Cidadeverde.com

Artista que fez São Francisco gigante no CE, escolhe Pedro II como destino para 1ª feira

O artista Ernani Viana, responsável pela escultura gigante de São Francisco em Canindé, escolheu a feirinha que acontece durante o Festival de Inverno de Pedro II como primeiro destino de sua exposição de santos e imagens sacras no Brasil. O artista viaja pelo país com a família trabalhando com restaurações de igrejas e obras religiosas.

   Fotos: Evelin Santos/ Cidadeverde.com

Sua Filha, Denis Diniz, restauradora, é a responsável pela exposição na feira e explica que atualmente a família está trabalhando com restaurações em igrejas do Piauí e do Maranhão. A imagem de Nossa Senhora dos Remédios em Piripiri, por exemplo , é de autoria do artista.


“Ele trabalha com gesso, madeira ou concreto junto com meu irmão e eu finalizo as obras com a pintura. É um trabalho muito cuidadoso mas feito com muito amor ao longo de muitos anos”, afirmou a artista.

Em Pedro II, a imagem de Jesus Cristo crucificado será substituída por uma nova, feita pelo artista. A imagem já está na cidade mas passará por reparos antes de sua instalação.





A feirinha de artesanato montada na Praça da Matriz em Pedro II, recebe todos os anos centenas de artistas e trabalhadores da região e de pelo menos três Estados que expõem seus trabalhos e movimentam a economia local através dos negócios fechados durante a feira.



Tradição na feira do Festival de Inverno

Há dez anos uma família de pernambucanos estava participando de uma feira em Teresina quando recebeu o convite de ir a Pedro II para participar do segundo festival de inverno. O resultado foi tão gratificante que hoje, nove anos depois, a família ainda é presença garantida na feira do evento.

“Cada ano sempre nos surpreende e ficamos com aquele sentimento de voltar no próximo anos, conhecemos clientes novos e encontramos clientes antigos, que compram aqui todos anos” afirma o empresário Wilson Ferreira da Silva.

Você na Cidade Verde

Em Pedro II use a hashtag #cidadeverdep2 em suas postagens nas redes sociais,e suas fotos serão publicadas no Cidadeverde.com durante  nossa cobertura.


Rayldo Pereira e Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)

Festival de Inverno de Pedro II começa hoje e deve gerar R$ 3 milhões

A 11ª edição do Festival de Inverno de Pedro II promete gerar R$ 3 milhões em recursos para o município - o que corresponde a sete meses de arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Foto: Raulino Neto
Registro da 10ª edição 

O número é uma estimativa, mas o consultor Helder Freitas explica que o Sebrae fará uma consultoria para saber até que ponto o festival movimenta a economia do município. 

"Já vimos que isso acontece, porque percebemos o crescimento ao longo dos últimos 10 anos. Um exemplo disso é a produção de joias com Opala, que tem tido cada vez mais destaque. O festival faz com que o empreendedor local se sinta mais estimulado", completa Helder.


A abertura do Festival de Pedro II acontece nesta quinta-feira (19), na praça Domingos Mourão, centro da cidade. A temperatura na manhã de hoje é 21°. 

A Feira de Artesanato montada no evento terá 76 expositores. A população de Pedro II é de 37.500 habitantes, mas para o evento são esperadas 40 mil pessoas. Outra boa estimativa é quanto a geração de emprego e renda. Serão aproximadamente 800 empregos diretos e 2 mil indiretos criados durante o festival. 

Com informações de Indira Gomes (TV Cidade Verde)
Redação de Jordana Cury

Bombeiros e PM enviarão reforço para o Festival de Inverno

Um total de 70 agentes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Piauí estará em Pedro II para reforçar os atendimentos durante o 11º Festival de Inverno, que começa nesta quinta-feira (19). O município, que possui cerca de 37.500 habitantes, espera receber quase 40 mil turistas nos quatro dias de festa.

 
Para realizar atendimento de resgate às vítimas e de combate a incêndios, o Corpo de Bombeiros estará com uma equipe de nove agentes, além de uma ambulância e caminhão de combate a incêndio em Pedro II. 
 
“Vamos atuar no combate e prevenção de incêndios e também com os atendimentos hospitalares, caso ocorra algum acidente. Vamos ter equipes espalhadas pelas trilhas ao longo de todos os dias, auxiliando os visitantes”, explica o sargento Tupinambá.
 
Nesta segunda-feira (16), agentes de trânsito e guias turísticos, que atuam no município, participaram de uma oficina de primeiros-socorros.

“Com as orientações, esses profissionais estarão aptos a realizarem os primeiros atendimentos de imobilização da vítima e saberão como manter os sinais vitais e amenizar as sequelas”, reitera o sargento.
 
