Cidadeverde.com

II Cavalgada das Serras supera recorde de público com participantes do PI e CE

A 2ª Cavalgada das Serras reuniu mais de 350 participantes do Piauí e Ceará. Cavaleiros e amazonas foram recepcionados na praça Lúcio Gomes, em Pedro II, e seguiram pelos principais bairros da cidade até a região do Açude Joana. O percurso durou cerca de 2h. 



A 'Corrida de Marcha' foi uma das novidades desta edição e reuniu 24 competidores. Paulo André, de Ipu (CE), foi o grande vencedor. Já a jovem pedrossegundense Stefany foi eleita a Rainha do Clube do Cavaleiro. No 'Festival de Aboio', o vaqueiro Vicente Neto faturou a primeira colocação. Para todas as modalidades houve premiação em dinheiro e troféus.



"Nós imaginávamos contar com 250 cavaleiros, mas registramos a marca de 350 participando diretamente da cavalgada. Isso é fruto de um trabalho muito bem feito em parceria com a prefeitura de Pedro II, Clube do Cavaleiro e outros parceiros, como também por conta da participação efetiva dos amigos que vieram de várias cidades e do Ceará", avaliou Raimundo Nonato Oliveira, presidente do Clube do Cavaleiro.

O evento contou ainda com sorteios de dezenas de brindes, incluindo celas, rédeas, gibão, perneiras, entre outros. Participaram cavaleiros e amazonas de Pedro II, Piripiri, Lagoa de São Francisco, Domingos Mourão e Milton Brandão, no Piauí, e das cidades Reriutaba, Guaraciaba do Norte, Croatá, Ipú, Ipueiras, Poranga, Nova Russas, entre outras cidades do Ceará.

"Nossos amigos do Clube do Cavaleiro de Pedro II sempre estão participando das nossas cavalgadas no Ceará e estamos aqui retribuindo. Trouxemos para cá muitos cavaleiros na primeira edição, ampliamos o número agora, e daqui pra frente só tende a aumentar. Vamos nos preparar para o ano que vem", disse Aloísio Matias, de Croatá (CE).





Da Editoria de Cidades

Pedro II recebe certificado de "Prefeitura Amiga dos Pequenos Negócios"

Por ter adotado medidas que valorizam o microempreendedor local, como a instituição da Lei do Microempreendedor Individual (MEI), o município de Pedro II recebeu o certificado “Prefeitura Amiga dos Pequenos Negócios”.

O MEI é uma lei instituída pelos municípios que oferece condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal possa se tornar um MEI legalizado. Em todo o Piauí, 40 dos 224 municípios receberam certificação, nesta sexta-feira (14).
 
“Nosso objetivo, ao instituir a lei do MEI, é favorecer o empreendedorismo local e incentivar a formalização dos empreendedores informais. Esse certificado é mais um reconhecimento do nosso trabalho em prol do desenvolvimento sustentável do nosso município”, comemora a prefeita Neuma Café.


O 'Prêmio Prefeito Empreendedor' foi criado com o objetivo de reconhecer a capacidade administrativa dos gestores que elaboraram os melhores projetos e implantaram ações em favor do surgimento e do desenvolvimento de pequenos negócios em seus municípios.


Da Editoria de Cidades

Cavalgada das Serras acontece neste domingo e reunirá cerca de 300 cavaleiros

Centenas de vaqueiros, cavaleiros e amazonas da região de Pedro II participarão da 2ª Cavalgada das Serras de Pedro II, que acontece neste domingo (16). As inscrições para participar do evento ainda podem ser realizadas na secretaria de Infraestrutura.


A concentração será na praça Lúcio Gomes (Vila), a partir das 6h e chegada no Sítio Buritizinho. Os cavaleiros serão recepcionados com café da manhã e, em seguida, sairão em cavalgada pelos bairros e centro da cidade.

A programação conta ainda com almoço, homenagens, oração do vaqueiro, concursos de aboio e da rainha do Clube do Cavaleiro e festa dos vaqueiros com música ao vivo. Também serão realizados bingo de um potro e leilão de uma potra quarto de milha, além do sorteio de celas, rédeas, gibão, perneiras, entre outros. A Cavalaria da Polícia Militar do Piauí também confirmou presença no evento.



Da Editoria de Cidades

Prefeita empossa 50 concursados e fará nova convocação em janeiro

A prefeita Neuma Café assinou termo de posse de 50 novos servidores aprovados em recente concurso público promovido pelo município de Pedro II. A cerimônia ocorreu nesta quarta-feira (12) e os empossados foram os primeiros a serem convocados pela municipalidade. 



"Esperamos desses novos servidores o compromisso de executar suas funções a contento, tornando um serviço mais eficiente e mais humanizado. Acreditamos que a equipe tenha o devido conhecimento técnico, como também a sensibilidade de estar recebendo seres humanos que chegam com a saúde vulnerável e que precisam de todo o cuidado e carinho", destacou a prefeita.

