região do município de Pedro II, que fica a 167 km ao Norte da capital Teresina, o “DESAFIO DAS OPALAS 2017”, com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado do Piauí – SETUR, do Governo do Estado do Piauí e da Prefeitura de Pedro II, ofertarão dois minicursos: “Qualificação de Guia de Turismo” e “Explorando o potencial turístico regional do Piauí para superar a crise”, os quais acontecerão nos dias 02 e 03 de junho, das 7 às 13 horas, na sede do IFPI de Pedro II-PI. As inscrições gratuitas podem ser feitas na Secretaria Municipal de Turismo de Pedro II-PI, até o dia 01 de junho.

O objetivo geral é formar profissionais habilitados a receber os turistas, de forma correta e acolhedora. Os primeiro minicurso será ministrado pelo administrador de empresas Reinaldo de Araújo Lopes, doutor em engenharia da produção pela Universidade Paulista e atualmente professor de Ensino Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Piauí. O segundo minicurso será ministrado pela professora e mestra Ivanise Borges Sousa, que é mestre em Turismo pela UFRN.

Os minicursos visam instruir os piauienses a explorar o potencial turístico regional do Piauí de forma correta e obtendo resultados. A meta é buscar apresentar os pontos turísticos do Estado do Piauí para a população, gerando assim um cenário positivo onde a comunidade possa vender de forma natural suas potencialidades e lugares turísticos, além de desenvolver seu próprio negócio. Entre os temas abordados estão: Introdução ao turismo, Tipos de turismo, Turismo sustentável, Fundamentos da Profissão, Os vários papéis do guia de turismo e suas atribuições, Modalidades dos Guias de Turismo, Mercado de trabalho, entre outros.

Os dois minicursos fazem parte da programação prévia do 14º Festival de Inverno de Pedro II, que acontecerá nos dias 15 a 18 de junho, com várias atrações regionais e nacionais da música brasileira, além de fazer parte, também, do Desafio das Opalas 2017, primeira edição do Campeonato Piauiense de Mountain Bike Maratona, que definirá os campeões piauienses desse estilo de competição. A prova, homologada pela Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC e pela Federação de Ciclismo do Piauí – FCP acontecerá na manhã do dia 18 de junho, na bela região montanhosa de Pedro II. As inscrições para o Desafio das Opalas estão abertas no site www.sprinta.com.br/fcp. A SETUR-PI e a Prefeitura de Pedro II-PI apoiam o evento ciclístico, já que a região do município é considerada propícia para a prática dos esportes de aventura e ecoturismo.

 Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Prefeito de Pedro II aposta no ecoturismo em Festival de Inverno

A grande aposta para a edição deste ano do Festival de Inverno de Pedro II será o ecoturismo. O prefeito Alvimar Martins, anunciou que está sendo preparada toda a estrutura de turismo e orientação ecológica para garantir uma experiência inesquecível para os visitantes que todos os anos lotam a pequena cidade a 195 km de Teresina.

O prefeito destacou em entrevista ao Jornal do Piauí, a hospitalidade da população de Pedro II, que para ele, é um dos atrativos do Festival de Inverno anualmente. "A nossa cidade tem dificuldade hoje na questão de hotéis , mas a população com sua hospitalidade abre as portas da suas casas para receber as pessoas", pontua o gestor.

Alvimar destaca também a proximidade do município do litoral do Estado com praias entre as mais badaladas do Brasil. Este ano o Festival de Inverno acontece de 15 a 18 de junho e tem como atrações principais Alceu Valença, Cidade Negra, Roberta Campos, Diogo Nogueira, Erasmo Carlos e muito mais. "É um festival completo que engloba toda a população. Nós vamos ter programação na praça principal, na praça da Matriz e ainda em frente ao memorial com música de qualidade, mercado do artesão e mais", acrescentou.

