Cidadeverde.com

Funasa finaliza obra de esgotamento sanitário em Pedro II

A Fundação Nacional de Saúde, presidida pelo engenheiro Henrique Pires, está investindo R$ 7,5 milhões no projeto de esgotamento sanitário do município de Pedro II, distante 195 Km de Teresina. A obra está em fase de conclusão.

Segundo o presidente Henrique Pires, a estimativa é fazer a entrega do sistema no segundo semestre. "A obra já está em fase adiantada e deverá ser entregue muito em breve. Isso representa um ganho para a população do município, já que os investimentos em esgoto proporcionam mais saúde e qualidade de vida para a população", afirma.

A construção da estação de tratamento será retomada em breve, segundo o presidente. Há também uma parceria sendo firmada com a prefeitura municipal para a elaboração do projeto, construção do aterro sanitário e destinação adequada do lixo produzido na cidade.

Além de Pedro II, a Funasa tem um conjunto de obras semelhantes sendo executadas em vários municípios do interior do Piauí, como Batalha, Piracuruca, Altos e Demerval Lobão. "Todos esses municípios possuem investimentos da Funasa e as obras estão em andamento. O que pretendemos é levar esse benefício para todo o Estado até universalizar o atendimento", destaca Henrique Pires.


Da Editoria de Cidades
[email protected]

Donos de hotéis e pousadas passaram por capacitação em Pedro II

O município de Pedro II, distante 195 quilômetros ao norte de Teresina, proporciona aos visitantes diversas atrações turísticas. Exuberantes cachoeiras, paredões rochosos gigantescos, museus, trilhas e sítios fazem parte dos atrativos da cidade.

Atento a isso, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, realizou diversas capacitações para donos de hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes e artesanato, preparando os empresários para o Festival de Inverno.
“Os cursos e consultorias tinham como objetivo preparar a cidade para o evento. 

Profissionalizando a mão de obra, com certeza o atendimento aos turistas terá mais qualidade. Dessa forma, fortaleceremos o turismo regional”, avalia o gerente do escritório regional do Sebrae em Piripiri, Helder Freitas.

Entre as consultorias realizadas antes do evento destacam-se: Pousadas Domiciliares; Desenvolvimento de Souvenires a partir da Tecelagem; Orientação para Embalagens, Layout e Ambientação do Mercado do Artesão; Gastronomia; Meio de Hospedagem; Turismo e Educação Ambiental.

O empresário Áureo Martins, da Pousada Rústica, participou dos cursos e consultorias ofertados pelo Sebrae. Ele destaca os cursos nas áreas de atendimento e manipulação de alimentos.

“Nessas consultorias aprendemos bastante sobre o melhor armazenamento dos alimentos, a refrigeração mais adequada e todo o passo a passo de boas práticas de manipulação”, comenta Áureo.

De acordo com o empresário, durante o Festival de Inverno, o número de visitantes aumenta em 80%. “Com essa procura é fundamental oferecermos um serviço de qualidade. Por isso é importante a capacitação para conhecermos técnicas e estratégias que possamos aplicar na empresa”, acrescenta Áureo.

A empresária Francisca Maria, do restaurante Estação Vila, também participou de cursos do Sebrae. Ela destaca que as capacitações são uma forma de aprender cada vez mais e aplicar o conhecimento no dia a dia da empresa.

Turismo

O Museu da Roça é um casarão do final do século XIX. Trata-se de um encontro particular com a natureza e a tradição. No local há um grande acervo cultural, objetos e utensílios históricos que proporcionam sensações singulares.

O Mirante do Gritador é um imponente paredão rochoso com 720 metros de altura, no alto da Serra dos Matões. A vista é ampla e indescritível.

Pedro II também conta com a cachoeira do Urubu-rei e a cachoeira do Salto Liso. Além disso, no entorno do município existem minas de opala e sítios com engenho e sítios arqueológicos.

 

 

 

Organização comemora sucesso de público e Frejat será atração na segunda noite

A organização do Festival de Inverno de Pedro II comemora o resultado da primeira noite de evento que reúne cerca de 15 mil pessoas na Praça da Bonelle, centro de Pedro II. De acordo com Juratan Moura, coordenador geral do evento, há cinco anos não se via tantas pessoas para prestigiar os shows. Nesta sexta (5), a atração nacional será o cantor Frejat.