A Polícia Militar enviará 61 agentes, entre policiais do Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone) e Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran), para reforçar a segurança em Pedro II e garantir tranquilidade aos turistas. 


“Nosso planejamento é para garantir a segurança nas praças onde ocorrerão os shows e reforçar o policiamento pela cidade, com o objetivo de evitar arrombamentos de imóveis e furtos”, afirma a tenente Charlene Sampaio, comandante do Batalhão da PM-PI em Pedro II.
 
 
Festival de Inverno terá shows com músicos nacionais e internacionais
 
Toquinho, Céu, Danilo Caymmi e a banda inglesa Lola’s Day Off são alguns grandes nomes da música com apresentações confirmadas para o 11º Festival de Inverno de Pedro II. Há ainda shows com músicos piauienses, além de apresentações de grupos de teatro e dança.  As atividades culturais acontecem nas praças da Bonelle e Domingos Mourão, centro da cidade.
 
O festival contará ainda com uma feira composta por 76 estandes, com o melhor do artesanato do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. A prefeitura de Pedro II, Governo do Estado e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae no Piauí – são parceiros na realização do evento.


Da Editoria de Cidades

Secretaria premia alunos que foram destaques em olimpíada de Matemática

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Pedro II participaram da solenidade municipal de premiação dos destaques da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Este ano cerca de mil alunos fizeram as provas.


Os alunos do 6º ao 9º ano com melhor pontuação receberam uma Certidão de Honra ao Mérito pelas notas alcançadas na primeira fase da OBMEP. "Essas notas alcançadas comprovam o esforço de vocês e dos nossos professores. Todos estão de parabéns. Estamos muito felizes", disse a secretária Adriana Costa.


Vinte professores de matemática da rede municipal também foram homenageados e receberam certificado de 80 horas pela participação decisiva na preparação dos alunos para as provas. Em sala de aula, os docentes desenvolveram o projeto "Trilhando seu Futuro com a Matemática", apresentado, em síntese, pela professora Teresinha Barroso.





Para a professora Adriana Costa, o reconhecimento aos alunos e aos professores é uma forma de incentivá-los. "Gostaria de propôr um pacto. Vamos nos unir ainda mais, professores, alunos e as famílias. Se assim fizermos, muitos frutos ainda vamos colher. Gostaríamos de parabenizar todos os nossos professores, coordenadores, alunos e toda a nossa equipe pelo bom trabalho que desenvolveram", disse.


Da Editoria de Cidades

Mais de 40 mil pessoas são esperadas para o 11º Festival de Inverno de Pedro II

A expectativa aumenta para a 11ª edição do Festival de Inverno de Pedro II. O município, que fica a 206Km de Teresina, espera receber ao longo de quatro dias de festa, 19 e 22 de junho, mais de 40 mil pessoas. O número de casas alugadas já superou o do ano passado. Este ano o evento resgata a ideia original de trazer mais jazz e blues para o público, de forma gratuita.

Evelin Santos/Cidadeverde.com
 
Ao longo dos quatro dias de festa a Praça da Bonelle receberá grandes nomes da música nacional como Danilo Caymi, Céu, Toquinho, Blues Etílicos e Grooveria e a bandas inglesa Lola’s Day Off, além dos piauienses Radiofônicos, Teófilo e Ockteto.
 
"A estrutura está sendo toda preparada, finalizada, a gente espera fazer um grande festival, a exemplo de todos os anos, esse ano ainda mais, com esse tom do jazz e do blues e a expectativa é que a gente supere o numero de turistas, mesmo com copa achamos que é até um incremento a pessoa poder acompanhar os jogos em uma cidade que tem um clima como Pedro II" afirma a prefeita de Pedro II, Neuma Café.
 
Apresentações de grupos de teatro e dança do Piauí também fazem parte da programação. Os grupos de teatro Sinos e Adalmir Miranda, o Balé Popular do Piauí e o Balé da Cidade de Teresina vão completar as atrações culturais nesta edição.

 
"Vão fazer agora dez anos de festival de inverno e percebemos que era preciso fazer um resgate, porque o diferencial do festival é ter uma música de alto padrão, uma música que é ouvida mais em ambiente fechado e com público muito seleto e você ter a oportunidade de ter essa música em praça pública, de graça, onde todas as classes sociais em uma harmonia se unem para apreciar a boa música," evidencia a prefeita.
 
Além da boa música, é tradição para as pessoas que vão para Pedro II também podem desfrutar do clima serrano e do ecoturismo na cidade.

Este ano será realizada, no sábado (21), a II edição da corrida das serras, que contará com um nível maior de aventura, já que no ano passado foi apenas no asfalto e esse ano será por trilhas.
 
Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)

Definida programação do Palco Gritador no 11º Festival de Inverno

As atrações do Palco Gritador, que será montado na Praça Domingos Mourão, foram divulgadas nesta sexta-feira (06). Cantores e bandas locais e apresentações de grupos de teatro e dança do Piauí estão na programação, inserida dentro da 11ª edição do Festival de Inverno de Pedro II. 


Grandes nomes da música piauiense, como Teófilo, Radiofônicos, Edvaldo Nascimento e o grupo Ockteto, estão entre as atrações musicais confirmadas do Palco Opala neste Festival de Inverno, que acontece entre os dias 19 e 22 de junho.


Ao longo dos quatro dias de festa, também estão previstas, a partir das 17h, apresentações dos grupos de teatro Sinos e Adalmir Miranda; Balé Popular do Piauí e do Balé da Cidade de Teresina. 

“Promover a cultura piauiense é uma preocupação da Fundac em todas as atividades que realizamos, pois é fundamental que artistas locais tenham seu espaço”, defende o secretário estadual de Cultura, Sheyvan Lima.


Palco Opala

Danilo Caymi, Céu, Toquinho e as bandas Lola’s Day Off (Inglaterra), Blues Etílicos e Grooveria são algumas atrações nacionais e internacionais que têm shows confirmados nesta 11ª edição do Festival de Inverno de Pedro II. As apresentações acontecem no Palco Opala, que será montado na Praça da Bonelle.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae no Piauí, a Prefeitura de Pedro II e o Governo do Estado do Piauí são parceiros na organização do evento. Este ano, a expectativa é que 40 mil turistas visitem o município piauiense. 

Programação do Palco Gritador

DIA 19 

17h-Estátua Viva
17h-Contos e Causos do Interior - Teatro de Rua Sinos (União)
17h-Abertura Oficial
18h-Carlos Augusto (Pedro II)
19h-Radiofônicos (Teresina)
20h-Márcio Menezes (Teresina) 

DIA 20 

17h-Estátua Viva
17h-Balé Popular do Piauí (Teresina)
18h-Joseane Mendes (Pedro II)
19h-Ockteto (Teresina)
20h-Teófilo (Parnaíba)

DIA 21

17h-Estátua Viva
17h-Espetáculo Palha Assada - Grupo de Teatro Adalmir Miranda
18h-Marcos Aurélio (Pedro II)
19h- Hernane Felipe (Teresina)
20h-Banda Buginganga e Bumba-Meu-Boi da Fazendinha (Parnaíba)

DIA 22

17h-Estátua Viva
17h-Balé da Cidade-Casa da Cultura (Teresina)
18h-Fábio Moura (Pedro II)
19h-Monise Borges (Teresina)
20h-Edvaldo Nascimento (Teresina)


Da Editoria de Cidades

Em Brasília, Neuma Café cobra a liberação de recursos para a Educação

Representando prefeitos do norte do Piauí, a prefeita Neuma Café, acompanhada do deputado federal Assis Carvalho (PI), se reuniu com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Romeu Caputo, nesta terça-feira (03), em Brasília. 


A gestora cobra a liberação de recursos na área de Educação. Além de Pedro II, os municípios de Colônia, Jurema, São Francisco e São Pedro do Piauí também aguardam investimentos federais para projetos como a construção de creches e escolas.


Da Editoria de Cidades

Produtos da agricultura familiar nas escolas incrementam renda

A prefeita Neuma Café cumpriu agenda em comunidades da zona rural do município de Pedro II. Desta vez, foram contempladas as localidades Formiga e Coitada e moradores da região reivindicaram melhorias em infraestrutura, saúde, educação entre outras.

Entre as demandas, a população reivindica com urgência melhorias na estrada que liga as localidades à sede do município, bem como a construção de unidade de saúde e perfuração de poços tubulares.


“Ainda em 2014, estaremos recuperando a estrada e resolvendo o problema da iluminação pública. Também vamos construir uma Unidade Básica de Saúde, na localidade Cantinho, que atenderá toda essa região e iremos licitar, com urgência, a perfuração de dois poços na região, nas localidades Formiga e Coitada”, respondeu a prefeita.

Melhorias na merenda escolar também foram reivindicadas e segundo Neuma Café, além de melhorar a alimentação ofertada aos alunos da rede municipal, também possibilitará geração de renda às famílias. 


“O município passará a comprar produtos da agricultura familiar, produzidos nas próprias comunidades para incrementar a merenda escolar. Mas, para isso, os produtores rurais devem se cadastrar para vender a produção para o município. E isso, além de  melhorar a qualidade da merenda, ainda vai gerar uma renda para as comunidades”, finaliza.
 