Os servidores vão atuar no Hospital Josefina Getirana Netta. Na área de Saúde foram convocados dois médicos clínicos e uma obstetra, uma biomédica, além de nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta, farmacêutico, técnicos em radiologia, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, entre outros.




Também foram empossados um engenheiro civil e um agrimensor para a Secretaria de Infraestrutura e Habitação e ainda um controlador municipal, que vai atuar diretamente no setor administrativo da prefeitura.

A solenidade contou ainda com o secretário de Administração, Heverto Oliveira, o diretor do Hospital Josefina Getirana Netta, Rômulo Galvão, entre outras autoridades.

"Com uma escala médica onde podemos ter médico atendendo praticamente todos os dias, estaremos solucionando boa parte dos problemas. Recebemos esses profissionais com muita alegria", disse Rômulo Galvão.

No certame foram ofertadas 260 candidatos em diversas áreas e de acordo com a secretaria de Administração, até janeiro de 2015, deverão ser convocados aprovados para as demais áreas.


Da Editoria de Cidades

Comitiva de empresários portugueses conhece potencialidades da "Terra da Opala"

Uma comitiva de empresários portugueses que mantêm investimentos no litoral piauiense visitaram Pedro II, a 195 km de Teresina, para conhecer o potencial turístico do município. O grupo foi acompanhado pelo prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, que mencionou a ideia de inserir a "Terra da Opala" na Rota das Emoções, formada por Jericoacoara (CE), Lençóis Maranhenses (MA) e Delta do Parnaíba (PI). 






"Pedro II tem um acervo histórico extremamente rico, como o Casario Colonial, além das jóias de opala, a culinária diversificada, clima ameno, os eventos e as belezas naturais. No município estão reunidos o que é essencial para atrair o turista. Pretendemos inserir outras cidades que possuem potencial turístico, como é o caso de Pedro II", disse Florentino Neto.

A prefeita Neuma Café enalteceu a iniciativa do prefeito de Parnaína em propôr o intercâmbio. "Além do nosso litoral, nós temos outras belezas que precisam ser exploradas aqui na região. E essa atitude demonstra compromisso com  o Piauí. Pedro II se insere nesse contexto e vamos nos empenhar no sentido de integrar nossos potenciais", disse.

Florentino Neto disse que além da integração com Pedro II, a ideia é atrair, cada vez mais, investimentos para toda a região Norte. "Vamos buscar a estrutura necessária para incrementarmos o turismo e precisamos do empenho dos prefeitos. A prefeita Neuma Café já caminha neste sentido, incentivando o turismo, promovendo eventos, estruturando a cidade", reitera o gestor parnaibano.

A comitiva visitou pontos turísticos como o Casario Histórico, lojas de joias de opala, Mercado do Artesão e o ateliê do artista plástico J. Batista.

"Não conhecia a cidade, nem tinha noção do potencial que aqui existe. O patrimônio arquitetônico e natural daqui é muito rico. Estou encantado com as opalas, o artesanato, com a hospitalidade e o potencial turístico. Recomendo aos que vêm do sul do país e até da Europa a virem conhecer esta cidade", disse o empresário português, Mário Jorge Carvalho, empresário do ramo hoteleiro.


Da Editoria de Cidades

Pedro II terá a 1ª Feira Cidade Empreendedora

O município de Pedro II, a 195 km de Teresina, sediará nos dias 29 e 30 novembro, 1ª Feira Cidade Empreendedora. O evento, que ocorre na praça Manoel Nogueira Lima, visa promover o crescimento socieconômico do empreendedor, integrar os mais diversos campos profissionais, valorizar os potenciais e promover a arte, a cultura regional e local.

Segundo Cláudia Pontes, consultora do Sebrae, a ideia da feira é dar suporte técnico aos empreendedores que se destacam em suas atividades e, principalmente, àqueles que conseguiram ou queiram alcançar o crescimento de sua empresa.

O projeto da 'Feira Cidade Empreendedora' foi apresentado para representantes do trade turístico e microempreendedores do município. O evento contará com alas de apresentações artísticas, musicais e culturais, desfile de moda, exposição de produtos em standes padronizados, praça de alimentação e palco temático.

"Tudo que vier para oportunizar os nossos empreendedores nós abraçaremos. Essa feira vai proporcionar mais visibilidade ao nosso município, divulgar nossa produção e gerar renda para a nossa cidade", disse a prefeita Neuma Café. 




Incentivo ao empreendedorismo

Uma lei instituída pelo município oferece condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal possa se tornar um MEI legalizado. Microempreendedor Individual (MEI), pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário.

Por ter adotado medidas que valorizem o microempreendedor local, como a instituição da Lei do Microempreendedor Individual (MEI), a prefeita Neuma Café receberá o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A entrega será feita ainda neste mês de novembro.


