Cidadeverde.com

Projeto Pelotão Mirim realiza aula com palestra sobre combate às drogas em Pedro II

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) do Piauí, realizou, na tarde de sábado (24), no auditório do CEEP Professora Angelina Mendes Braga, a aula inaugural da turma de 2024 do Projeto Pelotão Mirim. 

O evento contou com a presença de cerca de 150 pessoas, entre estudantes, familiares, autoridades e imprensa, e teve como destaque uma palestra realizada pela da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas do município (CENDROGAS) sobre o combate aos entorpecentes.

A aula inaugural teve início às 16h, com a recepção dos estudantes e suas famílias no auditório do CEEP Professora Angelina Mendes Braga. Logo após, às 16h30, a comandante da 12ª Companhia Independente de Polícia Turística (CIPTUR) de Pedro II, capitã Sharlene Uchôa, deu as boas-vindas e a orientação geral à turma, transmitindo aos jovens estudantes noções gerais do que será ministrado durante o curso, como as instruções de comandos e de ordem unida.

Tayse Silva, coordenadora da CENDROGAS, destacou a importância das instruções e orientações da equipe do projeto para a vida e a formação cotidiana dos alunos e de suas famílias. “É muito interessante notar como as instruções e orientações da equipe do projeto são úteis e eficazes na vida e na formação cotidiana desse público. São aulas que servem tanto para eles estudantes quanto à própria família e isto é sim muito positivo e válido”, disse a coordenadora da CENDROGAS.

A coordenadora local do Pelotão Mirim, Diôro Izidoro, falou sobre o esforço conjugado entre a família e o poder público, além da Polícia Militar, para dar uma formação cívico-militar de alta qualidade e alto nível aos alunos. “O Projeto Pelotão Mirim é um projeto que visa formar cidadãos conscientes, responsáveis e comprometidos com a sociedade. Nós contamos com o apoio da família, que é a base de tudo, do governo municipal, que nos dá todo o suporte, e da Polícia Militar, que nos orienta e nos disciplina. Nós queremos fazer a diferença na vida dessas crianças e adolescentes, que são o futuro do nosso município”, enfatizou.

Betinha Brandão, prefeita de Pedro II, parabenizou a equipe do projeto pela realização da aula inaugural e disse que a iniciativa é uma referência em educação cívico-militar no Piauí. “O Projeto Pelotão Mirim é um projeto que nos orgulha e nos motiva a continuar investindo na educação do nosso município. Esta ação tem uma equipe de profissionais dedicados e qualificados, que, sem dúvidas, fazem a diferença na educação dos nossos alunos”, ressaltou a prefeita.

O Projeto Pelotão Mirim é uma iniciativa da Polícia Militar do Piauí, que recebe o apoio da gestão municipal, e tem como objetivo oferecer uma educação cívica, moral e social para os alunos, além de promover a integração entre a polícia, a escola e a família. O programa já formou mais de mil alunos em Pedro II, sendo que, em dezembro de 2023, teve a maior turma deste projeto de todo o Estado do Piauí.


Ascom

Escola de Tempo Integral é referência em educação inovadora em Pedro II

A Escola Municipal de Tempo Integral Anexo Santa Úrsula (EMTIASU), localizada no bairro Santo Antônio, em Pedro II, é uma das nove escolas de tempo integral da rede municipal de ensino do município. A unidade educacional, que atende 125 estudantes do ensino fundamental, se destaca por sua proposta pedagógica inovadora, que visa oferecer uma experiência educacional mais completa e abrangente para os alunos.

Sob a liderança da diretora Lucelene de Oliveira e com o suporte psicopedagógico do psicólogo clínico escolar Mauricio Camilo da Silveira Filho, a Emtiasu busca integrar o aluno com a comunidade escolar e oferecer um ambiente propício para aprendizagem, crescimento pessoal e socialização. A escola envolve os alunos em diversas atividades que promovem o desenvolvimento integral dos estudantes, desde a alimentação saudável até a meditação, passando pela expressão criativa, a socialização, a conscientização ambiental e a comunicação.