O prefeito reforça que o evento é importante mesmo em período de crise política e econômica pois a movimentação gera emprego e renda para as pessoas."O país não pode parar em função de problemas", finalizou.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Festival de Pedro II é lançado com duas novidades para este ano

  • fcab605f-4f07-4235-b57d-a1331c5596aa.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • efac5f3a-9834-4b01-96e1-a4f8e877c4c8.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • c811178a-a4c0-4cde-871a-fbe720141d5f.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • c5892dc9-753d-474d-bd08-cee1d390cc64.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • a704b22a-b4d7-4983-ab98-e1075b8847d3.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 6637c97b-2151-4c13-b382-e00ec529fe7f.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 1725bfb4-00d0-42b5-8860-a6221ce91319.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 945ee2f8-5ada-44fa-af34-d00bba66ff1d.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 61b3889b-1236-4477-93ac-248e4ad19932.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 9d8b2975-206c-4ff6-af08-f48a05203617.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 5ce636a5-72e1-49a2-b0c7-58bc0b2adb4c.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com

Foi lançado nesta quarta-feira (31), o Festival de Inverno de Pedro II no Palácio de Karnak e duas novidades foram anunciadas para esta edição: a abertura de uma escola de Jazz e a realização de uma prova de uma corrida no município. 

A prova de corrida será de 21 quilômetros para a qual já estão inscritas mais de 150 pessoas. O peculiar é que durante o percurso os corredores vão se deparar em determinados pontos com apresentações de dança ou musicais, com saxofone, por exemplo. 

O secretário de cultura do Estado, Fábio Novo, informou sobre as atrações que vão se somar aos shows nacionais e regionais que já são tradicionais no evento. "Essas atrações vêm para agregar, incrementar e tornar o evento ainda mais um sucesso", destacou. 


Lançamento do 14ª Festival de Inverno de Pedro II (Joao Allbert)

O prefeito de Pedro II, Alvimar Martins (PP), ressaltou que o evento cresce a cada ano e já pode ser considerado um evento de grande porte nacional e que serve para incrementar a economia na região. 

De acordo com o governador Wellington Dias, o festival, no ano passado, movimentou mais de R$ 6 milhões em serviços na economia local. "Só em ICMS, ficou de receita para o município, mais de 15% desse valor no recolhimento desse imposto".

O Festival de Inverno acontece de 15 a 18 de junho, na cidade de mesmo nome que fica a 200 quilômetros de Teresina. Este ano terá como atrações nacionais: Alceu Valença, Diogo Nogueira, Erasmo Carlos e Cidade Negra. 

Confira a programação completa:

Quinta-feira 15/06
Myrian Eduardo (Pedro II)
Donny Nichilo Band (Blues - EUA)
Alceu Valença (PB)

Sexta-feira 16/06
Gustavo Andrade Blues Band (MG)
Roberta Campos (MG)
Erasmo Carlos (RJ)

Sábado 17/06
Oitavo Resgate (PI)
Diogo Nogueira (RJ)
Cidade Negra (RJ)

Domingo 18/06
Banda Retrô (Pedro II)
As Fulô do Sertão (PI)
Chambinho do Acordeon (PI)
Artigos relacionados

 

Flash de Lyza Freitas
redacao@cidadeverde.com

Prefeitura de Pedro II mobiliza escolas para a 13ª edição da OBMEP

Nesse sábado (20), alunos e professores da Rede Municipal de Ensino de Pedro II participaram de uma palestra de orientação sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O encontro aconteceu no auditório do CEEP – Angelina Mendes Braga e teve como objetivo sensibilizar gerentes, coordenadores de ensino, gestores, mestres e alunos sobre a importância da participação na competição.
 
Os alunos do município de Pedro II inscritos na 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas se preparam para as provas da primeira fase, que acontece dia 6 de junho.
 
