Cidadeverde.com

Corpo de garoto com idade entre 12 e 15 anos é achado em estrada vicinal

O corpo de um garoto com idade entre 12 a 15 anos foi encontrado em uma estrada vicinal, na localidade Morro do Meio, zona rural de Pedro II, a 195 km de Teresina. De acordo com informações da Polícia Civil, a vítima já foi identificada e a motivação para o crime ainda está sendo apurada.


Informações da 2ª Cia da PM apontam que o garoto apresentava perfurações na cabeça, possivelmente, ocasionadas por disparos de arma de fogo. O corpo foi encontrado por populares na manhã desta segunda-feira (06).

"Ela já foi identificado e conversamos com a família. O jovem não tinha residência fixa, a pesar de ter vários familiares na cidades. O corpo ainda está para Teresina e detalhes só serão repassados com o resultado do laudo cadavérico", disseram agentes da Polícia Civil. 

O caso está sendo investigado pela delegada Lucivânia Vidal. Nenhum suspeito foi identificado até o momento. 


Graciane Sousa

Prefeitura constrói mais uma academia de saúde popular

A população do município de Pedro II contará com mais uma Academia de Saúde. A obra, orçada em R$ 179 mil, está sendo construída na praça do Mutirão.


"Essas academias destinam-se à prática de atividades físicas com acompanhamento profissional e contribuem, substancialmente, para elevar a auto-estima das pessoas que frequentam esses espaços, promovendo mais qualidade de vida, visando a prevenção de doenças e a promoção da saúde", disse a prefeita Neuma Café. 

A obra- custeada com recursos do Ministério da Saúde por meio de convênios firmados com a Prefeitura de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Saúde- tem previsão de conclusão para o mês de dezembro.

As duas academias de saúde inauguradas no mês de agosto estão em pleno funcionamento, de segunda a quinta-feira. Somente no bairro Cruzeiro são 230 pessoas cadastradas. Na Vila Kolping, o número de cadastrados já chega a 100 pessoas.


Da Editoria de Cidades

Exames para diagnóstico do câncer de mama serão realizados gratuitamente

Exames de mamografia gratuitos serão realizados no município de Pedro II, a 195 km de Teresina, no período de 01 a 13 de outubro. A ação integra a campanha "Outubro Rosa", voltada para a conscientização sobre o câncer de mama.


O público-alvo são mulheres atendidas nas Estratégias de Saúde da Família (ESF). Os exames serão realizados no ônibus da Central da Mama (Centro de Diagnóstico Móvel), que já se encontra estacionado na Secretaria Municipal de Saúde, na Praça Domingos Mourão Filho.

"As interessadas já podem procurar a Estratégia da Saúde da Família (ESF) mais próxima de sua residência para agendar o atendimento", explica a secretária Veronésia Rosal.



A ação é uma parceria da Prefeitura de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Saúde, com o Ministério da Saúde. A campanha é mundialmente conhecida e beneficiará cerca de 1 mil mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos. 

Entre todos os tipos de câncer, o de mama é o mais comum e representa a maior causa de morte entre o público feminino e, muitas vezes, a principal razão é o diagnóstico tardio. "O Outubro Rosa" foi criado com a finalidade de sensibilizar e conscientizar as mulheres acerca da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

A programação do evento segue durante todo o mês, com outras ações de saúde preventiva da mulher, desenvolvidas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde.


Da Editoria de Cidades

Prefeitura oferta cursos profissionalizantes gratuitos na área de culinária

A Prefeitura de Pedro II, através da Secretaria de Assistência Social em parceria com o Senac- Serviço Nacional da Aprendizagem Comercial - ofertará cursos profissionalizantes gratuitos de copeiro, pizzaiolo, salgadeiro e confeiteiro.

As inscrições começam na próxima segunda-feira (29) e seguem até quinta-feira, 02 de outubro. Os documentos exigidos são RG, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade atualizados.

Para se inscrever nos cursos de copeiro e pizzaiolo, os candidatos devem ter 18 anos completos e ter cursado, pelo menos, o ensino fundamental II incompleto (a partir do 6º ano). Para o curso de salgadeiro, os candidatos devem ter 16 anos e o ensino fundamental II incompleto ( a partir do 6º ano). Para se inscrever no curso de confeiteiro os candidatos devem ter 18 anos completos e o ensino fundamental concluído.

"A parceria vai implantar no município o Programa Senac de Gratuidade (PSG) - que é mais do que a oferta de cursos gratuitos. É uma ação de inclusão social que vem transformando a vida de milhares de pessoas em todo o país, oferecendo oportunidades de um futuro melhor para todos", disse a a secretária Maria de Lourdes Alves.


Formação Completa

Um dos principais objetivos do programa é atingir o melhor aproveitamento do aluno nos cursos. Para isso, serão realizadas palestras, campanhas, visitas técnicas nas empresas e demais atividades extracurriculares que permitem ao aluno ter uma visão mais ampla e uma postura correta no mercado de trabalho. Durante as oficinas profissionalizantes serão abordados ainda temas como qualidade de vida, saúde, meio ambiente, cidadania e até empreendedorismo.