O vereador Chico Zaca e a secretária de Assistência Social, Maria de Lourdes Alves, também participaram da visita às comunidades. 


Da Editoria de Cidades

Prefeita assina portaria que garante direitos e benefícios a professores

A concessão de direitos e benefícios aos professores da rede municipal de ensino do município de Pedro II foi oficializada em solenidade no Sine, neste final de semana. Segundo a prefeita Neuma Café, a medida corrige distorções que vinham sendo acumuladas nos últimos anos. Entre os benefícios, quinquênios, mudança de letra, mudança de nível e legalização do segundo turno.


“Há vários anos, eles esperavam pelos seus direitos que, agora, passam a valer de forma automática. É Lei. Não vai ser mais necessário passar por uma decisão meramente política de beneficiar só alguns pelos critérios partidários, por exemplo. Os direitos são para todos”, afirmou Neuma Café.


Pela portaria, professores com especializações ou mestrado, terão reajustes salariais. Além disso, independente da graduação, a categoria ainda tem direito ao reajuste de 5% a cada quinquênio. A prefeita Neuma Café explica ainda que a concessão a classe não trará impacto a folha de pagamento do município.

“O impacto maior é o da valorização dos professores que estarão mais motivados e felizes, consequentemente teremos alunos mais satisfeitos, resultando numa educação de maior qualidade”, justifica.

Com a legalização do segundo turno, professores com 20 horas semanais poderão optar também pelo segundo turno, em regime de 40h semanais. Nessa etapa foram beneficiados 110 professores, com reajustes salariais que chegam a cerca de R$ 830 reais.

“Este é o momento de muita alegria para a nossa categoria, que agora passa a ter os direitos concedidos sem se olhar para preferência de partidos ou laços de família”, disse o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Pedro II, Domingos Alves Lima.


Da Editoria de Cidades

Festival de Inverno: Central de Reservas ajuda turistas a alugar casas

A prefeitura de Pedro II e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae no Piauí – montaram uma Central de Reservas para auxiliar turistas no aluguel de casas durante o 11ª Festival de Inverno, que acontece entre os dias 19 e 22 de junho, em Pedro II. As consultas sobre preços e condições dos imóveis serão realizadas através do telefone.

De acordo com a secretária de Turismo de Pedro II, Rejanete Campelo, o serviço já está disponível e funciona de 8h às 12h e de 14h às 18h, através de três telefones: (86) 9555 7460, (86) 9953 9323 e (86) 9400 5123. 


“Desde o início da disponibilização do serviço, a procura por essas casas têm sido muito grande. Até o momento, temos nove imóveis alugados e 26 reservas feitas. A expectativa é que, até o dia do festival, cerca de 80% dessas casas estejam alugadas, gerando renda aos moradores de Pedro II",  destaca Rejanete Campelo.

Ao todo, são 80 imóveis cadastrados que foram avaliados pelo Sebrae e classificados de acordo com os atrativos oferecidos aos hóspedes. Quanto melhor a infraestrutura, mais 'opalas' o imóvel recebe, em uma escala de um a três.

“Ao ligar para a central, o turista terá informações sobre o valor das diárias, a capacidade de acomodação, os atrativos do imóvel, a distância da casa para as praças do evento. As casas são mobiliadas e os  moradores deixam as residências para abrigar os hóspedes.”, explica Helder Freitas, gerente do Sebrae em Piripiri.


Os imóveis de três opalas são os maiores e mais confortáveis. As diárias custam, em média, R$ 35 por pessoa e as casas têm suíte, ar condicionado, garagem para mais de um veículo, chuveiro elétrico e instalações novas.

As casas que foram classificadas com duas opalas são maioria e contam com chuveiro elétrico e garagem para apenas um veículo. As diárias por pessoa custam R$ 30. Os imóveis menores, sem garagem e com instalações mais antigas têm diária de R$ 20 por pessoa durante os dias de festival.

"A negociação dos valores é feita diretamente entre o turista e o proprietário. Geralmente, o pagamento acontece em duas vezes, sendo a primeira parcela paga no ato de fechamento, por meio de transferência bancária. O restante do valor acertado é pago quando o grupo chegar a Pedro II", explica Helder Freitas.


Sobre o festival

A 11ª edição do Festival de Inverno de Pedro II acontecerá entre os dias 19 e 22 de junho, com a expectativa de atrair quase 40 mil pessoas. Céu, Toquinho, Danilo Caymmi e as bandas Lola’s Day Off (Inglaterra), Blues Etílicos e Grooveria são as atrações nacionais com a apresentações confirmadas na edição deste ano.


Da Editoria de Cidades

Posts anteriores