 

"Desde o ano da Maria Rita que eu não via um congestionamento para entrar em Pedro II. estamos muito felizes com o trabalho realizado. A ideia é manter o novo padrão o festival", afirmou Juratan.

A coordenador acrescenta ainda que nos próximos anos atrações ainda maiores devem se apresentar no palco do festival de inverno. "Trazer uma cantora como Ana Carolina credencia o festival para outras atrações. Para se ter uma ideia, ela consultou com Milton Nascimento, Maria Rita e outros artistas que já se apresentaram no evento, referências sobre a produção", explicou. 

A programação dessa sexta-feira (5) do Palco Opala começa às 21h, com o show de Felipe Cazaux, de Fortaleza. Em seguida, a banda Jet Set Live, de Teresina, abre o show de Frejat, atração nacional desta noite. A Cruviana Pop a partir da 1h30, será com Cojobas, que encerra a programação do palco principal. 

Na praça Domingos Mourão, se apresentam a partir das 17h, as bandas locais Os Blacks e Llare Me Cante e as bandas regionais Isaque do Acordeon e Cláudio Jekef e Banda. 

Rayldo Pereira (Flash)
Maria Romero (Redação)
[email protected]

“É um Festival para o Brasil”, diz governador sobre Pedro II

  • postar11.jpg Rayldo Pereira \ Cidadeverde.com
  • postar10.jpg Rayldo Pereira \ Cidadeverde.com
  • postar9.jpg Rayldo Pereira \ Cidadeverde.com
  • postar8.jpg Rayldo Pereira \ Cidadeverde.com
  • postar7.jpg Rayldo Pereira \ Cidadeverde.com
  • postar6.jpg Rayldo Pereira \ Cidadeverde.com
  • postar5.jpg Rayldo Pereira \ Cidadeverde.com
  • postar4.jpg Rayldo Pereira \ Cidadeverde.com
  • postar3.jpg Rayldo Pereira \ Cidadeverde.com
  • postar2.jpg Rayldo Pereira \ Cidadeverde.com
  • postar1.jpg Rayldo Pereira \ Cidadeverde.com

Ao chegar ao município de Pedro II para abertura do Festival de Inverno, o governador Wellington Dias (PT) afirmou, na noite desta quinta-feira (4),  que o evento está no calendário nacional do País. 

“Não é um festival só para Pedro II, para o Nordeste, mas para o Brasil, devido a sua formatação. O festival já é um evento do calendário do Brasil pela beleza, pela qualidade da programação e dos artistas participantes”, disse o governador.

Segundo ele, o festival também contribui para o crescimento econômico da cidade. 

“Essa semana estivemos com os governadores do Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia e Tocantins tratando exatamente de regiões como essa para que tenhamos uma agenda voltada para o incentivo ao crescimento de regiões e ao projeto Serras do Nordeste”.

Wellington Dias chegou em Pedro II por volta das 18h30 e visitou a feira ao lado da prefeita Neuma Café e de deputados. A feira do Sebrae acontece na praça Domingos Mourão com expositores de artesanatos roupas e joias produzidas por opala. 

Durante a visita, o governador respondeu ao questionário produzido pelo Ifpi para identificar a demanda turística do festival de inverno. O objetivo é ter a percepção dos turistas do evento e as expectativas para as próximas edições. 

No ano de 2014, o Sebrae em parceria com o Ifpi realizou o mesmo questionário que constatou que 70% dos participantes do festival retornam ao evento.
Após a solenidade de abertura, aconteceu o show com a cantora Ana Carolina.

 

Flash Rayldo Pereira
Direto de Pedro II
[email protected] 

Top Gun e Ockteto tocam nesta quinta no palco da praça da Bonelle

A banda Top Gun e o grupo Ockteto são algumas das atrações que subirão ao palco principal do Festival de Inverno de Pedro II desta quinta-feira (4), primeiro dia do evento que vai até o próximo domingo (7), na Cidade Imperial. 