Da Editoria de Cidades

Novos agricultores poderão se inscritos para fornecer produtos para a merenda escolar

Com o objetivo de criar estratégias para incluir novos agricultores familiares entre os fornecedores de produtos para a merenda escolar no município, a secretaria de Educação de Pedro II promoveu encontro com a presença de um representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).



Durante o evento foi feita uma explanação sobre as mudanças na modalidade do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). O programa promove a aquisição de alimentos de agricultores familiares, diretamente, ou por meio de suas associações/cooperativas, com dispensa de licitação, destinando-os à formação de estoques governamentais ou à doação para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, atendidas por programas sociais locais. 

Segundo a secretária de Educação, professora Adriana Costa, quanto mais agricultores familiares participarem do programa, mais qualidade será agregada à merenda escolar dos alunos. "Para isto, estamos mostrando os avanços do programa em nosso município", disse. 

A nutricionista Renata Luiza Lima informou que a Semed já está chegando próximo da meta mínima preconizada pelo programa. "Gradativamente, estamos chegando próximo dos trinta por cento, que é nossa primeira meta", disse.

"Só o fato dos agricultores familiares estarem entendendo a proposta já é um grande avanço. E o município já abraçou a ideia, chegando próximo de atingir a meta estabelecida. Vim conhecer, de perto, essa experiência com a agricultura familiar no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)", disse o representante do MDA, Adão Costa Silva.



Técnicos da prefeitura, membros do Comsea e  agricultores familiares foram repassadas informações e procedimentos para o bom funcionamento do programa.

Além de técnicos da Semed, participaram do encontro representantes do setor de licitação do município, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) e agricultores familiares.

As escolas Vovó Inácia, Anexo Vovó Inácia, Tia Alice, Anexo Tia Alice, Chapeuzinho Vermelho, Inês Passos Galvão, Maria de Jesus Campelo, Monsenhor Lotário Weber já contam com o serviço e estão recebendo, periodicamente, produtos como cheiro verde, alface, limão, maracujá, pão, polpa de fruta e galinha caipira.


Da Editoria de Cidades

Produtos da agricultura familiar reforçam merenda em escolas municipais

As escolas da rede municipal de ensino de Pedro II contam com um reforço na merenda escolar. Parte dos produtos utilizados no preparo da alimentação dos alunos vem da agricultura familiar. Na primeira aquisição de alimentos foram beneficiados apenas as escolas de educação infantil da zona urbana. 

A nutricionista Renata Luiza explica que, neste momento, a prioridade são as crianças, que necessitam de uma alimentação nutricionalmente adequada para suprir necessidades diárias. 


"Desde que assumiu a gestão municipal, em março de 2013, a prefeita já admitia que a qualidade da merenda escolar teria que melhorar. A partir daí, incentivou a ativação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) e determinou à Secretaria de Educação que promovesse um estudo de viabilidade para a aquisição dos produtos da agricultura familiar", destaca a nutricionista Renata Luiza.



As escolas Vovó Inácia, Anexo Vovó Inácia, Tia Alice, Anexo Tia Alice, Chapeuzinho Vermelho, Inês Passos Galvão, Maria de Jesus Campelo e Monsenhor Lotário Weber estão sendo beneficiadas com produtos como cheiro verde, alface, limão, maracujá, pão, polpa de fruta e galinha caipira. 

"As escolas estão fazendo o teste de aceitabilidade e, conforme os agricultores vão atendendo a demanda, maior será a diversificação do cardápio e a qualidade da alimentação escolar oferecida", explica a nutricionista. 

Os produtos para o preparo da alimentação nestas escolas vem dos povoados Cancão, Tapera dos Vital, Formiga e Assentamento Paraíso.


Da Editoria de Cidades

Prefeitura abre vagas para cursos profissionalizantes com 120 vagas

Jovens inscritos no CadÚnico e Bolsa Família receberão qualificação profissional através de cursos em diversas áreas. Nessa etapa serão ofertadas 120 vagas nas áreas de manicure e pedicure, operador de computador, maquiador, porteiro e vigia, recepcionista e espanhol básico. 


As pré-matrículas tiveram início nesta terça-feira (26) e seguem até o próximo dia 29, na Escola de Inclusão Digital, ao lado da Semas, das 7h30 às 12h e das 14h às 17h. 


“Ao concluírem esses cursos, esses jovens estarão capacitados e preparados para o mercado de trabalho. Esse é o objetivo da administração municipal”, disse a secretária de Assistência Social, Maria de Lourdes Alves.

Os interessados em participar dos cursos de capacitação deverão apresentar cópias do RG, CPF, comprovantes de residência e de escolaridade e o Número de Inscrição Social (NIS) do Cadastro Único. 

Os cursos são destinados, prioritariamente, aos jovens inscritos no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal) e Bolsa Família, com idade de até 16 anos.