Da Editoria de Cidades

Prefeitura já pagou mais de 80% do 13º salário integral dos servidores

A maioria dos municípios brasileiros vem enfrentando, ao longo dos  anos, dificuldades financeiras por conta das reduções periódicas de repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

Segundo a Associação dos Prefeitos do Piauí (APPM), muitas prefeituras do interior do Estado estão com dificuldades de arcar até com compromissos básicos. Calcula-se, por exemplo, que 70% dos municípios não têm como pagar o 13º salário dos servidores, que é um direito constitucional.

No município de Pedro II, apesar das dificuldades inerentes às pequenas e médias cidades, a prefeitura está concluindo o pagamento integral do décimo terceiro salário dos servidores.


Segundo o secretário de Administração, José Heverto Oliveira, até o final deste mês de outubro já foram pagos 81,5% dos servidores públicos. "O servidor recebe o décimo terceiro integralmente no mês do seu aniversário. Já pagamos 81,5% dos servidores", explica.

Para a prefeita Neuma Café, o gestor deve se planejar e organizar as finanças para cumprir com suas obrigações. "Mesmo reconhecendo que os municípios enfrentam dificuldades, nós temos que nos desdobrar, fazer economias e nos organizar para cumprir com nossas obrigações. Estamos cumprindo mais uma meta", comemora.


Da Editoria de Cidades

Profissionais de saúde recebem orientações sobre o combate da dengue e Chikungunya

Em Pedro II, profissionais que atuam nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) foram orientados sobre as principais medidas de combate aos vetores da dengue e da Chikungunya - doença endêmica que, apesar de ainda não ter registro de caso confirmado no Piauí, requer atenção por parte de todos os municípios.


Segundo Francisco de Assis Borges, do Departamento Estadual de Vigilância Ambiental, o Ministério da Saúde está mobilizando as secretarias estaduais e municipais de todo o país para o combate ao mosquito vetor da febre Chikungunya. 

"No Piauí o risco de uma epidemia dessa doença existe porque já se alastra em cidades do Sul do Brasil e pelo Estado da Bahia, próximo ao Piauí. O que chama a atenção na doença são as intensas dores nas articulações. As dores musculares e articulares são muito fortes, sendo semelhantes às da artrite", alertou o técnico. 

Para Daniel Barros, coordenador do Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Pedro II, o empenho de todos os profissionais, desde os agentes de endemias e de saúde até os enfermeiros, é essencial no combate à doença. 


"Como os procedimentos são os mesmos que adotamos para enfrentar o aedes aegypti, nossas equipes já sabem os caminhos, mas pedimos que todos fiquem atentos e intensifiquem as ações", ressaltou. 


 Chikungunya

A doença é causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. O modo de transmissão é pela picada do mosquito aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito aedes albopictus.
 
Até o momento nenhum caso da doença foi registrado pela Sesapi, no entanto, os técnicos fazem questão de frisar a importância de continuarem atuando com toda a estrutura necessária de agentes de endemias, mobilizando a população sobre a manutenção dos cuidados com os terrenos baldios e em não deixar água parada nas residências e locais públicos.

O Ministério da Saúde confirmou, por meio de exames laboratoriais, 79 casos de febre Chikungunya no Brasil, até o dia 27 de setembro deste ano. Os pacientes foram pessoas que viajaram para países com transmissão da doença, como República Dominicana, Haiti, Venezuela e Guiana Francesa.


Da Editoria de Cidades

Italianos implantarão projeto de produção de hortaliças "sem" água

Os italianos Luca Mucci e Giorgio Bentani, ligados à ONG Engenheiros Sem Fronteiras, desenvolverão no Piauí um projeto piloto de produção de hortaliças, em escala industrial, usando o método da hidroponia, técnica de cultivar plantas sem solo e dispensando 80% da água, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.

 
Os engenheiros italianos, acompanhados do secretário de Infraestrutura do município de Pedro II, Raimundo Nonato, e da prefeita Neuma Café apresentaram o projeto ao deputado federal Assis Carvalho (PT) e solicitaram apoio para que a experiência seja realizada na cidade e expandida para outros municípios piauienses.


"Apresentarei a proposta à Empresa de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, para que a tecnologia seja testada pelos engenheiros da instituição pública e o projeto piloto em Pedro II sirva de modelo para o Piauí e o Nordeste", disse o parlamentar. 


Da Editoria de Cidades

Mais de 80 famílias da zona rural são beneficiadas com abastecimento d'água

A Prefeitura de Pedro II está priorizando o abastecimento d'água em comunidades da zona rural do município. Nas localidades Porteiras II e São Raimundo, na região da Lagoa do Sucuruju, foram perfurados um poço tubular, em cada, beneficiando assim cerca de 40 famílias. 


Na localidade Bananeira dos Cazuza, a 55 km da sede do município, na divisa com o estado do Ceará, sete famílias foram contempladas e receberão água canalizada na residência. 

Além destas, mais 25 famílias da localidade Caiçara, no sertão pedrossegundense; sete famílias do povoado Pilões e seis famílias na Gameleira do Lulú também estão sendo beneficiadas. 


Da Editoria de Cidades

Posts anteriores