A diretora Lucelene de Oliveira, explica sobre a filosofia da educação em tempo integral e os benefícios que ela traz para os alunos. “Na EMTIASU, nós acreditamos que a educação vai além do tempo regular de aula. Nós buscamos oferecer uma educação de qualidade, que atenda às necessidades e aos interesses dos nossos alunos, que são os protagonistas do processo educacional. Nós queremos formar cidadãos críticos, conscientes e preparados para os desafios do mundo moderno”, disse a diretora.

Já coordenadora pedagógica, Andréa Nunes Barros, destaca a metodologia de ensino integral e o papel dos professores nesse processo. “A nossa metodologia de ensino integral envolve diversos aspectos, que visam desenvolver as competências e habilidades dos nossos alunos, tanto no aspecto cognitivo quanto no emocional. Os nossos professores atuam como facilitadores desse processo, incentivando a autonomia, a criticidade e a criatividade dos nossos alunos. Nós também valorizamos a participação dos pais e de toda a comunidade escolar, que são parceiros fundamentais nessa proposta”, enfatiza.

A EMTIASU é reconhecida por sua excelência em educação e já recebeu diversos prêmios em 2023, como o Prêmio Gestão Escolar, o Prêmio Escola Nota 10 e o Prêmio Escola Sustentável.

Por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Prefeitura de Pedro II oferece apoio e acompanha o trabalho da EMTIASU, que conta com o respaldo da gestão da prefeita Betinha Brandão, que tem a educação como uma prioridade em seu governo. 

A prefeita Betinha Brandão ressalta que a unidade de ensino é uma referência em educação inovadora em Pedro II. “A EMTIASU é uma escola que nos orgulha e nos motiva a continuar investindo na educação do nosso município. A escola tem uma proposta pedagógica inovadora, que oferece uma experiência educacional mais completa e abrangente para os nossos alunos, sendo assim uma referência inovadora em Pedro II e no Piauí”, frisa Betinha Brandão.
 
Ascom

Dono de oficina mecânica é assassinado a tiros na Avenida Pedro Ivo em Pedro II

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Por Rebeca Lima e Ney Silva 

Um homem de 31 anos, identificado como João Pedro Pinheiro de Oliveira, foi assassinado a tiros na manhã desta terça-feira (20) na Avenida Pedro Ivo, no bairro Santa Fé, na cidade de Pedro II (a 195 km de Teresina).

O Cidadeverde.com apurou que a vítima é dona de uma oficina mecânica e os disparos ocorreram dentro do local. João Pedro ainda tentou fugir, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito a poucos metros da oficina.

De acordo com a Polícia Militar, ainda não há informações sobre suspeitos ou motivação do crime. Populares informaram apenas terem ouvido os tiros.

O local foi isolado até a chegada da perícia e do Instituto Médico Legal (IML). O caso será investigado pela Polícia Civil de Pedro II.

Secretaria de Esportes de Pedro II realiza Copão dos Bairros com 20 equipes

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, promoverá o Copão dos Bairros entre os meses de março e abril, uma competição de futebol que envolve 20 equipes representando diferentes bairros da cidade e possui o objetivo de incentivar a prática esportiva, a integração social e o lazer entre os moradores.

O lançamento oficial do campeonato ocorrerá no dia 19 de fevereiro, na sede da Secretaria Municipal de Esportes, localizada na Praça da Juventude. Na ocasião, serão sorteados os grupos e definidos os locais e as datas dos jogos.

A abertura do Copão dos Bairros acontece oficialmente no dia 10 de março, no Estádio José Teixeira Santos, a Arena do Guerreiro, com final está prevista para o dia 1º de maio (Dia do Trabalhador), no mesmo local. O secretário de Esportes de Pedro II, Leandro Carvalho, destacou a importância do Copão dos Bairros para o desenvolvimento do esporte local.