A ação envolve uma pactuação da prefeitura de Pedro II, através da Secretaria de Assistência Social (Semas), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

No início do ano, primeira etapa da pactuação, foram beneficiados 146 jovens com cursos ofertados nas áreas de cuidador de idoso, cuidador infantil, vigia e porteiro, inglês e espanhol básicos, recepcionista e auxiliar de pessoal.


Da Editoria de Cidades

Prefeitura recupera trechos de calçamento danificados na zona urbana

A secretaria de Infraestrutura retomou as obras de recuperação de trechos de calçamento danificados no centro e bairros do município de Pedro II, a 195 km de Teresina. 


De acordo com informações da prefeitura, em algumas ruas do centro, o calçamento foi danificado por uma empresa contratada pela Agespisa para executar uma obra de esgotamento sanitário. Além de danificar parte da pavimentação das ruas, a obra encontra-se paralisada há mais de um ano.

Outros trechos também do centro e em bairros da cidade foram danificados por veículos de carga, que trafegam diariamente pelo perímetro urbano.

Os trabalhos de recuperação tiveram na semana passada e, gradativamente, será estendido a outros pontos de Pedro II devidamente já mapeados.


Da Editoria de Cidades

Prefeitura vai entregar 49 casas populares em dezembro

As casas populares do conjunto habitacional no Bairro Novo São José, em Pedro II, deverão ser entregues em dezembro deste ano. Cada unidade tem 48 m² de área construída, possui cinco cômodos e custa, em média, R$ 25 mil. Ao total, 49 famílias que aguardam há três anos serão beneficiadas com as unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida. 


A prefeita Neuma Café explica que as famílias foram cadastradas ainda na gestão passada e agora tiveram os cadastros atualizados por uma equipe do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

"Preferimos manter a lista de famílias contempladas, selecionadas pela gestão anterior, com o propósito de não prejudicar a execução do programa. Caso contrário, os recursos teriam que ser devolvidos, prejudicando essas famílias", disse.

O local e quadra das moradias populares foram realizadas através de sorteio durante as comemorações alusivas ao aniversário de Pedro II, que ocorreu este mês. 


"As famílias agora têm a garantia que receberão suas casas. Fizemos da melhor maneira, sem excluir ninguém, acreditando que o cadastro feito pela gestão passada obedeceu os critérios exigidos pelo programa habitacional", finaliza Neuma Café. 


Da Editoria de Cidades

Prefeita assina ordem de serviço para construção de cinco UBS

A prefeita Neuma Café assinou ordens de serviço para o início das obras de construção de mais cinco UBS e a reforma de outras dez unidades de saúde na zona rural do município de Pedro II, a 195 km de Teresina. 


A obra de reforma beneficiará a população das localidades Tucuns dos Donato, Goiabeira, Lagoa do Sucuruju, Lapa, Olho D'água dos Paulino, Palmeira dos Soares, Boa Esperança, Serra dos Matões, Tapera dos Vital e Vitória. Na reforma das Unidades Básicas de Saúde serão investidos quase R$ 900 mil.

Durante a comemoração pelos 160 anos de emancipação política de Pedro II, a prefeita já havia inaugurado outras duas UBS nos bairros Santa Fé e Cristo Rei, além do Anexo do Hospital Josefina Getirana, onde funcionarão o Serviço de Apoio à Mulher Vítima de Violência Sexual (Samvis), o Serviço de Atendimento e Apoio Psicológico (Saap) e a Ouvidoria SUS.




"Mais de R$ 2 milhões serão investidos na construção de cinco unidades básicas de saúde. Nossa gestão prioriza também a saúde básica. As chaves de mais três carros e três motocicletas que irão contribuir para agilizar os serviços administrativos e programas gerenciados pela SMS também foram entregues e representam melhorias no atendimento à saúde da população", di

As unidades de saúde serão construídas nas localidades Mufumbo, Pequis, Corrente, Cantinho e São Francisco. Para cada UBS serão investidos mais de R$ 400 mil. 

Segundo o coordenador de Atenção Básica, Maximiliano Castro, as UBS inauguradas já estão funcionando. "Nossas equipes já estão trabalhando nas novas unidades, com mais comodidade e condições de trabalho", disse.

Em cada unidade básica de saúde funciona uma Estratégia Saúde da Família (ESF), composta por um médico, um enfermeiro, um odontólogo, um técnico de saúde bucal, um técnico de enfermagem e uma equipe de agentes comunitários de saúde.

Pelo serviço de atenção básica de saúde são disponibilizados consultas, procedimentos como inalações, curativos e aplicação de medicações, além de palestras educativas na comunidade e nas escolas. 

"Também fazemos visitas domiciliares aos acamados e idosos  e ainda encaminhamos as consultas especializadas para o Setor de Regulação de Exames e Consultas Especializadas", finaliza Maximiliano Castro. 


Da Editoria de Cidades

Posts anteriores