De acordo com a secretária municipal de Educação, Kelcylene Oliveira, os educadores estão trabalhando intensamente para incentivar que mais alunos participem da competição. “A palestra veio para contribuir com esse trabalho voltado para o ensino-aprendizagem dos nossos alunos. A palestra também é uma forma de incentivá-los a participar desta prova e orientá-los sobre os detalhes da competição, que vai desde a preparação até o dia da prova. Avaliamos o evento como muito positivo e ficamos felizes que, mesmo sendo em um sábado, tenha atraído a participação em massa dos nossos alunos”, destaca a secretária.
 
A coordenadora Estadual da OBMEP, Sissy da Silva Souza, destaca que a OBMEP não se resume à aplicação da prova e entrega premiações, mas, também compreende o acompanhamento dos alunos medalhistas ao longo de sua vida escolar. “Buscamos melhorar o ensino do aluno e da escola. Estamos fazendo essa palestra mostrando os benefícios que a olimpíada pode trazer para eles, para que também não faltem às provas e abracem a olimpíada como uma oportunidade de terem uma educação de qualidade”, explica Sissy da Silva.
 
Ainda de acordo com a coordenadora, a gestão da Secretaria Municipal de Educação deve ser parabenizada pela preocupação em estimular o interesse dos alunos pelo estudo e contribuir pela melhorar o ensino-aprendizagem nas escolas do município.

Fonte: Ascom

Prefeitura de Pedro II e feirantes discutem requalificação da Feira Livre

Buscando requalificar os espaços urbanos e criar um corredor de tráfego livre para pessoas e veículos na região central do município, a Prefeitura de Pedro II, por meio das secretarias municipais de Comércio e Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura, Administração e Comunicação, realizou, nesta terça-feira (16), uma reunião com a Associação dos Feirantes de Pedro II, no Mercado do Artesão.
 
Uma das propostas da Prefeitura é organizar a Feira Livre no Centro da sede do município, localizada na Rua Manoel Nogueira Lima, em frente ao Mercado do Artesão. A medida iria promover a organização do local e a melhoria dos serviços prestados pelos feirantes.
 
O secretário de Comércio e Desenvolvimento Econômico, José Rodrigues, explica que a reunião teve o intuito de abrir um espaço de diálogo com os trabalhadores e apresentar alternativas viáveis para organizar o comércio de produtos, tanto pelos feirantes, quanto pelos comerciantes locais.
 
“A proposta apresentada pela Prefeitura está embasada em uma pesquisa técnica sobre o local e o fluxo de pessoas e veículos, além da mobilidade urbana necessária ao desenvolvimento adequado dos negócios no espaço”, frisa José Rodrigues. 
 
O presidente da Associação de Feirantes de Pedro II, José Francisco do Nascimento, avalia a reunião como positiva. “É uma ação fundamental para que os feirantes possam incrementar seus negócios e a localização de suas barracas, visando tornar mais ordenado o comércio naquele local”, defende.
 
Ao final da reunião, ficou decidido que os feirantes irão debater entre si as propostas elencadas pela prefeitura, estando livres para apresentar sugestões às mudanças previstas. Para a próxima semana, está marcada uma nova reunião, onde serão definidas as diretrizes para o projeto final de requalificação da região.

Fonte: Ascom

Prefeitura de Pedro II inicia recuperação da estrada que liga assentamento Lagoa do Mato à BR-404

Nessa sexta-feira (12), o secretário municipal de Infraestrutura de Pedro II, João Manoel da Cruz, e o coordenador de Obras, Junior Uchôa, visitaram as obras de manutenção do trecho de 18 km da estrada que liga a BR-404 ao assentamento Lagoa do Mato, limite entre os municípios de Pedro II e Milton Brandão.

De acordo com o Júnior Uchôa, nesta semana, a operação compreende a abertura e o nivelamento de alguns pontos da estrada, para iniciar, na próxima semana, o revestimento de piçarra nos pontos necessários.  “É uma estrada de grande importância por permitir o acesso a várias comunidades rurais pertencentes aos dois municípios e bastante usada pelos seus moradores”, diz.