“Depois de quase 20 anos sem a realização dessa competição, estamos voltando e com força total. Ficamos satisfeitos com a procura dos dirigentes que estiveram na secretaria e inscreveram o seu bairro. A nossa agenda não tem descanso e por ser um ano de eleição municipal, estamos com pouco tempo para a realização das competições, mas dizer que após o Copão dos Bairros, realizaremos também nesse primeiro semestre o nosso Ruralzão”, disse.

Durante a primeira fase da competição, as partidas acontecerão em quatro campos diferentes: Arena do Guerreiro, Arena Antonio Costa na Terra Dura, Arena Bandeirão na Serra dos Matões e Campo do Missão. Todos os jogos da segunda fase serão realizados na Arena do Guerreiro.

As 20 equipes inscritas para o Copão dos Bairros são: Centro, Chapada, Santo Antonio, Vila Operária, Pirapora, Vila Kolping, Engenho Novo, Caixa D’água, Chapadinha, Saborá, Areia Branca, Cristo Rei, São Francisco, Santa Fé, Mutirão, Parque das Opalas, Flor de Lis, São Gonçalo, Descoberta e Reserva dos Pinheiros.

O Copão dos Bairros conta com o apoio da Federação Piauiense de Futebol (FPF) e da Associação dos Árbitros de Pedro II (AAP2).

Ascom

Público animado é destaque no carnaval em Pedro II

O Carnaval na Suíça PII 2024 teve o seu terceiro dia de festa, nesta segunda-feira (12), com muita animação, alegria e diversidade cultural. A programação contou com shows de artistas locais e regionais, desfiles de blocos carnavalescos, concursos de fantasias e máscaras, e outras atrações que encantaram os presentes.

Ainda no final da tarde, a Praça da Vila recebeu o cantor Raí Elvis, que animou as famílias na abertura da segunda-feira de carnaval com muita música. A noite começou com a mistura de ritmos dos Primos do Piseiro, que agitaram os foliões que estavam no Corredor da Vila.

Quem também chamou atenção durante a terceira noite foram os blocos Mulheres que Dançam, Bag Bloco, Xapados, Uz Pirateiroz e Pig Fuça com as fantasias, maquiagens e alegria contagiante. Os integrantes dos blocos se reuniram na Praça da Bonelle para a tradicional premiação de Melhores Blocos de Carnaval, que neste ano trouxe premiações de sete, cinco e três mil reais para os três primeiros colocados.

A prefeita de Pedro II, Betinha Brandão, afirmou que o objetivo da festa é manter a tradição do carnaval de rua e promover a integração entre os moradores e os visitantes. "Os blocos reúnem diversas famílias, que se divertem juntas e fazem questão de receber bem quem vem de fora. Queremos mostrar que Pedro II tem um carnaval rico em cultura e em diversão", afirma.

Para fechar a noite, os shows da cantora Juliana Costa , e dos cantores Damásio Neto e Edu Safadão foram os responsáveis por tirar todos do chão até a madrugada.

A prefeita Betinha Brandão acompanhou toda a programação do terceiro dia e reiterou a sua satisfação com o resultado. Ela destacou que o Carnaval na Suíça PII 2024 está movimentando o município. "Estamos muito felizes com o Carnaval que estamos realizando, que está superando as nossas expectativas. A cidade recebeu turistas que estão elogiando a nossa festa. Agradeço a todos que estão colaborando para que esse evento seja tão lindo quanto o planejado", afirmou a prefeita.

A  festa continua nesta terça-feira (13), com mais shows e atrações gratuitas. O Carnaval na Suíça PII 2024 é realizado pela Dava Serviços, com apoio dos deputados estaduais Wilson Brandão e Severo Eulálio, da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), da Prefeitura de Pedro II, da Secretaria de Cultura do Piauí (SECULT) e do Governo do Estado.