 

 

A vocalista da Top Gun, Luana Campos, explica que é a primeira vez que a banda irá tocar no festival, mas que está bastante empolgada. “Vimos o tamanho do palco e, uau! Estamos com uma grande expectativa”, descreve. “O palco está excelente e a galera já estava conferindo a nossa passagem de som, será um grande show”, acrescenta o cantor Flávio Moraes. No repertório, hits dos anos 1980 que viraram clássicos através de A-Ha, Madonna, Cindy Lauper, Alphaville, entre outros. 

O grupo vocal Ockteto é um dos primeiros que irá se apresentar na praça da Bonelle. Em sua terceira vez no festival, este ano, os rapazes irão cantar apenas músicas de Luiz Gonzaga. “Juntamos os três ritmos mais representativos de Luiz Gonzaga: o baião, o xote e o maracatu. Será uma apresentação que terá tudo a ver com o período junino em que estamos”, revelou. 

A TV Cidade Verde irá transmitir o festival de Pedro II com flashes durante toda a sua programação. 

 

 

Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Pedro II ganha faixas exclusivas para ciclistas e pedestres; projeto deve atingir todo o Piauí

O Governo do Estado concluiu na quarta-feira (3) a sinalização viária da cidade de Pedro II, a 195 quilômetros de Teresina, que recebe a partir desta quinta-feira (4) o Festival de Inverno. Entre as intervenções do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran), estão pistas exclusivas para ciclistas e pedestres.

De acordo com o Detran, a ação contempla as avenidas principais da cidade e seu entorno e tem como objetivo padronizar a sinalização, organizar o trânsito, além de proporcionar mais segurança para motoristas e pedestres.

Segundo Arão Lobão, diretor-geral do Detran, o projeto de sinalização horizontal e vertical foi executado de acordo com o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), com demarcações nas vias, instalação de novas placas de trânsito em diversas ruas, pintura de faixas, dentre outros serviços.

“Por ocasião do Festival de Inverno, o Detran começou por Pedro II os serviços de melhoria na sinalização viária. Uma cidade com estrutura de sinalização adequada permite melhor trafegabilidade aos usuários. É o Governo do Estado contribuindo para o avanço de Pedro II, proporcionando mais segurança aos munícipes e visitantes. Além de demonstrar a preocupação em evitar os acidentes”, declara o diretor-geral do órgão.

O investimento total foi R$ 1.066.627,50. Além de Pedro II, cidades como Luís Correia, Valença e Picos também receberão serviços de sinalização. “Estamos planejando ações para todo o Piauí, iniciando pelas cidades que aglomeram muitas pessoas, gerando grande fluxo de veículos, como é o caso de Pedro II, por conta do Festival, e priorizando os municípios apontados por um estudo nacional do Mapa da Violência, como os que têm maior número de acidentes com vítimas fatais no estado, como é o caso de Picos e Valença”, destaca Lobão.

O presidente da Federação de Ciclismo do Piauí (FCP), George Rodrigues, comemorou a conclusão das obras e a iniciativa do Governo do Estado. Somente de ciclofaixa são 1.700 metros.

“É uma iniciativa louvável do Governo do Estado junto ao Detran, por várias razões, mas principalmente para criar uma cultura de educação e respeito no trânsito e para incentivar mais ainda a prática do ciclismo em todo estado, envolvendo desde crianças até adultos”, destacou George Rodrigues.

Da Redação
[email protected]

20 mil turistas são aguardados no 1º dia de Festival de Inverno de Pedro II

O primeiro dia de Festival de Inverno de Pedro II marca a chegada dos turistas que lotam a cidade para o evento. Segundo estimativa da prefeitura municipal, são aguardados cerca de 20 mil visitantes para a primeira noite de evento. Este ano o número de casas disponibilizadas para aluguel mais que dobrou, ao todo, 251 imóveis foram alugados por "moradores temporários".

Fotos: Rayldo Pereira\ Cidadeverde.com

"Esse ano esperamos uma quantidade bem maior de turistas pela dimensão e divulgação do Festival. Nossa captação foi muito bem feita e se ano passado tivemos 15 mil turistas dia, esse ano esperamos 20 mil por dia",afimou a prefeita Neuma Café.

Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae em 2014, foram criados mais de 800 empregos diretos e 2 mil indiretos. Através da Central de Pousadas Domiciliares, na secretaria municipal de Turismo, foram alugadas 97 residências, gerando uma renda de R$ 59 mil para as famílias.