A ação é uma resposta à solicitação feita pelos moradores do assentamento Lagoa do Mato e de outras comunidades vizinhas, que dependem da estrada para se deslocar até a sede do município.

“O prefeito Alvimar Martins sempre se preocupou com essa estrada porque significa desenvolvimento e, nessa nova administração, vamos dar continuidade ao melhoramento e construção de novas estradas, permitindo a ampliação do acesso e do escoamento de produtos agrícolas no município”, finaliza o secretário Júnior Uchôa.

Fonte: Ascom

Estado garante abastecimento de água em Pedro II

O secretário de Governo, Merlong Solano, participou, na sexta-feira (12), de uma audiência pública na Câmara Municipal de Pedro II para discutir o abastecimento de água no município, que está comprometido devido ao baixo volume de águas do Açude Joana e do Rio Corrente, principais responsáveis pelo fornecimento de água à população pedrossegundense.

Na oportunidade, o gestor tranquilizou a população, assegurando que o Governo do Estado está tomando todas as providencias necessárias para evitar o desabastecimento no município. Merlong Solano explicou que a Secretaria Estadual da Defesa Civil, já concluiu as obras de perfuração de poços à beira do Açude Joana, onde estão construídos quatro poços com vazão acima de 100 mil litros d’água. 

“Outros dois poços foram construídos dentro da estação de tratamento de Pedro II, cada um chegando uma vazão de 6 mil litros”, informou o secretário, acrescentando que o abastecimento de água também contará com o reforço do sistema Pirapora, incrementando a distribuição em cerca de 100 mil metros cúbicos de água. 

De acordo com Vitorino Tavares, diretor da Defesa Civil, que também participou da audiência pública, a infraestrutura já está pronta e o funcionamento dos novos poços depende apenas da eletrificação do sistema, que fica a cargo da Eletrobras, com a qual o secretário de Governo se comprometeu a tratar. “Farei uma visita à Distribuidora ainda esta semana para garantir a celeridade no processo de distribuição de energia ao sistema”, declarou Merlong.

Além destas ações, Vitorino Tavares alertou os gestores municipais da necessidade de o município declarar situação de emergência no abastecimento de água. “Apesar de ainda não ter decretado a emergência, Pedro II tem um histórico de crise hídrica, por isso a Defesa Civil estadual já garantiu, em parceria com a Secretaria Nacional da Defesa Civil, um recurso da ordem de R$ 2,5 milhões para evitar o desabastecimento”, afirmou Tavares.

A longo prazo, o Governo está articulando ações para minimizar o assoreamento das margens do Rio Corrente, a fim de garantir a sua recuperação; avaliando a utilização de adutoras de engate em alguns açudes; e criando comissões técnicas com órgãos estaduais no intuito de realizar força-tarefa a fim de garantir o abastecimento de água em todos os municípios piauienses. 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Prefeitura entrega exames realizados pela Central da Mama em Pedro II

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está disponibilizando a entrega dos resultados dos exames de mamografia realizados pela Central da Mama nos 15 postos do Programa Saúde da Família do município.
 
Durante a entrega dos exames, as mulheres são orientadas com palestra sobre o câncer de mama e câncer de colo do útero. As pacientes cujos exames apresentaram alguma ocorrência são orientados sobre como proceder com o tratamento.
 
A médica do PSF da Unidade Básica de Saúde do Santa Fé, Marilin Puso, explica que na palestra são repassadas algumas informações importantes às mulheres. "A equipe faz, antecipadamente, uma espécie de revisão de todas as mamografias, então separam-se as que deram algum resultado positivo para a doença e seguem-se as orientações caso a caso", diz.
 
Puso alerta que que o recomendável é que as mulheres façam o exame de 2 em 2 anos e aprendam a fazer o autoexame para utilizá-lo sempre, como forma de prevenção.


Fonte: Ascom

Posts anteriores