Ascom

Macaca sagui é reanimada por bombeiro após sofrer descarga elétrica e perder sinais vitais

Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros Civil de Pedro II

Por Breno Moreno

Uma macaca sagui foi reanimada por um bombeiro civil, na última quinta-feira (1), depois de sofrer uma descarga elétrica e perder os sinais vitais. O animal se acidentou após subir em um poste localizado no bairro Boa Esperança, na zona urbana do município de Pedro II. 

Segundo informações do Corpo de Bombeiros Civil, a macaca foi encontrada desacordada. Ao perceber que o animal estava sem sinais vitais, foi iniciada a tentativa de Reanimação Cardiopulmonar (RCP). Após alguns minutos, a sagui conseguiu recuperar os sentidos. 

Devido ao choque, o animal acabou dando à luz de forma prematura e os dois filhotes nasceram sem vida. Apesar da reanimação e resgate, a macaca acabou morrendo nesta terça-feira (6), após uma semana de atendimento pelo órgão municipal de meio ambiente.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Civil, o bairro onde a macaca sofreu o acidente fica próximo a uma área de mata, o que possibilita a presença de animais silvestres na zona urbana da cidade. A orientação nesses casos é sempre acionar os órgãos competentes. 

Adolescentes de Pedro II participam de aula passeio em Teresina

Os adolescentes atendidos pelo Núcleo de Cidadania de Crianças e Adolescentes (NUCA) tiveram, no último sábado (3), um dia de lazer e cultura na capital, Teresina. O passeio, que contou com apoio da Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Educação, proporcionou aos adolescentes passeios em pontos turísticos da capital e sessão de cinema no Teresina Shopping.

Os participantes foram acompanhados da mobilizadora do NUCA, psicóloga Kátia Araújo. "O objetivo do passeio foi presentear os  11 adolescentes mais engajados com esse passeio, dando não só um momento de cultura e lazer, mas também renovando a motivação para as atividades de 2024”, disse a psicóloga Kátia Araújo, mobilizadora da coordenação do NUCA.

Kátia também fez uma avaliação geral dessa oportunidade de viagem de muito conhecimento e aprendizado aos participantes: "Um momento muito especial de troca e cuidado um com o outro. Nossos jovens são maravilhosos e merecem viver momentos assim, de descontração, se sentindo valorizados e respeitados. Agradeço a nossa prefeita Betinha pelo investimento com a juventude”, finalizou.

Ascom

Pedro II adere ao programa ‘Um milhão de Oportunidades’, do UNICEF

A Prefeitura de Pedro II anunciou, nesta quarta-feira (31), a adesão ao programa “Um Milhão de Oportunidades” (1MIO). A iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) busca oferecer formação profissional, participação cidadã e oportunidades de emprego para adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos que enfrentam desafios socioeconômicos. O programa conta com a colaboração de empresas, organizações da sociedade civil, governos e, principalmente, dos jovens. 

A articuladora do Selo UNICEF no município, professora Suzana Uchôa, apresentou a plataforma do 1MIO em uma reunião realizada no Memorial Milton Brandão, com a presença de representantes das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, sociedade civil e Conselho Tutelar.

“A adesão ao programa é uma exigência do UNICEF e o município de Pedro II está seguindo todas as orientações necessárias para garantir o acesso dos jovens às oportunidades oferecidas pela plataforma”, afirmou a professora Suzana Uchôa.

A prefeita de Pedro II, Betinha Brandão, destacou a importância do programa para o desenvolvimento da juventude local. “Sabemos que um dos maiores desafios para a juventude é o emprego. Aderir a este programa é uma maneira de conectar a necessidade dos adolescentes e jovens com capacitação profissional e as oportunidades do mercado. A nossa meta é gerar oportunidades de formação e trabalho durante os próximos anos para os jovens, não somente no setor público, mas também no privado”, declarou.