Os pontos turísticos também são ponto alto para os visitantes. Cerca de 16 mil pessoas estiveramno Morro do Gritador, por exemplo e segundo a PRF, 5 mil veículos estiveram na cidade.

A pesquisa, que teve o apoio do IFPI também traz outros índices, que reforçam a grandiosidade do evento. A Feira de Artesanato teve, por exemplo, 75% de aprovação. A limpeza urbana foi avaliada com 71% e a segurança pública com 79%. Os números trazem ainda um índice de satisfação dos visitantes, mostrando que 93% deles tiveram as expectativas superadas com o evento e destes, 74% pretendiam voltar este ano.

Na primeira noite shows do Festival de Inverno 2015 terá Ana Carolina como primeira atração nacional. Um show aguardado há dois anos pelos fãs promete emocionar a abertura do festival na Praça da Bonelle. A noite terá aina Rafa do Sax, Ockteto canta Gonzagão, Double Deck e Top Gun para encerrar a programação do primeiro dia.

Rayldo Pereira (Direto de Pedro II)
[email protected]

Confira a programação completa do Festival de Inverno de Pedro II

É com uma grande diversidade de ritmos que o Palco Gritador dará as boas-vindas aos espectadores de mais um Festival de Inverno de Pedro II. O espaço inicia as atividades nesta quinta-feira (4) e reunirá grandes nomes da música local e regional na Praça Domingos Mourão Filho. O palco é uma realização da Fundação Cultural do Piauí e acontece em todas as edições do festival.

A partir das 17h, o som de Damarka Moura abre os trabalhos, seguido pela banda Kolla Komigo. À noite, é a vez de Xico Barroso e Frank Sabá levando o som de suas guitarras e a banda Fullreggae fecha o primeiro dia de apresentações no Palco Gritador.

"Esperamos que seja um grande show porque a diversidade musical é muito grande. Temos excelentes bandas que vão dar um contexto bem regional. O Festival de Inverno é um evento que já é conhecido e consolidado que todo mundo quer ir. Além da bucolidade de Pedro II, há uma intensa programação cultural que motivam as pessoas a querer ir a um evento como esse", destaca Assis Bezerra, coordenador do Palco Gritador.

A programação do Palco Gritador, ao longo dos quatro dias de evento ainda trará uma extensa mistura de ritmos, com bandas locais como: Os Malungos, Dom Breguete, Isac do Acordeon, Sound Brasil, Frank e Eduardo, Dr. Bean e Inimigos do Imperador.

Sem atrasos

Para evitar atrasos entre as atrações do Palco Gritador, a Fundac irá disponibilizar uma equipe de quatro técnicos para agilizar a transição entre as bandas. 
 
Programação do Palco Gritador:

Dia 4 (Quinta-Feira)

BANDAS LOCAIS

DAMARKA MOURA 17h ÀS 17h45
KOLLA KOMIGO 17h45 ÀS 18h35

BANDAS REGIONAIS

XICO BARROSO 18h35 ÀS 19h25
FRANK SABÁ 19h25 ÀS 20h15
FULLREGGAE 20h15 ÀS 21h

Dia 5 (Sexta-Feira)

BANDAS LOCAIS

OS BLACKS 17h ÀS 17h45
ILARE E ME CANTE (APAE de Pedro II) 17h45 ÀS 18h35

BANDAS REGIONAIS

OS MALUNGOS 18h35 ÀS 19h25
GILDOMAR MARINHO 19h25 ÀS 20h15
DOM BRUGUETE 20h15 ÀS 21h

Dia 6 (Sábado)

BANDAS LOCAIS

SOUD BRASIL 17h ÀS 17h30
JOSY MENDES 17h35 ÀS 18h10

BANDAS REGIONAIS

ISAC DO ACORDEON 18h15 ÀS 19h
FRANK E EDUARDO 19h05 ÀS 20h
CLÁUDIO JEKEF E BANDA 20h10 ÀS 21h
8º RESGATE : 21h10 ÀS 21h40

Dia 7 (Domingo)

BANDAS LOCAIS

INIMIGOS DO IMPERADOR 17h ÀS 17h45
RENARA 17h45 ÀS 18h35

BANDAS REGIONAIS
DR. BEAN 18h35 ÀS 19h25
PEDRO HENRIQUE 19h25 ÀS 21h

Praça Domingos Mourão:

04/06

– Ana Carolina
– Rafa do Sax
– Ockteto (canta Gonzagão)
– Double Deck
– Top Gun

05/06

– Frejat
– Felipe Cazaux
– Jet Set Live Featurings
– Cojobas

06/06

– Jorge Ben Jor
– Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos
– JJ Jackson
– Groovetown

07/06

– Roraima
– Banda Yvis
– Ivo Brown

Da Redação.
[email protected]

Escolas de Pedro II realizam ação no Festival de Inverno; veja programação

Apresentar os diversos cursos da educação profissional da rede estadual de ensino do Piauí. Este é um dos principais objetivos da participação da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) no Festival de Inverno de Pedro II, que acontece de 4 a 7 de junho. Escolas locais também irão participar do evento apresentando os principais projetos desenvolvidos por elas.

A Unidade de Educação Técnica e Profissional (UETEP) da Seduc é a responsável por organizar os stands e expor a oferta de cursos que contemplam os arranjos produtivos locais do Estado. Atualmente, são 39 cursos técnicos entre médio integrado, Pronatec concomitante e e-Tec, realizados em 70 escolas distribuídas por 44 municípios do Piauí.

“A Seduc pensa a criação desses cursos técnicos a partir dos territórios de desenvolvimento do Estado. Temos capacitado toda uma mão de obra para o mercado de trabalho, que recebe um profissional altamente habilitado”, revela Diniz Lopes, coordenador pedagógico da UETEP.

Participam da exposição: a Escola Família Agrícola Santa Ângela e o Centro Estadual de Educação Profissional Angelina Braga, que irá apresentar o projeto "Física: eu gosto, eu estudo, eu pratico".

A exposição acontece na praça Domingos Mourão, aberta de quinta a domingo, das 9h às 18h.

Confira a programação do Festival:

04/06

– Ana Carolina
– Rafa do Sax
– Ockteto (canta Gonzagão)
– Double Deck
– Top Gun

05/06

– Frejat
– Felipe Cazaux
– Jet Set Live Featurings
– Cojobas

06/06

– Jorge Ben Jor
– Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos
– JJ Jackson
– Groovetown

07/06

– Roraima
– Banda Yvis
– Ivo Brown

Da Redação.
[email protected]

Prefeita de Pedro II registra boletim após ameaça de morte

A prefeita de Neuma Café (PT) informou que registrará um boletim de ocorrência no Núcleo de Feminicídio depois de ter sido ameaçada de morte em uma rede social. A petista afirmou que também foi atacada com palavras de baixo calão e que sua casa foi alvo de pedradas.

Segundo ela, as ameaças surgiram após uma vereadora acusá-la de levar a Polícia Rodoviária Federal para apreender motos em Pedro II - na semana passada, durante uma fiscalização voltada para o Festival de Inverno, que acontecerá entre os dias 4 e 7 de junho, a PRF apreendeu mais de 50 motocicletas e fez várias autuações.

De acordo com Neuma Café, a cidade tem um número muito grande de motos roubadas. "Pedro II também tem um alto índice de acidentes de moto". "A Polícia Rodoviária Federal é independente. Estou estarrecida com a postura da oposição de colocar a população contra a Prefeitura de Pedro II e a PRF", afirmou Neuma.

Na tarde desta segunda-feira (01) uma audiência com a presença da PRF marcou a discussão sobre o trabalho da PRF no município. O inspetor Fabrício Loiola, presente na audiência esclareceu a colocação da vereadora e negou qualquer relação do trabalho da Polícia com a prefeitura. "Em Pedro II rolaram boatos de que a prefeita (Neuma Café) estava mandando na PRF. Isso não acontece e nem vai acontecer. A PRF não aceita ingerência política no seu trabalho. Na audiência realizada na Câmara, expliquei isso aos vereadores", complementou.

O inspetor acrescenta que o trânsito de Pedro II é caótico e a fiscalização deve continuar também por conta Festival de Inverno que acontece esta semana. "A fiscalização em Pedro II vai continuar e de forma rigorosa. O Festival de Pedro II é um evento de porte nacional. É necessário dar segurança aos visitantes", concluiu.

Flávio Meireles, Yala Sena e Rayldo Pereira
[email protected]

Posts anteriores