O programa “Um Milhão de Oportunidades” faz parte da agenda global do UNICEF para apoiar os jovens na transição para a vida adulta, especialmente aqueles que vivem em contextos de maior vulnerabilidade. O objetivo é contribuir para a redução das desigualdades e para a garantia dos direitos dos jovens, conforme previsto na Convenção sobre os Direitos da Criança e do Adolescente e na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Para ter acesso às diversas oportunidades de aprendizado, emprego e engajamento social, acesse www.1mio.com.br

Ascom

Sem planejar, mãe e filha dão à luz no mesmo dia com intervalo de 1 hora

Foto: arquivo pessoal

Os partos de Maria Margarida, 33 anos, e Maria Alves, 18 anos, foram marcados por emoção que nem elas imaginavam ou planejavam. As duas são mãe e filha, estavam grávidas e tiveram bebês no mesmo dia, com intervalo de diferença de cerca de 1 hora.  As piauienses são naturais da cidade de Pedro II, no interior do estado, onde deram à luz no último dia 25.

Ao Cidadeverde.com, Maria Margarida contou que, em nenhum momento, planejaram ter filhos no mesmo dia. Ela estava com 39 semanas de gestação e a filha com 42 semanas. As duas começaram a sentir contrações, praticamente, ao mesmo tempo, e foram para a maternidade juntas. 

Foto: arquivo pessoal

"Ela mora bem perto, na frente da minha casa. Foi meu quarto filho e estava nervosa, ansiosa e torcendo para que ela tivesse bebê primeiro, para que não ficasse preocupada comigo. Mas Deus quis que José Erick nascesse primeiro e logo depois veio a minha neta, a Antônia Sofia. Deus sabe escrever muito bem e foi emocionante", conta Maria Margarida. 

Ela relembra que buscou dar forças para a filha, que era mãe de 'primeira viagem'. Ao Cidadeverde.com, Margarida disse ainda que um dos momentos mais emocionantes foi ouvir o choro da neta, logo após também ter dado à luz.

José Erik, filho de Margarida, nasceu por volta de 10h. Já Antônia Sophia veio ao mundo às 11h. Ambos nasceram de parto cesárea e mães e filhos se recuperam bem. 

Prefeitura de Pedro II apoia check-up de saúde dos Agentes de Endemias

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu apoio a realização de um check-up de saúde dos agentes comunitários de endemias (ACE’s) do município, que viajaram para a cidade de Piripiri no último sábado (27) para fazer diversos exames médicos. A iniciativa teve o objetivo de avaliar a saúde física e mental dos profissionais, que estão expostos ao uso de produtos químicos e a situações de risco no combate às endemias.

Os ACE’s fizeram exames como raio-X do tórax, eletrocardiograma, ultrassom, tomografia do crânio e hemograma completo, com o apoio da prefeitura, que disponibilizou o transporte e a logística para a viagem. Os agentes de endemias foram consultados em Piripiri, por ser uma cidade próxima e com estrutura adequada para atender a demanda.

A prefeita Betinha Brandão destacou a importância do check-up de saúde para os ACE’s, que são fundamentais para a saúde pública do município. “Esses profissionais são essenciais para a prevenção e o controle das endemias, como a dengue, a leishmaniose, a chikungunya, entre outras, que afetam a nossa população. Eles merecem todo o nosso reconhecimento e apoio. Por isso, estamos realizando esse check-up de saúde, para garantir que eles estejam bem e aptos para exercer suas atividades com segurança e qualidade”, disse.

O supervisor de controle de endemias de Pedro II, Rubens Galvão, agradeceu o apoio da prefeitura e ressaltou a necessidade de fazer a avaliação periódica da saúde dos ACE’s. “Nós já fizemos os exames e estamos muito satisfeitos com o resultado. É muito importante fazer essa avaliação periódica, porque nós utilizamos produtos químicos no dia a dia do trabalho. É preciso verificar em se está tudo bem com a nossa saúde. Queremos agradecer à prefeita Betinha Brandão, que nos apoiou nessa iniciativa, e à Secretaria de Saúde, que organizou a iniciativa e nos acompanhou nessa viagem”, comentou.

Ascom

 

Posts anteriores